Prefeitura Municipal de Lins, SP, abre inscrições para Guarda Municipal. São 30 vagas com remuneração de mais de 3 mil.
Mais um concurso de GCM no Estado de SP abre inscrições hoje. O Município de Lins está com 30 vagas para Guarda Municipal. A remuneração é de R$ 3.024,00 + Gratificação de 40%.
Os interessados podem se inscrever até o dia 11 de Abril no site da VUNESP mediante taxa de inscrição de R$ 80,00. A prova será dia 9 de Junho de 2024.
Os candidatos devem ter Ensino Médio completo e idade mínima de 18 anos. Para saber todos os detalhes de como funciona o concurso para GCM de Lins confira o edital no link: Edital GCM Lins
DAS CONDIÇÕES PARA INGRESSO:
- Ser brasileiro, nato ou naturalizado, ou gozar das prerrogativas previstas no art. 12 da Constituição Federal e demais disposições de lei, no caso de estrangeiros ou cidadão português a quem tenha sido deferida a igualdade nas condições previstas pelo Decreto Federal nº 70.436, de 18 de abril de 1972;
- quando do sexo masculino, estar em dia com as obrigações militares;
- ser eleitor e estar quite com a Justiça Eleitoral;
- estar com o CPF regularizado;
- possuir todos os requisitos exigidos para o exercício das atribuições da respectiva função;
- conforme a Lei Orgânica Municipal, não ter sido condenado por decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, pela prática de crimes previstos nas Leis Federais nºs: 11.340, de 07/08/06 – Lei Maria da Penha; 10.741, de 1º/10/03 – Estatuto do Idoso; e 8.069, de 13/07/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente; e proibições elencadas na Lei nº 7.010, de 25/05/21 – Lei da Ficha Limpa Municipal, enquanto durarem seus efeitos.;
- não registrar antecedentes criminais oriundos de sentença transitado em julgado ou demonstrar o cumprimento integral das penas que lhe tenham sido cominadas ou que as penas estejam prescritas;
- CNH no mínimo na categoria A/B;
- não ter sofrido demissão a bem do serviço público ou ter sido demitido por justa causa no Prefeitura Municipal de Lins, fato a ser comprovado no ato da posse.
- idoneidade moral comprovada por investigação social e certidões expedidas perante o Poder Judiciário estadual, federal e distrital; e
- não apresentar tatuagem que:
n1) divulgue símbolo ou inscrição ofendendo valores e deveres éticos inerentes aos integrantes da Guarda Civil Municipal e dos demais órgãos de Segurança Pública, previstos no artigo 144 da Constituição Federal;
n2) faça alusão a:
n2.1) ideologia terrorista ou extremista contrária às instituições democráticas ou que pregue a violência ou criminalidade;
n2.2) discriminação ou preconceito de raça, credo, sexo ou origem;
n2.3) ideia ou ato libidinoso; e
n2.4) Ideia ou ato ofensivo aos direitos humanos;
- não ter sofrido demissão a bem do serviço público ou ter sido demitido por justa causa no Prefeitura Municipal de Lins, fato a ser comprovado no ato da posse.
- idoneidade moral comprovada
DO PROCESSO SELETIVO
Este Concurso Público constará das seguintes fases e provas, a saber:
- Prova Objetiva – Eliminatória e Classificatória
- Prova de Aptidão Física – Eliminatória
- Avaliação Psicológica – Eliminatória
- Investigação Social – Eliminatória
- Curso de Formação – Eliminatória e Classificatória
DA PROVA OBJETIVA
A prova objetiva, para todos os cargos em Concurso Público, de caráter eliminatório e classificatório, visa avaliar o grau de l conhecimento geral do candidato, bem como a capacidade de análise, entendimento e interpretação de informações, habilidade de trabalhar com estrutura lógica das relações, capacidade dedutiva e conhecimentos técnicos específicos do cargo.
A prova objetiva será composta de questões de múltipla escolha com 4 alternativas cada uma, sendo apenas uma alternativa correta, de acordo com o conteúdo programático abaixo:
√ Conhecimentos Gerais:
– Língua Portuguesa – 15 questões
– Matemática – 5 questões
– Raciocínio Lógico – 5 questões
– Noções de Informática – 5 questões
√ Conhecimentos Específicos – 20 questões
DO TESTE DE APTIDÃO FÍSICA – TAF
Os testes a serem aplicados na prova de aptidão física, conforme §2º do art. 4º da Lei Complementar Municipal nº 1.745/2023, são os seguintes:
- FLEXO-EXTENSÃO DE COTOVELOS SOBRE O SOLO EM APOIO NO BANCO (para as candidatas do sexo feminino)
- FLEXO-EXTENSÃO DE COTOVELOS EM APOIO DE FRENTE SOBRE O SOLO (para os candidatos do sexo masculino)
- RESISTÊNCIA ABDOMINAL
- CORRIDA DE 50 METROS
- CORRIDA EM 12 MINUTOS
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
O resultado da avaliação será decorrente da análise dos aspectos apresentados pelo candidato no momento da Avaliação Psicológica e será obtido por meio da análise conjunta de todos os instrumentos psicológicos utilizados, considerando os critérios estabelecidos, relacionados aos requisitos psicológicos necessários para o desempenho das atribuições inerentes ao cargo, resultando nos conceitos para os candidatos de “Apto” ou “Inapto”.
Visando uma avaliação uniforme e justa, os critérios utilizados serão objetivos, considerando as respostas dos candidatos em cada etapa, sendo o resultado o conjunto de desempenho do candidato em todo o processo de avalição psicológica. Para os testes psicológicos serão utilizados como referência de correção e classificação dos resultados obtidos, as tabelas atualizadas de acordo com a padronização prevista em manual específico de cada teste psicológico.
PERFIL PSICOLÓGICO
CARACTERÍSTICAS/DIMENSÕES:
- ADAPTAÇÃO – ADEQUADA
- AGRESSIVIDADE – ADEQUADA
- ATENÇÃO – BOA
- AUTOCRÍTICA – ADEQUADA
- CAPACIDADE DE MEDIAR CONFLITOS – BOA
- CAPACIDADE DE MEMÓRIA – BOA
- CAPACIDADE DE PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO – ADEQUADO
- COMUNICAÇÃO – ADEQUADA
- CONTROLE EMOCIONAL – BOM
- DISPOSIÇÃO PARA O TRABALHO – ADEQUADA
- INICIATIVA – ADEQUADA
- IMPULSIVIDADE – DIMINUIDA
- INTELIGÊNCIA GERAL – ADEQUADA
- RELACIONAMENTO INTERPESSOAL – BOM
- TOMADA DE DECISÃO – ADEQUADA
INVESTIGAÇÃO SOCIAL
Todos os candidatos considerados “aptos” na avaliação psicológica serão convocados para a realização da investigação social.
A investigação social será realizada pela Prefeitura Municipal de Lins. Essa investigação social tem por finalidade averiguar e apurar, na vida pregressa do candidato, dados sobre sua conduta quer seja social, moral profissional, escolar, familiar e civil, comprovando o atendimento dos requisitos exigidos para o cargo de Guarda Municipal e impedindo que pessoa que não apresente boa conduta social, reputação e idoneidade ilibadas ingresse na Guarda Civil Municipal da Prefeitura Municipal de Lins.
O próprio candidato fornecerá os dados para tal averiguação, autorizando sua realização e se responsabilizando pela veracidade das informações fornecidas/ apresentadas.
O candidato será responsável pela veracidade dos dados e fatos, bem como dos documentos por ele entregues na investigação social, de modo que irregularidades, inconsistências ou omissões constatadas implicam sua “inaptidão” na investigação social e, consequentemente, em eliminação deste Concurso.
Na data de aplicação da investigação social o candidato deverá comparecer, com, pelo menos 60 de antecedência do respectivo horário constante do edital de convocação, munido de original de um dos documentos de identificação elencados na alínea no Edital. Nessa oportunidade deverá preencher o “Formulário para Investigação Social” que lhe será disponibilizado no ato da convocação desta fase do concurso e entregar, ao fiscal de sala, 1 (uma) foto no tamanho 5×7 centímetros e datada (de forma digital) com, máximo, 6 (seis) meses anteriores à data de realização desta investigação social; e entregar 1 (uma) cópia autenticada (em cartório) e legível dos seus documentos.
DO CURSO DE FORMAÇÃO
O Curso de Formação para admissão no quadro de pessoal da Guarda Civil Municipal será de caráter classificatório e eliminatório e será realizado em local a ser designado pela Prefeitura Municipal de Lins.
A convocação para a matrícula no Curso de Formação será publicada no site da Prefeitura Municipal de Lins (https://www.lins.sp.gov.br), sendo de responsabilidade do candidato o acompanhamento, não podendo ser alegada qualquer espécie de desconhecimento.
Em caso de necessidade de se realizar uma nova avaliação psicológica para o porte de arma, por força de lei, o candidato considerado inapto será eliminado do Concurso Público ou do Curso de Formação Específica para ingresso na carreira.
Serão convocados para o Curso de Formação, os candidatos mais bem classificados, de acordo com as necessidades da Prefeitura Municipal de Lins, oportunidade na qual serão submetidos aos exames admissionais e exames toxicológicos (teste antidroga), ambos de caráter eliminatório, sendo que um novo exame toxicológico poderá ser realizado durante o curso de formação, se assim for necessário.
A matrícula para o Curso de Formação somente será concretizada após laudo médico conclusivo de aptidão, firmado pelo Serviço de Saúde Ocupacional da Prefeitura Municipal de Lins ou por outro órgão ou serviço equivalente, de caráter eliminatório, para constatação de aptidão física e mental, devendo o candidato apresentar os exames clínicos e laboratoriais, a serem solicitados conforme necessidade do cargo e conveniência da Administração, os quais correrão às expensas do candidato.
O candidato que não cumprir o cronograma estabelecido pelo Serviço de Saúde Ocupacional deste Município será desclassificado do Concurso Público.
O candidato será submetido à Investigação Social, pela Secretaria de Segurança e Defesa Social da Prefeitura Municipal de Lins, sendo convocado para entrega da documentação, entrevista, resposta de questionário entre outros, as pesquisas e diligências para a fase de investigação podem ocorrer a partir da convocação até o último dia do Curso de Formação Específica.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Língua Portuguesa
- Matemática
- Raciocínio Lógico
- Noções de Informática
- Conhecimentos Específicos – Legislação
Mais: