Para você que tem vontade de crescimento e quer dar continuidade na sua carreira militar, vamos explicar um pouco como funciona o concurso de Sargento PM da Policia Militar do Estado de São Paulo.
O ingresso na patente de Sargento PM é feito por meio de um concurso interno de provas e provas e títulos, ou seja, é feito exclusivamente para quem já faz parte do efetivo da Policia Militar do Estado de São Paulo.
Geralmente o concurso interno é feito pela mesma banca organizadora dos concursos de Soldado PM e Cabo PM, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista, conhecida VUNESP .
E quem pode concorrer?
O requisito para se concorrer ao cargo, é ser Cabo PM ou Soldado PM de 1ª Classe (com no mínimo 5 (cinco) anos de efetivo contados até o último dia da data de inscrição).
É importante estar por dentro do edital, das normas e dos direitos que o candidato tem. Pensando nisso, a equipe do Curso Palestra Gratuita disponibiliza um Departamento Jurídico altamente especializado par dar suporte a quem precisa em tudo que envolve concurso público.
DO EDITAL – SARGENTO PM
Os editais para o Curso de Formação de Sargentos (CFS/20) são tornados públicos pela Diretoria de Ensino e Cultura da Polícia Militar do Estado de São Paulo. A referência mais atualizada é o Edital DEC-15/23/19, divulgado em setembro de 2019.
Por ele, a PM-SP visou o preenchimento de 750 vagas para Sargento, destinadas aos Cabos PM e Soldados PM 1ª Cl, com pelo menos 5 (cinco) anos de efetivo serviço, como já explicamos no início.
Os aprovados e classificados foram divididos em 2 (duas) turmas, sendo o critério ordem de classificação no concurso interno o definidor para qual dos cursos o candidato irá frequentar, considerando que os 375 (trezentos e setenta e cinco) candidatos aprovados melhores classificados frequentarão o CFS-I/20 e os subsequentes até o limite de 375 (trezentos e setenta e cinco) candidatos frequentarão o CFS-II/20, não havendo possibilidade de escolha ou reserva de vaga para um ou outro curso.
Receba nosso contato !
Vejam que, somente para este concurso interno de seleção, foram 750 vagas. Sendo assim, a preparação do candidato deve ser firme, com qualidade e orientada a aproveitar o quantitativo de vagas oferecido, o que não acontece em nenhuma outra corporação similar no país.
De seu turno, as atribuições de receber, conferir e validar as inscrições; aplicar o TAF; receber e julgar os recursos eventualmente interpostos; e lavrar os atos praticados e deliberar sobre os casos omissos serão conferidas pelo Comandante Geral a uma Comissão Examinadora do Concurso Interno.