COMO FUNCIONA O CONCURSO DE GCM IGARAPÉ MG

Prepare-se para o concurso

Prefeitura Municipal de Igarapé MG lança edital para concurso de GCM com apenas 6 vagas. As inscrições começam dia 1 de Julho.

Foi lançado edital para concurso de Guarda Municipal do município de Igarapé, em Minas Gerais.

São 6 vagas para candidatos de no mínimo 18 anos e com Ensino Médio.

As inscrições acontecem de 1 a 30 de Julho no site do IBGP Concursos com taxa de R$ 90,00.

A prova será dia 1 de Setembro. A remuneração do cargo é de R$ 2.481,60.

Para saber todos os detalhes de como funciona o concurso para GCM de Igarapé MG confira o edital no link: EDITAL CONCURSO GUARDA MUNICIPAL IGARAPÉ_

DAS CONDIÇÕES PARA INGRESSO:

• Ser brasileiro nato ou naturalizado, ou no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, na forma do disposto do § 1º art. 12 da Constituição Federal/88, combinado com o Decreto Federal nº 70.436, 18 de abril de 1972;

• Estar em gozo dos direitos políticos;

• Estar quite com as obrigações eleitorais;

• Estar em dia com as obrigações militares, para os candidatos do sexo masculino;

• For julgado apto física e mentalmente para o exercício do cargo, por prévia inspeção médica oficial e à equipe Multiprofissional em caso de Pessoas com Deficiência (PcD);

• Não receber proventos de aposentadoria decorrentes do art. 40 ou dos arts. 42 e 142 da Constituição Federal de 1988, com a remuneração de cargo, emprego ou função pública, ressalvados os cargos acumuláveis na forma da respectiva Constituição, os cargos eletivos e os cargos em comissão declarados em lei de livre nomeação e exoneração;

• Não acumular remuneração de cargos públicos, ressalvados os cargos acumuláveis.

DO PROCESSO SELETIVO

Este Concurso Público constará das seguintes fases e provas, a saber:

1. Prova Objetiva (eliminatória e classificatória)

2. Prova de Títulos (classificatória)

3. Prova de Capacidade Física (eliminatória e classificatória)

4. Avaliação Psicológica (eliminatória)

5. Avaliação Médica (eliminatória)

6. Sindicância Social (eliminatória)

7. Curso de Formação Profissional (eliminatório)

DA PROVA OBJETIVA

A 1ª Etapa deste certame será constituída de Prova Objetiva de Múltipla Escolha, de caráter eliminatório e classificatório, que será valorada de 0,0(zero) a 100,0(cem) pontos e conterá 40(quarenta) questões, com 04(quatro) alternativas (A, B, C, D), sendo somente uma correta e será dividida em 06(seis) partes e composta pelos seguintes conteúdos:

A prova objetiva será dividida da seguinte forma:

• Língua Portuguesa – 10 questões

• Raciocínio Lógico e Matemático – 5 questões

• Noções de Informática – 5 questões

• Conhecimentos Gerais e Atualidades – 5 questões

• Legislação – 5 questões

• Conhecimentos Específicos – 10 questões

DA PROVA DE TÍTULOS

Para a Avaliação de Títulos serão consideradas e pontuadas a formação acadêmica do candidato.

Os candidatos convocados para a Prova de Títulos deverão, durante o período e horário divulgados, acessar o endereço eletrônico novo.ibgpconcursos.com.br, realizar o download do Anexo XI do edital (Critérios para Avaliação de Títulos), preenchê-lo corretamente conforme instrução, para que este seja a “folha de rosto” dos documentos a serem enviados.

DA PROVA DE CAPACIDADE FÍSICA

A Prova de Capacidade Física será realizada para candidatos da ampla concorrência e Pessoas com Deficiência (PcD) e consistirá nas seguintes modalidades:

1. Força muscular dos membros superiores – Teste Dinâmico na barra fixa (masculino) e Isometria na barra fixa (feminino);

2. Flexão Abdominal Remador – masculino e feminino;

3. Teste de Agilidade (Shuttle Run) – masculino e feminino;

4. Corrida de Resistência Aeróbica de 12 minutos – masculino e feminino.

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

A avaliação psicológica e psicotécnica, de caráter eliminatório, terá por finalidade avaliar, de forma objetiva e padronizada, as características psicológicas, a estrutura e a dinâmica da personalidade do candidato, verificando-se se ele apresenta as características psicológicas avaliadas nas dimensões adequadas para o exercício das atividades inerentes ao cargo de Guarda Civil Municipal (Masculino e Feminino).

A Avaliação Psicológica deverá compreender, no mínimo, as seguintes características

Cognitiva:

a) Inteligência Geral: capacidade de identificar e lidar com problemas simultaneamente, discriminando partes de um todo, englobando-as em uma percepção geral;

b) Aptidão Atenção Difusa/Concentrada: investigar, avaliar, classificar e padronizar as funções mentais relacionadas ao campo cognitivo, representadas basicamente pelos sistemas atentivos, memória e raciocínio lógico;

c) Personalidade Agressividade: força propulsora que leva o indivíduo a uma atitude de afirmação e domínio pessoal perante qualquer situação;

d) Emotividade: reação de emergência que se produz quando o organismo não tem pautas preestabelecidas para reagir normalmente ante uma situação;

e) Impulsividade: ação irrefletida que obedece ao impulso do momento;

f) Extroversão e Introversão: nível de energia psíquica dirigida para fora, em atitude de doação, de exteriorização associado a um estado de excitação ou para dentro, de interiorização associado a um estado de inibição com retenção do conteúdo psíquico;

g) Situações Novas: capacidade de reagir de modo apropriado às situações imprevistas que ocorrem no dia a dia de uma pessoa, não comprometendo a integridade física e nem de outrem;

h) Sociabilidade: capacidade para estabelecer relacionamentos interpessoais de forma cortês, criando-se um clima de confiança, cordialidade, deferência e respeito mútuo;

i) Tônus Vital: energia vital disponível e circulante em certo momento da vida, representandose uma medida do potencial biológico capaz de ser liberado ante qualquer situação ou emergência, bem como capacidade de organização e planejamento, ritmo e produtividade.

DA AVALIAÇÃO MÉDICA

Os exames médicos objetivarão permitir que um médico especialista em segurança do trabalho, após apresentação dos exames clínicos laboratoriais e complementares, consiga emitir um laudo sobre o estado de saúde físico e mental que porventura possa incapacitá-lo para o cargo efetivo de Guarda Civil Municipal.

Excepcionalmente, o candidato poderá ser submetido a exames médicos de qualquer natureza, as suas expensas, considerados necessários para esclarecer diagnósticos, a critério do Especialista em Medicina e Segurança do Trabalho, no decorrer do Curso de Formação até a posse no cargo efetivo de Guarda Civil Municipal, com vistas à comprovação do respectivo estado de saúde físico e mental.

Para se submeter aos exames médicos, o candidato deverá comparecer na data, no horário e no local designados, munido de documento único de identidade original de valor legal, que contenha, no mínimo, fotografia, assinatura e filiação, de preferência o apresentado no ato da inscrição, bem como todos os exames constantes do edital.

DA SINDICÂNCIA SOCIAL

A Sindicância Social, será a 5ª Etapa deste Concurso Público, de caráter eliminatório, e será realizada a respeito do candidato, de forma reservada e será procedida por Comissão específica, entre os candidatos aprovados na etapa anterior, observados os critérios definidos no Edital.

A Comissão específica será designada por ato do Presidente da Comissão do Concurso Público, a ser publicado no endereço eletrônico www.igarape.mg.gov.br.

Os candidatos deverão preencher o Formulário Eletrônico disponível no endereço eletrônico novo.ibgpconcursos.com.br com os dados exigidos no Anexo VII, imprimir, assinar a declaração constante do final do formulário, juntar aos documentos previstos e certidões e enviar da forma solicitada no edital.

CURSO DE FORMAÇÃO

O Curso de Formação visa à preparação profissional do candidato ao exercício das atividades do cargo efetivo de Guarda Civil Municipal.

Durante o Curso de Formação, de caráter eliminatório, serão aplicadas ao candidato as regras de planejamentos, avaliação, prova final, horários, direitos, obrigações e princípios éticos da disciplina e hierarquia, que estarão estabelecidos em regulamento próprio a ser disponibilizado aos candidatos em momento oportuno.

O candidato será considerado infrequente quando deixar de comparecer a mais de 25% (vinte e cinco por cento) das aulas ministradas, por área temática ou atividade curricular.

Cada conteúdo programático (disciplina) terá uma prova final cujo valor máximo será de 100,0 (cem) pontos.

Será considerado aprovado no Curso de Formação o candidato que obtiver o mínimo de 60,0 (sessenta) pontos, em cada conteúdo programático e não for considerado infrequente.

Será atribuída nota 0,0 (zero) ao candidato que deixar de comparecer à realização de qualquer Prova Final.

O aproveitamento do candidato no Curso de Formação será determinante para aprovação

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Língua Portuguesa

2. Raciocínio Lógico e Matemático

3. Noções de Informática

4. Conhecimentos Gerais e Atualidades

5. Legislação

6. Conhecimentos Específicos

Mais:

COMO FUNCIONA O CONCURSO DE GCM DE NOVA LIMA MG

COMO FUNCIONA O CONCURSO GCM DE ITAJUBÁ MG

Últimas do Blog

Categorias do Blog

Nossos Cursos

Vídeos Relacionados

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Últimas Notícias:

Voltar página anterior
Fechar Menu

Assine nosso Telegram

Fique por dentro dos concursos da segurança pública

Receba nosso contato !

Eu aceitoAo preencher, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber comunicações do Curso Palestra Gratuita.

Receba nosso contato !

Eu aceitoAo preencher, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber comunicações do Curso Palestra Gratuita.