Prefeitura de Araucária, no Paraná, abre concurso para GCM apenas para cadastro reserva. Inscrições já estão abertas e vão até Dezembro.
Estão abertas as inscrições para o concurso de Guarda Municipal do município de Araucária PR. Será apenas cadastro reserva.
Os candidatos precisam ter Ensino Médio completo e no mínimo 18 anos.
As inscrições acontecem até o dia 11 de Dezembro no site da Fundação FAFIPA mediante taxa de R$ 100,00. A remuneração do cargo será de R$ 2.427,30.
A prova será dia 26 de Janeiro de 2025. Para saber todos os detalhes de como funciona o concurso para GCM de Araucária PR confira o edital no link: Concurso-Araucaria-PR-GCM-Edital-Publicado-2024
DAS CONDIÇÕES PARA INGRESSO:
- Ser brasileiro, nos termos da Constituição Federal;
- ter, na data da posse, idade mínima de 18 (dezoito) anos completos e não ter idade superior a 74 (setenta e quatro) anos, 11 (onze) meses e 29 (vinte e nove) dias até a data da posse, em virtudedo disposto no inciso II, do artigo 40, da Emenda Constitucional nº 88 de 07 de maio de 2015;
- no caso do sexo masculino, estar em dia com o Serviço Militar;
- estar quite com suas obrigações eleitorais e em gozo dos direitos políticos;
- possuir os requisitos indicados neste edital;
- não ter sofrido, no exercício de função pública, penalidade incompatível com a nomeação no cargo público;
- não estar ocupando cargo ou emprego na administração direta ou indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nem ser empregado ou servidor de suas subsidiárias e controladas, salvo os casos de acumulação expressas em lei;
- não perceber benefício proveniente de regime próprio de previdência social (art. 37 §10 da CF), salvo se tratar das exceções previstas no art. 37, incisos XVI e XVII, da Constituição Federal;
- CNH categoria AB
DO PROCESSO SELETIVO
A seleção dos candidatos inscritos para o Concurso Público de que trata o presente Edital dar-se-á por meio das seguintes etapas:
- Prova objetiva (PO) de caráter eliminatório e classificatório;
- Teste de Aptidão Física (TAF) de caráter eliminatório;
- Avaliação Psicológica (AP) de caráter eliminatório;
- Investigação Social (IS) de caráter eliminatório;
- Curso de Formação Profissional (CFP) de caráter eliminatório
DA PROVA OBJETIVA
A prova objetiva será composta de 40 (quarenta) questões distribuídas por áreas de conhecimento.
Cada questão da prova objetiva terá 05 (cinco) alternativas, sendo que cada questão terá apenas 1 (uma) alternativa correta, pontuadas conforme a tabelas do item 10. Será atribuída pontuação 0 (zero) às questões com mais de uma opção assinalada, questões sem opção assinalada, com rasuras ou preenchidas a lápis.
O candidato para ser considerado aprovado e classificado no Concurso Público, deverá obter nota igual ou superior a 50 (cinquenta) pontos, numa escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, que corresponde a 20 ACERTOS no total da prova, além de não ser eliminado por outros critérios estabelecidos no Edital.
DO TESTE DE APTIDÃO FÍSICA
O Teste de Aptidão Física será composto por 04 (quatro) tarefas, nesta ordem, sendo estas:
- Teste de força muscular de membros superiores – TRAÇÃO NA BARRA FIXA & ISOMETRIA;
- Teste de potência muscular – IMPULSÃO HORIZONTAL;
- Teste de resistência muscular – FLEXÃO ABDOMINAL;
- Teste de agilidade neuro-motora | resistência cardiorrespiratória – CORRIDA DE 2.400 METROS.
DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
A Avaliação Psicológica possui caráter eliminatório e será realizada por Banca Examinadora composta por profissionais Psicólogos registrados no Conselho Regional de Psicologia da 8ª Região e com ampla experiência na aplicação do exame, objetivando avaliar as condições psíquicas do candidato para o bom desempenho das atividades do cargo ao qual concorre, conforme o perfil profissiográfico do cargo/ocupação.
A Avaliação Psicológica é o emprego de procedimentos científicos destinados à identificação de aspectos psicológicos para fins de prognóstico da compatibilidade das características do candidato e desempenho no cargo pretendido.
A Avaliação Psicológica será realizada no Município de Araucária – PR e não serão tolerados atrasos por quaisquer motivos alegados. Em nenhuma hipótese haverá segunda chamada, bem como o candidato não poderá alegar qualquer desconhecimento sobre a realização da Avaliação Psicológica como justificativa de sua ausência ou atraso.
A Avaliação Psicológica será realizada conforme as normas em vigor do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e nela serão utilizados testes psicológicos confiáveis, válidos e fidedignos, aferidos e aprovados pelo Sistema de Avaliação dos Testes Psicológicos (SATEPSI), definidos a partir dos perfis psicológicos ocupacionais, baseados nas atribuições e atividades do cargo em questão.
Os testes a serem aplicados têm sua validade regulamentar estabelecida pelo Conselho Federal de Psicologia, órgão normativo da profissão, e somente serão realizados por psicólogos inscritos e ativos no Conselho Federal de Psicologia.
A Avaliação Psicológica consistirá na aplicação e na avaliação de baterias de testes e de instrumentos psicológicos que observarão os seguintes itens:
a) Atenção concentrada e dividida;
b) Memória;
c) Raciocínio lógico;
d) Relacionamento interpessoal;
e) Comprometimento;
f) Energia;
g) Organização;
h) Adaptabilidade;
i) Resiliência;
j) Disposição para realização;
k) Conformidade social;
l) Controle da exibição;
m) Comunicação;
n) Empatia;
o) Liderança;
p) Afetividade;
q) Impulsividade e;
r) Agressividade.
PERFIL PROFISSIOGRÁFICO
Aspectos cognitivos:
a) Atenção concentrada: médio a superior;
b) Inteligência geral: médio a superior;
c) Memória: médio à superior.
Traços de personalidade:
a) Relacionamento Interpessoal: não podendo estar negativamente exacerbada ou negativamente muito diminuída;
b) Extroversão: não podendo apresentar resultado abaixo da média populacional, aferido pelo instrumento utilizado;
c) Impulsividade: não podendo estar negativamente exacerbada ou negativamente muito diminuída;
d) Afetividade: não podendo apresentar resultado abaixo da média populacional, aferido pelo instrumento utilizado;
e) Organização: não podendo apresentar resultado abaixo da média populacional, aferido pelo instrumento utilizado
f) Agressividade: não podendo estar negativamente exacerbada ou negativamente muito diminuída;
Características restritivas ou impeditivas:
a) Descontrole no ajustamento emocional: não podendo estar negativamente exacerbada ou negativamente muito diminuída;
b) Descontrole da impulsividade: não podendo estar negativamente exacerbada ou negativamente muito diminuída;
c) Descontrole da agressividade: não podendo estar negativamente exacerbada ou negativamente muito diminuída.
DA INVESTIGAÇÃO SOCIAL
A investigação Social trata-se de fase eliminatória e será realizada por Comissão de Investigação Social nomeada para este fim.
A investigação social tem como objetivo avaliar a conduta pregressa e atual dos candidatos convocados para nomeação ao cargo de Guarda Municipal e ocorrerá em TRÊS FASES:
- Entrega de documentos;
- Entrevista individual com preenchimento de Formulário de Informações Confidenciais (FIC);
- Investigação para averiguação das informações prestadas, bem como para apurar a conduta pregressa e atual do candidato convocado.
DO EXAME MÉDICO
O candidato deverá se apresentar para a realização da Avaliação Médica, sob pena de eliminação portando:
I. Laudo descritivo e conclusivo de consulta médica, em papel timbrado e com carimbo médico, onde conste o registro no conselho de classe (CRM), realizada por médico especialista (otorrinolaringologista), que deve citar obrigatoriamente o seguinte exame: Audiometria.
II. Laudo descritivo e conclusivo de consulta médica, em papel timbrado e com carimbo médico, onde conste o registro no conselho de classe (CRM), realizada por médico especialista (neurologista), que deve citar obrigatoriamente o resultado do seguinte exame: Eletroencefalograma (EEG).
III. Laudo descritivo e conclusivo de consulta médica, em papel timbrado e com carimbo médico, onde conste o registro no conselho de classe (CRM), realizada por médico especialista (ortopedista) que deve citar obrigatoriamente o resultado do seguinte exame: Raio X de coluna total.
IV. Laudo descritivo e conclusivo de consulta médica, em papel timbrado e com carimbo médico, onde conste o registro no conselho de classe (CRM), realizada por médico especialista (pneumologista), que deve citar obrigatoriamente os resultados dos seguintes exames:
a) Radiografia de tórax em projeções póstero-anterior (PA) e perfil esquerdo, com laudo que deve obrigatoriamente avaliar a área cardíaca;
b) Prova de função pulmonar (espirometria), com o uso ou não de broncodilatador, conforme a necessidade, com laudo do exame emitido por médico especialista (pneumologista). Será aceita a Espirometria sem o uso de broncodilatador, quando o resultado do exame sem o uso do broncodilatador encontrar-se “normal”.
V. Laudo descritivo e conclusivo de consulta médica, em papel timbrado e com carimbo médico, onde conste o registro no conselho de classe (CRM), realizada por especialista (oftalmologista) que deve citar obrigatoriamente os seguintes aspectos e resultados de exames médicos:
a) acuidade visual sem correção;
b) acuidade visual com correção;
c) tonometria;
d) biomicroscopia;
e) fundoscopia;
f) motricidade ocular;
g) medida do campo visual por meio de campimetria computadorizada, com laudo.
VI. Laudo descritivo e conclusivo de consulta médica, em papel timbrado e com carimbo médico, onde conste o registro no conselho de classe (CRM), realizada por médico especialista (cardiologista), que deve citar obrigatoriamente os resultados dos seguintes exames:
a) Eletrocardiograma (ECG);
b) Ecocardiograma.
VII. Laudo descritivo e conclusivo de consulta médica, em papel timbrado e com carimbo médico, onde conste o registro no conselho de classe (CRM), realizada por médico especialista (psiquiatra), para candidatos que já tenham realizado ou estejam realizando tratamento psiquiátrico.
VIII. Exame Toxicológico: realizado em laboratório especializado, a partir da amostra de materiais biológicos (cabelo, pelo ou unha) e deverá ser do tipo de “larga janela de detecção” que acusa o uso de substâncias entorpecentes ilícitas ou lícitas controladas causadoras de dependência química ou psíquica de qualquer natureza, cujo resultado deverá apresentar negatividade para um período mínimo de 90 dias anteriores a realização do exame médico, para:
a) Anfetaminas: anfetamina, metanfetamina, efedrina e ecstasy (MDMA, MDEA e MDA);
b) Opiáceos: (morfina, codeína, di-hidrocodeína e metadona);
c) Canabinóides: (maconha, skank, haxixe e metabólitos do delta-9 THC);
d) Cocaína: (derivados e metabólitos);
e) Fenciclidina ou peniciclidina (PCP)
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Língua Portuguesa
- Raciocínio Lógico Matemático
- Informática
- Noções de Direito Constitucional
- Noções de Direito Penal e de Direito Processual Penal
- Noções de Direito Administrativo
- Noções de Direitos Humanos
- Legislação Especial
- Legislação de Trânsito
- Ética e Moral
Mais:
COMO FUNCIONA O CONCURSO PARA GCM DE CIANORTE PR
COMO SE MANTER FOCADO APÓS UMA REPROVAÇÃO E NÃO DESISTIR