Polícia Penal do Piauí lança edital para concurso com 200 vagas. Prova será em Abril. Remuneração é de mais de 6 mil reais.
A Polícia Penal do Estado do Piauí lança concurso com 200 vagas imediatas mais 200 para cadastro reserva. As inscrições acontecem do dia 12 a 27 de Março no site da organizadora NUCEPE . A taxa de inscrição é de R$ 142,00.
Os candidatos precisam ter de 18 a 45 anos, altura mínima de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres e Ensino Superior em qualquer área. A remuneração será de R$ 6.496,73. A prova está marcada para dia 28 de Abril de 2024.
Para saber todos os detalhes de como funciona o concurso para a Polícia Penal PI confira o edital no link: Edital_01_2024_sejus2024_RETIFICADO
DAS CONDIÇÕES PARA INGRESSO:
- ser brasileiro nato ou naturalizado;
- possuir ilibada conduta pública e privada;
- estar quite com as obrigações eleitorais;
- estar em dia com o serviço militar, se do sexo masculino;
- não ter sofrido condenação criminal com pena privativa de liberdade ou qualquer condenação incompatível com o Cargo de Policial Penal;
- ter concluído com aproveitamento o Curso de Formação para o Cargo de Policial Penal;
- CNH categoria B
DO PROCESSO SELETIVO
O Concurso Público constará de 05 Etapas, todas de responsabilidade do NUCEPE, abaixo discriminadas, que serão realizadas nos dias e horários determinados para todos os candidatos:
- Prova Escrita Objetiva e Dissertativa – eliminatória e classificatória;
- Exame de Saúde (Médico e Odontológico), eliminatório;
- Exame de Aptidão Física –eliminatório;
- Avaliação Psicológica – eliminatória;
- Investigação Social – eliminatória.
DA PROVA OBJETIVA E DISSERTATIVA
A Primeira Etapa, de caráter eliminatório e classificatório, consistirá de uma Prova Escrita Objetiva do tipo múltipla escolha, com 05 alternativas, e uma única resposta correta, contendo 60 questões, totalizando 80 pontos, e de uma Prova Escrita Dissertativa, na qual o candidato demonstre o domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, apresente e defenda, com argumentos, um ponto de vista em relação ao tema proposto, demonstre domínio dos mecanismos linguísticos que assegure a progressão e o encadeamento das ideias e apresente uma conclusão adequada à argumentação defendida, totalizando 20 pontos.
A Redação da Prova Escrita Dissertativa deverá ser desenvolvida em, no mínimo, 20 (vinte) linhas e, no máximo, 30 linhas e redigida em letra legível, com caneta esferográfica de corpo transparente com tinta de cor PRETA.
DO EXAME DE SAÚDE
O Exame de Saúde (Médico e Odontológico) terá caráter eliminatório, e o candidato será considerado APTO ou INAPTO a partir da avaliação médica e da avaliação dos exames laboratoriais e complementares, conforme previsto no Edital.
O Exame de Saúde (Médico e Odontológico) estará sob a responsabilidade de juntas médicas designadas pelo NUCEPE/UESPI especificamente para esse fim e será realizado, exclusivamente, em Teresina- PI.
O Exame de Saúde compreenderá a avaliação médica e também a apresentação dos exames laboratoriais e complementares a seguir:
• Dos Exames Laboratoriais
1 – sangue: hemograma completo (com contagem de plaquetas), coagulograma, glicemia de jejum, ureia, creatinina, ácido úrico, colesterol (total e frações – LDL, HDL e VLDL), triglicerídeos, gama-GT, fosfatase alcalina, transaminases (TGO/TGP), bilirrubinas (total e frações), sorologia para doença de Chagas (pelo menos 2 métodos), VDRL (ou sorologia para sífilis), perfil sorológico para hepatite B (incluindo obrigatoriamente: HBsAg, HBeAg, Anti HBc (IgM e IgG), Anti HBe, Anti HBs), sorologia para hepatite C (Anti HVC) e tipagem sanguínea (grupo ABO e fator Rh);
2 – Urina: elementos anormais e sedimentos (EAS)
• Dos Exames Médicos Complementares
A. Eletroencefalograma (EEG), com laudo;
B. Eletrocardiograma, com laudo;
C. Teste ergométrico, com laudo;
D. Radiografia de tórax em projeções póstero-anterior (PA) e perfil com laudo; radiografia da coluna vertebral em PA e perfil e escanometria;
E. Avaliação oftalmológica: laudo descritivo e conclusivo de consulta médica realizada por especialista (oftalmologista) com RQE ou documento comprobatório de sua especialidade, que deve, adicional e obrigatoriamente, citar os seguintes aspectos (e resultados de exames médicos):
1) acuidade visual sem correção;
2) acuidade visual com correção;
3) tonometria;
4) biomicroscopia;
5) fundoscopia;
6) motricidade ocular;
7) senso cromático (teste completo de Ishihara);
8) medida do campo visual por meio de campimetria computadorizada, com laudo.
F. Audiometria tonal, com laudo;
G. Radiografia odontológica panorâmica, com laudo;
H. Exame Toxicológico do tipo “larga janela de detecção” (mínima de 90 dias), realizado por meio de amostra de materiais biológicos (cabelos ou pelos), para detecção de maconha, metabólitos do delta-9 THC, cocaína, anfetaminas (inclusive metabólitos e seus derivados) e opiáceos, devendo constar no exame, obrigatoriamente, o respectivo QR Code e/ou chave de verificação, ou outro recurso de verificação de autenticidade utilizado comumente pelo órgão/instituição expedidor(a).
No exame clínico geral, serão avaliados: peso, frequência cardíaca, pressão arterial, inspeção geral, exame neurológico, sistema musculoesquelético, aparelho respiratório, aparelho digestivo e aparelho gênito-urinário.
A junta médica poderá solicitar, ainda, a realização de outros exames laboratoriais e complementares, além dos previstos, para fins de elucidação diagnóstica, sendo que o candidato deverá realizá-los às suas expensas.
Os exames laboratoriais e complementares apresentados, em complementação à avaliação médica, serão avaliados pelas juntas médicas.
Na hipótese de necessidade dos exames complementares, ficará o candidato obrigado a cumprir o prazo que for estabelecido para a entrega dos respectivos resultados, sob pena de ser ELIMINADO do Concurso Público.
Não será aceito Exame Toxicológico com a finalidade para CNH ou CLT.
O Exame Toxicológico deverá ter validade de, no máximo, 60 (sessenta) dias após a data da coleta de amostra de materiais biológicos do candidato.
DO EXAME DE APTIDÃO FÍSICA
O Exame de Aptidão Física consistirá de 03 (três) testes de aptidão física vistos a seguir, que são obrigatórios e ocorrerão na sequência determinada pela Banca Examinadora.
1. Flexão e Extensão na Barra Fixa
2. Teste Abdominal
3. Teste de Corrida
DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
A Avaliação Psicológica para fins de seleção de candidatos consiste em um processo sistemático de levantamento e síntese de informações, com base em procedimentos científicos que permitem identificar aspectos psicológicos do candidato compatíveis com o desempenho das atividades inerentes ao cargo de Policial Penal conforme descrito no subitem 3.1 deste Edital.
A Avaliação Psicológica tem como objetivo verificar a dinâmica e a estrutura da personalidade do candidato e avaliar se ele apresenta características compatíveis com o exercício do cargo de Policial Penal e constará de testes psicológicos validados pelo Conselho Federal de Psicologia – CFP, com evidências de validade para a descrição e predição dos aspectos psicológicos compatíveis com o desempenho do candidato em relação às atividades e tarefas do cargo.
A escolha dos instrumentos (testes) psicológicos pautou-se na análise conjunta entre psicólogos(as) do NUCEPE e da SEJUS das atribuições e responsabilidades do cargo, incluindo a descrição detalhada das atividades do cargo, a identificação dos construtos psicológicos necessários e a identificação de características restritivas e/ou impeditivas para o desempenho do cargo, registrados na Lei Estadual nº 5.377 de 10/02/2004 e Portaria GSF nº 114, de 27/02/2024, publicada no Diário Oficial do Estado do Piauí – DOE/PI do dia 28/02/2024.
A aplicação dos testes psicológicos, autorizados a serem comercializados pelo Conselho Federal de Psicologia, será feita por psicólogos registrados no CRP/21ª Região e coordenada pela Banca Avaliadora designada pelo NUCEPE/UESPI e, acontecerá, exclusivamente, na cidade de Teresina/PI em horário e local determinados quando da convocação do candidato.
A Avaliação Psicológica terá duração de até 3 (três) horas e constará da aplicação coletiva de testes de personalidade.
Os resultados serão obtidos por meio da análise técnica global de todo o material produzido pelo candidato no transcorrer dessa Etapa do Concurso, tendo como base as normas, as orientações e os parâmetros contidos nos manuais dos testes psicológicos utilizados nas avaliações.
A análise psicométrica a ser empreendida na Avaliação Psicológica resultará no conceito de APTO ou INAPTO.
Os resultados da categorização dos percentuais das características psíquicas que concorrem para a INAPTIDÃO dos candidatos para o exercício do cargo de Policial Penal são:
a) IMPEDITIVAS:
1. Abaixo ou acima da faixa da média: Agressividade.
2. Abaixo da faixa da média: Controle Emocional; Controle da Ansiedade; Conformidade; Senso do Dever; Capacidade de conduzir-se em situações estressantes
b) RESTRITIVAS:
1. Abaixo da faixa da média: Comunicação; Dinamismo; Organização; Capacidade para trabalhar em equipe.
DA INVESTIGAÇÃO SOCIAL
A Investigação Social, de caráter eliminatório (APTO ou INAPTO), será realizada pela Secretaria de Justiça do Estado do Piauí – SEJUS, através de seus órgãos, e poderá contar com a cooperação das Polícias Civil e Militar de outros Estados da Federação e constará ainda, se necessário, de uma pesquisa a ser realizada no bairro onde reside o candidato, nos colégios onde estudou, nos locais onde trabalhou e nos órgãos públicos, de modo que, ao final, possa ser feita a avaliação de sua conduta social.
A Secretaria de Justiça do Estado do Piauí – SEJUS procederá à Investigação Social do Candidato, tendo por pressuposto averiguar suas condições ético-morais para o ingresso no Cargo de Policial Penal, para a qual o candidato deverá enviar, via upload, por meio de link específico no endereço eletrônico: https//:nucepe.uespi.br/sejus2024.php, no período compreendido entre as 9h do primeiro dia até às 13h do último dia (horário do Piauí), conforme data estabelecida no Cronograma de Execução do Edital os seus documentos e certidões.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Língua Portuguesa
2. Conhecimentos Regionais do Estado do Piauí
3. Noções de Administração
4. Noções de Informática
5. Noções de Direito Constitucional
6. Noções de Direito Penal
7. Noções de Direito Administrativo
8. Noções de Direito Processual Penal
9. Noções de Direitos Humanos
10. Legislação Especial
11. Legislação Estadual
Mais: