Saiba como tratar questões psicológicas para não ser reprovado e saber lidar com a insegurança durante o certame.
Quando nos sentimos ameaçados diante de algo ou perante uma situação nova muitas vezes nos vemos inseguros diante daquilo, o que afeta de maneira considerável nosso estado emocional. E ao se inscrever para um concurso o medo pode tomar conta de você. Então para não deixar seu sonho acabar na avaliação psicológica saiba como gerenciar suas emoções e não deixar a ansiedade bater e nem a insegurança estragar o momento.
Esse mal estar que você pode sentir ao estar inseguro ou ansioso está associado a uma visão negativa de si mesmo e por isso você precisa trabalhar a sua mente para não ficar vulnerável.
O nervosismo é até natural durante as fases do concurso mas ele não pode dominar o candidato. Uma pessoa insegurança na vida muitas vezes desiste de oportunidades por medo e você não pode deixar isso acontecer com você.
É preciso trabalhar a autoestima e seus pontos fracos para poder minimizar essa insegurança, e também se estimular sempre, enfatizando suas melhores habilidades e focando nelas.
Além disso, existem técnicas que podem te ajudar a controlar essa ansiedade e como suas emoções te afetam na avaliação psicológica. Sabemos que a pressão sofrida durante o concurso é grande, mesmo o candidato se preparando, pois é algo que significa muito para ele. O medo do fracasso existe e a sensação de não poder perder sua chance é grande.
A insegurança e a ansiedade podem se manifestar de várias formas e para controlar essa situação trazemos algumas dicas para te ajudar.
TÉCNICAS DE RESPIRAÇÃO
Crises de ansiedade geralmente acontecem quando a quantidade de adrenayno corpo está alta e uma forma de controlar essa ansiedade é a respiração. Existem vários exercícios para isso e vamos citar algumas técnicas:
- Respiração Quadrada
Respire pelo nariz e expire pela boca pausando por 4 segundos em casa movimento. Respire por 4 segundos e expire por 4 segundos, continuando assim até se acalmar.
- Relaxamento Progressivo
Deite, respire profundamente, contraia os músculos por alguns segundos e relaxe. Repita até melhorar. Esse exercício ajuda a relaxar e com o sono.
- Mindfulness
Se concentre em um som e permita que os pensamentos passem pela sua cabeça independente de serem bons ou ruins, sem qualquer julgamento. Isso irá te ajudar a manter a concentração. Essa é uma prática de meditação que condiciona a mente a vivenciar o presente.
VOCÊ É UMA PESSOA INSEGURA?
Pessoas inseguras tem medo. Medo dos julgamentos, de não corresponder às expectativas, medo de falhar. Consequentemente vem o medo de se expressar. Mas a insegurança também pode ser identificada com outras características de comportamento, como arrogância, baixa autoestima, e são pessoas emocionalmente abaladas. E essa é uma questão que pode tirar facilmente o candidato da competição. Por isso é importante testar seu autocontrole emocional, ou seja, você precisa ser psicologicamente resiliente.
Uma pessoa segura de si e confiante aceita as consequências de comportamentos de terceiros e essa é uma característica necessária para um policial.
Uma pessoa insegura e ansiosa é uma pessoa psicologicamente frágil e isso desencadeia nelas atitudes não toleráveis como comportamentos agressivos, prática de bullying, inveja e acaba gerando conflitos.
SINAIS QUE VOCÊ PRECISA TER CUIDADO
- Você tem raiva constante?
Se você metido(a) em brigas e procurando sempre motivos para discutir é sinal que está emocionalmente instável. Procure ajuda.
- Como anda sua autoestima?
Se você anda com a confiança em si abalada procure trabalhar isso, pois segurança emocional é primordial para ser aprovado na avaliação psicológica. Muitas vezes a agressividade é consequência disso.
- Vulnerabilidade emocional
Sentir-se vulnerável é outro sintoma da sua insegurança, pois irá se abalar muito facilmente e poderá perder o controle por muito pouco. Ficar na defensiva não vai te ajudar a passar de fase.
- Ficar nervoso quando confrontado
Não seja a pessoa que revida sempre. Saiba avaliar as situações. A insegurança causa ansiedade que acaba atrapalhando sua avaliação. Além de poder desencadear um outro problema sério: a depressão.
- Timidez excessiva
Não tenha medo de tomar iniciativa. Isso mostra sua competência e ser pró-ativo é uma qualidade muito valorizada.
- Não se sobrecarregue
Saiba diferenciar o que você pode oi não fazer. Entenda seus limites. Ultrapassá-los pode afetar diretamente seu psicológico.
- Você se isola das pessoas?
Uma coisa é socializar menos para manter seu cronograma de estudos,outra coisa é se afastar totalmente das pessoas do seu convívio. Ter apoio da família e amigos é importante para se manter firme no propósito da aprovação. Seja razoável com você mesmo e escolha momentos de distração.
- Se acha inferior aos outros?
Se você sempre se acha inferior dificilmente vai assumir riscos e isso não pode acontecer jamais com um policial. Entenda que as pessoas são iguais e são elas mesmas que se colocam em posições de superiores ou inferiores. E o papel que elas assumem na vida é de acordo com o que acreditam que merecem. Assuma suas virtudes e vença seus obstáculos.
DICAS PARA SE LIVRAR DA INSEGURANÇA E ANSIEDADE
- Não busque a perfeição, afinal ninguém é perfeito. Apenas faça o seu melhor sempre, buscando sempre melhorar mais com o tempo.
- Foque nas qualidades não nas suas fraquezas
- Trabalhe a autoconfiança
- Livre-se dos pensamentos negativos
- Imprevistos acontecem. Tire apenas uma lição positiva de cada um deles.
- Não se compare com terceiros
- Foque no seu objetivo. Conseguir seu APTO.
E lembre-se que qualquer medicamento só pode ser usado com prescrição médica. Pense positivo e lembre que o medicamento não irá fazer milagres. Seja sincero consigo mesmo(a) e siga sua rotina de forma que te faça relaxar .
É natural ficar ansioso diante de uma avaliação, e tente se avaliar como você lida com a situação. Remédios podem atrapalhar em vez de te ajudar pois poderá te causar uma sensação de sonolência. Respire profundamente, medite e mantenha uma alimentação leve nos dias de avaliação. Se achar que sua ansiedade é algo mais sério, procure ajuda profissional.
Mais:
APRENDA A LIDAR COM O TÉDIO E SEJA APROVADO NO PSICOLÓGICO
ENTENDA SUAS EMOÇÕES E SE TORNE APTO