Prefeitura Municipal de Cotia SP lança edital para concurso de Guarda Municipal com mais de 100 vagas para homens e mulheres. Prova será início de Março.
Município de Cotia , em São Paulo, abre concurso para GCM com 150 vagas, sendo 120 para homens e 30 para mulheres. A remuneração será de R$ 1.455,46 + 100% de adicional risco de vida + 50% de RETGC e benefício de Auxílio transporte.
Os candidatos devem ter Ensino Médio completo e idade mínima de 18 anos. Além de altura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens.
As inscrições serão feitas pelo site do RBO Assessoria Pública e Projetos Municipais Ltda do dia 22 de Janeiro até 16 de Fevereiro, pagando a taxa de inscrição de R$ 59,00. A prova está marcada para dia 10 de Março de 2024.
Para saber todos os detalhes de como funciona o concurso para GCM de Cotia SP confira o edital no link: cotia-pm-edital-de-abertura-_cp-01-2024_12_01_24
DAS CONDIÇÕES PARA INGRESSO:
- Ser brasileiro nato ou naturalizado, ou ser estrangeiro, com igualdade de direitos, nos termos em que dispuser a legislação específica;
- No caso do sexo masculino, estar em dia com o Serviço Militar,
- Ser eleitor e estar quite com a Justiça Eleitoral;
- Não estar, no ato da posse, incompatibilizado para nova nomeação em novo cargo público;
- Ter boa conduta social, reputação e idoneidade ilibadas;
- Não ter sido condenado em processo criminal transitado em julgado, contando o prazo a partir da data do cumprimento da pena;
- Possuir idoneidade moral comprovada por investigação social e certidão de antecedentes criminais;
- Não ter sido demitido ou exonerado de serviço público em consequência de processo administrativo (por justa causa ou a bem do serviço público), no prazo de 5 anos anteriores à data da nova investidura;
- Não estar com idade de aposentadoria compulsória;
- Não receber proventos de aposentadoria ou remuneração de cargo, emprego ou função pública, ressalvados os cargos acumuláveis previstos na Constituição Federal
- CNH categoria A e B
DO PROCESSO SELETIVO
O Concurso Público constará das seguintes provas:
- Prova Objetiva – eliminatória e classificatória
- Aferição de altura + teste de aptidão física – eliminatório e classificatório
- lnspeção de saúde – eliminatório
- Exame psicotécnico – eliminatório
- Investigação social – eliminatório
- Curso introdutório – eliminatório
DA PROVA OBJETIVA
A Prova Objetiva será avaliada na escala de 0 a 100 pontos e terá caráter eliminatório e classificatório.
Serão considerados habilitados os candidatos que obtiverem nota superior a 50% (cinquenta por cento) na Prova de Conhecimentos Gerais (POCG) e superior a 50% (cinquenta por cento) na Prova de Conhecimentos Específicos (POCE).
O candidato não habilitado na Prova Objetiva será eliminado do Concurso Público.
TESTE DE APTIDÃO FÍSICA
O Teste de Aptidão Física consistirá na aplicação de 3 avaliações, assim divididas:
- Avaliação de Flexão de Braço (masculino)/ Apoio de Frente (feminino) em 1 minuto;
- Avaliação de Abdominal em 1 minuto;
- Avaliação de Corrida de 12 minutos e
EXAMES DE SAÚDE
A Inspeção de Saúde terá caráter eliminatório e visa à aferição das condições gerais de saúde do candidato, por meio de exames clínicos, laboratoriais, de acuidade visual e auditiva, apresentados pelos candidatos e realizados às suas expensas, em vista das atribuições do cargo de Guarda Civil Classe III – (Feminino/ Masculino).
A Inspeção de Saúde será realizada por junta médica composta por especialistas, que concluirá quanto à aptidão física do candidato para o exercício do cargo, a qual deverá consignar, objetivamente, os dados observados em ficha médica.
A Inspeção de Saúde visa à aferição das condições gerais de saúde do candidato, por meio de exames clínicos, laboratoriais, de acuidade visual e auditiva, apresentados pelos candidatos e realizados às suas expensas, em vista das atribuições do respectivo cargo.
Serão requeridos os seguintes exames, os quais deverão obrigatoriamente vir acompanhados de seus respectivos laudos:
Exames Laboratoriais:
a) sangue: hemograma completo; Grupo Sanguíneo e Fator Rh; glicose, ureia, creatinina e GamaGT, ácido úrico, colesterol total e frações, transaminases (TGO/TGP), bilirrubinas, sorologia para hepatite B e C, ABO – Rh;
b) sumário de urina específico para EAS;
c) parasitológico de fezes, com a realização do método Baerman;
d) sorologia: Lues ou VDRL; Doença de Chagas;
e) PSA (somente para homens a partir dos 35 anos);
f) radiografia de tórax PA;
g) mamografia (somente para mulheres a partir de 35 anos);
h) toxicológicos: com laudo, para a detecção de drogas de uso ilícito, a partir de amostras de materiais biológicos (cabelos, pelos ou raspas de unhas), doados pelos candidatos, com janela de detecção mínima de 180 (cento e oitenta) dias, abrangendo, pelo menos, os seguintes grupos de drogas: cocaína e derivados; maconha e derivados; metanfetaminas; anfetaminas; ecstasy (MDMA e MDA); opiáceos e derivados; peniciclidina (PCP) e outras.
Exames Complementares:
1 – neurológico: avaliação clínica neurológica realizada pelo especialista e eletroencefalograma com laudo;
2 – cardiológicos todos com laudo:
- avaliação clínica cardiológica realizada por especialista;
- eletrocardiograma;
- teste ergométrico;
3 – oftalmológicos: avaliação oftalmológica realizada por especialista, considerando:
a) acuidade visual sem correção;
b) acuidade visual com correção;
c) tonometria;
d) biomicroscopia;
e) fundoscopia;
f) motricidade ocular;
g) senso cromático.
4 – otorrinolaringológicos:
- audiometria tonal com laudo.
5 – físico: RX coluna cervical, lombosacra com laudos.
EXAME PSICOTÉCNICO
A avaliação consistirá em uma bateria de instrumentos, validados pelo Conselho Regional de Psicologia e instruções normativas da Polícia Federal.
O laudo de avaliação psicológica emitido para este fim deverá ser conclusivo, a fim de fornecer o subsídio necessário à autoridade competente, não cabendo nesta avaliação, por motivo de ética e respeito ao sigilo, o laudo descritivo.
A publicação dos resultados da avaliação psicológica será feita por meio de relação nominal, constando sua aptidão ou inaptidão ao cargo.
Serão considerados APTOS os candidatos que responderem satisfatoriamente a todos os instrumentos utilizados na avaliação, estando posicionados na faixa de normalidade contidos nos manuais dos instrumentos utilizados.
A inaptidão significará, tão somente, que o avaliado não atendeu, à época dos exames, aos parâmetros do perfil psicológico exigido para o exercício das funções do cargo de Guarda Civil Classe III – (Feminino/ Masculino).
O candidato, se julgar necessário, poderá solicitar o procedimento denominado “entrevista devolutiva” para conhecimento das razões de sua “inaptidão”, no prazo de 2 (dois) dias úteis após a publicação do resultado desta avaliação, mediante requerimento por meio de interposição de recurso, nos termos do Edital.
Atendendo aos ditames da ética psicológica, esse procedimento somente será divulgado ao candidato, pessoal e individualmente, pelo profissional responsável pela aplicação.
Nenhum candidato “INAPTO” será submetido à nova avaliação psicológica neste Concurso Público.
INVESTIGAÇÃO SOCIAL
Os candidatos considerados APTOS no exame psicotécnico, conforme Capítulo 10 deste Edital, serão submetidos à Investigação Social, de caráter sigiloso e eliminatório.
A entrega dos documentos para a investigação social será realizada em local, data e horário a ser definido, oportunamente, por meio de Edital de Convocação, que será publicado na Imprensa Oficial do Município de Cotia e divulgado através da Internet nos endereços eletrônicos
www.concursosrbo.com.br e www.cotia.sp.gov.br, sendo de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento, não podendo ser alegado qualquer espécie de desconhecimento.
Os critérios e os documentos necessários para a realização da etapa de Investigação Social serão divulgados por meio de Edital de convocação. Entre os documentos serão exigidas certidões expedidas perante o Poder Judiciário estadual, federal e distrital. Juntamente com a documentação exigida, o candidato deverá entregar um formulário preenchido (de próprio punho e legível) e assinado que será publicado na Imprensa Oficial do Município de Cotia e divulgado através da Internet nos endereços eletrônicos www.concursosrbo.com.br e www.cotia.sp.gov.br.
Segundo a necessidade, poderão ser solicitados documentos complementares para a composição da Investigação Social, onde vise apreciação da conduta social, reputação e idoneidade do candidato, em sua vida pregressa e atual em todos os aspectos da vida em sociedade, quer seja social, moral, profissional, escolar, dentre outras possíveis, impedindo que pessoa com perfil incompatível ingresse na Corporação.
A Investigação Social verificará a conduta irrepreensível e a idoneidade moral necessárias ao exercício do cargo de Guarda Civil Municipal –Classe III, considerando os antecedentes criminais, sociais, familiares do candidato entre outros, a fim de que se comprove sua conduta ilibada e idoneidade moral.
CURSO INTRODUTÓRIO
Os aprovados na investigação social, após a homologação deste concurso público, serão inscritos, de ofício, como aluno, no curso introdutório, de acordo com o número de vagas e a convocação da Administração municipal.
O curso, composto de aulas teóricas e práticas, a cargo de professores escolhidos pela Prefeitura, terá a duração máxima de 6 meses.
Os candidatos matriculados no curso farão jus à ajuda de custo, na forma de bolsa de estudos.
A ajuda de custo será devida do início ao término do curso, cessando automaticamente no caso de cancelamento voluntário ou compulsório da matrícula.
Durante o curso, o candidato poderá ser desligado por não ter atingido o aproveitamento mínimo, bem como capacitação física necessária para o desempenho do cargo, mediante processo administrativo assegurada a ampla defesa e o contraditório.
Serão considerados habilitados no concurso os candidatos que vierem a obter média final suficiente para aprovação e tenham demonstrado aptidão moral e profissional para o exercício da função, sendo as investiduras nas vagas efetivadas em observância à ordem de classificação obtida na classificação final deste concurso, de acordo com as necessidades da Administração.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Língua Portuguesa
- Matemática
- Conhecimentos Específicos: Legislação de Trânsito: Código Penal; Código de Processo Penal e Legislação Específica.
Mais: