Prefeitura de Valinhos abre concurso para Guarda Municipal com 20 vagas. Inscrições já estão abertas.
Estão abertas as inscrições para mais um concurso de GCM no Estado de SP. Dessa vez o município de Valinhos oferece 20 vagas para candidatos de no mínimo 18 anos.
Os interessados devem ter Ensino Médio completo e se inscrever no site da AVANÇASP até o dia 22 de Abril mediante taxa de R$ 75,00.
A prova será dia 2 de Junho. A remuneração do cargo é de R$ 2.846,98. Para saber todos os detalhes de como funciona o concurso para GCM de Valinhos SP confira o edital no link: Edital Concurso GCM Valinhos SP
DAS CONDIÇÕES PARA INGRESSO:
• Ter nacionalidade brasileira; no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos;
• estar em pleno gozo dos direitos políticos;
• estar quite com as obrigações eleitorais;
• estar quite com os deveres do Serviço Militar, se do sexo masculino;
• ter aptidão física e mental para o exercício do cargo, bem como não apresentar deficiência que o incapacite para o exercício das atribuições do cargo, gozar de boa saúde física e mental, comprovada em exame médico realizado por órgão/empresa indicada pela Prefeitura do Município de Valinhos;
• não ter sido condenado à pena privativa de liberdade transitada em julgado ou qualquer outra condenação incompatível com o cargo público;
• estar inscrito regularmente no Cadastro de Pessoas Físicas – CPF;
• CNH categoria AB;
• não ter sido demitido a bem do serviço público nos âmbitos federal, estadual e municipal;
• não estar aposentado pelo serviço de qualquer dos entes federativos ou ser detentor de cargo, emprego ou função pública, exceto as ressalvas das letras “a”, “b” e “c” do inciso XVI do artigo 37 da Constituição Federal de 1988.
DO PROCESSO SELETIVO
O Concurso Público constará das seguintes fases:
1. Prova Objetiva – Eliminatória e Classificatória;
2. Teste de Aptidão Física – TAF, Eliminatória;
3. Avaliação Psicológica Específica e Exame Médico Específico – Eliminatório;
4. Investigação Social (a ser realizada pela própria Prefeitura – Secretaria de Segurança Pública e Cidadania) – Eliminatória.
DA PROVA OBJETIVA
As Provas Objetivas para todos os cargos têm caráter habilitatório (eliminatório) e classificatório, e constarão de questões objetivas de múltipla escolha, com cinco alternativas cada uma, sendo que apenas uma será considerada como correta. Cada questão poderá avaliar habilidades que vão além do mero conhecimento memorizado, abrangendo compreensão, aplicação e análise, com o intuito de valorizar a capacidade de raciocínio, e versará sobre assuntos constantes do Conteúdo Programático.
- Língua Portuguesa – 10 questões
- Matemática e Raciocínio Lógico – 10 questões
- Noções de Informática – 5 questões
- Conhecimentos Específicos – 25 questões
DO TESTE DE APTIDÃO FÍSICA – TAF
O Teste de Aptidão Física constará de 4 (quatro) testes, especificados a seguir:
1. Da Flexão de Braço
2. Da Flexão Abdominal
3. Corrida de 50 metros
4. Corrida de 12 minutos
DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA E EXAME MÉDICO ESPECÍFICO
Serão convocados para a Avaliação Psicológica Específica para Porte de Arma de Fogo e Exames Médicos Específicos somente os candidatos habilitados no Teste de Aptidão Física – TAF.
Na data a ser estabelecida em edital próprio, deverão ser apresentados pelos candidatos, às suas expensas, as seguintes avaliações e exames médicos (todos com laudos conclusivos):
1 – Avaliação Psicológica Específica para Porte de Arma de Fogo, emitida por psicólogo credenciado na Polícia Federal;
2 – Exame Antidrogas (toxicológico): exame com janela de detecção mínima de 90 dias realizado por meio de amostra de queratina para detecção de:
a) maconha;
b) metabólicos do delta-9 THC;
c) cocaína;
d) anfetaminas (inclusive metabólitos e seus derivados);
e) opiáceos.
3 – Exame Neurológico (com eletroencefalograma):
a) laudo descritivo e conclusivo de consulta médica realizada por médico especialista (neurologista), que deve adicional e obrigatoriamente citar o resultado do seguinte exame laboratorial:
b) Eletroencefalograma (EEG), com laudo;
4 – Exame Médico Específico, emitido por profissional médico devidamente inscrito no Conselho de Classe, que afirme, objetiva e expressamente, a condição física e clínica do(a) candidato(a) compatível ao exercício das atribuições do cargo de Guarda Civil Municipal.
A Avaliação Psicológica Específica para Porte de Arma de Fogo e os Exames Toxicológico e Médico Específicos, de caráter eliminatório, avaliarão se o candidato possui as condições psicológicas e físicas necessárias para desempenhar as atribuições do cargo de Guarda Civil Municipal, sendo o candidato considerado APTO ou INAPTO.
A Avaliação Psicológica Específica para Porte de Arma de Fogo e o Exame Médico Específico consistirão na análise de Laudo Psicológico para Porte de Arma de Fogo e Laudos Conclusivos de exames de diagnóstico médico especializado (inclusive laboratoriais), os quais o candidato deverá providenciar, às suas expensas, assim como os exames complementares que venham a ser solicitados.
Os Laudos Técnicos da Avaliação Psicológica para Porte de Arma de Fogo poderão ser emitidos nos postos ou psicólogos credenciados na Polícia Federal, e os exames de diagnóstico médico e laboratoriais poderão ser realizados na rede pública de saúde, se houver, ou na rede privada, todos por conta e responsabilidade dos próprios candidatos.
A Avaliação Psicológica Específica para Porte de Arma de Fogo deverá atender ao disposto na Lei 10.826, de 22.12.2003, no art. 4.º, inciso III, Decreto nº 9.847, de 25 de Junho de 2019, Instrução Normativa 001-DG/DPF, de 26.02.2004 e Instrução Normativa 78/2014 da Polícia Federal, que tratam da aferição de avaliação para porte de arma de fogo, para o Sistema Nacional de Armas.
Os testes psicológicos deverão ser validados em nível nacional e aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia, estando embasados em normas obtidas por meio de procedimentos psicológicos reconhecidos pela comunidade científica como adequados para instrumentos dessa natureza, podendo ser aplicados individual ou coletivamente.
DA INVESTIGAÇÃO SOCIAL
Serão convocados para a Investigação Social somente os candidatos habilitados na Avaliação Psicológica Específica e Exame Médico Específico.
A Investigação Social verificará a conduta irrepreensível e a idoneidade moral necessárias ao exercício do cargo objeto deste certame.
A Investigação Social terá caráter eliminatório e o candidato será considerado APTO ou NÃO APTO.
Os candidatos serão convocados por meio de Edital próprio, que será publicado por meio da Internet, no endereço eletrônico www.avancasp.org.br na área específica do Concurso Público da PREFEITURA MUNICIPAL DE VALINHOS.
O processo de Investigação Social ficará a cargo da GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE VALINHOS, a qual ratificará as conclusões objeto das análises da documentação apresentada.
A Investigação Social será realizada a partir das informações constantes da Ficha de Informações Pessoais – FIS a ser preenchida e assinada pelo candidato junto com seus documentos e certidões.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Língua Portuguesa
2. Matemática e Raciocínio Lógico
3. Noções de Informática
4. Conhecimentos Específicos:
• Noções de Direito Administrativo
• Noções de Direito Constitucional
• Noções de Direito Penal
• Noções de Direito Civil
• Legislação de Trânsito
Mais: