Prefeitura de Nova Serrana, em Minas Gerais, lança edital para concurso de Guarda Municipal. As inscrições começam em Outubro.
Foi lançado o edital para concurso de GCM do município de Nova Serrana, em MG. São 20 vagas para candidatos com Ensino Médio completo e idade mínima de 18 anos.
Os candidatos precisam ter altura mínima de 1,65cm para homens e 1,60cm para mulheres.
As inscrições acontecem do dia 31 de Outubro a 18 de Novembro no site da organizadora IBGP. A taxa de inscrição é de R$ 100,00.
A remuneração será de R$ 2.971,69. A prova está marcada para o dia 08 de Dezembro.
Para saber todos os detalhes de como funciona o concurso para GCM de Nova Serrana MG confira o edital no link: gcm-nova-serrana-mg-2024
DAS CONDIÇÕES PARA INGRESSO:
• Ser brasileiro nato ou naturalizado, ou no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos;
• Estar em gozo dos direitos políticos;
• Estar quite com as obrigações eleitorais;
• Estar em dia com as obrigações militares, para os candidatos do sexo masculino;
• Não receber proventos de aposentadoria decorrentes do art. 40 ou dos arts. 42 e 142 da Constituição Federal de 1988, com a remuneração de cargo, emprego ou função pública, ressalvados os cargos acumuláveis na forma da respectiva Constituição, os cargos eletivos e os cargos em comissão declarados em lei de livre nomeação e exoneração;
• Não acumular remuneração de cargos públicos, ressalvados os cargos acumuláveis na forma da Constituição Federal de 1988;
• CNH Categoria A/B
DO PROCESSO SELETIVO
O certame de que trata este Edital constará das seguintes etapas:
1. PROVA OBJETIVA – ELIMINATÓRIO E CLASSIFICATÓRIO
2. PROVA DE CAPACIDADE FÍSICA – ELIMINATÓRIO E CLASSIFICATÓRIO
3. AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA – ELIMINATÓRIO
4. SINDICÂNCIA SOCIAL – ELIMINATÓRIO
5. AVALIAÇÃO MÉDICA – ELIMINATÓRIO
6. CURSO DE FORMAÇÃO – ELIMINATÓRIO
DA PROVA OBJETIVA
A 1ª Etapa deste certame será constituída de Prova Objetiva de Múltipla Escolha, de caráter eliminatório e classificatório, que será valorada de 0,0(zero) a 100,0(cem) pontos e conterá 30(trinta) questões, com 04(quatro) alternativas (A, B, C, D), sendo somente uma correta e será dividida em 05(cinco) partes e composta pelos seguintes conteúdos:
• Língua Portuguesa – 10 questões
• Noções de Informática – 05 questões
• Conhecimentos Gerais e Atualidades – 05 questões
• Legislação – 05 questões
• Conhecimentos Específicos – 05 questões
DA PROVA DE CAPACITAÇÃO FÍSICA
A Prova de Capacidade Física será realizada para candidatos da ampla concorrência e Pessoas com Deficiência (PcD) e consistirá nas seguintes modalidades:
a) Força muscular dos membros superiores – Teste Dinâmico na barra fixa (masculino) e Isometria na barra fixa (feminino);
b) Flexão Abdominal – masculino e feminino;
c) Corrida de Resistência Aeróbica de 12(doze) minutos – masculino e feminino.
DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
A Avaliação Psicológica deverá compreender os instrumentos utilizados para avaliar o perfil psicológico do candidato, a fim de verificar sua capacidade de adaptação e seu potencial de desempenho positivo, que serão definidos segundo os critérios objetivos e os parâmetros estabelecidos pelo Perfil Profissiográfico, através das seguintes características cognitivas:
DA SINDICÂNCIA SOCIAL
A Sindicância Social tem por objetivo a realização de pesquisa da vida pública do candidato, por meio da avaliação objetiva de documentos, atestados e pesquisas de campo, a fim de que se comprove sua conduta ilibada e idoneidade moral, incluindo a apresentação, pelo candidato, de documentos relativos aos antecedentes criminais e de distribuição de ações judiciais, sendo realizada de forma reservada e procedida por Comissão específica, observados os critérios definidos neste Edital.
A comprovação da idoneidade moral por intermédio da emissão de certidões (negativas de antecedentes criminais fornecidas pela Justiça Federal, Estadual, Militar e Eleitoral e de não estar respondendo a inquérito policial ou a processo criminal) amparada pela Lei Federal nº 10.826/2003, Decreto Federal nº 5.123/2004 e Portaria DPF nº 65/2006.
A Comissão específica será designada por ato do Presidente da Comissão do Concurso Público, a ser publicado no endereço eletrônico www.novaserrana.mg.gov.br.
Os candidatos deverão preencher o Formulário e Declaração de Sindicância Social, disponível no endereço eletrônico www.ibgpconcursos.com.br com os dados exigidos no edital, imprimir, assinar a declaração constante do final do formulário, juntar aos documentos previsto no edital.
DA AVALIAÇÃO MÉDICA
A inspeção médica oficial para avaliação do candidato com deficiência e a caracterização de deficiência será feita por equipe multiprofissional, à luz das prerrogativas do edital e subitens deste.
A verificação da compatibilidade entre a deficiência e as atividades inerentes ao cargo público para o qual o candidato concorre, será realizada por Equipe Multiprofissional, constituída no ato do provimento, à luz da Lei Federal nº 13.146/2015 e do artigo 5º do Decreto Federal nº 9.508/2018.
A critério da inspeção médica oficial, poderão ser solicitados exames complementares para a constatação da deficiência e da aptidão ou compatibilidade da respectiva deficiência com a natureza e complexidade das atribuições a serem exercidas no cargo, na forma prevista na legislação específica.
A inspeção médica oficial será realizada para verificar:
- a) As informações prestadas pelo candidato;
- b) Se a deficiência informada pelo candidato se enquadra nos amparos normativos, citados no edital e subitens;
- c) Se o candidato se encontra apto do ponto de vista físico e mental para o exercício do cargo;
- d) Se há compatibilidade entre a deficiência do candidato e a natureza e complexidade das atribuições a serem exercidas no cargo, na forma prevista na legislação específica;
- e) A possibilidade de uso, pelo candidato, de equipamentos ou outros meios que habitualmente utilize; e
- f) O CID e outros padrões reconhecidos nacional e internacionalmente
DO CURSO DE FORMAÇÃO
Durante o Curso de Formação, de caráter eliminatório, serão aplicadas ao candidato as regras de planejamentos, avaliação, prova final, horários, direitos, obrigações e princípios éticos da disciplina e hierarquia, que estarão estabelecidos em regulamento próprio a ser disponibilizado aos candidatos em momento oportuno.
O candidato será considerado infrequente quando deixar de comparecer a mais de 25% (vinte e cinco por cento) das aulas ministradas, por área temática ou atividade curricular.
Cada conteúdo programático (disciplina) terá uma prova final cujo valor máximo será de 100,0 (cem) pontos.
Será considerado aprovado no Curso de Formação o candidato que obtiver o mínimo de 60,0 (sessenta) pontos, em cada conteúdo programático e não for considerado infrequente.
Será atribuída nota 0,0 (zero) ao candidato que deixar de comparecer à realização de qualquer Prova Final.
O aproveitamento do candidato no Curso de Formação será determinante para aprovação.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Língua Portuguesa
- Noções de Informática
- Conhecimentos Gerais e Atualidades:
– História do Município de Nova Serrana
– Geografia Urbana
- Legislação:
– Direito Administrativo
– Direito Constitucional
– Direitos Humanos
– Direito Penal e Legislação Especiais
– Código Penal
- Conhecimentos Específicos
Mais:
COMO FUNCIONA O CONCURSO DE GCM IGARAPÉ MG
COMO FUNCIONA O CONCURSO DE GCM DE CONSELHEIRO LAFAIETE MG