Concurso 1° e 2° tenente da Marinha: Marinha do Brasil lança novos editais para novos concursos oferecendo mais de 20 vagas para ingresso em 2024 para interessados com Curso Superior.
Concurso 1° e 2° tenente da Marinha: Foram lançados editais com novas vagas para interessados de Nível Superior em ingressar na Marinha do Brasil nos cargos de Primeiro e Segundo Tenente.
São 16 vagas para Primeiro Tenente, com Ensino Superior em várias áreas, e 10 vagas para Segundo Tenente, divididas em 3 para o Corpo da Armada, 1 para Fuzileiro Naval e 6 para Intendente da Marinha.
Concurso 1° e 2° tenente da Marinha: Os candidatos precisam ter menos de 35 anos de idade, para as vagas de 1° Tenente, e menos de 29 anos de idade, para as vagas de 2° Tenente, no dia 30 do mês de junho de 2024 e altura de 1,54 a 2 m.
As inscrições para o Concurso 1° e 2° tenente da Marinha acontecerão no site da Marinha do Brasil , do dia 29 de Maio a 11 de Junho de 2023 para 1° Tenente e de 7 a 25 de Junho para 2° Tenente, com taxa de inscrição de R$ 140,00. A remuneração oferecida será de R$ 9.070,60. A prova objetiva e de Redação para 1° Tenente está marcada para 30 de Julho e para 2° Tenente será dia 27 de Agosto.
Para conferir o edital e saber como funciona o concurso para 1° tenente da Marinha clique no link: Edital – CP-T 2023
Para saber tudo sobre como funciona o concurso para 2° Tenente da Marinha confira no link: Edital-CP-QC-CA-FN-IM-2023
DAS CONDIÇÕES PARA INGRESSO:
- ser brasileiro nato, de ambos os sexos (exceto Fuzileiro Naval – apenas masculino);
- possuir idoneidade moral, a ser apurada por intermédio de averiguação da vida pregressa do candidato,
- estar em dia com as obrigações do Serviço Militar (se do sexo masculino) e da Justiça Eleitoral;
- estar autorizado pela respectiva Força Armada ou Força Auxiliar, em se tratando de militar ou membro da Polícia Militar ou do Corpo de Bombeiros Militar em atividade,
- Se militar da Marinha do Brasil (MB), o candidato deverá:
– não estar na condição de réu em ação penal;
– não ter sido, nos últimos 5 anos, na forma da legislação vigente, responsabilizado por ato lesivo ao patrimônio público de qualquer esfera de governo, em processo disciplinar administrativo do qual não caiba mais recurso,
– não ter sido condenado em processo criminal com sentença transitada em julgado,
- se ex-integrante de qualquer uma das Forças Armadas ou de Força Auxiliar, não ter sido excluído ou licenciado ex officio por ter sido declarado indigno para o Oficialato ou com ele incompatível, salvo em caso de reabilitação;
- não ter sido reprovado ou desligado a bem da disciplina, por insuficiência de nota ou conceito ou por falta disciplinar incompatível com o Oficialato, em Curso de Formação de Oficiais ou Estágio de Aplicação de CP anteriores.
DO PROCESSO SELETIVO
O CP é constituído das seguintes etapas:
- Prova Escrita Objetiva (PO) de Conhecimentos Profissionais;
- Prova de Inglês (Apenas 2° Tenente);
- Prova Discursiva de Conhecimentos Profissionais (PD), para a profissão de “Direito”;
- Redação;
- Procedimento de Heteroidentificação Complementar à Autodeclaração (PH);
- Eventos Complementares (EVC) constituídos de:
A) Verificação de Dados Biográficos (VDB);
B) Inspeção de Saúde (IS);
C) Teste de Aptidão Física de Ingresso (TAF-i);
D) Avaliação Psicológica (AP);
E) Verificação de Documentos (VD); e
F) Prova de Títulos (PT).
- Resultado Final da Seleção (RF)
PROVA ESCRITA OBJETIVA (PO) DE CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS E INGLÊS E DA REDAÇÃO (eliminatórias e classificatórias)
A Prova Escrita Objetiva tem como propósito verificar a habilitação profissional do candidato e constará de 50 questões, sendo no concurso de 2° Tenente: 40 de conhecimentos profissionais e 10 de Inglês.
Para o concurso de 2° Tenente, as questões da Prova Objetiva serão elaboradas de acordo com o Curso de Bacharelado. O Programa e a Bibliografia encontram-se no Edital.
A Redação terá como propósito verificar a capacidade de expressão escrita e uso das normas do registro formal culto do candidato na língua portuguesa.
A Redação deverá ser dissertativa, com ideias claras, coerentes e objetivas, cujo título versará sobre assunto considerado de importância pela Administração Naval.
Aspectos e pontuações a serem considerados na correção da Redação:
- Estrutura e conteúdo – até 80 pontos, sendo:
a) Coesão e coerência – até 40 pontos; e
b)Título e tipologia textual – até 40 pontos.
2. Expressão – até 20 pontos.
A Redação deverá ter no mínimo 20 linhas contínuas, considerando o recuo dos parágrafos, e no máximo 30 linhas. Serão descontados 5 pontos por cada linha não preenchida em relação ao número mínimo de linhas ou preenchida em excesso em relação ao máximo de linhas.
As Redações receberão 2 notas, atribuídas por 2 membros da Banca, valendo como nota da prova a média aritmética dessas 2 notas.
PROVA ESCRITA DISCURSIVA DE CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS (PD)(eliminatória e classificatória)
A Prova Escrita Discursiva de Conhecimentos Profissionais será aplicada apenas aos candidatos da profissão de Direito, aprovados na IS e no TAF-i, e terá por objetivo complementar a avaliação do conhecimento profissional do candidato.
Para a profissão de Direito:
1) a PD abrangerá os assuntos referentes ao Direito Constitucional, ao Direito Administrativo e ao Direito Administrativo Militar, bem como os aspectos do Direito Processual correspondente,
2) será composta de 2 partes distintas: a primeira parte consistirá na elaboração de uma peça processual ou parecer; na segunda, o candidato deverá responder a 4 questões, sob forma de problemas. A primeira parte da Prova Escrita Discursiva de Conhecimentos Profissionais será aferida numa escala de 0 a 40 pontos e a segunda, numa escala de 0 a 60 pontos. A nota final da PD pode variar numa escala de 0 a 100 pontos;
3) será corrigida por uma Banca, que avaliará o raciocínio jurídico, a fundamentação e sua consistência, a capacidade de interpretação e exposição, a correção gramatical e a técnica profissional demonstrada.
VERIFICAÇÃO DE DADOS BIOGRÁFICOS (VDB) (eliminatória)
A VDB terá como propósito verificar se o candidato preenche os requisitos de bons antecedentes de conduta para ingresso na Marinha do Brasil.
Durante todo o processo do Concurso, o candidato poderá ser eliminado se deixar de atender o disposto no edital. No caso da eliminação por ocasião da VDB, o candidato disporá de 3 dias úteis, contados a partir do dia em que será informado por carta registrada com aviso de recebimento (AR), para interpor recurso.
INSPEÇÃO DE SAÚDE (IS) (eliminatória)
A Inspeção de Saúde, que terá caráter eliminatório, é a perícia médica da seleção inicial, a qual visa verificar se os candidatos preenchem os critérios e padrões médicos de aptidão para a Carreira Militar na Marinha.
O candidato terá que apresentar no 1º dia agendado para realização da Inspeção de Saúde, obrigatoriamente, os exames médicos complementares listados no edital.
Os candidatos que não comparecerem na data marcada para a Inspeção de Saúde, bem como na divulgação do resultado de suas IS, bem como em qualquer outra fase do processo pericial, serão considerados desistentes e suas IS não serão apreciadas, por falta de comparecimento.
TESTE DE APTIDÃO FÍSICA – TAF
O TAF-i, de caráter eliminatório, tem como propósito aferir se a aptidão física do candidato preenche os padrões físicos exigidos para a carreira da Marinha.
O TAF-i, será constituído das seguintes provas:
- natação; e
- corrida.
O candidato será submetido às provas do TAF-i em 2 dias não consecutivos
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
A Avaliação Psicológica tem como propósito avaliar os candidatos mediante o emprego de procedimentos científicos destinados a aferir a compatibilidade das características psicológicas do candidato com a carreira militar.
Todos os testes utilizados na Avaliação Psicológica são aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia. A AP avaliará os seguintes aspectos:
a) Intelectivo – destinado à verificação das aptidões gerais e/ou específicas dos candidatos em relação às exigências da atividade pretendida. Requisitos a serem avaliados: expressão escrita, inteligência, rapidez e atenção concentrada;
b) Personalógico – destinado à verificação das características de personalidade e das características motivacionais do candidato em relação às exigências da atividade pretendida. Requisitos a serem avaliados: liderança, adaptabilidade, controle emocional, capacidade de tomar decisões, disciplina, capacidade de trabalhar em equipe, responsabilidade, motivação, resistência à frustração e capacidade de planejamento;
c) Aspectos considerados impeditivos – presença de indicadores, nos testes e técnicas de avaliação, que representem prejuízos nos requisitos de disciplina, controle emocional e adaptabilidade.
Para a avaliação do aspecto intelectivo, será utilizado um dos seguintes modelos:
a) Somatório de notas padronizadas – expresso pela transformação dos escores obtidos pelos candidatos nos diversos testes em graus comparáveis entre si;
b) Regressão Linear Múltipla (RLM) – expresso pela estimativa do critério de desempenho na atividade, a partir da ponderação dos escores obtidos nos testes; ou
c) Múltiplo Corte – expresso por meio de cortes que são atribuídos aos resultados dos candidatos nos testes, tendo como base o rendimento do candidato nos testes/técnicas e a importância destes para a atividade.
Para a avaliação do aspecto personalógico poderão ser aplicados testes, inventários, entrevistas e/ou outros instrumentos de avaliação.
VERIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS (eliminatória)
No período estabelecido no Calendário de Eventos do edital, os candidatos deverão entregar cópia autenticada ou simples dos documentos acompanhados dos originais. As cópias deverão ser entregues encadernadas, com as páginas numeradas e rubricadas pelo candidato, além de uma relação de todos os documentos apresentados, sendo de inteira responsabilidade do candidato a entrega correta. Serão exigidos para verificação os documentos do candidato, Certidões, Atestado de Idoneidade Moral e Bons Antecedentes e Diploma do Curso de Graduação.
PROVA DE TÍTULOS (PT) (classificatória)
A avaliação de títulos será realizada pelas Comissões Examinadoras compostas de Oficiais e/ou Servidores Civis assemelhados indicados e designados pelas Organizações Militares Orientadoras Técnicas (OMOT) de cada profissão.
Por ocasião da entrega dos títulos, o candidato terá que entregar uma cópia do diploma de graduação ou Declaração de Apresentação de Comprovante de Conclusão de Curso, com a finalidade de possibilitar a verificação da correlação entre a graduação e as titulações apresentadas.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1° TENENTE
- Arqueologia
- Comunicação Social
- Direito
- Informática
- Meteorologia
- Museologia
- Oceanografia
- Pedagogia
2° TENENTE
CP-QC-CA-FN/2023:
- CIRCUITOS ELETRÔNICOS E DIGITAIS
- SISTEMAS LINEARES
- AUTOMAÇÃO
- TELECOMUNICAÇÕES
- CÁLCULO
- ÁLGEBRA LINEAR
- FÍSICA
- PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
- MECÂNICA
- MATERIAIS/ MÁQUINAS
- TERMODINÂMICA
- ESTÁTICA
- CINEMÁTICA E DINÂMICA
- MATEMÁTICA
- QUÍMICA
- INFORMÁTICA
- INGLÊS
CP-QC-IM /2023:
- ADMINISTRAÇÃO GERAL E FINANCEIRA
- DIREITO ADMINISTRATIVO
- ECONOMIA
- ESTATÍSTICA E ECONOMETRIA
- GESTÃO E GOVERNANÇA PÚBLICAS
- QUALIDADE
- GESTÃO DE PROCESSOS
- LOGÍSTICA E ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
- MACROECONOMIA
- CONTABILIDADE
Último Concurso
EDITAL: CP-T/2021
VAGAS TOTAL: 16
IDADE: menos de 36 anos de idade no primeiro dia do mês de janeiro de 2022
GRAU DE ESCOLARIDADE: Ensino Superior
DATA DA PROVA: 26/09/2021
Receba nosso contato !
Mais:
Concurso Marinha: Como funciona o Concurso de Fuzileiro Naval
Concurso para Aluno Aspirante da Escola Naval Marinha do Brasil