COMO FUNCIONA O CONCURSO PARA GCM DE ARAUCÁRIA PR

Prepare-se para o concurso

Prefeitura de Araucária, no Paraná, abre concurso para GCM apenas para cadastro reserva. Inscrições já estão abertas e vão até Dezembro.

Estão abertas as inscrições para o concurso de Guarda Municipal do município de Araucária PR. Será apenas cadastro reserva.

Os candidatos precisam ter Ensino Médio completo e no mínimo 18 anos.

As inscrições acontecem até o dia 11 de Dezembro no site da Fundação FAFIPA mediante taxa de R$ 100,00. A remuneração do cargo será de R$ 2.427,30.

A prova será dia 26 de Janeiro de 2025. Para saber todos os detalhes de como funciona o concurso para GCM de Araucária PR confira o edital no link: Concurso-Araucaria-PR-GCM-Edital-Publicado-2024

DAS CONDIÇÕES PARA INGRESSO:

  • Ser brasileiro, nos termos da Constituição Federal;
  •  ter, na data da posse, idade mínima de 18 (dezoito) anos completos e não ter idade superior a 74 (setenta e quatro) anos, 11 (onze) meses e 29 (vinte e nove) dias até a data da posse, em virtudedo disposto no inciso II, do artigo 40, da Emenda Constitucional nº 88 de 07 de maio de 2015;
  • no caso do sexo masculino, estar em dia com o Serviço Militar;
  • estar quite com suas obrigações eleitorais e em gozo dos direitos políticos;
  • possuir os requisitos indicados neste edital;
  • não ter sofrido, no exercício de função pública, penalidade incompatível com a nomeação no cargo público;
  • não estar ocupando cargo ou emprego na administração direta ou indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nem ser empregado ou servidor de suas subsidiárias e controladas, salvo os casos de acumulação expressas em lei;
  • não perceber benefício proveniente de regime próprio de previdência social (art. 37 §10 da CF), salvo se tratar das exceções previstas no art. 37, incisos XVI e XVII, da Constituição Federal;
  • CNH categoria AB

DO PROCESSO SELETIVO

A seleção dos candidatos inscritos para o Concurso Público de que trata o presente Edital dar-se-á por meio das seguintes etapas:

  1. Prova objetiva (PO) de caráter eliminatório e classificatório;
  2. Teste de Aptidão Física (TAF) de caráter eliminatório;
  3. Avaliação Psicológica (AP) de caráter eliminatório;
  4.  Investigação Social (IS) de caráter eliminatório;
  5.  Curso de Formação Profissional (CFP) de caráter eliminatório

DA PROVA OBJETIVA

A prova objetiva será composta de 40 (quarenta) questões distribuídas por áreas de conhecimento.

Cada questão da prova objetiva terá 05 (cinco) alternativas, sendo que cada questão terá apenas 1 (uma) alternativa correta, pontuadas conforme a tabelas do item 10. Será atribuída pontuação 0 (zero) às questões com mais de uma opção assinalada, questões sem opção assinalada, com rasuras ou preenchidas a lápis.

O candidato para ser considerado aprovado e classificado no Concurso Público, deverá obter nota igual ou superior a 50 (cinquenta) pontos, numa escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, que corresponde a 20 ACERTOS no total da prova, além de não ser eliminado por outros critérios estabelecidos no Edital.

DO TESTE DE APTIDÃO FÍSICA

O Teste de Aptidão Física será composto por 04 (quatro) tarefas, nesta ordem, sendo estas:

  1. Teste de força muscular de membros superiores – TRAÇÃO NA BARRA FIXA & ISOMETRIA;
  2. Teste de potência muscular – IMPULSÃO HORIZONTAL;
  3. Teste de resistência muscular – FLEXÃO ABDOMINAL;
  4. Teste de agilidade neuro-motora | resistência cardiorrespiratória – CORRIDA DE 2.400 METROS.

DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

A Avaliação Psicológica possui caráter eliminatório e será realizada por Banca Examinadora composta por profissionais Psicólogos registrados no Conselho Regional de Psicologia da 8ª Região e com ampla experiência na aplicação do exame, objetivando avaliar as condições psíquicas do candidato para o bom desempenho das atividades do cargo ao qual concorre, conforme o perfil profissiográfico do cargo/ocupação.

A Avaliação Psicológica é o emprego de procedimentos científicos destinados à identificação de aspectos psicológicos para fins de prognóstico da compatibilidade das características do candidato e desempenho no cargo pretendido.

A Avaliação Psicológica será realizada no Município de Araucária – PR e não serão tolerados atrasos por quaisquer motivos alegados. Em nenhuma hipótese haverá segunda chamada, bem como o candidato não poderá alegar qualquer desconhecimento sobre a realização da Avaliação Psicológica como justificativa de sua ausência ou atraso.

A Avaliação Psicológica será realizada conforme as normas em vigor do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e nela serão utilizados testes psicológicos confiáveis, válidos e fidedignos, aferidos e aprovados pelo Sistema de Avaliação dos Testes Psicológicos (SATEPSI), definidos a partir dos perfis psicológicos ocupacionais, baseados nas atribuições e atividades do cargo em questão.

Os testes a serem aplicados têm sua validade regulamentar estabelecida pelo Conselho Federal de Psicologia, órgão normativo da profissão, e somente serão realizados por psicólogos inscritos e ativos no Conselho Federal de Psicologia.

A Avaliação Psicológica consistirá na aplicação e na avaliação de baterias de testes e de instrumentos psicológicos que observarão os seguintes itens:

a) Atenção concentrada e dividida;

b) Memória;

c) Raciocínio lógico;

d) Relacionamento interpessoal;

e) Comprometimento;

f) Energia;

g) Organização;

h) Adaptabilidade;

i) Resiliência;

j) Disposição para realização;

k) Conformidade social;

l) Controle da exibição;

m) Comunicação;

n) Empatia;

o) Liderança;

p) Afetividade;

q) Impulsividade e;

r) Agressividade.

PERFIL PROFISSIOGRÁFICO

Aspectos cognitivos:

a) Atenção concentrada: médio a superior;

b) Inteligência geral: médio a superior;

c) Memória: médio à superior.

Traços de personalidade:

a) Relacionamento Interpessoal: não podendo estar negativamente exacerbada ou negativamente muito diminuída;

b) Extroversão: não podendo apresentar resultado abaixo da média populacional, aferido pelo instrumento utilizado;

c) Impulsividade: não podendo estar negativamente exacerbada ou negativamente muito diminuída;

d) Afetividade: não podendo apresentar resultado abaixo da média populacional, aferido pelo instrumento utilizado;

e) Organização: não podendo apresentar resultado abaixo da média populacional, aferido pelo instrumento utilizado

f) Agressividade: não podendo estar negativamente exacerbada ou negativamente muito diminuída;

Características restritivas ou impeditivas:

a) Descontrole no ajustamento emocional: não podendo estar negativamente exacerbada ou negativamente muito diminuída;

b) Descontrole da impulsividade: não podendo estar negativamente exacerbada ou negativamente muito diminuída;

c) Descontrole da agressividade: não podendo estar negativamente exacerbada ou negativamente muito diminuída.

DA INVESTIGAÇÃO SOCIAL

A investigação Social trata-se de fase eliminatória e será realizada por Comissão de Investigação Social nomeada para este fim.

A investigação social tem como objetivo avaliar a conduta pregressa e atual dos candidatos convocados para nomeação ao cargo de Guarda Municipal e ocorrerá em TRÊS FASES:

  1.  Entrega de documentos;
  2. Entrevista individual com preenchimento de Formulário de Informações Confidenciais (FIC);
  3. Investigação para averiguação das informações prestadas, bem como para apurar a conduta pregressa e atual do candidato convocado.

DO EXAME MÉDICO

O candidato deverá se apresentar para a realização da Avaliação Médica, sob pena de eliminação portando:

I. Laudo descritivo e conclusivo de consulta médica, em papel timbrado e com carimbo médico, onde conste o registro no conselho de classe (CRM), realizada por médico especialista (otorrinolaringologista), que deve citar obrigatoriamente o seguinte exame: Audiometria.

II. Laudo descritivo e conclusivo de consulta médica, em papel timbrado e com carimbo médico, onde conste o registro no conselho de classe (CRM), realizada por médico especialista (neurologista), que deve citar obrigatoriamente o resultado do seguinte exame: Eletroencefalograma (EEG).

III. Laudo descritivo e conclusivo de consulta médica, em papel timbrado e com carimbo médico, onde conste o registro no conselho de classe (CRM), realizada por médico especialista (ortopedista) que deve citar obrigatoriamente o resultado do seguinte exame: Raio X de coluna total.

IV. Laudo descritivo e conclusivo de consulta médica, em papel timbrado e com carimbo médico, onde conste o registro no conselho de classe (CRM), realizada por médico especialista (pneumologista), que deve citar obrigatoriamente os resultados dos seguintes exames:

a) Radiografia de tórax em projeções póstero-anterior (PA) e perfil esquerdo, com laudo que deve obrigatoriamente avaliar a área cardíaca;

b) Prova de função pulmonar (espirometria), com o uso ou não de broncodilatador, conforme a necessidade, com laudo do exame emitido por médico especialista (pneumologista). Será aceita a Espirometria sem o uso de broncodilatador, quando o resultado do exame sem o uso do broncodilatador encontrar-se “normal”.

V. Laudo descritivo e conclusivo de consulta médica, em papel timbrado e com carimbo médico, onde conste o registro no conselho de classe (CRM), realizada por especialista (oftalmologista) que deve citar obrigatoriamente os seguintes aspectos e resultados de exames médicos:

a) acuidade visual sem correção;

b) acuidade visual com correção;

c) tonometria;

d) biomicroscopia;

e) fundoscopia;

f) motricidade ocular;

g) medida do campo visual por meio de campimetria computadorizada, com laudo.

VI. Laudo descritivo e conclusivo de consulta médica, em papel timbrado e com carimbo médico, onde conste o registro no conselho de classe (CRM), realizada por médico especialista (cardiologista), que deve citar obrigatoriamente os resultados dos seguintes exames:

a) Eletrocardiograma (ECG);

b) Ecocardiograma.

VII. Laudo descritivo e conclusivo de consulta médica, em papel timbrado e com carimbo médico, onde conste o registro no conselho de classe (CRM), realizada por médico especialista (psiquiatra), para candidatos que já tenham realizado ou estejam realizando tratamento psiquiátrico.

VIII. Exame Toxicológico: realizado em laboratório especializado, a partir da amostra de materiais biológicos (cabelo, pelo ou unha) e deverá ser do tipo de “larga janela de detecção” que acusa o uso de substâncias entorpecentes ilícitas ou lícitas controladas causadoras de dependência química ou psíquica de qualquer natureza, cujo resultado deverá apresentar negatividade para um período mínimo de 90 dias anteriores a realização do exame médico, para:

a) Anfetaminas: anfetamina, metanfetamina, efedrina e ecstasy (MDMA, MDEA e MDA);

b) Opiáceos: (morfina, codeína, di-hidrocodeína e metadona);

c) Canabinóides: (maconha, skank, haxixe e metabólitos do delta-9 THC);

d) Cocaína: (derivados e metabólitos);

e) Fenciclidina ou peniciclidina (PCP)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Língua Portuguesa
  • Raciocínio Lógico Matemático
  • Informática
  • Noções de Direito Constitucional
  • Noções de Direito Penal e de Direito Processual Penal
  • Noções de Direito Administrativo
  • Noções de Direitos Humanos
  • Legislação Especial
  • Legislação de Trânsito
  • Ética e Moral

 

Mais:

COMO FUNCIONA O CONCURSO PARA GCM DE CIANORTE PR

COMO SE MANTER FOCADO APÓS UMA REPROVAÇÃO E NÃO DESISTIR

 

Últimas do Blog

Categorias do Blog

Nossos Cursos

Vídeos Relacionados

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Fechar Menu

Assine nosso Telegram

Fique por dentro dos concursos da segurança pública

Receba nosso contato !

Eu aceitoAo preencher, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber comunicações do Curso Palestra Gratuita.

Receba nosso contato !

Eu aceitoAo preencher, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber comunicações do Curso Palestra Gratuita.