COMO FUNCIONA O CONCURSO PARA A POLÍCIA CIENTÍFICA DE PE

Prepare-se para o concurso

Polícia Científica de Pernambuco lança vagas para Agente de Medicina Legal, Médico Legista e Perito Criminal. São mais de 200 vagas.

Foi lançado edital para concurso da Polícia Científica de PE com 213 – sendo 76 para Agente de Medicina Legal ; 60 para Médico Legista e, 77 para Perito Criminal.

As inscrições vão de 30 de Abril a 03 de Junho no site do Instituto AOCPAs taxas de inscrição são R$ 250,00 para Agente de Medicina Legal e R$ 300 para Médico Legista e Perito Criminal.

Para saber todos os detalhes de como funciona o concurso para Polícia Científica de PE confira o edital no link: Edital

DAS CONDIÇÕES PARA INGRESSO:

• Ter a nacionalidade brasileira, e no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos;

• Estar em dia com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino;

• Estar quite com as obrigações eleitorais;

• Não possuir antecedentes criminais;

• Estar em gozo de seus direitos civis e políticos;

• Ter conduta civil compatível com o cargo, devidamente verificado em investigação social a cargo da Secretaria de Defesa Social;

• Ter aptidão para o cargo, aferida através de exame de habilidades e conhecimentos, exames médicos, avaliação de capacidade física, avaliação psicológica, investigação social e o curso de formação profissional.

• CNH categoria B

DO PROCESSO SELETIVO

A primeira etapa do concurso constará as seguintes fases:

1. Prova Objetiva – Eliminatória e Classificatória

2. Prova Discursiva – Eliminatória e Classificatória

3. Exames Médicos – Eliminatório

4. Avaliação de Capacidade Física – Eliminatória

5. Avaliação Psicológica – Eliminatória

6. Investigação Social – Eliminatória

DA PROVA OBJETIVA

O candidato para ser aprovado na Prova Objetiva deverá, além de não ser eliminado por outros critérios estabelecidos no Edital:

a) obter no mínimo 40% (quarenta por cento) do total de pontos da Prova Objetiva;

b) não obter pontuação igual a 0 (zero) em quaisquer das áreas de conhecimento da Prova Objetiva;

Os conteúdos programáticos referentes ao Exame de Habilidades e Conhecimentos (Prova Objetiva e Discursiva) são os constantes do Edital, sendo a legislação a ser aplicada a vigente no momento da publicação do Edital de Abertura.

Cada questão da Prova Objetiva terá 5 (cinco) alternativas, sendo que cada questão terá apenas 1 (uma) alternativa correta.

DA PROVA DISCURSIVA

A Prova Discursiva, para o cargo de Agente de Medicina Legal, será composta de uma Redação Dissertativa que será elaborada a partir de um tema proposto, baseado em um ou mais textos ou fragmentos de textos. O candidato adotará uma linha de abordagem utilizando a tipologia textual “Dissertação”. O seu texto deverá apresentar valores, opiniões, crenças, hipóteses, ideias, em suma, os aspectos axiológicos ou cognitivos para esse tipo de produção textual.

A Prova Discursiva, para os cargos de Médico Legista e Perito Criminal (todas as áreas), será composta de duas Questões Discursivas, uma Questão Teórica e um Estudo de Caso, abordando temas específicos do cargo conforme Edital de Abertura.

A Prova Discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, terá a pontuação:

Para o cargo de Agente de Medicina Legal a pontuação máxima da Prova Discursiva de 20 (vinte) pontos. O candidato para ser aprovado na Prova Discursiva deverá, além de não ser eliminado por outros critérios estabelecidos no Edital:

a) obter no mínimo 50% (cinquenta por cento) do total da pontuação prevista para a Prova Discursiva, ou seja, 10 (dez) pontos ou mais.

Para os cargos de Médico Legista e Perito Criminal (todas as áreas) a pontuação máxima da Prova Discursiva será de 40 (quarenta) pontos, com pontuação máxima de 20 (vinte) pontos para a Questão Teórica e 20 (vinte) pontos para o Estudo de Caso. O candidato para ser aprovado na Prova Discursiva deverá, além de não ser eliminado por outros critérios estabelecidos no Edital:

a) obter no mínimo 50% (cinquenta por cento) do total da pontuação prevista para a Prova Discursiva, ou seja, obter 20 (vinte) pontos ou mais;

b) obter no mínimo 50% (cinquenta por cento) do total da pontuação prevista para o Questão Teórica, ou seja, obter 10 (dez) pontos ou mais.

c) obter no mínimo 50% (cinquenta por cento) do total da pontuação prevista para o Estudo de Caso, ou seja, obter 10 (dez) pontos ou mais.

DOS EXAMES MÉDICOS

Os Exames Médicos de presença obrigatória e caráter eliminatório serão realizados para todos os cargos, na cidade do Recife/PE, avaliará as condições de saúde dos candidatos, sendo considerados Aptos ou Inaptos.

Para submeter-se aos Exames Médicos, o Candidato deverá providenciar, sob a sua responsabilidade, e apresentar, sob pena de eliminação do concurso, os Exames a seguir

especificados:

1. Sangue

2. Urina

3. Fezes

4. Antidrogas

5. Neurológico

6. Cardiológicos

7. Pulmonar

8. Oftalmológicos

9. Otorrinolaringológicos

10. Radiografias da coluna vertebral

11. Ecografia de abdome total

12. Exame psiquiátrico

13. Exame odontológico

Além da apresentação dos exames acima especificados, e objetivando averiguar possíveis causas de incapacidade para se chegar a um diagnóstico preciso das reais condições de saúde física para o pleno exercício do Cargo, os candidatos serão submetidos aos seguintes Exames Clínicos:

a) Ortopédico;

b) Odontológico;

c) Otorrinolaringológico;

d) Dermatológico;

e) Ginecológico;

f) Genito-urinário;

g) Oftalmológico;

h) Cardiológico;

i) Neurológico

DA AVALIAÇÃO DE CAPACIDADE FÍSICA

A Avaliação de Capacidade Física será realizada na seguinte ordem:

1. Flexão de Braços na Barra Fixa (masculino) e Teste de Barra Estática (feminino);

2. Impulso horfeminino

3. Natação; e

4. Corrida de 12 minutos.

DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

A avaliação psicológica é de caráter eliminatório e tem a finalidade de avaliar se o candidato apresenta características cognitivas e de personalidade favoráveis para o desempenho adequado das atribuições inerentes ao cargo público pretendido, descritas no preâmbulo do Edital, de acordo com os parâmetros do perfil psicológico estabelecido.

Os construtos/dimensões psicológicas a serem avaliados são os traços de personalidade compatíveis com os serviços de natureza policial ou para o exercício de atividades inerentes aos cargos Agente de Medicina Legal, Médico Legista e Perito Criminal.

São os traços de personalidade incompatíveis:

1. Descontrole emocional;

2. Descontrole da agressividade;

3. Descontrole da impulsividade;

4. Alterações acentuadas da afetividade e ansiedade aumentada;

5. Oposicionismo a normas sociais e a figuras de autoridade;

6. Dificuldade acentuada para estabelecer contato interpessoal;

7. Instabilidade de conduta (com indicadores de conflito intrapsíquico que possa refletir um comportamento inconstante e imprevisível);

8. Quadros de excitabilidade elevada ou de ansiedade generalizada;

9. Inibição acentuada com indicadores de coartação e bloqueio na ação;

10.Dificuldade organização.

Da análise conjunta dos resultados de cada instrumento, sendo observadas as orientações e parâmetros contidos nos manuais dos instrumentos técnicos utilizados na avaliação psicológica, resultará o parecer técnico, que poderá ser:

a) APTO: para o candidato que não apresente traço de personalidade incompatível com o exercício da função, conforme os parâmetros de avaliação definidos em edital;

b) INAPTO: para o candidato que apresente 3 (três) ou mais traços de personalidade incompatíveis;

c) AUSENTE: para o candidato que não comparecer à Avaliação Psicológica ou deixar de efetuar qualquer das partes que compõem a avaliação psicológica.

DA INVESTIGAÇÃO SOCIAL

A investigação social, de caráter eliminatório, será realizada pela Polícia Civil de Pernambuco e objetiva avaliar a conduta irrepreensível e a idoneidade moral inatacável dos candidatos nos concursos públicos para provimento de cargos policiais, tendo como resultado recomendado ou não recomendado.

A investigação social tem por finalidade averiguar a vida pregressa e atual do candidato, quer seja social, moral ou escolar, e a autenticidade de documentos apresentados, impedindo que o indivíduo com perfil incompatível com o exercício da atividade policial civil ingresse na Instituição.

Serão convocados para a investigação social todos os candidatos considerados aptos na avaliação psicológica.

A investigação terá início por ocasião da inscrição do candidato no concurso público e terminará com o ato de nomeação, compreendendo diligências (ambiência doméstica e social), entrevistas e pedidos de informação.

O candidato preencherá, para fins da investigação, a Ficha de Informações Confidenciais – FIC, na forma do modelo disponibilizado no Anexo IV deste Edital.

Durante todo o período do concurso público, o candidato deverá manter atualizados os dados informados na FIC, assim como cientificar formal e circunstanciadamente qualquer outro fato relevante para a investigação.

O candidato deverá apresentar através de link específico no endereço eletrônico www.institutoaocp.org.br, juntamente com a FIC, cópia dos seus documentos e certidões.

CURSO DE FORMAÇÃO

Serão considerados classificados e aptos a serem convocados para a 2ª etapa (Curso de Formação Profissional), de caráter eliminatório, os candidatos classificados na 1ª etapa do certame.

Finalizado o processo de matrícula no respectivo Curso de Formação Profissional, todos os candidatos não matriculados para as turmas de cada cargo, conforme vagas, serão eliminados do concurso, não havendo disponibilidade de cadastro de reserva.

O candidato que for matriculado no Curso de Formação Profissional continuará a ser submetido à investigação social, às avaliações médica e psicológica, podendo vir a ser desligado do Curso de Formação Profissional e, consequentemente, eliminado do concurso, se não possuir procedimento irrepreensível e idoneidade moral inatacável, ou plena capacidade física, médica e(ou) psicológica.

Os candidatos que não forem convocados para o Curso de Formação Profissional, durante o prazo de validade do concurso, até o preenchimento das vagas constantes no item 2.1, estarão automaticamente eliminados e não terão classificação alguma.

O Curso de Formação Profissional, a ser realizado pela SDS/PE, por meio da Academia da Polícia Civil – ACADEPOL, da Academia Integrada de Defesa Social (ACADEPOL/ACIDES), será regido pelas normas inerentes à categoria funcional, por este edital, pelo edital de convocação para a matrícula, bem como em Portaria da Polícia Civil do estado de Pernambuco.

As atividades do Curso de Formação Profissional poderão ser desenvolvidas nos turnos diurno e noturno, inclusive sábados, domingos e feriados.

As despesas decorrentes da participação em todas as etapas e procedimentos do concurso, inclusive no Curso de Formação Profissional, correrão por conta dos candidatos, os quais não terão direito a alojamento, alimentação, transporte, enxoval ou ressarcimento de despesas.

Os candidatos convocados para o Curso de Formação Profissional deverão providenciar a lista completa do enxoval do(a) aluno(a), que serão especificados na publicação do Edital de Convocação, sem ônus para a Polícia Civil do estado de Pernambuco, sendo desligados(as) do Curso de Formação Profissional aqueles(as) que não se apresentarem munidos de tais materiais no dia da aula inaugural ou quando solicitados em outro momento.

Fica assegurado à candidata gestante ou puérpera convocada para o Curso de Formação Profissional, o direito de optar pela sua realização em turma posterior, após o parto e o puerpério, nas hipóteses e condições previstas na Lei nº 14.538, de 14 de dezembro de 2011, e Lei nº 17.206, de 8 de abril de 2021.

O Curso de Formação Profissional valerá um total de100,00 pontos e verificará do candidato o preenchimento dos seguintes requisitos:

a) conduta ilibada, na vida pública e privada;

b) aptidão;

c) disciplina;

d) assiduidade;

e) dedicação;

f) eficiência;

g) responsabilidade;

h) obtenção de média 60,00 pontos em cada matéria ministrada;

i) obtenção de média global 60,00 pontos, conforme dispuser o seu regulamento interno;

j) frequência obrigatória, e, em caso de faltas justificadas conforme previsão regimental, deverá ter, no mínimo, 75% de frequência às aulas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Agente de Medicina Legal:

1. Língua Portuguesa

2. Raciocínio Lógico

3. Noções de Medicina Legal

4. Noções de Odontologia Legal

5. Noções de Química

6. Noções De Tanatologia Forense

7. Noções de Arquivologia

8. Documentos Técnicos

Médico Legista e Perito Criminal:

1. Língua Portuguesa

2. Raciocínio Lógico

3. Noções de Criminalística

4. Noções de Documentos Técnicos

5. Noções de Direito Penal

6. Noções de Direito Processual Penal

7. Estatuto dos Policiais Civis do Estado de Pernambuco

8. Noções de Medicina Legal

9. Conhecimentos Específicos

 

 

Mais:

Concurso Polícia Técnico-Científica GO: Perito Criminal e Auxiliar de Autópsia

COMO FUNCIONA O CONCURSO PARA PERITO DA POLÍCIA CIENTÍFICA DO PR

Últimas do Blog

Categorias do Blog

Nossos Cursos

Vídeos Relacionados

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Fechar Menu

Assine nosso Telegram

Fique por dentro dos concursos da segurança pública

Receba nosso contato !

Eu aceitoAo preencher, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber comunicações do Curso Palestra Gratuita.

Receba nosso contato !

Eu aceitoAo preencher, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber comunicações do Curso Palestra Gratuita.