Prefeitura Municipal de Três Rios, no Rio de Janeiro, abre concurso para preenchimento de 5 vagas de Guarda Municipal. Prova será em Abril.
Município de Três Rios, RJ, lança concurso para GCM. São apenas 5 vagas e a remuneração será de R$ 1.383,02.
As inscrições já estão abertas e são feitas no site do INSTITUTO DE AVALIAÇÃO NACIONAL até o dia 11 de Março, com taxa de R$ 90,00.
Os candidatos devem ter Ensino Médio completo e idade mínima de 18 anos. A prova está marcada para o dia 14 de Abril de 2024.
Para saber todos os detalhes de como funciona o concurso para GCM de Três Rios RJ confira o edital no link: Edital Concurso GCM Três Rios RJ
DAS CONDIÇÕES PARA INGRESSO:
• Ser brasileiro nato ou naturalizado, ou cidadão português que tenha adquirido a igualdade de direitos e obrigações civis, e gozo dos direitos políticos;
• estar em pleno gozo e exercício dos direitos políticos e civis;
• estar com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) regularizado;
• ser eleitor e estar em situação regular com a Justiça Eleitoral;
• quando do sexo masculino, estar em dia com as obrigações do Serviço Militar;
• NÃO ter sido condenado à pena privativa de liberdade transitada em julgado ou qualquer outra condenação incompatível com a função pública;
• NÃO ter sido demitido, por justa causa, do serviço público federal, estadual ou municipal;
• NÃO ter sofrido sanção impeditiva do exercício de função, emprego ou cargo público;
• firmar declaração de NÃO estar cumprindo e nem ter sofrido, no exercício da função pública, penalidade por prática de improbidade administrativa ou inidoneidade, aplicada por qualquer órgão público ou entidade da esfera federal, estadual ou municipal;
• declarar expressamente o exercício ou não de cargo, emprego ou função pública nos órgãos ou entidades da Administração Pública Estadual, Federal ou Municipal, para fins de verificação de acúmulo ou não de cargo, emprego ou função pública.
DO PROCESSO SELETIVO
O Concurso Público de que trata este Edital será realizado nas seguintes etapas:
1 Prova Objetiva – Eliminatória e Classificatória
2 Teste de Aptidão Física – Eliminatório
3 Exames de Saúde – Eliminatório
4 Exame Toxicológico – Eliminatório
5 Avaliação Psicológica – Eliminatória
6 Investigação Social – Eliminatória
7 Curso de Formação – Eliminatório e Classificatório
DA PROVA OBJETIVA
O Concurso Público de que trata este Editalserá, na 1ª ETAPA, de PROVA OBJETIVA DO TIPO MÚLTIPLA ESCOLHA, DE CARÁTER ELIMINATÓRIO E CLASSIFICATÓRIO.
A Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, visa avaliar o grau de conhecimentos gerais do candidato, bem como a capacidade de análise, entendimento e interpretação de informações, além de avaliar conhecimentos técnicos específicos inerentes ao cargo. A PROVA OBJETIVA terá caráter ELIMINATÓRIO E CLASSIFICATÓRIO.
TESTE DE APTIDÃO FÍSICA
O Teste de Aptidão Física aplicado aos candidatos será composto dos seguintes testes:
1. flexão de braços na barra fixa, somente para os candidatos do sexo masculino;
2. isometria na barra fixa, somente para os candidatos do sexo feminino;
3. flexão abdominal, para todos os candidatos; e
4. corrida de 12 minutos, para todos os candidatos
EXAMES DE SAÚDE
Serão convocados para os Exames de Saúde TODOS os candidatos considerados “APTOS” no Teste de Aptidão Física.
Na data prevista no cronograma, o candidato deverá, obrigatoriamente, apresentar laudo dos seguintes EXAMES COMPLEMENTARES:
a) Sangue: hemograma completo, glicemia de jejum, uréia, colesterol, VDRL e HIV;
b) Urina: elementos anormais e sedimento (EAS);
c) Fezes: parasitológico;
d) Raios-X simples de tórax PA;
e) Eletroencefalograma;
f) Audiometria;
g) Eletrocardiograma;
h) Acuidade visual.
DO EXAME TOXICOLÓGICO
O Exame Toxicológico, de caráter apenas ELIMINATÓRIO, será confidencial.
Serão convocados para o Exame Toxicológico TODOS os candidatos considerados “APTOS” no Teste de Aptidão Física.
Para o atendimento desta Etapa, o candidato deverá observar as orientações a seguir descritas:
a) Deverão ser realizados em laboratório especializado, que possuam certificado de competência técnica e qualidade ISO/IEC17025 específico para análise toxicológica de cabelos. Esse certificado deverá constar nos laudos. Os exames serão realizados a partir de amostras dos seguintes materiais biológicos: cabelos, pêlos ou raspas de unhas, doados pelo candidato, conforme procedimentos padronizados de coleta.
b) A coleta do material biológico (cabelos, pêlos ou raspa das unhas) deverá ser testemunhada por no mínimo duas pessoas e realizada obrigatoriamente em um laboratório de análises clínicas devidamente credenciado segundo as exigências da vigilância sanitária. No caso de alopecia universal ou condição médica que impeça sua coleta, o candidato poderá realizar o exame através da coleta de unhas.
c) Em caso de resultado positivo para uma ou mais drogas, o candidato será ELIMINADO do Concurso Público.
d) O laudo deverá registrar resultados, negativos ou positivos, para cada grupo de drogas, quantidades detectadas, bem como avaliação estatística do padrão de consumo.
O candidato que deixar de entregar os laudos para fins do Exame Toxicológico estará automaticamente ELIMINADO do Concurso Público.
DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
A Avaliação Psicológica, de caráter apenas ELIMINATÓRIO, consistirá na aplicação e na avaliação de técnicas psicológicas, visando analisar a adequação do candidato ao perfil profissiográfico do cargo.
Os critérios a serem utilizados nesta Etapa se baseiam nos parâmetros estabelecidos no perfil da função de Guarda Municipal, conforme as exigências citadas na tabela abaixo:
INVESTIGAÇÃO SOCIAL
A Investigação Social, de caráter apenas ELIMINATÓRIO, verificará a conduta irrepreensível e a idoneidade moral necessária ao exercício do cargo, e os candidatos, nesta fase, terão seus resultados expressos como “INDICADO” ou “CONTRAINDICADO”.
A Investigação Social será realizada pela Guarda Municipal de Três Rios/RJ com o apoio do Instituto IAN.
A Investigação Social poderá se estender até a conclusão do Curso de Formação, de modo que, mesmo após o resultado definitivo da Etapa, se forem verificados quaisquer atos desabonadores da conduta do candidato, o mesmo poderá ser ELIMINADO por decisão da Comissão do Concurso.
A Investigação Social será realizada usando as formas legais de obtenção de informações sobre a conduta e a vida pregressa do candidato.
Serão convocados para se submeterem à fase de Investigação Social os candidatos considerados aprovados/aptos/recomendados nas fases anteriores.
Os candidatos deverão preencher, para fins de investigação, Ficha de Informações a ser disponibilizada quando da convocação no site do Instituto IAN, assiná-la com reconhecimento de firma e encaminhá-la via upload, por meio de link específico, juntamente com TODOS os seus documentos e certidões.
DO CURSO DE FORMAÇÃO
Para esta Etapa, serão inicialmente convocados os 10 (dez) primeiros candidatos aprovados até esta fase, incluindo todos os PCDs e os empatados na 10ª (décima) posição, e obedecido o regramento inerente às vagas reservadas.
Os candidatos serão convocados através de edital a ser oportunamente publicado pelo Município e divulgado nos endereços eletrônicos do IAN e da Prefeitura, para a matrícula no Curso de Formação, de caráter ELIMINATÓRIO E CLASSIFICATÓRIO, que será regulado pelas normas contidas no edital de convocação e por normas próprias a serem publicadas.
O candidato convocado será classificado, no âmbito do Curso de Formação, conforme desempenho nas disciplinas ministradas, e de acordo com o que for estabelecido no Edital de Convocação para a Etapa.
A nota obtida no Curso de Formação será somada à nota da Prova Objetiva, compondo assim a nota final no Concurso Público.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
• Língua Portuguesa
• Legislação Municipal
• Legislação de Trânsito
• Noções de Primeiros Socorros
• Noções de Informática
• Noções de Direito
Mais: