Prefeitura de Cubatão SP lança edital para concurso de GCM com 15 vagas. Inscrições já estão abertas e vão até 24 de Outubro.
Os interessados em ingressar na Guarda Municipal do município de Cubatão SP já podem se preparar. As inscrições para o concurso de GCM já estão abertas. São 15 vagas com remuneração de R$ 2.915,45 + Vale alimentação + Vale Refeição + Vale Transporte + Adicional de periculosidade.
Os candidatos precisam ter no mínimo 18 anos e Ensino Médio. As inscrições são feitas pelo site do IBAM , mediante pagamento da taxa de R$ 74,00. A prova será dia 5 de Novembro de 2023.
Para saber todos os detalhes de como funciona o concurso para GCM de Cubatão SP confira edital no link: Edital de Abertura
DAS CONDIÇÕES PARA INGRESSO:
• ser brasileiro nato ou naturalizado,
• estar em dia com as obrigações do Serviço Militar, se do sexo masculino;
• estar em situação regular com a Justiça Eleitoral;
• não registrar antecedentes criminais, impeditivos do exercício da função pública, achando-se no pleno gozo de seus direitos civis e políticos;
• não receber proventos de aposentadoria ou remuneração de cargo, emprego ou função pública,
• não haver sofrido, no exercício de atividade pública, penalidade por atos incompatíveis com
• CNH AB
DO PROCESSO SELETIVO
A seleção dos candidatos será realizada da seguinte forma:
1. Prova objetiva – classificatória e eliminatória,
2. Teste de aptidão física – eliminatório,
3. Avaliação Psicológica, eliminatória;
4. Investigação Social, eliminatória;
5. Curso de Formação, eliminatório
DA PROVA OBJETIVA
As provas objetivas serão de caráter classificatório e eliminatório e se constituirão de questões objetivas de múltipla escolha.
As provas objetivas terão a seguinte composição:
TESTE DE APTIDÃO FÍSICA – TAF
A Prova de Aptidão Física terá caráter eliminatório, devendo o candidato alcançar a pontuação
mínima em cada um dos 4 testes:
- FLEXÃO DE BRAÇO em 1 minuto
- ABDOMINAL – 1 MINUTO
- CORRIDA 50 METROS
- CORRIDA 12 MINUTOS
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
No exame de sanidade mental e psicológica, observar-se-á a compatibilidade do candidato com as atribuições do cargo, inclusive sob o aspecto psicológico.
Na avaliação do perfil psicológico, deverá a Administração valer-se da aplicação de testes e técnicas reconhecidas pelos Conselhos Federal e Regional de psicologia, nos termos da Lei 10.826/03 –(Estatuto do Desarmamento) e do Decreto nº 9.847/19, para fins de porte de arma dos Guardas Municipais.
A inaptidão no teste psicológico não pressupõe a existência de transtornos mentais, indica, tão somente, que o candidato não atendeu à época dos exames os parâmetros exigidos ao
desempenho da função.
O candidato que não atender à época dos exames os parâmetros exigidos ao desempenho da função será eliminado.
** Não há perfil psicológico no edital **
INVESTIGAÇÃO SOCIAL
A investigação social, será realizada pela Corregedoria da Guarda Civil Municipal de Cubatão com apoio dos Diretores da GCMC e do seu Comando, bem como dos demais servidores
especificamente designados, por ato próprio.
A investigação social será realizada mediante prévio Termo de Anuência do candidato(a), autorizando a realização dos levantamentos de informações referentes aos seus dados pessoais, jurídicos, escolares, trabalhistas e sociais, para obtenção de informações sobre perfil e conduta do candidato(a), cujos dados sejam única e exclusivamente de interesse para análise de
compatibilidade do exercício da função guarda municipal.
A investigação social ocorrerá durante todo o processo seletivo até a posse efetiva no cargo e a não aprovação implica na eliminação do candidato.
CURSO DE FORMAÇÃO
O Curso de Formação da Guarda Municipal será realizado pela Prefeitura ou mediante contratação de empresa especializada, legalmente apta para tanto, ou através de convênio/ consórcio com outros municípios, desde que sejam atendidos todos os requisitos
estabelecidos na legislação vigente, observando-se ainda a Matriz Curricular Nacional das Guardas Municipais, elaborada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).
Somente o candidato apto na prova objetiva, avaliação de aptidão física, avaliação psicológica, exame médico, observadas a ordem classificatória e as vagas disponíveis, será matriculado no Curso de Formação da Guarda Civil Municipal, onde será verificada sua aptidão para a função, sendo que a investidura ao cargo público somente se concretizará ao final do período do curso, desde que haja aproveitamento intelectual, físico e comportamental, dentro dos conceitos mínimos exigidos (média 7,00) e frequência mínima de 70% do período do curso, nos termos da Lei Complementar n°112/19.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Português
- Matemática
- Legislação Extravagante
Mais: