A Polícia Militar do Estado de São Paulo, no concurso para soldado da PM 2° classe, busca um perfil psicológico específico. É na etapa referente ao Exame Psicológico, popularmente conhecido como “fase psicológica da PM”, em que o candidato tem seu perfil analisado. Essa é uma das fases mais temidas pelos candidatos. Além disso, é responsável por reprovar mais da metade dos candidatos que chegam a essa tão importante fase.
Embora muitos não saibam, a Polícia Militar busca um perfil psicológico visando 7 características exigidas, sendo elas: Flexibilidade moderada, Disposição para o trabalho, Capacidade de liderança, Relacionamento interpessoal adequado, Inteligência, Fluência verbal, Resiliência. Há, também, um contra perfil estabelecido previamente pelo edital. Segundo o edital, o contra perfil é constituído pelas seguintes características: Descontrole emocional, Sinais Fóbicos, Falta de domínio psicomotor.
FLEXIBILIDADE – Fase psicológica da PM
A palavra flexibilidade, segundo o dicionário, “qualidade do que é flexível, maleável, facilidade e ligeireza de movimentos; agilidade, elasticidade, elegância. Para a psicologia, o termo refere-se as pessoas “que se adaptam com facilidade aos acontecimentos”.
Metáforas são sempre bem-vindas para ajudar no entendimento de situações como essa. A flexibilidade seria a habilidade de um bambu envergar, o quanto ele consegue envergar sem quebrar. Pode ser classificado como o jogo de cintura do policial para contornar uma determinada situação.
Você sonha em se tornar um soldado da Polícia Militar, mas está preocupado em passar na provas escritas e todas as etapas do concurso ?
Não se preocupe mais !
Com os nossos cursos preparatórios, você estará preparado para enfrentar todas as etapas do processo seletivo e alcançar seu sonho de servir e proteger a sociedade.
Nossos cursos são ministrados por professores experientes e qualificados, que conhecem bem os editais e as exigências do concurso. Além disso, oferecemos material didático completo e atualizado, com exercícios práticos e simulados que vão ajudá-lo a se familiarizar com o concurso.
Não perca mais tempo e comece agora mesmo a se preparar para o seu futuro como soldado da Polícia Militar. Entre em contato agora mesmo ou conheça nossos cursos abaixo:
Como consta no edital, no Anexo “F”, é exigido nível moderado para essa característica. Se o policial for flexível em nível moderado, por exemplo, numa atitude suspeita de um cidadão, ele averiguará a situação de maneira correta, sem tomar qualquer atitude precipitada. No caso de um policial sem essa flexibilidade, ele pode acabar tomando alguma atitude precipitada. Caso ele seja flexível demais, acima do que é pedido, é muito capaz que, nessa mesma situação, ele não chegue a abordar o cidadão.
Receba nosso contato !
A flexibilidade moderada é uma característica que o candidato pode trabalhar ao longo da sua vida. Não é algo com que o candidato nasce ou não, é desenvolvido ao longo da formação do indivíduo.
Sendo assim, o candidato deve possuir ou buscar autoconhecimento, saber no que deve melhorar como pessoa, nas suas relações interpessoais. O Curso Palestra Gratuita possui uma equipe de psicólogos que podem te ajudar. Contamos com diversos recursos como mapeamento de perfil, aula motivacional, dinâmicas de grupo, atendimento exclusivo, salas de aula equipadas com ar condicionado e televisores, e diversos outros recursos para que você busque seu autoconhecimento.
Voltado para sua praticidade, contamos também com Aulas de Desenvolvimento Pessoal em formato EAD (ensino a distância). Ele conta com palestras ao vivo e uma apostila digital!
A seguir, o perfil psicológico retirado diretamente do edital. A “fase psicológica da PM” é muito bem definida. Veja:
PERFIL PSICOLÓGICO DO SOLDADO PM DE 2ª CLASSE
- 1. Flexibilidade moderada – ausência de rigidez na conduta, no limite em que
não comprometa sua conduta no bom desempenho da função; - 2. Disposição para o trabalho – capacidade para suportar longa exposição a
agentes estressores, sem permitir que estes causem danos físicos ou mentais, sendo capaz
de manter um bom nível de energia interna da qual o indivíduo dispõe para interagir com o
meio; - 3. Capacidade de liderança – potencial para agregar as forças da
comunidade, valendo-se de criatividade e proatividade, sem abdicar da autocrítica quem
mantém o equilíbrio das ações; - 4. Relacionamento interpessoal adequado – adequado nível nas relações
humanas, estejam em conflito ou não, que permita aperceber-se do comportamento dos
outros do mesmo modo em que consegue comunicar-se apropriadamente; - 5. Inteligência – grau de inteligência geral (fator G) dentro de faixa mediana
padronizada para a análise, aliado à receptividade para incorporar novos conhecimentos e
reestruturar conceitos já estabelecidos, com potencial de memorização, a fim de dirigir
adequadamente seu comportamento; - 6. Fluência verbal – facilidade para manipular os termos linguísticos na
expressão do pensamento, através da verbalização clara e eficiente, expressando-se com
desembaraço, sendo eficaz na comunicação; - 7. Resiliência – potencial para superar frustrações e reveses, valendo-se da
aprendizagem das vivências para desenvolver melhor suas atividades, tornando-as mais
produtivas.
CONTRAPERFIL PSICOLÓGICO DO SOLDADO PM DE 2ª CLASSE
- 1. Descontrole emocional – utilização do potencial emocional sobrepondo-se
ao racional, comprometendo o comportamento, seja por impulsividade, ansiedade ou
agressividade descontrolada; - 2. Sinais Fóbicos – presença de sinais de medo patológico ou irracional, com
dificuldade para manter o autocontrole; - 3. Falta de domínio psicomotor – ausência de habilidade cinestésica, por
meio da qual o corpo se movimenta com eficiência, atendendo com presteza as solicitações
psíquicas e ou emocionais.
contato com a nossa central no telefone (11) 4237-2000, no Whatsapp do nosso departamento (11) 94453-4252 ou envie um e-mail para supervisao@palestragratuita.com.br
Veja mais:
APTIDÃO PSICOLÓGICA PM | COMO FUNCIONA?