COMO FUNCIONA O CONCURSO DE GCM DE VITÓRIA ES

Prepare-se para o concurso

Prefeitura Municipal de Vitória, no ES, abre concurso para GCM com 100 vagas imediatas e cadastro reserva. Inscrições já estão abertas.

O Município de Vitória ES abriu inscrições para o concurso de Guarda Municipal. São 100 vagas imediatas mais o cadastro reserva.

Os interessados podem se inscrever no site da organizadora Fundação Getúlio Vargas (FGV) até 20 de Maio pagando a taxa de R$ 90,00. A remuneração será de R$ 3.967,40.

Os candidatos precisam ter Ensino Médio, 18 a 30 anos e altura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens.

A prova será dia 14 de Julho de 2024. Para saber todos os detalhes de como funciona o concurso para GCM de Vitória ES confira o edital no link: gcm edital

DAS CONDIÇÕES PARA INGRESSO:

• nacionalidade brasileira;

• CNH categoria mínima “A” e “B”;

• não possuir antecedentes criminais, comprovada documentalmente por certidão de antecedentes criminais, certidões negativas emitidas pela Justiça Federal, Estadual, Eleitoral e Militar;

• ter aptidão física e psicotécnica plenas;

• estar em dia com as obrigações eleitorais e no pleno exercício dos direitos políticos, mediante apresentação de certidão de quitação eleitoral expedida pelo Tribunal Superior Eleitoral;

• estar em dia com suas obrigações militares se for do sexo masculino, devendo ser portador do certificado de reservista ou de dispensa de incorporação, e não ter sido afastado do serviço militar, seja por reforma, demissão, licenciamento ou exclusão a bem da disciplina, seja por incapacidade física ou mental definitiva, em qualquer das Forças Armadas ou Auxiliares;

• ser aprovado em exame toxicológico/antidoping, do tipo “janela de larga detecção” ou outro de aferição superior, realizado em caráter confidencial.

DO PROCESSO SELETIVO

O Concurso será realizado em duas fases:

a) 1ª FASE:

1. Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;

2. Teste de Aptidão Física – TAF, de caráter eliminatório e classificatório;

3. Investigação Social e Comportamental, de caráter eliminatório;

4. Avaliação Psicotécnica, de caráter eliminatório;

5. Exame Médico, de caráter eliminatório;

6. Perícia Médica – para candidatos PcDs;

7. Heteroidentificação – para candidatos negros/indígenas;

b) 2ª FASE:

1. Curso de Formação, de caráter eliminatório e classificatório.

DA PROVA OBJETIVA

A prova será dividida em dois Módulos:

– Módulo I: Conhecimentos Gerais;

– Módulo II: Conhecimentos Específicos

A distribuição das disciplinas nos módulos da prova será dada pela tabela a seguir:

Módulo I: CONHECIMENTOS GERAIS

• Língua Portuguesa 10 questões

• Raciocínio Lógico Matemático 10 questões

• Noções de Informática 10 questões

Módulo II: CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

• Noções de Direito Constitucional 10 questões

• Noções de Direito Penal 10 questões

• Legislação 10 questões

DO TESTE DE APTIDÃO FÍSICA

O Teste de Aptidão Física e Aferição de Altura, etapa de caráter eliminatório e classificatório, visa aferir tecnicamente nos candidatos a aptidão física plena exigida para ingresso no cargo de Guarda Municipal.

Cada exercício do Teste de Aptidão Física terá notas atribuídas na escala de 0 (zero) a 10 (dez) pontos, conforme constam nas tabelas de pontuação constantes nos itens, conforme segue:

1. Teste de Flexão em Barra Fixa

2. Teste de Flexão Abdominal

3. Teste de Corrida de 12 minutos

4. Teste de Corrida de 50 metros

DA INVESTIGAÇÃO SOCIAL

Serão convocados para a apresentação dos documentos da Investigação Social, etapa de caráter eliminatório, os candidatos aprovados no Teste de Avaliação Física – TAF.

Na data da publicação do resultado definitivo do Teste de Avaliação Física será disponibilizado o Edital de Convocação para a apresentação dos documentos exigidos para a Investigação Social, no endereço eletrônico https://conhecimento.fgv.br/concursos/guardavitoria24.

De acordo com art. 8º, parágrafo único da Lei 9.851/2022, entende-se por investigação social a pesquisa da vida pública do candidato, por meio da avaliação objetiva de documentos, atestados e pesquisas de campo, a fim de que se comprove sua conduta ilibada e idoneidade moral, incluindo a apresentação, pelo candidato, de documentos relativos aos antecedentes criminais e de distribuição de ações judiciais.

A documentação da Investigação Social tem propósitos distintos da documentação exigida para a posse no cargo e matrícula no curso de formação.

Na Investigação Social o candidato poderá obter um dos seguintes resultados:

a) ELIMINADO POR FALTA OU INADEQUAÇÃO DE DOCUMENTO(S) – o candidato não entregou a documentação exigida para a Investigação Social; o candidato entregou intempestivamente a documentação; o candidato entregou a documentação incompleta ou; a documentação entregue não atendeu aos requisitos do Edital.

b) NÃO HABILITADO – a conduta social do candidato revelou-se incompatível com a hipótese de investidura e exercício da carreira de Guarda Municipal.

c) HABILITADO – a conduta social do candidato revelou-se compatível com a investidura e exercício da carreira de Guarda Municipal.

O candidato que, na data definida no Edital de convocação, não disponibilizar os documentos exigidos para a Investigação Social, estará eliminado do concurso público.

DA AVALIAÇÃO PSICOTÉCNICA

A Avaliação Psicotécnica para fins de seleção de candidatos é um processo sistemático, de levantamento e síntese de informações, com base em procedimentos científicos que permitem identificar aspectos psicológicos do candidato compatíveis com o desempenho das atividades e profissiografia do cargo de Guarda Municipal.

A Avaliação Psicotécnica consistirá na análise objetiva e padronizada de características cognitivas, emocionais, de personalidade e motivacionais dos candidatos, podendo ser aplicado coletivamente. Para tanto, poderão ser utilizados testes, questionários ou inventários aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia, conforme a plataforma SATEPSI (Resolução CFP nº 009/2018), e realizados por psicólogos registrados no Conselho Regional de Psicologia.

No dia da realização dos testes o candidato deverá atentar-se apenas às instruções que forem transmitidas pelos técnicos responsáveis pela aplicação.

Nas horas que antecedem a Avaliação Psicotécnica, o candidato deverá observar os seguintes cuidados:

• dormir bem na noite anterior, sendo desejável pelo menos oito horas de sono;

• alimentar-se adequadamente no dia do exame com uma refeição leve e saudável;

• evitar a ingestão de bebidas alcoólicas.

Não serão consideradas alterações socioeconômicas, físicas, psíquicas, nem alterações biológicas temporárias no dia da aplicação da Testagem Psicológica.

Os instrumentos utilizados para avaliar o perfil psicológico do candidato, a fim de verificar sua capacidade de adaptação e seu potencial de desempenho positivo, serão definidos segundo os critérios objetivos e os parâmetros estabelecidos pelo Perfil Profissiográfico através das características abaixo:

DO EXAME MÉDICO

O Exame Médico, de caráter eliminatório, visa aferir a saúde e a capacidade do candidato para suportar física e organicamente as exigências do Curso de Formação Profissional (CFP) e das atribuições do cargo.

O Exame Médico será realizado no Município de Vitória/ES. O local, a data e o horário do Exame Médico serão oportunamente divulgados em Edital de convocação para a realização do Exame Médico, podendo conter normas e informações complementares pertinentes.

Para a realização do Exame Médico, o candidato deverá comparecer ao local de prova com, no mínimo, 60 (sessenta) minutos de antecedência do horário marcado para o início do exame, portando o original do documento de identificação com foto, preferencialmente o utilizado quando da realização de sua inscrição, e os exames e atestados pertinentes à etapa.

Os candidatos deverão providenciar, às suas expensas, os seguintes exames e atestados datados de, no máximo, 90 dias para a realização da etapa do Exame Médico:

a) hemograma completo + VHS;

b) glicose, ureia e creatinina;

c) VDRL;

d) urina – EAS;

e) eletroencefalograma com laudo;

f) eletrocardiograma com laudo;

g) exame oftalmológico completo (acuidade visual, fundo de olho e tonometria);

h) esquema vacinal antitetânico atualizado;

i) raio X de tórax PA e perfil, com laudo;

j) atestado médico (original) de que o candidato está apto a exercer as atividades do cargo.

k) exame toxicológico / antidoping de larga detecção.

No resultado de cada um dos exames/atestado deverão constar, de forma legível, os dados e número de identidade do candidato e a identificação do profissional que o realizou.

À critério da Banca Examinadora, poderão ser solicitados novos exames ou a repetição de exames, se necessário, para a conclusão do diagnóstico, que ocorrerão também às expensas dos candidatos.

CURSO DE FORMAÇÃO

Os candidatos APROVADOS e CLASSIFICADOS na 1ª FASE do Concurso serão convocados conforme quantitativo previsto no edital, por meio de Edital de convocação específico, através do endereço eletrônico https://conhecimento.fgv.br/concursos/guardavitoria24, para matrícula no Curso de Formação Profissional (CFP), nos termos do art. 9º, da Lei nº 9.851/2022, destinado à preparação técnica necessária para regular o desempenho das atribuições do cargo, observado os critérios de convocação.

O Curso de Formação Profissional, de caráter eliminatório e classificatório, com apuração de frequência, aproveitamento e conceito, terá o prazo de duração previsto na Lei nº 9.851/2022.

Durante o curso de Formação o candidato a Guarda Municipal de Vitória receberá bolsa-auxílio no valor proporcional a 60% (sessenta por cento) do subsídio na classe e referência iniciais.

A bolsa-auxílio será devida somente ao aluno que obtiver frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento), ressalvado o limite máximo de 25% (vinte e cinco por cento) de faltas devidamente justificadas

As atividades do Curso de Formação poderão ser desenvolvidas todos os dias da semana, nos turnos diurno e noturno, inclusive sábados, domingos e feriados.

Conforme conveniência e oportunidade do Município, durante o prazo de validade do concurso público, os demais aprovados na primeira fase que excederem o número de vagas previsto neste Edital poderão ser convocados para a segunda fase, em quantitativos a serem definidos pelo Município de Vitória.

Mais informações sobre o Curso de Formação serão disponibilizadas em Edital de convocação específico, que será publicado no endereço eletrônico https://conhecimento.fgv.br/concursos/guardavitoria24.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Língua Portuguesa

2. Raciocínio Lógico Matemático

3. Noções de Informática

4. Noções de Direito Constitucional

5. Noções de Direito Penal e Processo Penal

6. Legislação

7. Legislação Específica

 

 

Mais:

SAIBA COMO ENTRAR COM RECURSOS E AÇÕES JUDICIAIS EM CONCURSOS PÚBLICOS

EXPLORE SUAS EMOÇÕES E SE PREPARE PARA OS DESAFIOS

Últimas do Blog

Categorias do Blog

Nossos Cursos

Vídeos Relacionados

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Últimas Notícias:

Voltar página anterior
Fechar Menu

Assine nosso Telegram

Fique por dentro dos concursos da segurança pública

Receba nosso contato !

Eu aceitoAo preencher, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber comunicações do Curso Palestra Gratuita.

Receba nosso contato !

Eu aceitoAo preencher, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber comunicações do Curso Palestra Gratuita.