Prefeitura de São Luís do Quitunde, em Alagoas, lança edital de concurso com 15 vagas para Guarda Municipal. Prova será em Outubro.
Foi lançado edital para concurso de GCM do município de São Luís do Quitunde AL. São 15 vagas para candidatos de Ensino Médio e idade mínima de 18 anos.
As inscrições acontecem do dia 9 de Agosto até 19 de Setembro no site da banca organizadora ADM&TEC. A taxa de inscrição é de R$ 100,00.
A remuneração do cargo é de R$ 100,00. A prova será dia 13 de Outubro.
Para saber todos os detalhes de como funciona o concurso para GCM de São Luís do Quitunde AL confira o edital no link: Edital S_o Lu_s do Quitunde AL_2024_
DAS CONDIÇÕES PARA INGRESSO:
• Ter a nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do § 1º do artigo 12 da Constituição Federal.
• Estar em gozo dos direitos políticos.
• Estar quite com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino.
• Estar quite com as obrigações eleitorais.
• Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.
• Atender aos requisitos da legislação vigente para a investidura no cargo.
DO PROCESSO SELETIVO
O certame de que trata este Edital constará das seguintes etapas:
1. PROVA OBJETIVA – ELIMINATÓRIA E CLASSIFICATÓRIA
2. TESTE DE APTIDÃO FÍSICA – ELIMINATÓRIA
3. CURSO DE FORMAÇÃO – ELIMINATÓRIA
4. INVESTIGAÇÃO SOCIAL – ELIMINATÓRIA
DA PROVA OBJETIVA
Os itens de avaliação (questões) da prova objetiva poderão abordar mais de um tema, habilidade e assunto por item.
A prova objetiva poderá trazer textos, imagens, gráficos e outros recursos complementares aos itens de avaliação a fim de tornar a avaliação de conhecimentos mais completa.
As questões, terão valor igual de 1,00 (um) ponto para cada questão.
A pontuação máxima na prova objetiva será de 40 (quarenta) pontos, sendo cada questão composta por 4 (quatro) alternativas.
Uma questão será considerada pontuada quando o (a) candidato (a) selecionar a alternativa correta de acordo com o gabarito definitivo no cartão resposta da prova e ele não apresentar rasuras que afetem a sua correção.
Será atribuída “nota zero” à questão que for assinalada mais de uma vez, a que estiver em branco ou a que for detectada rasura no cartão resposta, conforme as determinações do edital.
DO TESTE DE APTIDÃO FÍSICA
O teste de aptidão física, de caráter eliminatório, visa a avaliar a capacidade do (a) candidato (a) para desempenhar as tarefas típicas do cargo.
O teste de aptidão física consistirá em 4 (quatro) testes, especificados a seguir:
a. Teste de flexão de braço;
b. Teste de impulsão horizontal;
c. Teste de flexão abdominal;
d. Teste de velocidade e agilidade (corrida de ir e vir – shuttle run).
DO CURSO DE FORMAÇÃO
O curso de formação terá carga horária total de 40 (quarenta) horas.
O curso de formação será realizado em local e data informados no edital de convocação, das 8h00 (oito horas) até as 17h00 (dezessete horas), incluindo atividades teóricas, práticas e pesquisa de campo.
Todos os candidatos devem ter, presencialmente, frequência mínima de 80% (oitenta por cento) da carga horária total do curso de formação, sendo eliminado (a) o (a) candidato (a) que não atender a este item do edital.
Para a determinação de percentual de frequência será considerada a marcação na ata de presença realizada pelo instrutor (a) do curso.
O (a) candidato (a) deverá realizar todas as atividades que lhe forem solicitadas pelo instrutor do curso, preenchendo devidamente a apostila que lhe for entregue.
Será suspenso do curso de formação e, consequentemente, eliminado do concurso público, o (a) candidato (a) que não cumprir a presença mínima de 80%, bem como não realizar as atividades solicitadas.
A frequência no curso de formação será comprovada mediante lista de frequência a ser preenchida pelo instrutor (a) do curso.
Os candidatos aos cargos que preveem curso de formação, não convocados a essa etapa, irão constar na classificação geral e deverão realizar o curso a ser realizado pela prefeitura no momento da convocação, pois esse é um requisito para a posse.
O curso de formação será realizado em etapa posterior à divulgação do resultado final do Concurso.
DA INVESTIGAÇÃO SOCIAL
O procedimento irrepreensível e a idoneidade moral inatacável serão apurados por meio de investigação sobre a vida pregressa e atual do candidato, no âmbito social, funcional, civil e criminal dos candidatos inscritos no concurso público para provimento do cargo de Guarda Municipal.
A investigação citada neste capítulo é de competência do Município de São Luís do Quitunde (AL) através da Comissão Organizadora do Concurso Público e será realizada por agentes públicos por ela designados.
A investigação terá início por ocasião da aprovação do candidato na etapa do Teste de Aptidão Física no concurso público e terminará com o ato de nomeação.
O candidato preencherá, para fins da investigação, a Ficha de Informações Confidenciais, na forma do modelo anexado no edital.
O candidato deverá imprimir a Ficha de Informações Confidenciais, preenchê-la conforme informado neste capítulo e, na data prevista no edital para a realização do Teste de Aptidão Física, entregar a ficha em envelope lacrado e identificado com os seus dados.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Língua Portuguesa
2. Matemática
3. Conhecimentos Específicos:
NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL
NOÇÕES DE DIREITO PENAL
NOÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL
LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA
Mais:
COMO FUNCIONA O CONCURSO DE GCM DE RIO LARGO AL
Concurso PM SP: Investigação Social – Como Não Ser Reprovado?