COMO FUNCIONA O CONCURSO PARA GCM DE BELO JARDIM PE

Prepare-se para o concurso

Município de Belo Jardim PE abre inscrições para Guarda Municipal com 15 vagas imediatas mais 15 para cadastro reserva.  Prova está marcada para Março.


Prefeitura Municipal de Belo Jardim, em Pernambuco, está com inscrições abertas para concurso de GCM. São 15 vagas mais o cadastro reserva com remuneração de R$ 2.500,00.

Os interessados podem inscrever no site da organizadora IGEDUC até o dia 19 de Fevereiro mediante taxa de R$ 100,00. É necessário ter Ensino Médio completo e de 18 a 40 anos de idade.

A prova está marcada para dia 10 de Março de 2024. Para saber todos os detalhes de como funciona o concurso para GCM de Belo Jardim PE confira o edital no link: Edital concurso GCM Belo Jardim

DAS CONDIÇÕES PARA INGRESSO:

  •  Ser brasileiro nato ou naturalizado, ou, ainda, no caso de estrangeiro, estar com situação regular no país, por intermédio de visto temporário ou permanente. No caso de ter nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos;
  • estar em dia com as obrigações eleitorais;
  • ter certificado de reservista ou de dispensa de incorporação, em caso de candidato do sexo masculino;
  • CNH categoria “AB” ou superior, bem como comprovante de inexistência de processo de suspensão do direito de dirigir, de cassação da Carteira Nacional de Habilitação ou da permissão para dirigir, e comprovação de não ter cometido infrações nos últimos doze meses anteriores à nomeação, com pontuação igual ou superior a 20 (vinte) pontos;
  • não acumular empregos, funções ou cargos públicos, salvo nos casos constitucionalmente admitidas

DO PROCESSO SELETIVO

 

O presente concurso público será realizado conforme as etapas abaixo discriminadas:

  1. Prova Objetiva – Eliminatória e classificatória
  2. Prova Discursiva – Eliminatória e classificatória
  3. Teste de Aptidão Física – Eliminatório
  4. Avaliação Psicológica – Eliminatória
  5. Exame de Saúde e Aferição de Deficiência – Eliminatório
  6. Investigação Social – Eliminatória
  7. Curso de Formação – Eliminatório

DA PROVA OBJETIVA

As questões da prova objetiva avaliam habilidades que vão além do mero conhecimento memorizado e abrangem a compreensão, a aplicação, a análise, a síntese e a avaliação, com o intuito de valorizar a capacidade de raciocínio e de resolução de problemas pelo candidato e, portanto, cada item de avaliação pode abordar mais de um tema, habilidade e assunto, assim como as leis, técnicas, atribuições e normas inerentes ao cargo.

A prova objetiva pode conter textos, imagens, gráficos e outros recursos complementares às questões a fim de tornar a avaliação de conhecimentos mais completa.

O candidato deve ler atentamente o enunciado de todas as questões a fim de identificar o comando necessário para responder às mesmas.

Para cada questão, o candidato deverá marcar apenas 1 (uma) resposta no seu cartão-resposta.

As questões da prova objetiva serão estruturadas da seguinte forma:

CONHECIMENTOS GERAIS – 30 (trinta)

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS – 70 (setenta)

Cada questão tem valor igual a 1,00 (um) ponto, sendo cada questão na modalidade “VERDADEIRO / FALSO”.

Será desclassificado o candidato que obter nota inferior a 50 pontos.

PROVA DISCURSIVA

A prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, será aplicada no mesmo dia de realização da prova objetiva, sendo constituída de 1 (uma) questão acerca do conteúdo programático de conhecimento específico.

Para cada sistema de concorrência, a convocação dos candidatos para as provas discursivas será de acordo com os seguintes critérios:

a) ampla concorrência: serão corrigidas as provas discursivas dos 117 (cento e dezessete) candidatos melhor classificados na prova objetiva, após a aplicação dos critérios de desempate especificados no edital;

b) candidatas mulheres: serão corrigidas as provas discursivas dos 27 (vinte e sete) candidatas mais bem classificadas na prova objetiva, após a aplicação dos critérios de desempate especificados no edital;

c) candidatos que se declararam pessoas com deficiência: serão corrigidas as provas discursivas dos 16 (dezesseis) candidatos melhor classificados na prova objetiva, após a aplicação dos critérios de desempate especificados no edital.

A questão da prova discursiva abordará o conteúdo de Conhecimentos Específicos e será avaliada na escala de 0 (zero) a 20 (vinte) pontos cada.

A prova discursiva de cada candidato será submetida a duas avaliações: uma avaliação de conteúdo e uma avaliação do domínio da modalidade escrita da Língua Portuguesa.

Para efeito de avaliação da PROVA DISCURSIVA serão considerados os seguintes elementos de avaliação:

  1. ASPECTOS MACROESTRUTURAIS – 14 pontos ABORDAGEM DO TEMA E DESENVOLVIMENTO DO CONTEÚDO: Neste critério serão avaliados: pertinência de exposição relativa ao problema, à ordem de desenvolvimento proposto e ao padrão de resposta, conforme detalhamento a ser oportunamente publicado.
  2. ASPECTOS MICROESTRUTURAIS – 6 pontos

Indicação de um erro para cada ocorrência dos tipos a seguir:

  1. Conectores (sequenciação do texto).
  2. Correlação entre tempos verbais.
  3. Precisão vocabular.
  4. Pontuação.
  5. Concordância nominal e verbal.
  6. Regência nominal e verbal.
  7. Colocação pronominal.
  8. Vocabulário adequado ao texto escrito.
  9. Ortogescrito
  10. Acentuação.

OS ERROS TEXTUAIS OBEDECERÃO AOS CRITÉRIOS A SEGUIR: Para cada erro identificado será descontado o valor de 0,08 (oito centésimos) da pontuação máxima dos Aspectos Microestruturais.

TESTE DE APTIDÃO FÍSICA

O Teste de Aptidão Física compreenderá 5 (cinco) exercícios de capacidade física, todos de realização obrigatória para cada sexo – masculino e feminino, independentemente do desempenho dos candidatos em cada um deles, e que deverão ser realizados na sequência abaixo estabelecida:

  1. Teste Dinâmico de barra fixa (sexo masculino) e Teste Estático de barra fixa (sexo feminino);
  2. Flexão abdominal (sexos masculino e feminino);
  3. Teste de impulsão horizontal (sexos masculino e feminino);
  4. Teste de flexo-extensão de cotovelos em apoio de frente ao solo em quatro apoios (sexo masculino) e Teste de flexo-extensão de cotovelos em apoio de frente ao solo em seis apoios (sexo feminino); e
  5. Corrida de 100 metros (sexos masculino e feminino).

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

A avaliação psicológica poderá consistir na aplicação coletiva e(ou) individual de instrumentos, capazes de aferir, de forma objetiva e padronizada, os requisitos psicológicos do candidato para o desempenho das atribuições inerentes ao cargo.

São requisitos da avaliação psicológica as características de personalidade, a capacidade intelectual e as habilidades específicas, definidos em consonância com o estudo científico já mencionado.

A avaliação psicológica será realizada por banca examinadora constituída por psicólogos regularmente inscritos em Conselho Regional de Psicologia.

Na avaliação psicológica, o candidato será considerado “Apto”, “Inapto” ou “Faltoso”.

Será considerado “Apto” o candidato que apresentar características de personalidade, capacidade intelectual e habilidades específicas, de acordo com os requisitos psicológicos para o desempenho das atribuições inerentes ao cargo.

Será considerado “Inapto” o candidato que apresentar características restritivas ou impeditivas e(ou) não apresentar características de personalidade, capacidade intelectual, habilidades específicas, isolada ou cumulativamente, de acordo com os requisitos psicológicos para o desempenho das atribuições inerentes ao cargo.

Será considerado “Faltoso” o candidato que não comparecer à avaliação psicológica, embora convocado.

A inaptidão na avaliação psicológica não significa, necessariamente, incapacidade intelectual ou existência de transtornos de personalidade; indica apenas que o candidato não atendeu aos requisitos para o desempenho das atribuições inerentes ao cargo pretendido.

O candidato considerado “Inapto” na avaliação psicológica ou que não comparecer à avaliação (“Faltoso”), no local, na data e no horário previsto para a sua realização, conforme edital específico de convocação desta Etapa, será eliminado do concurso.

EXAME DE SAÚDE

O Exame de Saúde visa a verificar as condições de saúde e a existência de eventuais doenças, condições, sinais ou sintomas incapacitantes dos candidatos ao cargo de Guarda Municipal de Belo Jardim (PE).

As requisições para o Exame Médico são as seguintes:

a) Hemograma completo com plaquetas;

b) Dosagens de glicose, ureia, creatinina, ácido úrico, AST e ALT;

c) Grupo sanguíneo;

d) Fator Rh;

e) Sorologia para Doença de Chagas por imunofluorescência;

f) HBSAG;

g) Anti-HBC-IGG;

h) VDRL;

i) Coagulograma completo (TAP, TTPA e tempo de sangria);

j) Exame de Urina (Sumário);

k) Ecocardiograma transtorácico (imagem e laudo);

l) Eletrocardiograma (imagem e laudo);

m) Eletroencefalograma (imagem e laudo);

n) Ecografia de abdome total e vias urinárias (imagem e laudo);

o) Audiometria;

p) Exame oftalmológico completo (acuidade visual com e sem correção, pressão intraocular e fundo de olho, inclusive avaliação cromática);

q) Laudo ortopédico relativo ao aparelho locomotor e ao aparelho osteoarticular;

r) Laudo de Sanidade Mental emitido por médico psiquiatra;

s) Raio-X do Tórax em PA e perfil (imagem e laudo);

t) Raio-X da Coluna cervical em AP e perfil (imagem e laudo);

u) Raio-X da Coluna lombossacra em AP e perfil (imagem e laudo).

 

INVESTIGAÇÃO SOCIAL

A avaliação de comportamento e de idoneidade moral dos candidatos convocados para esta Etapa far-se-á através de Investigação Social, a ser realizada pelo Município de Belo Jardim (PE).

A investigação social tem caráter eliminatório e será realizada para todos os candidatos considerados “Aptos” no resultado definitivo da Avaliação Psicológica.

A Investigação Social visa a averiguar a vida pregressa e atual do candidato em todos os aspectos da vida em sociedade, quer seja social, moral, profissional, escolar, dentre outras possíveis, impedindo que pessoa com perfil incompatível ingresse como ou Guarda Municipal de Belo Jardim (PE).

Os candidatos serão convocados a comparecer ao local indicado na Lista de Convocação para preencherem a Ficha de Informações Confidenciais (FIC) da Investigação Social, de acordo com as informações constantes da Lista de Convocação específica para esta Etapa, a ser publicada na data prevista no cronograma contido no edital.

É de inteira responsabilidade do candidato o preenchimento da Ficha de Informações Confidenciais (FIC).

O próprio candidato fornecerá os dados para tal averiguação, autorizando sua realização e se responsabilizando pela veracidade das informações apresentadas.

O candidato será responsável pela veracidade dos dados, fatos e documentos por ele apresentados nas Etapas do concurso, inclusive nesta, de modo que irregularidades, inconsistências ou omissões constatadas implicam na sua reprovação e consequente eliminação do concurso.

Após a entrega da FIC pelo candidato e já tendo sido iniciado os procedimentos de avaliação da conduta social, da reputação e da idoneidade, caso ocorram fatos novos referentes aos dados e informações declaradas e/ou documentos juntados e que envolvam diretamente a pessoa do candidato, ele deverá de imediato informar por escrito ao Município de Belo Jardim (PE), nos termos da Lista de Convocação, devendo anexar, nos casos em que houver, uma cópia da documentação comprobatória referente ao fato novo ocorrido.

CURSO DE FORMAÇÃO

Estarão habilitados a participar dos Curso de Formação de Guarda Municipal de Belo Jardim (PE), etapa de caráter exclusivamente eliminatório, os candidatos aprovados nas etapas anteriores, mas dentro dos quantitativos a seguir especificados:

a) ampla concorrência: serão convocados os candidatos aprovados até a 25ª (vigésima quinta) posição, após a aplicação dos critérios de desempate especificados no edital;

b) candidatas mulheres: serão convocadas as candidatas aprovadas até a 10ª (décima) posição, após a aplicação dos critérios de desempate especificados no edital;

c) candidatos que se declararam pessoas com deficiência: serão convocados os candidatos aprovados até a 5ª (quinta) posição, após a aplicação dos critérios de desempate especificados no edital.

Os candidatos serão convocados para esta Etapa por meio de Lista de Convocação específica, a ser publicada na data prevista no cronograma contido no edital.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Língua Portuguesa
  • Noções de Informática
  • Conhecimentos Específicos – Legislação

 

Mais:

COMO FUNCIONA O CONCURSO PARA GCM DE CORTÊS PE

Concurso Oficial Bombeiro Militar PE

Últimas do Blog

Categorias do Blog

Nossos Cursos

Vídeos Relacionados

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Fechar Menu

Assine nosso Telegram

Fique por dentro dos concursos da segurança pública

Receba nosso contato !

Eu aceitoAo preencher, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber comunicações do Curso Palestra Gratuita.

Receba nosso contato !

Eu aceitoAo preencher, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber comunicações do Curso Palestra Gratuita.