Município de Porto Feliz, em SP, abre concurso para Cadastro Reserva de Bombeiro Municipal com validade de até 2 anos.Mi
Concurso para Bombeiro Municipal de Porto Feliz SP é aberto, mas apenas para cadastro reserva. As inscrições já estão abertas e vão até dia 25 de Outubro.
Os interessados devem se inscrever no site da Publiconsult mediante taxa de R$ 11,00. Os candidatos devem ter idade mínima de 18 a 35 anos, altura mínima de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres.
A prova será dia 19 de Novembro e a remuneração oferecida para o cargo é de R$ 1.961,06 com acrescido de R$ 750,00.
Para saber todos os detalhes de como funciona o concurso para Bombeiro Municipal de Porto Feliz SP confira no edital aqui: PM PORTO FELIZ – CP 005-2023 – Edital de Abertura de Inscrições – BOMBEIROS (Final)
DAS CONDIÇÕES PARA INGRESSO:
- Nacionalidade brasileira;
- estar quite com as obrigações políticas;
- não possuir antecedentes criminais nas esferas municipais, estaduais e federais;
- estar quite com o serviço militar;
- CNH categoria B;
- passar no curso da ESB – Escola Superior de Bombeiros.
DO PROCESSO SELETIVO
O Concurso Público consistirá das seguintes fases de seleção:
- PROVA OBJETIVA, eliminatória e classificatória,
- EXAME DE APTIDÃO FÍSICA, eliminatório,
3. EXAMES DE SAÚDE, eliminatório,
- EXAMES PSICOLÓGICOS, eliminatório,
- AVALIAÇÃO DE CONDUTA SOCIAL, DA REPUTAÇÃO E DA IDONEIDADE, de eliminatória,
- CURSO DA ESCOLA SUPERIOR DE BOMBEIRO, eliminatório
DA PROVA OBJETIVA
A Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, visa avaliar o grau de conhecimento teórico do candidato,
necessário ao exercício do cargo público. Essa prova será composta de 35 questões de múltipla escolha, elaboradas com base
no Conteúdo Programático do Edital, distribuídas e pontuadas da seguinte forma:
EXAME DE APTIDÃO FÍSICA
O Exame de Aptidão Física será constituído por 4 testes, que serão aplicados por equipe comandada por profissional de Educação Física. Antes de cada prova, para que não haja dúvida dos candidatos, o Coordenador passará as instruções e efetuaráa demonstração dos exercícios exigidos, os quais se apresentam a seguir descritos:
- Flexão e extensão dos braços – Apoio de frente sobre o solo com apoio dos joelhos em decúbito ventral (para mulheres)
Flexão e extensão dos braços – Apoio de frente sobre o solo em decúbito ventral (para homens)
- Resistência Abdominal – Remador (para homens e mulheres)
- Corrida de 12 minutos
- Corrida de 50 metros (homens e mulheres)
EXAMES DE SAÚDE E PSICOLÓGICOS
Os Exames de Saúde e Psicológicos consistirão na análise de exames médicos, laboratoriais e toxicológicos e laudo da avaliação psicológica, que buscarão identificar doenças, sinais e/ou de sintomas que os inabilitem, em especial:
a) Gerais: deficiências físicas, congênitas e/ou adquiridas, que causem debilidade e/ou perda de sentido ou de função; cirurgias mutiladoras; neoplasias malignas; doenças crônicas e/ou agudas incapacitantes.
b) Específicos: sopros orgânicos, arritmias cardíacas; hipotensão ou hipertensão arterial que esteja acompanhada de sintomas, que possua caráter permanente e/ou que dependa de medicação para o seu controle; vasculopatias evidentes ou limitantes; hérnias; marcha irregular e/ou uso de aparelhos ortopédicos; grandes desvios de coluna vertebral; artropatia crônica; reduçãodos movimentos articulares; doenças ósseas; distúrbios importantes da mímica e da fala; disritmia cerebral; distúrbios da sensibilidade táctil, térmica e/ou dolorosa; incoordenação motora, bem como doenças incuráveis; transtornos mentais e dencomportamento decorrente do uso de substâncias psicoativas; transtornos do humor, transtornos neuróticos, transtorno de personalidade e de comportamento, retardo mental.
c) Toxicológicos: dependência de álcool e drogas.
d) Psicológicos: comprovação de aptidão para exercício das funções inerentes ao cargo consoante os parâmetros indicados no Perfil Psicológico.
Exames Laboratoriais (que deverão ser providenciados pelo próprio candidato):
a) Hemograma
b) Glicemia de Jejum
c) Raios-X de Tórax AP com laudo,
d) Raios-X de Coluna Lombo Sacro com laudo
e) Ultrassonografia dos Membros Superiores (Ombros, cotovelos e punhos)
f) Anti HAV IgG
g) Anti HBC IgG
h) Anti HCV
A análise dos exames apresentados por cada candidato será realizada por Médico designado pelo Setor de Medicina e Segurança do Trabalho da Prefeitura do Município de Porto Feliz, que deles emitirá laudo conclusivo acerca da habilitação ou não do candidato.
Exame Toxicológico (que deverão ser providenciados pelo próprio candidato): com laudo, do tipo de “larga janela de detecção” (mínimo de 180 dias), para a detecção de drogas de uso ilícito, a partir de amostras de materiais biológicos (cabelos, pelos ou raspas de unhas), doados pelos candidatos, abrangendo, pelo menos, os seguintes grupos de drogas:
a) cocaína e derivados;
b) maconha e derivados;
c) metanfetaminas;
d) anfetaminas;
e) ecstasy (MDMA e MDA);
f) opiáceos e derivados;
g) peniciclidina (PCP) e outras.
Os Exames Psicológicos serão norteados pelas regras do Conselho Federal de Psicologia, sendo aplicado por profissionais credenciados, e consistirá na aplicação e avaliação de instrumentos e técnicas psicológicas validados e fidedignos cientificamente, que permitam identificar a compatibilidade de características psicológicas do candidato com as atribuições do cargo pleiteado. A metodologia a ser utilizada poderá envolver: entrevistas, técnicas e testes psicológicos e psicotécnicos a serem desenvolvidos individualmente ou em grupo.
PERFIL PSICOLÓGICO
CARACTERÍSTICAS/DIMENSÕES x RESULTADO MÍNIMO RECOMENDADO:
1) ADAPTAÇÃO – ADEQUADA
2) CONTROLE E CANALIZAÇÃO PRODUTIVA DA AGRESSIVIDADE – ADEQUADO
3) ATENÇÃO – BOA
4) AUTOCRÍTICA – ADEQUADA
5) CAPACIDADE DE MEDIAR CONFLITOS – BOA
6) CAPACIDADE DE MEMÓRIA – BOA
7) CAPACIDADE DE PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO – ADEQUADA
8) COMUNICAÇÃO – ADEQUADA
9) CONTROLE EMOCIONAL – BOM
10) DISPOSIÇÃO PARA O TRABALHO – ADEQUADA
11) EMPATIA – ADEQUADA
12) FLEXIBILIDADE – ADEQUADA
13) IMPULSIVIDADE – DIMINUIDA
14) INTELIGÊNCIA GERAL – ADEQUADA
15) RELACIONAMENTO INTERPESSOAL – BOM
16) CAPACIDADE PARA TOMAR DE DECISÕES – ADEQUADA
17) RESPONSABILIDADE E COMPROMETIMENTO – ADEQUADOS
18) SINAIS FÓBICO E DISRÍTMICO – DIMINUÍDOS
19) CAPACIDADE DE LIDERANÇA – ADEQUADA
→ PARÂMETROS:
BOM/BOA – Acima dos níveis medianos.
ADEQUADO – Dentro dos níveis medianos.
DIMINUIDO – Abaixo dos níveis medianos
→ DEFINIÇÕES:
1) ADAPTAÇÃO
Capacidade de adaptar-se às novas situações, buscando novos conhecimentos de maneira contínua para interagir de forma adequada às diferentes exigências das mudanças em curso, que possam trazer soluções e inovações para o ambiente de trabalho.
2) CONTROLE E CANALIZAÇÃO PRODUTIVA DA AGRESSIVIDADE
Capacidade de controlar adequadamente os impulsos agressivos, assim como das emoções, reagindo aos estímulos de forma produtiva e utilizando de seu potencial intelectual para adaptar-se rapidamente às situações inesperadas.
3) ATENÇÃO
Trata-se da capacidade e do esforço realizado para focalizar, selecionar, dividir e alternar, processando estímulos específicos do meio ambiente em detrimento de outros. Desta forma, o indivíduo torna se capaz de utilizar seus recursos cognitivos para emitir respostas rápidas e adequadas diante de estímulos que julgue importantes.
4) AUTOCRÍTICA
Aborda a capacidade interna do indivíduo de realizar uma crítica de si mesmo. Implica na análise de seus atos, da sua maneira de agir, dos erros cometidos e das possibilidades de realizar uma autocorreção. O autoconhecimento é fundamental, pois implica ter ciência de seus aspectos Positivos e negativos, valorizar as suas potencialidades e a partir daí corrigir os rumos de sua vida.
5) CAPACIDADE DE MEDIAR CONFLITOS
Capacidade para mediar eventuais conflitos no desenvolvimento das atividades prestadas, agir de forma justa e ponderada, respeitando os sentimentos e a vida do próximo, bem como a comunidade envolvida e a hierarquia, demonstrando eficiência e eficácia em sua atuação.
6) CAPACIDADE DE MEMÓRIA
Refere-se à capacidade de adquirir, armazenar e evocar informação de fatos e de dados levados ao nosso conhecimento através dos sentidos e de processos internos, como associação de dados, dedução e criação de ideias. Portanto, possibilita a formação da base de nosso sentimento de identidade, orienta nossos pensamentos e nossas decisões, influencia nossas reações emocionais e nos permite aprender.
7) CAPACIDADE DE PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO
Adotar atitudes que demonstram planejamento e organização e define prioridades, sendo capaz de inovar e concretizar de acordo com a sua importância no enquadramento profissional, considerando a visão sistêmica, ou seja, de maneira fragmentada e global.
8) COMUNICAÇÃO
Capacidade para manipular os termos linguísticos na expressão do pensamento com facilidade, por meio de verbalização clara, demonstrando habilidade de expressar ideias com lógica e objetividade, sendo eficiente e eficaz.
9) CONTROLE EMOCIONAL
Trata-se da capacidade de discriminar estados internos e de administrar a influência que estes têm sobre o pensamento, comportamento e atitudes, possibilitando uma resposta assertiva em relação às exigências do ambiente.
10) DISPOSIÇÃO PARA O TRABALHO
Capacidade de lidar de maneira produtiva, com tarefas sob sua responsabilidade, participando de maneira construtiva e suportando uma longa exposição a agentes estressores, sem permitir que causem danos importantes ao organismo, mantendo um bom nível de energia interna durante toda a jornada de trabalho com resistência e adoção de mecanismos de otimização do trabalho, buscando excelência nas tarefas que realiza.
11) EMPATIA
Refere-se à habilidade de colocar-se no lugar do outro, percebendo seus sentimentos e agindo de acordo com essa percepção.
Trata-se de uma competência fundamental para o convívio social, pois denota o nível de maturidade das pessoas.
12) FLEXIBILIDADE
Relaciona-se a capacidade de mobilidade na conduta para compreender a realidade que o cerca, produzindo ações e soluções eficientes.
13) IMPULSIVIDADE
Predomínio do controle das emoções, reagindo aos estímulos de forma equilibrada e utilizando de seu potencial intelectual para responder de maneira assertiva às situações inesperadas.
14) INTELIGÊNCIA GERAL
Grau de inteligência geral adequado, ou seja, receptividade para incorporar novos conhecimentos, reestruturar conceitos já estabelecidos e associados aos mesmos, a fim de conduzir adequadamente seu comportamento.
15) RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
Capacidade para estabelecer um bom nível de relacionamento interpessoal de forma a manter-se acessível ao diálogo para análise das situações, demonstrando segurança e confiança no atendimento das necessidades do ambiente profissional. Fazse necessário, ainda, manter um relacionamento respeitoso, observando as formalidades e firmeza. Assim, espera-se que o candidato apresente um relacionamento interpessoal colaborativo com a equipe de trabalho frente às diferentes situações.
16) CAPACIDADE PARA TOMADA DE DECISÕES
Trata-se do processo de escolha de uma opção dentre várias outras. Refere-se a um processo cognitivo que envolve análises emocionais e racionais, considerando os riscos e suas implicações. Nesse sentido, espera-se que o candidato ao tomar uma decisão, análise distintos aspectos de cada escolha em relação aos possíveis resultados, assumindo compromisso na realização das escolhas no processo de desenvolvimento das atribuições, apoiando órgãos de entidades públicas, tais como órgão de defesa civil e entidades não governamentais com vistas à qualidade nos trabalhos.
17) RESPONSABILIDADE E COMPROMETIMENTO
É a capacidade de assumir compromissos diante do que lhe foi proposto e de suas atribuições, de maneira a responder pelosrL resultados. Se envolver e contribuir, com relação aos objetivos preconizados pela Corpo de Bombeiros Municipal de PORTO FELIZ.
18) SINAIS FÓBICOS E DISRÍTMICOS
A presença de sinais fóbicos e disrítmicos representa um risco potencial à integridade pessoal e de outrem, uma vez que o medo irracional e evidências de sinais disrítmicos com dificuldades para manter o autocontrole, indica distanciamento do perfil em tela, pois para o desenvolvimento das atividades do cargo exigem pleno equilíbrio tensional.
19) CAPACIDADE DE LIDERANÇA
As atividades relativas ao cargo envolvem o trato com a equipe de trabalho e com a comunidade na qual o profissional está inserido. É esperado que tenha condições de exercer a liderança de forma assertiva, de acordo com a situação e o ambiente.
INVESTIGAÇÃO SOCIAL
A Avaliação de Consulta Social, da Reputação e da Idoneidade será realizada no intuito de identificar condutas inadequadas e reprováveis do candidato, nos mais diversos aspectos da vida em sociedade, incompatíveis com o exercício da profissão de Bombeiro Municipal de Porto Feliz, impedindo a aprovação, dentre outras hipóteses possíveis, de candidato:
1 – alcoólatra ou alcoolista;
2 – toxicômano ou drogadicto;
3 – possuidor de antecedente criminal desabonador à conduta ilibada, à reputação e à idoneidade moral;
4 – possuidor de registro policial nas condições de averiguado, autor ou indiciado, desabonador à conduta ilibada, à reputação e à idoneidade moral;
5 – envolvido com a prática de contravenção penal;
6 – envolvido com a prática ou exploração de atividade ligada ao jogo de azar;
7 – envolvido com a exploração de atividade ligada à prostituição;
8 – envolvido com a incitação, exaltação ou apologia a atos de vandalismo;
9 – envolvido com a incitação ou prática de atos de perturbação de sossego;
10 – envolvido com a incitação, exaltação ou apologia a atos criminosos;
11 – autor de ato infracional desabonador à conduta ilibada, à reputação e à idoneidade moral;
12 – autor de infração penal de menor potencial ofensivo, nos termos do artigo 61 da Lei nº 9.099/95, desabonador à conduta ilibada, à reputação e à idoneidade moral;
13 – pessoa que mantenha relação de amizade, convivência ou conivência com indivíduos envolvidos em práticas delituosas, sabidamente lançadas à ambiência criminosa ou que possam induzir ao cometimento de crimes;
14 – envolvido com infração originada em posicionamento intransigente e divergente de indivíduo ou grupo em relação a outra pessoa ou grupo, e caracterizado por convicções ideológicas, religiosas, raciais, culturais, sexuais, étnicas e esportivas, visando a exclusão social;
15 – possuidor de postura e/ou comportamento que atentem contra a moral e os bons costumes;
16 – contumaz em cometer atos de indisciplina;
17 – envolvido em práticas de atos que possam importar em repercussão social de caráter negativo;
18 – possuidor de comportamento que possa comprometer a função de segurança pública ou confiabilidade do Corpo de Bombeiros Municipal de Porto Feliz;
19 – contumaz em infringir o Código de Trânsito Brasileiro, ter sido autuado ou visto cometendo infração que coloque em risco a integridade física ou a vida de outrem;
20 – com histórico de conduta violenta e/ou agressiva;
21 – frequentador de local incompatível com o decoro, cujas características das atividades ali desenvolvidas ofendam os valores e deveres éticos inerentes aos integrantes do Corpo de Bombeiros Municipal de Porto Feliz;
22 – possuidor de comportamento que atente contra a organização, hierarquia e a disciplina em estabelecimentos de ensino;
23 – possuidor de certificado escolar inidôneo, inválido, falsificado ou não reconhecido pelo órgão federal ou estadual de educação, quando identificado em atividade de diligência própria junto a estabelecimento de ensino frequentado pelo candidato;
24 – possuidor de atestado médico falso ou declaração falsa de trabalho em seu prontuário escolar ou profissional, quando identificado em atividade de diligência própria junto a estabelecimento de ensino e/ou profissional;
25 – possuidor de punição grave ou comportamento desabonador em seus locais de trabalho;
26 – demitido por justa causa nos termos da legislação trabalhista;
27 – demitido de cargo público, no exercício da função em qualquer órgão da administração direta ou indireta, nas esferas federal, estadual e municipal;
28 – em desacordo com o serviço militar obrigatório ou que tenham utilizado meio fraudulento para se esquivar de sua prestação;
29 – possuidor de comportamento desabonador nas Forças Armadas ou em qualquer uma das Forças Auxiliares;
30 – excluído ou licenciado a bem da disciplina nas Forças Armadas ou em qualquer uma das Forças Auxiliares;
31 – inadimplente em compromissos financeiros por fraude ou má-fé em descumprir obrigações legítimas;
32 – no caso de candidato que seja ou tenha sido servidor ou funcionário público, que apresente qualquer anotação desabonadora em seus assentamentos funcionais.
Por ocasião da convocação para a Avaliação de Consulta Social, da Reputação e da Idoneidade, o candidato deverá preencher um questionário de informações confidenciais que lhe será entregue na ocasião, apresentando junto com seus documentos e certidões.
DO CURSO DA ESCOLA SUPERIOR DE BOMBEIRO
Os candidatos que tomarem posse do cargo passarão a exercer funções internas, e serão posteriormente convocados para matrícula no Curso da Escola Superior de Bombeiro, conforme as necessidades de serviço da Prefeitura Municipal, sendo que apenas após a aprovação no referido curso passarão a exercer as funções externas inerentes ao cargo.
O não aproveitamento no Curso da Escola Superior de Bombeiro, conforme as necessidades de serviço da Prefeitura Municipal, sendo que apenas após a aprovação no referido curso passarão implicará na exoneração do candidato do cargo de Bombeiro Municipal.
O Curso da Escola Superior de Bombeiro poderá ser realizado, caso seja necessário, em outro município que não o de PORTO FELIZ, sendo de responsabilidade do candidato-aluno, em qualquer caso, eventuais despesas com transportes e estadias.
O candidato aterá sua matrícula cancelada e será dispensado do Curso da Escola Superior de Bombeiro caso:
a) deixe de cumprir as determinações previstas na legislação ou no respectivo edital de concurso público;
b) não mantiver qualquer dos requisitos estabelecidos no edital de concurso público necessários para o exercício das atribuições do cargo;
c) durante o curso tiver a sua conduta julgada inconveniente ou incompatível com os critérios de planejamento e os regulamentos do sistema de ensino.
Não caberá recurso ao aluno desligado do Curso da Escola Superior de Bombeiro por desistência ou por descumprimento dos requisitos estatutários.
O Edital de Resultado no Curso da Escola Superior de Bombeiro será divulgado nos sites www.publiconsult.com.br e www.portofeliz.sp.gov.br e publicado de forma resumida no Jornal Oficial do Município de Porto Feliz (https://www.gazetasp.com.br/).
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Língua Portuguesa e Interpretação de Textos
- Matemática e Raciocínio Lógico Quantitativo
- Conhecimentos Gerais e Atualidades
- Noções de Informática
- Conhecimentos Específicos
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