Prefeitura Municipal de Cortês, em Pernambuco, está com inscrições abertas para Concurso de Guarda Municipal. São 9 vagas e a prova será em Janeiro.
Concurso para GCM de Cortês PE está com as inscrições abertas. Os interessados devem ter Ensino Médio completo, idade mínima de 18 anos e se inscrever até o dia 11 de Dezembro de 2023 pelo site da organizadora Consulpam, mediante taxa de R$ 100,00.
A remuneração do cargo é de R$ 1.320,00. A prova será dia 28 de Janeiro de 2024.
Para saber todos os detalhes de como funciona o concurso para GCM de Cortês PE confira o edital no link: Edital – CORTES PE – GUARDA 001.2023
DAS CONDIÇÕES PARA INGRESSO:
- Ser brasileiro, nato ou naturalizado, ou cidadão português que tenha adquirido a Igualdade de direitos e obrigações civis, bem como o gozo dos direitos políticos
- Ter a situação regularizada com as obrigações perante o serviço militar, se do sexo masculino;
- Ter a situação regularizada perante a Justiça Eleitoral;
- Estar em pleno gozo dos seus direitos políticos e civis;
- Ter aptidão física e mental e não ser pessoa com deficiência incompatível com o exercício do cargo, mediante confirmação de exame médico admissional;
- Não ter sofrido, no exercício da função pública, penalidade incompatível com a investidura em cargo público,
- Não possuir vínculo com qualquer órgão ou entidade da Administração Pública que impossibilite acumulação de cargos, empregos e funções,
- Não ser aposentado por invalidez ou ter aposentadoria especial para o mesmo cargo, e nem estar em idade de aposentadoria compulsória;
- Possuir idoneidade moral comprovada por investigação social e certidões expedidas perante o Poder Judiciário estadual, federal e distrital.
DO PROCESSO SELETIVO
O Concurso Público constará de:
- Prova Objetiva – eliminatória e classificatória;
- Prova Discursiva – eliminatória e classificatória;
- Exame Médico – eliminatório;
- Prova de Aptidão Física – eliminatória;
- Avaliação Psicológica – eliminatória;
- Investigação Social – eliminatório
DA PROVA OBJETIVA
Na prova objetiva, considerar-se-á CLASSIFICADO o candidato que acertar, no mínimo, 12 questões na prova de conhecimentos gerais, e 7 questões na prova de conhecimentos específicos.
A prova objetiva ocorrerá de acordo com o especificado no cronograma. A prova objetiva compreenderá questões de múltipla escolha – A, B, C, D.
PROVA DISCURSIVA
A Prova discursiva deverá conter o mínimo de 20 e o máximo de 30 linhas e ocorrerá no mesmo dia e horário da prova objetiva.
A Prova discursiva é de caráter classificatório e eliminatório, e serão corrigidas cinco vezes o número de vagas. Caso não haja candidatos aprovados para PCD suficientes para correção, o número destinado a tal modalidade será revestido para ampla concorrência. Os demais candidatos que não tiverem a redação corrigidas serão eliminados do concurso.
Os candidatos empatados na última vaga do limite, terão a prova discursiva corrigida.
A prova discursiva valerá 100,00 pontos. Consistirá de redação de texto dissertativo de, no mínimo, 20 linhas, e no máximo 30 linhas, a respeito de temas ligados a conhecimentos gerais (atualidades).
Será eliminado do Concurso Público o candidato que não obtiver o mínimo de 50%, ou 50 do total dos pontos distribuídos na Prova discursiva.
A Prova discursiva abrangerá como itens de avaliação:
EXAME MÉDICO
O Exame Médico, de caráter eliminatório, tem por objetivo avaliar o estado geral de saúde do candidato e determinar as condições indispensáveis ao desempenho da profissão.
Os exames de saúde são de caráter obrigatório, conforme abaixo especificado:
a) Sangue: hemograma completo, dosagens de: glicose, ureia, ácido úrico, colesterol total e frações, triglicerídeos, creatinina, VDRL, TGP, TGO e sorologia para HIV;
b) Urina: EAS;
c) Fezes: parasitológicos de fezes;
d) RX de tórax PA (com laudo), realizado até 6 meses antes do exame de saúde;
e) Teste ergométrico com laudo médico;
f) Audiometria com laudo (verificar índice audiométrico nesta normatização);
g) Carteira de vacinação para hepatite do tipo “B” e tétano;
h) Exame toxicológico/antidoping.
Os exames terão validade até 120 dias antes do Exame Médico, exceto raios X de tórax;
a) Radiografia do tórax;
b) VDRL (Sífilis);
c) Machado Guerreiro (Doença de Chagas);
d) Anti-HCV (Hepatite C);
e) Eletroencefalograma;
f) Eletrocardiograma (com laudo);
g) Teste Audiométrico;
h) Hbs Ag -Hepatite B;
i) Teste Ergométrico (Teste da Esteira);
j) Exame toxicológico de larga janela de detecção: mínimo de 90 dias;
k) Outros que venham a ser julgados necessários conforme decisão da comissão do concurso.
PROVA DE APTIDÃO FÍSICA
A Avaliação de Aptidão Física consistirá dos testes, quais sejam:
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
A Avaliação Psicológica tem como finalidade mensurar, de forma objetiva e padronizada, identificando e quantificando escores, características e habilidades psicológicas do candidato compatíveis com o cargo escolhido, de acordo com o perfil estabelecido, utilizando instrumentos que favoreçam um prognóstico a respeito do desempenho, adaptação e adequação às atribuições do cargo.
A Avaliação Psicológica terá caráter eliminatório e será realizada em local, data e horário a serem divulgados. Serão convocados para a avaliação psicológica o quantitativo de 5 vezes o número de vagas para o cargo em questão, e será levada em consideração a classificação dos candidatos após o resultado das fases anteriores.
Ficam estabelecidos os seguintes aspectos psicológicos a serem verificados, em função das exigências e responsabilidades dos empregos:
a) Controle emocional;
b) Agressividade;
c) Atenção difusa e concentrada;
d) Relacionamento interpessoal e Sociabilidade.
A avaliação psicológica, de caráter eliminatório e de presença obrigatória, se baseará em critérios científicos e técnicos e terá como objetivo averiguar se os candidatos convocados possuem características compatíveis às atribuições dos cargos constantes no edital.
INVESTIGAÇÃO SOCIAL
A Investigação de Conduta Social verificará o comportamento e a idoneidade moral necessária ao exercício do cargo e os candidatos nesta etapa terão seus resultados expressos como INDICADO ou CONTRAINDICADO.
Os candidatos deverão comparecer em local previamente divulgado, onde entregarão, para fins de análise de sua Conduta Social e dos seus antecedentes, os seguintes documentos e certidões:
a) Certidões da Justiça Federal e Justiça Eleitoral, da Unidade da Federação, em que tenha residido por igual período, e, que, comprovem a inexistência de antecedentes criminais, expedidas pelos cartórios distribuidores de feitos criminais da Comarca da cidade em que tenha residido nos 5 (cinco) últimos anos;
b) Declaração ou certidão de órgãos públicos, em que o candidato exerça ou tenha exercido cargo público, atestando que o candidato não se encontra respondendo a processo administrativo disciplinar, nem teve contra si aplicada à pena de demissão.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Língua Portuguesa
- Noções de Informática
- Noções de Direito Administrativo e Constitucional
- Matemática
- Legislação Específica
- Noções de Direito Processual Penal
Mais: