Corpo de Bombeiros do PA oferece 1823 vagas em concurso público para Praça. As inscrições estão abertas e a prova será em Janeiro.
Mais um concurso público para o Corpo de Bombeiros do Estado do Pará está com as inscrições abertas. Além do concurso oficial, também são oferecidas 1823 vagas para Praças. As inscrições vão até 16 de Novembro. A prova está marcada para dia 14 de Janeiro de 2024.
Para se inscrever os interessados devem entrar no site da Cebraspe e fazer sua inscrição pagando a taxa de R$ 122,20. Os candidatos devem ter Ensino Médio completo, 18 a 30 anos, e altura mínima de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres. O salário para o cargo é de até R$ 1.320,03.
Para saber todos os detalhes de como funciona o concurso para Praça do Corpo de Bombeiros do PA confira o edital no link: ED_1_CBM_PA_CFP_ABERTURA
DAS CONDIÇÕES PARA INGRESSO:
- Ser brasileiro;
- provar o cumprimento das obrigações eleitorais e militares;
- estar em pleno exercício dos direitos políticos;
- gozar de saúde física e mental;
- não haver sido condenado criminalmente por sentença judicial transitada em julgado, ou sofrido sanção administrativa impeditiva do exercício de cargo público;
- ter reputação ilibada na vida pública e privada e comportamento social compatível com o exercício do cargo bombeiro militar;
- ter sido licenciado da organização militar a que serviu, no mínimo, no comportamento bom, se for o caso;
- CNH categoria tipo “B”.
DO PROCESSO SELETIVO
A seleção de que trata este edital compreenderá as seguintes etapas:
- 1ª Etapa – avaliação de conhecimentos, mediante a aplicação de prova objetiva, eliminatória e classificatória,
- 2ª Etapa – avaliação psicológica, eliminatória,
- 3ª Etapa – avaliação de saúde, de eliminatória,
- 4ª Etapa – teste de avaliação física, eliminatório,
- 5ª Etapa – investigação de antecedentes pessoais, eliminatório
DA PROVA OBJETIVA
A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, valerá 60,00 pontos e abrangerá os objetos de avaliação constantes no edital.
As questões da prova objetiva serão do tipo múltipla escolha, com cinco opções (A, B, C, D e E), sendo uma única resposta correta, de acordo com o comando da questão. Haverá, na folha de respostas, para cada questão, cinco campos de marcação: um campo para cada uma das cinco opções A, B, C, D e E, devendo o candidato preencher o campo correspondente à resposta considerada por ele correta, de acordo com o comando da questão.
Será reprovado na prova objetiva e eliminado do concurso público o candidato que se enquadrar em pelo menos um dos itens a seguir:
a) obtiver nota igual a 0,00 ponto em qualquer uma das disciplinas da prova objetiva
b) obtiver nota inferior a 30,00 pontos na prova objetiva
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Serão convocados para a avaliação psicológica os candidatos aprovados na redação.
A avaliação psicológica tem como objetivo analisar se as características do candidato estão de acordo com o perfil exigido para frequentar o curso de formação para o cargo a ser exercido.
Será considerado indicado o candidato que participar de todas as fases da avaliação psicológica e apresentar o perfilestabelecido para o exercício do cargo pretendido, conforme a seguir: capacidade de comando e liderança; capacidade de julgamento/ percepção e iniciativa; produtividade e tomada de decisão; maturidade; confiança; estabilidade emocional; controle da agressividade e da ansiedade; adaptação e resiliência; resistência à frustração e à pressão; sociabilidade e competência no relacionamento interpessoal; deferência e obediência às normas e regras; empatia; assistência; responsabilidade e persistência; fluência verbal/comunicação; atenção concentrada e difusa; memória; inteligência; demonstração de ausência de fobia; ordenação e organização de pensamentos.
Será considerado contraindicado para o exercício do cargo, levando em conta as peculiaridades institucionais, o candidato que apresentar as seguintes características:
a) prejudiciais: controle emocional inadequado; tendência depressiva; agressividade e ansiedade inadequadas; baixa tolerância à frustração; dificuldade de adaptação e acatamento de normas, regras e leis; inteligência inferior à média; fluência verbal/comunicação inadequada; baixo potencial de liderança; presença de fobias; empatia, assistência, responsabilidade e persistência diminuídas;
b) restritivas: sociabilidade inadequada; insegurança; imaturidade; atenção e(ou) memória com percentis inferiores; análise, percepção, julgamento e iniciativa inadequados; baixa produtividade e tomada de decisão; baixa capacidade de cooperar e realizar trabalhos em grupo.
Para que o candidato seja considerado contraindicado e eliminado do concurso, deverá ter incorrido em um dos critérios de corte abaixo eestabelecidos
a) 4 ou mais características prejudiciais;
b) 3 características prejudiciais e 1 restritiva;
c) 2 características prejudiciais e 2 restritivas;
d) 1 característica prejudicial e 3 restritivas.
Nas características de atenção, memória e inteligência, o candidato deverá estar dentro ou acima da faixa mediana nos escores, devendo as demais características do perfil ser consideradas de acordo com as tabelas de percentis dos testes escolhidos pela comissão designada.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE
A 3ª Etapa – avaliação de saúde, de caráter exclusivamente eliminatória, será realizada por meio de:
a) avaliações antropométrica e médica, que se basearão na análise de exames laboratoriais, de exames de imagens e de laudos médicos apresentados pelos candidatos; e
b) avaliação clínica, referente às suas condições oftalmológica, odontológica e antropométrica.
Na avaliação médica, o candidato será considerado apto ou inapto.
TAF – TESTE DE AVALIAÇÃO FÍSICA
O teste de avaliação física constará dos testes a seguir:
- flexão abdominal 45º (1 minuto)
- flexão de braço no solo
- corrida de 12 minutos
- natação 50 metros
INVESTIGAÇÃO SOCIAL
A 5ª Etapa – investigação dos antecedentes pessoais, de caráter exclusivamente eliminatório, dar-se-á durante o transcurso do concurso público, por meio de investigação no âmbito social, funcional, civil e criminal, a fim de buscar os elementos que demonstrem se o candidato possui idoneidade moral e conduta ilibada, imprescindíveis para o exercício das atribuições inerentes ao cargo de bombeiro militar, devendo ser aplicada pelo Corpo de Bombeiros Militar.
O candidato preencherá a Ficha de Informações Pessoais (FIP), visando fornecer subsídios para a investigação de antecedentes pessoais, por meio de link específico a ser disponibilizado oportunamente, por ocasião da convocação para essa etapa.
O candidato deverá enviar, por upload, por meio de link específico a ser disponibilizado oportunamente, por ocasião da convocação para essa etapa, no endereço eletrônico http://www.cebraspe.org.br/concursos/cbm_pa_23_cfo, a imagem legível de seus documentos e certidões.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Língua Portuguesa
- Matemática
- Química
- Física
- Biologia
- Noções de Direito
Mais:
COMO FUNCIONA O CONCURSO PARA OFICIAL DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO PA