DO PROCESSO SELETIVO
O Concurso público terá as seguintes etapas:
- Prova Objetiva (Parte I), de caráter eliminatório e classificatório,
- Prova Dissertativa (Parte II), de caráter eliminatório e classificatório, visa a avaliar a capacidade do candidato de produzir uma redação que atenda ao tema e ao gênero/tipo de texto propostos, além de seu domínio da norma culta da língua portuguesa e dos mecanismos de coesão e coerência textual;
- Exame de Aptidão Física, eliminatório
- Exames de Saúde , de caráter eliminatório,
- Exames Psicológicos, de caráter eliminatório,
- Avaliação da Conduta Social, da Reputação e da Idoneidade, de caráter eliminatório,
- Análise de Documentos, de caráter eliminatório
A prova Objetiva terá 60 questões de múltipla escolha com cinco alternativas cada uma, sendo apenas uma alternativa correta, de acordo com o conteúdo programático:
- Língua Portuguesa e Interpretação de Texto – 20 (vinte);
- Matemática – 15 (quinze);
- Conhecimentos Gerais – 15 (quinze);
- Noções Básicas de Informática – 5 (cinco);
- Noções de Administração Pública – 5 (cinco);
A Prova Dissertativa será composta de uma redação a ser avaliada na escala de 0 (zero) a 40 (quarenta) pontos que deverá ser redigida, no máximo, em 30 linhas.
Na Prova Dissertativa será considerado habilitado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 20 (vinte) pontos.
Na avaliação da Prova Dissertativa serão considerados os critérios a seguir:
- Tema: considera-se se o texto do candidato atende ao tema proposto. A fuga completa ao tema proposto é motivo suficiente para que a redação não seja corrigida em qualquer outro de seus aspectos, recebendo nota 0.
- Estrutura (gênero/tipo de texto e coerência): consideram-se aqui, conjuntamente, os aspectos referentes ao gênero/tipo de texto proposto e à coerência das ideias. A fuga completa ao gênero/tipo de texto é motivo suficiente para que a redação não seja corrigida em qualquer outro de seus aspectos, recebendo nota 0.
- Expressão (coesão e modalidade): consideram-se neste item os aspectos referentes à coesão textual e ao domínio da norma-padrão da língua portuguesa.
EXAMES ADMISSIONAIS:
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
EXAMES MÉDICOS
TESTE DE APTIDÃO FÍSICA
EXAME DE DOCUMENTAÇÃO
INVESTIGAÇÃO SOCIAL
Avaliação Psicológica
Os Exames Psicológicos, de caráter eliminatório, serão realizados pelo Órgão de Pessoal da Polícia Militar e terão a finalidade de avaliar se o candidato apresenta características cognitivas e de personalidade favoráveis para o desempenho adequado das atribuições inerentes ao cargo.
Os Exames Psicológicos consistirão na avaliação objetiva e padronizada de características cognitivas e de personalidade dos candidatos, mediante o emprego de técnicas científicas.
Do Exame de Aptidão Física
A aplicação dos Exames de Aptidão Física será realizada sob responsabilidade da Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado de São Paulo. O candidato deverá apresentar atestado médico expedido por órgão público ou particular de saúde, no qual conste estar APTO para realização do exame.
Os Exames de Aptidão Física, de caráter eliminatório, serão compostos, além da aferição de altura, pelos seguintes testes:
1. Teste de flexão e extensão de cotovelos, por meio do teste dinâmico de barra para homens e isometria na barra fixa para mulheres;
2. Resistência abdominal, em decúbito dorsal (tipo remador);
3. Corrida de 50 (cinquenta) metros
4. Corrida de 12 minutos
Da Investigação Social
De caráter eliminatório, realizada por órgão técnico da Polícia Militar do Estado de São Paulo, tem por finalidade averiguar a vida pregressa e atual do candidato, em seus aspectos social, moral, profissional e escolar, impedindo que pessoa que não apresente boa conduta social, reputação e idoneidade ilibadas ingresse na Instituição.
O próprio candidato fornecerá os dados para tal averiguação, autorizando sua realização e se responsabilizando pela veracidade das informações, dados, fatos e documentos por ele apresentados durante as etapas do concurso, de modo que inconsistências ou omissões constatadas implicam sua reprovação e consequente eliminação do certame.
Receba nosso contato !
Dos Exames de Saúde
Os Exames de Saúde, de caráter eliminatório, serão realizados por Junta Médica do Centro Médico da Polícia Militar. O candidato, após preencher um formulário sobre sua saúde, será submetido a exames médicos, odontológicos e toxicológicos.
Exames Médicos:
- Exame Clínico Geral: será avaliado peso, altura, relação peso-altura através do Índice de Massa Corpórea (IMC), que deverá estar entre 18 e Candidatos que apresentem IMC entre 25 e 30, porém, decorrente de hipertrofia muscular, serão avaliados individualmente a critério da Junta Médica de Saúde.
- Exame Oftalmológico: será observada a Escala de SNELLEN na acuidade visual.
- Exame Otorrinolaringológico – serão considerados inaptos os candidatos que apresentarem: cerúmen que impossibilita a visualização do conduto auditivo externo e da membrana timpânica; otites externas, otites médias agudas, crônicas e mastoidites; perda auditiva e/ou zumbido que dificulte o exercício da função policial-militar; distúrbios de equilíbrio; cicatrizes de cirurgias otológicas que causem incapacidade funcional; deformidades nasais congênitas ou adquiridas; destruição do esqueleto nasal; desvio ou deformidades do septo nasal; rinopatias e rinosinusopatias; amigdalites crônicas; doenças da laringe (inflamatórias, infecciosas, tumo-rais, degenerativas, congênitas, pós-traumáticas); surdo-mudez, tartamudez e surdez; deformidades congênitas ou adquiridas da região palato-faringe; tumores benignos/malignos deste sistema;
- Exames Odontológicos:
- possuir 20 (vinte) dentes naturais ou artificiais, no mínimo. Nestes 20 (vinte) dentes é obrigatória a existência de 4 (quatro) caninos e dos incisivos superiores e 8 (oito) inferiores restantes, pré-molares ou molares, que devem ter seus correspondentes antagônicos
- poderá ser tolerada a ausência de um ou mais dentes, quando se tratar de anodontia;
- quando os dentes forem naturais: deverão ser hígidos ou estarem restaurados com material restaurador definitivo, não possuir cáries, periodontopatias, raízes residuais, fístulas ou lesões dos tecidos moles; não ter prognatismo (maxilar ou mandibular); não ter micrognatismo; não ter mordida aberta anterior e posterior; não ter mordida profunda; não ter cruza-mento dos elementos dentais; não ter disfunção da Articulação Temporomandibular (ATM);
- quando os dentes forem artificiais: se prótese, fixa unitária ou múltipla, deverá ter boa adaptação, não apresentar infiltrações e estar aceitável funcionalmente; se total, deverá restabelecer funcionalmente o candidato e apresentar boa retenção e estabilidade; se parcial removível, deverá restabe-lecer funcionalmente o candidato, apresentar boa retenção e estabilidade e estar com sua estrutura metálica e plástica em condições aceitáveis.
- Exames Toxicológicos poderão ser realizados ou repetidos a qualquer tempo, enquanto perdurar o concurso público.