Concurso para GCM com 30 vagas é aberto no município de Arcoverde, em Pernambuco. A remuneração é de 2 mil reais.
A Prefeitura Municipal de Arcoverde PE está com inscrições abertas para concurso de Guarda Municipal. São 30 vagas mais 20 de cadastro reserva com remuneração de R$ 2.000,00.
Os candidatos precisam ter no mínimo 18 anos e Ensino Médio completo. A inscrição pode ser feita até o dia 20 de Abril no site da organizadora IGEDUC. A taxa é de R$ 110,00. A prova está marcada para dia 19 de Maio.
Para saber todos os detalhes de como funciona o concurso para GCM de Arcoverde PE confira o edital no link Edital GCM Arcoverde PE
DAS CONDIÇÕES PARA INGRESSO:
• Ser brasileiro nato ou naturalizado, ou, ainda, no caso de estrangeiro, estar com situação regular no país, por intermédio de visto temporário ou permanente;
• Estar em dia com as obrigações eleitorais;
• Ter certificado de reservista ou de dispensa de incorporação, em caso de candidato do sexo masculino;
• CNH categoria “AB” ou superior, bem como comprovante de inexistência de processo de suspensão do direito de dirigir, de cassação da Carteira Nacional de Habilitação ou da permissão para dirigir, e comprovação de não ter cometido infrações nos últimos doze meses anteriores à nomeação, com pontuação igual ou superior a 20 (vinte) pontos;
• Não acumular empregos, funções ou cargos públicos, salvo nos casos constitucionalmente admitidas;
• Apresentar os documentos, os resultados de exames e prestar as informações requeridas pelo Município de Arcoverde (PE).
DO PROCESSO SELETIVO
O presente concurso público será realizado conforme as etapas abaixo discriminadas:
1. Prova Objetiva – Eliminatório e classificatório
2. Teste de Aptidão Física – Eliminatório
3. Avaliação Psicológica – Eliminatória
4. Exame de Saúde e Aferição de Deficiência – Eliminatório
5. Investigação Social – Eliminatória
6. Curso de Formação – Eliminatório
DA PROVA OBJETIVA
As questões da prova objetiva avaliam habilidades que vão além do mero conhecimento memorizado eabrangem a compreensão, a aplicação, a análise, a síntese e a avaliação, com o intuito de valorizar a capacidade de raciocínio e de resolução de problemas pelo candidato e, portanto, cada item de avaliação pode abordar mais de um tema, habilidade e assunto, assim como as leis, técnicas, atribuições e normas inerentes ao cargo.
A prova objetiva pode conter textos, imagens, gráficos e outros recursos complementares às questões a fim de tornar a avaliação de conhecimentos mais completa.
As questões da prova objetiva serão estruturadas de acordo com o conteúdo a seguir:
• Conhecimentos Gerais – 30 questões
• Conhecimentos Específicos – 70 questões
Será desclassificado o candidato que obtiver nota inferior a 50 pontos na prova objetiva.
DO TESTE DE APTIDÃO FÍSICA – TAF
O Teste de Aptidão Física compreenderá 5 exercícios de capacidade física, todos de realização obrigatória para cada sexo – masculino e feminino, independentemente do desempenho dos candidatos em cada um deles, e que deverão ser realizados na sequência abaixo estabelecida:
1. Teste Dinâmico de barra fixa (sexo masculino) e Teste Estático de barra fixa (sexo feminino);
2. Flexão abdominal (sexos masculino e feminino);
3. Teste de impulsão horizontal (sexos masculino e feminino);
4. Teste de flexo-extensão de cotovelos em apoio de frente ao solo em quatro apoios (sexo masculino) e Teste deflexo-extensão de cotovelos em apoio de frente ao solo em seis apoios (sexo feminino); e
5. Corrida de 100 metros (sexos masculino e feminino).
DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Estarão habilitados a participar da avaliação psicológica – etapa exclusivamente eliminatória – os(as) candidatos(as) convocados para o Teste de Aptidão Física.
A avaliação psicológica será realizada com base nas atribuições, das responsabilidades e das competências necessárias ao cargo com vagas ofertadas neste certame.
Os requisitos psicológicos para o desempenho no cargo serão estabelecidos previamente, por meio de estudo científico das atribuições e responsabilidades do cargo, ou seja, descrição detalhada das atividades e tarefas, identificação dos conhecimentos, habilidades e características pessoais necessários para sua execução e identificação de características restritivas ou impeditivas para o cargo.
A avaliação psicológica poderá consistir na aplicação coletiva e(ou) individual de instrumentos, capazes de aferir, de forma objetiva e padronizada, os requisitos psicológicos do candidato para o desempenho das atribuições inerentes ao cargo.
São requisitos da avaliação psicológica as características de personalidade, a capacidade intelectual e as habilidades específicas, definidos em consonância com o estudo científico já mencionado.
A avaliação psicológica será realizada por banca examinadora constituída por psicólogos regularmente inscritos em Conselho Regional de Psicologia.
A Avaliação Psicológica ocorrerá dentro dos parâmetros estabelecidos no Decreto Federal nº 9.739/2019 e nas Resoluções do Conselho Federal de Psicologia nº 10/2005, nº 02/2016, nº 06/2019 e nº 31/2022.
O resultado da avaliação psicológica será obtido por meio da análise de todos os instrumentos psicológicos utilizados, considerando os critérios estabelecidos, a partir do estudo científico do cargo, os quais deverão ser relacionados aos requisitos psicológicos do candidato para o desempenho das atribuições inerentes ao cargo.
Na avaliação psicológica, o candidato será considerado “Apto”, “Inapto” ou “Faltoso”.
EXAME DE SAÚDE E AFERIÇÃO DE DEFICIÊNCIA
Estarão habilitados a participar desta Etapa de Exame de Saúde e Aferição de Deficiência dos candidatos com deficiência – etapa exclusivamente eliminatória a ser realizada pela Município de Arcoverde (PE) – os candidatos ao cargo de Guarda Municipal considerados “Aptos” no resultado definitivo da Avaliação Psicológica, os quais serão convocados por meio da Lista de Convocação específica a ser publicada na data prevista no cronograma contido no edital.
O Exame de Saúde visa a verificar as condições de saúde e a existência de eventuais doenças, condições, sinais ou sintomas incapacitantes dos candidatos ao cargo de Guarda Municipal de Arcoverde (PE), nos termos do edital.
As requisições para o Exame Médico são as seguintes:
a) Hemograma completo com plaquetas;
b) Dosagens de glicose, ureia, creatinina, ácido úrico, AST e ALT;
c) Grupo sanguíneo;
d) Fator Rh;
e) Sorologia para Doença de Chagas por imunofluorescência;
f) HBSAG;
g) Anti-HBC-IGG;
h) VDRL;
i) Coagulograma completo (TAP, TTPA e tempo de sangria);
j) Exame de Urina (Sumário);
k) Ecocardiograma transtorácico (imagem e laudo);
l) Eletrocardiograma (imagem e laudo);
m) Eletroencefalograma (imagem e laudo);
n) Ecografia de abdome total e vias urinárias (imagem e laudo);
o) Audiometria;
p) Exame oftalmológico completo (acuidade visual com e sem correção, pressão intraocular e fundo de olho, inclusive avaliação cromática);
q) Laudo ortopédico relativo ao aparelho locomotor e ao aparelho osteoarticular;
r) Laudo de Sanidade Mental emitido por médico psiquiatra;
s) Raio-X do Tórax em PA e perfil (imagem e laudo);
t) Raio-X da Coluna cervical em AP e perfil (imagem e laudo);
u) Raio-X da Coluna lombossacra em AP e perfil (imagem e laudo).
O candidato que se declarar deficiente no ato de sua inscrição, caso convocado para esta 5ª Etapa do Concurso, será submetido à aferição de deficiência promovida pela Junta Médica Oficial a ser designada pelo Município de Arcoverde (PE), que verificará sua qualificação como pessoa com deficiência, o grau da deficiência e a capacidade para o exercício do cargo de Guarda Municipal, e que terá decisão determinativa sobre:
a) A qualificação do candidato enquanto pessoa com deficiência (PCD), observando obrigatoriamente os critérios estabelecidos pelo Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, da Presidência da República, e alterações;
b) A compatibilidade da deficiência constatada com o exercício das atividades inerentes ao cargo ao qual concorre, tendo por referência a descrição das atribuições do cargo constantes deste edital e a legislação vigente.
DA INVESTIGAÇÃO SOCIAL
A avaliação de comportamento e de idoneidade moral dos candidatos convocados para esta Etapa far-se-á através de Investigação Social, a ser realizada pelo Município de Arcoverde (PE).
A investigação social tem caráter eliminatório e será realizada para todos os candidatos considerados “Aptos” no resultado definitivo da Avaliação Psicológica.
A Investigação Social visa a averiguar a vida pregressa e atual do candidato em todos os aspectos da vida em sociedade, quer seja social, moral, profissional, escolar, dentre outras possíveis, impedindo que pessoa com perfil incompatível ingresse como ou Guarda Municipal de Arcoverde (PE).
Os candidatos serão convocados a comparecer ao local indicado na Lista de Convocação para preencherem a Ficha de Informações Confidenciais (FIC) da Investigação Social, de acordo com as informações constantes da Lista de Convocação específica para esta Etapa, a ser publicada na data prevista no cronograma contido no edital.
DO CURSO DE FORMAÇÃO
O curso de formação terá carga horária total de 400 horas, das quais no mínimo 100 horas serão ministradas de forma presencial e até 300 horas serão ministradas na modalidade de Ensino à Distância (EAD).
A participação no curso de formação é um requisito para a posse e, assim, é obrigatória para todos os indivíduos habilitados para esse treinamento, os quais devem atingir a frequência mínima de 80% da carga horária total do curso de formação, sendo eliminado o aluno que não atender a este item do edital.
Para a determinação de percentual de frequência de cada aluno serão consideradas exclusivamente as marcações na ata de presença e as anotações em relatório de sala realizadas pelo instrutor do curso, quando da ocorrência de aulas presenciais. No caso de aulas ministradas a distância, a frequência será aferida por meio do acesso às aulas e à realização das atividades propostas.
Tendo em vista que o Curso de Formação não caracteriza vínculo empregatício com a Prefeitura Municipal de Arcoverde (PE), não serão aceitos eventuais atestados médicos para abonar faltas durante o Curso de Formação.
Eventuais atestados médicos terão efeitos apenas para justificativa da ausência no Curso de Formação, sendo indispensável, a todos, o cumprimento da carga horária mínima de 80% no Curso.
No curso de formação, é obrigatório que cada aluno realize todas as atividades que lhe forem solicitadas pelos instrutores do curso, preenchendo devidamente a apostila que lhe for entregue e atuando em conformidade com as determinações de cada atividade educativa.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Língua Portuguesa
2. Noções de Informática
3. Conhecimentos Específicos – Legislação
Mais: