COMO FUNCIONA O CONCURSO DE GCM DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE PE

Prepare-se para o concurso

Estão abertas as inscrições para o concurso de Guarda Municipal do município de Santa Cruz de Capibaribe, em Pernambuco.

A Prefeitura Municipal de Santa Cruz de Capibaribe PE abriu concurso para GCM com 70 vagas para candidatos de no mínimo 18 anos com Ensino Médio completo.

Os interessados podem se inscrever até o dia 31 deste mês de Outubro no site do Instituto Darwin mediante taxa de R$ 150,00.

A prova será dia 19 de Janeiro de 2025. A remuneração do cargo será de R$ 1.800,00.

Para saber todos os detalhes de como funciona o concurso para GCM de Santa Cruz de Capibaribe PE confira o edital no link: edital

DAS CONDIÇÕES PARA INGRESSO:

• Ter nacionalidade brasileira; no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos,

• CNH categoria “AB”, regular;

• apresentar comprovação da escolaridade exigida para o cargo;

• estar quite com as obrigações eleitorais e, se do sexo masculino, também com as obrigações militares;

• firmar declaração de não estar cumprindo e nem ter sofrido, no exercício da função pública,

penalidade por prática de improbidade administrativa, aplicada por qualquer órgão público ou entidade da esfera federal, estadual ou municipal;

• apresentar declaração quanto ao exercício de outro(s) cargo(s), emprego(s) ou função(ões) pública(s) e sobre recebimento de proventos decorrentes de aposentadoria e/ou pensão;

• firmar declaração de não estar cumprindo sanção por inidoneidade, aplicada por qualquer órgão público ou entidade da esfera federal, estadual ou municipal;

• ser considerado apto no exame admissional, mediante apresentação dos laudos, exames declaração de saúde que forem por ela exigidos;

• não ter sido condenado à pena privativa de liberdade transitada em julgado ou qualquer outra condenação incompatível com a função pública.

DO PROCESSO SELETIVO

O Concurso Público para Guarda Civil Municipal de que trata este Edital, compreenderá as seguintes etapas:

1. Prova Objetiva e Discursiva (Redação) – Eliminatória e Classificatória.

2. Teste de Aptidão Física (TAF) – Eliminatório

3. Avaliação Psicológica – Eliminatório

4. Avaliação de Saúde – Eliminatória

5. Investigação Social – Eliminatória

6. Curso de Formação – Eliminatório

DA PROVA OBJETIVA

A prova objetiva será composta por questões de múltipla escolha e cada questão conterá quatro alternativas (A, B, C e D), dentre as quais apenas uma estará correta.

Para o cargo e Guarda Civil Municipal, previsto no Edital, a prova objetiva será composta de:

• Língua Portuguesa – 12 questões

• Raciocínio Lógico – 8 questões

• Conhecimentos Específicos ao cargo – 20 questões

Será considerado aprovado na prova objetiva deste Concurso Público os candidatos que fizerem o mínimo de 50% (cinquenta por cento) do total de pontos atribuídos à prova objetiva de múltipla escolha e pontuarem o mínimo de 1 (uma) questão por disciplina.

DA PROVA DISCURSIVA (REDAÇÃO)

As provas discursivas, de caráter eliminatório e classificatório, serão aplicadas nos mesmos dia e horário previstos para realização das provas objetivas, e compreenderá a elaboração de um texto dissertativo de, no mínimo, 25 (vinte e cinco) e no máximo 30 (trinta) linhas, e valerá de 0,0 (zero) até 40,0 (quarenta) pontos.

O texto dissertativo deverá ser desenvolvido sobre tema a ser anunciado no caderno de prova, que refletirá questões contemporâneas e sociais de relevância, que exigirão do candidato uma abordagem crítica e bem fundamentada na redação.

DO TESTE DE APTIDÃO FÍSICATAF

O Teste de Aptidão Física, de presença/execução obrigatória e de caráter apenas eliminatório, visa a avaliar a capacidade mínima do candidato para suportar, física e organicamente, as atividades e demais exigências próprias do cargo de Guarda Civil Municipal.

O TAF consistirá em submeter os candidatos a 3 (três) testes, a serem realizados na seguinte sequência:

1. Teste Dinâmico de Barra Fixa (sexo masculino) e Teste Estático de Barra Fixa (sexo feminino);

2. Flexão abdominal (sexos masculino e feminino);

3. Corrida de 12 (doze) minutos (sexos masculino e feminino)

DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

A avaliação psicológica, de caráter eliminatório, se dará mediante o emprego de procedimentos objetivos e científicos, com aplicação de testes psicológicos devidamente reconhecidos pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP).

A avaliação psicológica é um processo realizado por meio do emprego de um conjunto de procedimentos objetivos e científicos e que tem por finalidade comprovar se o candidato possui os requisitos para o cargo, aferindo o grau de compatibilidade das suas características cognitivas e de personalidade desejáveis e restritivas para o exercício das atividades.

Os candidatos serão convocados por meio de edital de convocação específico, que disporá sobre os horários e o local de realização da avaliação psicológica, além dos critérios de avaliação.

A avaliação psicológica, de presença obrigatória, ocorrerá dentro dos parâmetros estabelecidos na Lei Federal nº 4.878/1965, no Decreto Federal nº 9.739, de 28 de março de 2019, e nas Resoluções do Conselho Federal de Psicologia nº 10/2005, nº 02/2016 e nº 009/2018.

A avaliação psicológica será realizada por banca examinadora constituída por membros regularmente inscritos no Conselho Regional de Psicologia.

Na Avaliação Psicológica, o candidato será considerado “Recomendado” ou “Não Recomendado” para odesempenho eficiente das atividades do cargo de Guarda Civil Municipal de Santa Cruz do Capibaribe, exclusivamente.

Será considerado “recomendado” o candidato que apresentar características compatíveis com os requisitos psicológicos necessários para o exercício do cargo.

Será considerado “não recomendado” o candidato que não apresentar as características compatíveis com os requisitos psicológicos necessários para o exercício do cargo ou que apresente fatores de contraindicação previstos no edital.

A não recomendação do candidato na Avaliação Psicológica não significará, necessariamente, incapacidade intelectual e/ou existência de transtornos de personalidade, indicando apenas que não atendeu, à época dos exames, aos requisitos e/ou perfil exigidos para o exercício do cargo pretendido.

DA AVALIAÇÃO DE SAÚDE

A etapa de Avaliação de Saúde constitui-se como uma etapa de caráter exclusivamente eliminatório, que objetiva aferir, por meio de documentação e exames apresentados pelo candidato convocado, se o candidato goza de boa saúde física e mental para suportar os exercícios a que será submetido para desempenhar as atribuições típicas do cargo.

Os exames e resultados que deverão ser providenciados e apresentados pelo candidato convocado para esta Etapa de Avaliação de Saúde são os seguintes:

a) Hemograma completo com plaquetas;

b) Grupo sanguíneo;

c) Fator Rh;

d) Dosagens de glicose, ureia, creatinina, ácido úrico, AST e ALT;

e) Sorologia para Doença de Chagas por imunofluorescência;

f) HBSAG;

g) Anti-HBC-IGG;

h) VDRL;

i) Coagulograma completo (TAP, TTPA e tempo de sangria);

j) Exame de Urina (Sumário);

k) Ecocardiograma transtorácico (imagem e laudo);

l) Eletrocardiograma (imagem e laudo);

m) Eletroencefalograma (imagem e laudo);

n) Ecografia de abdome total e vias urinárias (imagem e laudo);

o) Audiometria;

p) Exame oftalmológico (acuidade visual, tonometria, senso cromático, fundo de olho, biomicroscopia);

q) Laudo ortopédico relativo ao aparelho locomotor e ao aparelho osteoarticular;

r) Laudo de Sanidade Mental emitido por médico psiquiatra;

s) Raio-X do Tórax em PA e perfil (imagem e laudo);

t) Raio-X da Coluna cervical em AP e perfil (imagem e laudo);

u) Raio-X da Coluna lombossacra em AP e perfil (imagem e laudo);

v) Exame toxicológico, nos termos do subitem 9.6 deste Edital;

w) laudo psicológico que comprove a aptidão para manuseio de arma de fogo emitido por Psicólogo habilitado e credenciado pela Polícia Federal.

DA INVESTIGAÇÃO SOCIAL

A investigação social, como requisito básico para investidura do cargo, visa apurar se o candidato apresenta procedimento irrepreensível e idoneidade moral inatacável.

A investigação social é de competência do Centro de Ensino e Pesquisa de Segurança Pública Municipal da Secretaria de Defesa Social de Santa Cruz do Capibaribe/PE.

Os candidatos serão convocados para a Investigação Social por meio de edital de convocação específico, a ser publicado no endereço eletrônico https://www.santacruzdocapibaribe.pe.gov.br/.

O candidato preencherá, para fins de investigação social, um Questionário de Informações Confidenciais (QIC), que será disponibilizado na forma e no endereço eletrônico da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe, em data a ser informada no edital de convocação para a etapa do Curso de Formação.

Os candidatos convocados para a matrícula no Curso de Formação deverão preencher e imprimir o QIC e apresentá-lo, no período a ser estabelecido por meio de edital de convocação, juntamente com seus documentos e certidões.

DO CURSO DE FORMAÇÃO

O curso de formação, de caráter eliminatório, será regido pelas normas inerentes à categoria funcional (observada a Matriz Curricular Nacional para Guardas Municipais para Formação em Segurança Pública), por este edital e pelo edital de convocação para a matrícula.

O curso de formação será realizado em turmas, segundo a ordem de classificação dos candidatos aprovados na primeira fase do concurso, pelo Centro de Ensino e Pesquisa de Segurança Pública Municipal da Secretaria de Defesa Social de Santa Cruz do Capibaribe.

Os candidatos serão convocados para a matrícula no Curso de Formação por meio de edital de convocação específico, a ser publicado no endereço eletrônico https://www.santacruzdocapibaribe.pe.gov.br/ .

A critério da Administração Pública e da disponibilidade das vagas, poderá ser convocado para a matrícula em outras turmas do Curso de Formação o restante dos candidatos aprovados na primeira fase do Concurso, observada a ordem de classificação, após a homologação do resultado final no Concurso dos candidatos aprovados na primeira turma.

Será eliminado do Curso de Formação e, consequentemente, do Concurso, o candidato que:

a) deixar de efetuar a matrícula no Curso de Formação, dele se afastar por qualquer motivo, não frequentar, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) das horas de atividades e(ou) não satisfizer os demais requisitos legais, regulamentares e(ou) regimentais; e

b) obtiver nota final no Curso de Formação inferior ao estabelecido no edital de convocação para a etapa.

A duração e os horários de aula, assim como os objetos de avaliação, serão indicados quando da convocação para esta etapa, em edital específico.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Língua Portuguesa

2. Raciocínio Lógico

3. Conhecimentos Específicos do cargo

 

Mais:

COMO FUNCIONA O CONCURSO DE GCM DE SÃO BENEDITO DO SUL PE

FUI REPROVADO! QUANDO BUSCAR UMA ASSESSORIA JURÍDICA ESPECIALIZADA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Últimas do Blog

Categorias do Blog

Nossos Cursos

Vídeos Relacionados

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Últimas Notícias:

Voltar página anterior
Fechar Menu

Assine nosso Telegram

Fique por dentro dos concursos da segurança pública

Receba nosso contato !

Eu aceitoAo preencher, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber comunicações do Curso Palestra Gratuita.

Receba nosso contato !

Eu aceitoAo preencher, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber comunicações do Curso Palestra Gratuita.