Pela manhã de sábado, 14/07, foi divulgado no Diário oficial que a VUNESP será a banca examinadora do concurso para oficial da PM. Serão 270 vagas disponíveis. Os candidatos que conquistarem o apto em todas as etapas serão integrados ao quadro para exercício em 2019.
Agora resta a divulgação do edital do concurso para oficial da PM. Com base em concursos anteriores, isso deve acontecer daqui 30 dias. Vale lembrar que esse é um dos concursos públicos mais disputados do país, se preparar para todas as etapas do concurso é fundamental.
O candidato que conseguir o apto em todas as etapas iniciará o curso na APMBB (Academia de Polícia Militar do Barro Branco). A duração desse curso é de 3 anos, sendo os 2 primeiros anos em internato. Ao ingressar na carreira o candidato é empossado na graduação de Aluno Oficial PM e ao final de sua formação torna-se Aspirante à Oficial.
ÚLTIMOS CONCURSOS PARA OFICIAL DA PM
Se a VUNESP mantiver a estrutura do concurso para oficial da PM, ele será constituído por prova escrita, teste de aptidão física (TAF), exame médico, exame psicológico e investigação social. Baseado na maneira em que os outros concursos para oficial da PM foram feitos, estima-se que 1000 pessoas sejam convocadas para o TAF.
No último edital do concurso para oficial da PM, a fase escrita contava com 80 questões de múltipla escolha e uma redação. O candidato precisava, no teste de aptidão física, executar abdominais, flexão e extensão de cotovelos (por meio da barra). Diferentemente do concurso para soldado, o TAF para ingressar no Barro Branco conta com natação, na qual o candidato deve nadar 50 metros em uma piscina, podendo ser em qualquer estilo.
QUEM PODE PARTICIPAR DO CONCURSO PARA OFICIAL DA PM?
O candidato deve ter nacionalidade brasileira, pelo menos 17 anos e, no máximo, 30 anos de idade. Homens devem ter altura mínima de 160 centímetros, as mulheres devem ter 155 centímetros. O candidato deve estar com suas obrigações militares em dia.
São analisados alguns aspectos para que o candidato com tatuagem seja aprovado, dentre eles: a tatuagem não deve divulgar símbolo ou inscrição ofendendo valores e deveres éticos inerentes aos integrantes da Polícia Militar, ideologia terrorista ou extremista contrária às instituições democráticas ou que pregue a violência ou a criminalidade, discriminação ou preconceito de raça, credo, sexo ou origem, ideia ou ato libidinoso, ideia ou ato ofensivo aos direitos humanos,
- SESSÃO SOLENE EM MEMÓRIA AOS 50 ANOS DA MORTE DO SARGENTO DO EXÉRCITO BRASILEIRO MÁRIO KOZEL FILHO – INSPIRAÇÃO PARA CONCURSO MILITAR
FUNÇÕES
A principal função do Oficial na Polícia Militar é comandar e liderar seu efetivo operacional na preservação da Segurança Pública. Sempre norteando as ações preventivas que serão desenvolvidas e executadas em sua área de atuação. No início de carreira, chefiará um pelotão. Posteriormente, uma Companhia. Em seguida, um Batalhão. Pode, inclusive, estar à frente de um grande Comando que atinge toda uma região do Estado.