A Polícia Militar do Estado de SP abriu concurso interno para Cabo. A prova acontecerá em Agosto.
Estão abertas as inscrições para o concurso de Cabo da PM. Os interessados podem se inscrever no site da VUNESP até dia 05 de Junho pagando taxa de R$ 77,79.
Os candidatos precisam ter Ensino Superior. A remuneração será de R$ 4.651,60. A prova será dia 18 de Agosto.
Para saber todos os detalhes de como funciona o concurso para Cabo da PM SP confira edital no link: concurso Cabo PM SP
DAS CONDIÇÕES PARA INGRESSO:
• ser Sd PM 1ª Cl;
• estar, no mínimo, no comportamento “BOM” há pelo menos 2 (dois) anos;
• ter sido considerado apto em Teste de Aptidão Física (TAF), conforme tabela e regras constantes do PPT-04-PM, publicado no Bol G PM 143/02, observando-se ainda os Bol G PM 198/00 e 222/00;
• ser motorista habilitado, nos termos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sendo considerado para esta finalidade o policial militar que esteja em condições de conduzir veículo, comprovado mediante, exclusivamente, apresentação da Certidão de Prontuário da CNH, completa, expedido pelo Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN);
• Estar no efetivo exercício das funções policial-militares;
• ter nas últimas 4 (quatro) avaliações, como resultado de avaliação de desempenho (nível operacional), conceito considerado, no mínimo, dentro do esperado para o cargo, conforme Sistema de Avaliação de Desempenho – (SADE), de acordo com preconizado no art. 23, Parágrafo Único das I-24-PM vigente correspondente aos semestres em avaliação, podendo ser Consideradas aquelas na graduação de Soldado PM de 1ª Cl e 2ª Cl.
DO PROCESSO SELETIVO
O concurso interno de seleção ao CPC/24 será composto das seguintes etapas:
1. Prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório,
2. comprovação dos requisitos de inscrição de caráter eliminatório e do título de caráter classificatório, que tem por finalidade comprovar todos os requisitos exigidos e atribuir pontuação ao título previsto no Capítulo IX – Da análise da comprovação de requisitos de inscrição e título.
DA PROVA ESCRITA
A prova escrita será de responsabilidade da VUNESP, especialmente quanto à sua elaboração, aplicação e correção, observando a seguinte composição:
Constará de 60 (sessenta) questões de múltipla escolha, com quatro alternativas cada uma, sendo apenas uma alternativa correta, assim distribuídas:
• 20 (vinte) questões de Língua Portuguesa;
• 10 (dez) questões de Raciocínio Lógico;
• 30 (trinta) questões de Conhecimentos Profissionais.
DA ANÁLISE DA COMPROVAÇÃO DE REQUISITOS DE INSCRIÇÃO E TÍTULO
Nesta etapa do concurso, a Comissão Examinadora deverá: conferir os Formulários de Comprovação de Requisitos atentando aos seguintes itens:
1. preenchimento dos requisitos previstos no Capítulo II do edital – Dos requisitos;
2. cumprimento das instruções e prazos previstos no Capítulo III do edital – Dos procedimentos para inscrição;
3. validação do título apresentado pelo candidato e ratificado pela OPM.
Será considerado como título e acrescido de 1,0 (um) ponto, após a devida comprovação, a autorização pelo órgão competente da PMESP para conduzir viaturas nas categorias A, B, C, D ou E, não cumulativos.
Considera-se órgão competente expedidor para autorização de condução de viaturas o CSM/MM, por meio da SAT e suas autoescolas vinculadas, e as expedidas pelas autoridades do Corpo de Bombeiros elencadas no Bol G PM 172/95, e Bol G PM 163/14, publicadas até a data limite para o envio do formulário de comprovação dos requisitos e do título.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Língua Portuguesa
2. Raciocínio Lógico
3. Direitos Humanos
4. Direito Penal
5. Direito Processual Penal
6. Leis Especiais
7. Direito Militar
Mais: