Polícia Militar de SP publica portaria que modifica o perfil psicológico do concurso para Soldado e Aluno Oficial da PM SP.
No dia 28 de Dezembro de 2023 a Polícia Militar de SP publicou uma portaria no DOU alterando os perfis psicológicos para o concurso de Soldado e Aluno Oficial. Confira abaixo:
DIRETORIA DE PESSOAL
Portaria n DP-1/313/23
Dispõe sobre o perfil psicológico do Soldado PM de 2ª Classe.
Considerando que o artigo 12 da Lei Complementar 1.036, de 11-1-08, estabelece que o ingresso no ensino sequencial de formação específica para as Praças de graduação inicial dar-se-á por concurso público, conforme edital próprio e de acordo com a disponibilidade de vagas, observados os demais requisitos previstos na legislação pertinente.
Considerando o disposto no inciso IV do artigo 4 da Lei Complementar n 1.291, de 22-7-16, que prevê a realização de exames psicológicos, destinados à avaliação das características cognitivas e de personalidade do candidato para o desempenho adequado das atividades inerentes à carreira pretendida, de acordo com os parâmetros do perfil psicológico estabelecido para o exercício do cargo.
Considerando que a Diretriz Geral de Ensino (D-5-PM), em seu artigo 38, alínea e, prevê que os exames psicológicos, de caráter eliminatório, realizados pela DP ou sob sua supervisão, destinam-se à avaliação das características de personalidade do candidato, à verificação de sua aptidão, capacidade de adaptação e potencial de desempenho positivo no cargo público ao qual se inscreveu.
Considerando que o inciso II do artigo 7 do Decreto 46.039, de 23-8-01, compete à Diretoria de Pessoal definir e atualizar o perfil psicológico adequado ao exercício das funções policial- -militares.
Considerando a necessidade do aperfeiçoamento do processo seletivo e a busca da excelência no serviço, com foco nas especificações das funções que o profissional irá executar, resolve baixar para a devida execução, a atualização do perfil psicológico, cujas características são indispensáveis para o desempenho das atividades do Soldado PM de 2ª Classe.
Resolve baixar, para devida execução, a seguinte Portaria:
Dos exames psicológicos
Art. 1 – Os exames psicológicos, com caráter eliminatório, serão realizados pela Diretoria de Pessoal, por meio da Divisão de Seleção e Alistamento, ou sob sua supervisão.
Art. 2 – Os exames psicológicos destinam-se à avaliação dos construtos de personalidade do candidato, à verificação de sua aptidão, capacidade de adaptação e potencial de desempenho positivo como Soldado PM de 2a Classe, de acordo com os parâmetros do perfil, contra perfil psicológico e critério complementar estabelecidos nesta Portaria.
Parágrafo único – Somente serão submetidos à avaliação do perfil, contra perfil psicológico e critério complementar estabelecidos nesta Portaria, os candidatos de concursos públicos cujos Editais prevejam o novo modelo previsto abaixo.
Art. 3 – Esta Portaria entra em vigor a partir da publicação, revogando-se a Portaria n DP-1/314/15, de 25-3-15.
Perfil Psicológico do Soldado PM de 2ª Classe
Os candidatos deverão ser avaliados levando-se em consideração os seguintes parâmetros:
I – ELEVADO: muito acima dos níveis medianos;
II – BOM: acima dos níveis medianos;
III – ADEQUADO: dentro dos níveis medianos;
IV – DIMINUÍDO: abaixo dos níveis medianos;
V – AUSENTE: não apresenta os construtos elencados.
Deverá ser considerado inapto, e excluído do concurso, o candidato que, após uma análise conjunta de todos os instrumentos utilizados, enquadrar-se em um dos seguintes critérios abaixo estabelecidos:
1 – deixar de apresentar dois (ou mais) construtos do critério complementar e um (ou mais) do perfil psicológico;
2 – deixar de apresentar dois (ou mais) construtos do perfil psicológico;
3 – apresentar um (ou mais) construto do contra perfil psicológico.
PERFIL PSICOLÓGICO
- Flexibilidade de conduta – Bom
- Relacionamento interpessoal – Bom
- Grau de proatividade iniciativa e decisão – Bom
- Conscienciosidade – Bom
- Ansiedade – Diminuída
- Inteligência – Adequada
- Vulnerabilidade – Diminuída
CONTRA PERFIL PSICOLÓGICO
- Impulsividade – Diminuída
- Controle emocional – Bom
- Controle e canalização produtiva da agressividade – Bom
- Domínio psicomotor – Bom
Critério Complementar
- Atenção concentrada – Bom
- Atenção difusa – Bom
- Memória – Adequada
Definição Operacional dos termos:
Flexibilidade de Conduta: Capacidade de diversificar seu comportamento, de modo adaptativo, atuando adequadamente, de acordo com as exigências de cada situação e/ou ideias em que estiver inserido.
Relacionamento interpessoal: Capacidade de perceber e reagir adequadamente às necessidades, sentimentos e comportamentos dos outros, demonstrando boa disponibilidade para com os demais, sendo sensível às necessidades alheias, agindo com solidariedade à dor do outro. Habilidade de utilizar a assertividade, que envolve a expressão apropriada de sentimentos negativos e a defesa dos próprios direitos, devendo também apresentar habilidades de comunicação, de resolução de problemas interpessoais, de cooperação e de desempenhos nas atividades profissionais.
Grau de proatividade iniciativa e decisão: Capacidade de antecipar-se às situações e agir tomando a frente em uma determinada situação. Capacidade de influenciar o curso dos acontecimentos, colocando-se de forma atuante, não passiva, diante das necessidades de tarefas ou situações.
Concienciosidade: Capacidade de agir com Competência: tendo uma atitude ativa na busca de seus objetivos;
Ordem: possuindo um bom nível de organização;
Senso de dever: tendo princípios éticos e valores morais; Esforço por realizações: sendo diligentes e determinados para alcançar os objetivos determinados;
Autodisciplina: tendo habilidade para motivar-se a si mesmo para terminarem um trabalho.
Ansiedade: Aceleração das funções orgânicas, causando agitação emocional que possa afetar a capacidade cognitiva do candidato, devido à antecipação de consequências futuras. A preocupação antecipada leva a um estado de preparação física e psicológica para defender a incolumidade pessoal contra uma possível adversidade, o que deixa o indivíduo em constante estado de alerta (fase 1 do ciclo de estresse).
Inteligência: Grau de inteligência global, aliado à capacidade de incorporar novos conhecimentos e reestruturar conceitos já estabelecidos, utilizando suas facetas lógica-matemática, verbal, espacial, interpessoal, intrapessoal, emocional e criatividade. Predomínio de aspectos cognitivos e racionais frente a desafios.
Vulnerabilidade: Capacidade para conduzir-se em situações difíceis, conseguindo lidar com situações de estresse e pressão, mantendo uma boa capacidade de distração para obter o adequado controle fisiológico do estresse. Baixa suscetibilidade aos fatores de riscos internos e externos.
Impulsividade: Incapacidade para governar as próprias emoções, caracterizando-se pela surpresa às reações e pela tendência em reagir de forma involuntária, inesperada, intensa e brusca diante de um estímulo interno ou externo sem a possibilidade de haver prévio raciocínio sobre o fator motivante do ato impulsionado.
Controle emocional: Habilidade do candidato para reconhecer as próprias emoções, tal como a raiva e hostilidade diante de um estímulo qualquer, antes que elas interfiram em seu comportamento, controlando-as, a fim de que sejam manifestadas de maneira adequada no meio em que estiver inserido, devendo o candidato adaptar-se às exigências ambientais, mantendo intacta a capacidade de raciocínio e a capacidade de distração/ abstração, viabilizando o controle fisiológico do estresse.
Controle e canalização produtiva da agressividade: Capacidade do candidato de controlar a manifestação da energia agressiva a fim de que a mesma não surja de forma inadequada em seu comportamento, tornando-o agressivo, e para que, ao mesmo tempo, possa direcioná-la à realização de atividades que sejam benéficas para si e para a sociedade, mostrando-se uma pessoa combativa.
Domínio psicomotor: Habilidade cinestésica por meio da qual o corpo movimenta-se com eficiência, atendendo com presteza às solicitações psíquicas e/ou emocionais.
Atenção concentrada: Capacidade de selecionar uma fonte de informação (estímulo do meio ambiente ou do mundo interior) entre todas as que estão disponíveis em um determinado momento e consegue dirigir a sua atenção (manter o foco) para esse estímulo ou tarefa a ser realizada no decorrer do tempo.
Atenção difusa: Capacidade de focalizar, de uma só vez, diversos estímulos que estão dispersos espacialmente, realizando uma captação rápida de informações e fornecendo um conhecimento instantâneo para o indivíduo.
Memória: Capacidade para memorizar sons e imagens, tornando-os disponíveis à consciência, para a lembrança imediata, a partir de um estímulo atual.
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