Muitos candidatos possuem dificuldade em compreender o motivo que os leva a ser Policiais Militares. Dentre palavras generalizadas como admiração e identificação, muitos citam a estabilidade financeira como principal motivo para buscar essa profissão. Crescer na carreira, ter estabilidade e a remuneração, porém, são fatores que outras profissões também podem propiciar ao candidato. Será que essas respostas realmente expressam o que te leva a buscar essa profissão e são o suficiente dentro da fase do psicológico PM?
É importante que você, que busca não só passar no psicológico PM, mas tem como objetivo ser um policial militar, compreenda o que é a função que você irá exercer. Pergunte para si mesmo o que envolve essa profissão, quais serão seus ganhos e quais serão também as suas perdas.
Toda escolha que fazemos traz consigo ganhos e perdas. Quando escolhemos fazer dieta, por exemplo, sabemos que a longo prazo teremos o peso ideal para o TAF; sabemos também, por outro lado, que teremos que passar longe de fast foods e doces. A escolha de uma profissão também envolve isso e muitos candidatos acabam incomodados com suas escolhas ao verem que junto da estabilidade financeira alguns ônus são acrescentados à conta.
Você sonha em se tornar um soldado da Polícia Militar, mas está preocupado em passar na provas escritas e todas as etapas do concurso ?
Não se preocupe mais !
Com os nossos cursos preparatórios, você estará preparado para enfrentar todas as etapas do processo seletivo e alcançar seu sonho de servir e proteger a sociedade.
Nossos cursos são ministrados por professores experientes e qualificados, que conhecem bem os editais e as exigências do concurso. Além disso, oferecemos material didático completo e atualizado, com exercícios práticos e simulados que vão ajudá-lo a se familiarizar com o concurso.
Não perca mais tempo e comece agora mesmo a se preparar para o seu futuro como soldado da Polícia Militar. Entre em contato agora mesmo ou conheça nossos cursos abaixo:
A frustração de esperar o momento em que você irá para a área que deseja, ou ter que passar tempo em áreas com as quais você não se identifica; Passar tempo longe de sua família; Lidar com situações estressantes quase todos, senão todos os dias; Enfrentar escalas de trabalho que podem variar ou não ser compatíveis com o que você esperava; Todas essas situações dentre muitas outras podem acompanhar a estabilidade financeira que você visa. É importante pensar: Vale mesmo a pena?
Você quer ser policial militar. O que você se vê fazendo, por qual motivo você escolheu essa profissão, o que te fez chegar a essa escolha. Só você é capaz de encontrar a resposta, candidato, e ter a consciência dela é o que te fará ter forças para passar pela fase do psicológico PM e exercer seu trabalho com excelência independente do que aconteça!
Receba nosso contato !
Precisando de ajuda pra se entender e encontrar essas respostas? Dá uma olhada em como nosso curso de desenvolvimento pessoal pode te ajudar a compreender melhor a si mesmo e aos editais do perfil exigido no Psicológico PM (segue perfil abaixo).
PERFIL PSICOLÓGICO DO SOLDADO PM DE 2ª CLASSE
- Flexibilidade moderada– ausência de rigidez na conduta, no limite em que não comprometa sua conduta no bom desempenho da função;
- Disposição para o trabalho– capacidade para suportar longa exposição a agentes estressores, sem permitir que estes causem danos físicos ou mentais, sendo capaz de manter um bom nível de energia interna da qual o indivíduo dispõe para interagir com o meio;
- Capacidade de liderança– potencial para agregar as forças da comunidade, valendo-se de criatividade e proatividade, sem abdicar da autocrítica quem mantém o equilíbrio das ações;
- Relacionamento interpessoal adequado– adequado nível nas relações humanas, estejam em conflito ou não, que permita aperceber-se do comportamento dos outros do mesmo modo em que consegue comunicar-se apropriadamente;
- Inteligência– grau de inteligência geral (fator G) dentro de faixa mediana padronizada para a análise, aliado à receptividade para incorporar novos conhecimentos e reestruturar conceitos já estabelecidos, com potencial de memorização, a fim de dirigir adequadamente seu comportamento;
- Fluência verbal– facilidade para manipular os termos linguísticos na expressão do pensamento, através da verbalização clara e eficiente, expressando-se com desembaraço, sendo eficaz na comunicação;
- Resiliência– potencial para superar frustrações e reveses, valendo-se da aprendizagem das vivências para desenvolver melhor suas atividades, tornando-as mais produtivas.
CONTRA PERFIL PSICOLÓGICO DO SOLDADO PM DE 2ª CLASSE
- Descontrole emocional– utilização do potencial emocional sobrepondo-se ao racional, comprometendo o comportamento, seja por impulsividade, ansiedade ou agressividade descontrolada;
- Sinais Fóbicos– presença de sinais de medo patológico ou irracional, com dificuldade para manter o autocontrole;
- Falta de domínio psicomotor– ausência de habilidade cinestésica, por meio da qual o corpo se movimenta com eficiência, atendendo com presteza as solicitações psíquicas e ou emocionais.