COMO A INSEGURANÇA E A ANSIEDADE PODEM ATRAPALHAR SUA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

Prepare-se para o concurso

Saiba como tratar questões psicológicas para não ser reprovado e saber lidar com a insegurança durante o certame.

Quando nos sentimos ameaçados diante de algo ou perante uma situação nova muitas vezes nos vemos inseguros diante daquilo, o que afeta de maneira considerável nosso estado emocional. E ao se inscrever para um concurso o medo pode tomar conta de você. Então para não deixar seu sonho acabar na avaliação psicológica saiba como gerenciar suas emoções e não deixar a ansiedade bater e nem a insegurança estragar o momento.

Esse mal estar que você pode sentir ao estar inseguro ou ansioso está associado a uma visão negativa de si mesmo e por isso você precisa trabalhar a sua mente para não ficar vulnerável.

O nervosismo é até natural durante as fases do concurso mas ele não pode dominar o candidato. Uma pessoa insegurança na vida muitas vezes desiste de oportunidades por medo e você não pode deixar isso acontecer com você.

É preciso trabalhar a autoestima e seus pontos fracos para poder minimizar essa insegurança, e também se estimular sempre, enfatizando suas melhores habilidades e focando nelas.

Além disso, existem técnicas que podem te ajudar a controlar essa ansiedade e como suas emoções te afetam na avaliação psicológica. Sabemos que a pressão sofrida durante o concurso é grande, mesmo o candidato se preparando, pois é algo que significa muito para ele. O medo do fracasso existe e a sensação de não poder perder sua chance é grande.

A insegurança e a ansiedade podem se manifestar de várias formas e para controlar essa situação trazemos algumas dicas para te ajudar.

TÉCNICAS DE RESPIRAÇÃO

Crises de ansiedade geralmente acontecem quando a quantidade de adrenayno corpo está alta e uma forma de controlar essa ansiedade é a respiração. Existem vários exercícios para isso e vamos citar algumas técnicas:

  1. Respiração Quadrada

Respire pelo nariz e expire pela boca pausando por 4 segundos em casa movimento. Respire por 4 segundos e expire por 4 segundos, continuando assim até se acalmar.

  1. Relaxamento Progressivo

Deite, respire profundamente, contraia os músculos por alguns segundos e relaxe. Repita até melhorar. Esse exercício ajuda a relaxar e com o sono.

  1. Mindfulness

Se concentre em um som e permita que os pensamentos passem pela sua cabeça independente de serem bons ou ruins, sem qualquer julgamento. Isso irá te ajudar a manter a concentração. Essa é uma prática de meditação que condiciona a mente a vivenciar o presente.

VOCÊ É UMA PESSOA INSEGURA?

Pessoas inseguras tem medo. Medo dos julgamentos, de não corresponder às expectativas, medo de falhar. Consequentemente vem o medo de se expressar. Mas a insegurança também pode ser identificada com outras características de comportamento, como arrogância, baixa autoestima, e são pessoas emocionalmente abaladas. E essa é uma questão que pode tirar facilmente o candidato da competição. Por isso é importante testar seu autocontrole emocional, ou seja, você precisa ser psicologicamente resiliente.

Uma pessoa segura de si e confiante aceita as consequências de comportamentos de terceiros e essa é uma característica necessária para um policial.

Uma pessoa insegura e ansiosa é uma pessoa psicologicamente frágil e isso desencadeia nelas atitudes não toleráveis como comportamentos agressivos, prática de bullying, inveja e acaba gerando conflitos.

SINAIS QUE VOCÊ PRECISA TER CUIDADO

  • Você tem raiva constante?

Se você metido(a) em brigas e procurando sempre motivos para discutir é sinal que está emocionalmente instável. Procure ajuda.

  • Como anda sua autoestima?

Se você anda com a confiança em si abalada procure trabalhar isso, pois segurança emocional é primordial para ser aprovado na avaliação psicológica. Muitas vezes a agressividade é consequência disso.

  • Vulnerabilidade emocional

Sentir-se vulnerável é outro sintoma da sua insegurança, pois irá se abalar muito facilmente e poderá perder o controle por muito pouco. Ficar na defensiva não vai te ajudar a passar de fase.

  • Ficar nervoso quando confrontado

Não seja a pessoa que revida sempre. Saiba avaliar as situações. A insegurança causa ansiedade que acaba atrapalhando sua avaliação. Além de poder desencadear um outro problema sério: a depressão.

  • Timidez excessiva

Não tenha medo de tomar iniciativa. Isso mostra sua competência e ser pró-ativo é uma qualidade muito valorizada.

  • Não se sobrecarregue

Saiba diferenciar o que você pode oi não fazer. Entenda seus limites. Ultrapassá-los pode afetar diretamente seu psicológico.

  • Você se isola das pessoas?

Uma coisa é socializar menos para manter seu cronograma de estudos,outra coisa é se afastar totalmente das pessoas do seu convívio. Ter apoio da família e amigos é importante para se manter firme no propósito da aprovação. Seja razoável com você mesmo e escolha momentos de distração.

  • Se acha inferior aos outros?

Se você sempre se acha inferior dificilmente vai assumir riscos e isso não pode acontecer jamais com um policial. Entenda que as pessoas são iguais e são elas mesmas que se colocam em posições de superiores ou inferiores. E o papel que elas assumem na vida é de acordo com o que acreditam que merecem. Assuma suas virtudes e vença seus obstáculos.

 

DICAS PARA SE LIVRAR DA INSEGURANÇA E ANSIEDADE

  • Não busque a perfeição, afinal ninguém é perfeito. Apenas faça o seu melhor sempre, buscando sempre melhorar mais com o tempo.
  • Foque nas qualidades não nas suas fraquezas
  • Trabalhe a autoconfiança
  • Livre-se dos pensamentos negativos
  • Imprevistos acontecem. Tire apenas uma lição positiva de cada um deles.
  • Não se compare com terceiros
  • Foque no seu objetivo. Conseguir seu APTO.

E lembre-se que qualquer medicamento só pode ser usado com prescrição médica. Pense positivo e lembre que o medicamento não irá fazer milagres. Seja sincero consigo mesmo(a) e siga sua rotina de forma que te faça relaxar .

É natural ficar ansioso diante de uma avaliação, e tente se avaliar como você lida com a situação.  Remédios podem atrapalhar em vez de te ajudar pois poderá te causar uma sensação de sonolência. Respire profundamente, medite e mantenha uma alimentação leve nos dias de avaliação. Se achar que sua ansiedade é algo mais sério, procure ajuda profissional.

Mais:

APRENDA A LIDAR COM O TÉDIO E SEJA APROVADO NO PSICOLÓGICO

ENTENDA SUAS EMOÇÕES E SE TORNE APTO

 

Últimas do Blog

Categorias do Blog

Nossos Cursos

Vídeos Relacionados

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Fechar Menu

Assine nosso Telegram

Fique por dentro dos concursos da segurança pública

Receba nosso contato !

Eu aceitoAo preencher, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber comunicações do Curso Palestra Gratuita.

Receba nosso contato !

Eu aceitoAo preencher, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber comunicações do Curso Palestra Gratuita.