COMO FUNCIONA O CONCURSO PARA GCM DE NITERÓI RJ

Prepare-se para o concurso

Prefeitura Municipal de Niterói RJ abre mais de 200 vagas para Guarda Municipal. Inscrições vão até Janeiro de 2025.

Prefeitura de Niterói, no Rio de Janeiro, lançou edital para concurso de Guarda Municipal. Serão 209 vagas mais o cadastro reserva.

Os interessados devem ter no mínimo 18 anos e Ensino Médio completo. As inscrições acontecem de 02 de Dezembro até 09 de Janeiro de 2025 no site do Instituto Selecon com taxa de R$ 90,00. A remuneração do cargo é de R$ 4.858,28.

A prova será dia 16 de Março de 2025. Para saber todos os detalhes de como funciona o concurso para GCM de Niterói RJ confira o edital no link: edital-GCM-Niteroi

DAS CONDIÇÕES PARA INGRESSO:

  • Possuir nacionalidade brasileira ou portuguesa;
  • estar no exercício dos direitos civis e políticos e quite com as obrigações militares e eleitorais;
  • não possuir contra si decisão judicial em ação penal, com trânsito em julgado, incompatível como exercício do cargo;
  • possuir idoneidade moral;
  • não ter sido demitido de qualquer cargo ou emprego público, em decorrência de processo administrativo disciplinar ou por justa causa;
  • possuir, até a data da posse, diploma de Ensino Médio ou equivalente, reconhecido pelo órgão público Estadual competente ou pelo Ministério da Educação – MEC, conforme definido em lei;
  • ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo;
  • não estar incompatibilizado para nova investidura em cargo público.

DO PROCESSO SELETIVO

O Concurso Público será composto das cinco etapas distintas abaixo:

  1. Prova de Conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório;
  2. Exame Antropométrico e Prova de Capacidade Física, de caráter eliminatório;
  3. Exame Psicotécnico, de caráter eliminatório;
  4. Exame Médico, de caráter eliminatório;
  5. Investigação Social e Documental, de caráter eliminatório

DA PROVA OBJETIVA

A Prova de Conhecimentos será realizada na data prevista no preferencialmente no Município de Niterói. Caso haja motivos operacionais, a mesma poderá ser realizada também no Município do Rio de Janeiro e/ou Município de São Gonçalo.

Esta etapa, de caráter eliminatório e classificatório, consistirá de prova de questões objetivas (múltipla escolha) versando sobre Língua Portuguesa, Conhecimentos Básicos de Direito, Conhecimentos Básicos de Informática e Conhecimentos do Município de Niterói.

Cada questão terá 05 (cinco) alternativas de resposta, havendo somente uma opção correta.

Cada candidato receberá um Caderno de Questões e um único Cartão de Respostas personalizado que não poderá ser rasurado, amassado ou manchado. O candidato deverá seguir atentamente as recomendações contidas na capa de seu Caderno de Questões e em seu Cartão de Respostas.

Antes de iniciar a Prova de Conhecimentos, os candidatos deverão transcrever a frase que se encontra na capa do Caderno de Questões para o quadro “Exame Grafotécnico” do Cartão de Respostas.

O candidato deverá transcrever as respostas da Prova de Conhecimentos para o Cartão de Respostas, que será o único documento válido para correção eletrônica. A transcrição das alternativas para o Cartão de Respostas e sua assinatura são obrigatórias e serão de inteira responsabilidade do candidato, que deverá proceder em conformidade com as instruções específicas nele contidas, pois a correção da prova será feita somente nesse documento e por processamento eletrônico. Assim sendo, fica o candidato obrigado, ao receber o Cartão de Respostas, verificar se o número do mesmo corresponde ao seu número de inscrição contido no CCI e na Lista de Presença.

Será considerado APROVADO na Prova de Conhecimentos o candidato que obtiver, no mínimo, 50 pontos do total dos 100 pontos previstos e, ainda, no mínimo, 50% dos pontos da disciplina de Conhecimentos Básicos de Direito (25 pontos), e 40% dos pontos de cada uma das demais disciplinas (12 pontos em Língua Portuguesa; 4 pontos em Conhecimentos de Informática e 4 pontos em Conhecimentos do Município de Niterói).

A nota final (NF) do candidato será a soma dos pontos obtidos em cada disciplina da Prova de Conhecimentos.

DOS EXAMES DE APTIDÃO FÍSICA

A Prova de Capacidade Física consistirá de 04 (quatro) testes físicos, todos de caráter eliminatório.

  1. Flexão abdominal
  2. Flexão de cúbitos (braços)
  3. Corrida de Velocidade
  4. Corrida de Resistência

DO EXAME PSICOTÉCNICO

O Exame Psicotécnico, de caráter eliminatório, consistirá na aplicação coletiva de bateria de testes psicológicos, visando a apurar, de forma inequívoca, as características cognitivas, de aptidões emocionais, motivacionais e de personalidade necessárias para uma perfeita adaptabilidade e um bom desempenho profissional, em conformidade com os princípios norteadores e as atribuições inerentes à Guarda Civil Municipal de Niterói, levando-se em consideração ainda a possibilidade de utilização de armamento menos letal e de arma de fogo.

Entende-se por teste psicológico a medida objetiva e padronizada de uma amostra representativa do comportamento, sendo que sua objetividade está relacionada à aplicação, avaliação e interpretação dos resultados, não dependendo do julgamento subjetivo do aplicador, e sim da padronização de uniformidade estabelecida estatisticamente por normas científicas. Os testes aplicados têm sua validade regulamentar estabelecida pelo Conselho Federal de Psicologia, órgão normativo da profissão, pela Resolução CFP 002/2003, inclusive para a concessão de porte de arma de fogo.

De acordo com o resultado do Exame Psicotécnico, o candidato será considerado RECOMENDADO ou NÃO RECOMENDADO.

A bateria de testes consistirá em:

a)Teste de Personalidade – para avaliar traços da personalidade do candidato, tais como agressividade, instabilidade emocional, desempenho, temperamento de trabalho;

b)Teste de Inteligência ou Raciocínio – para investigar a habilidade do candidato em conceitos expressos em palavras; facilidade com que trabalha com conceitos, relações e operações numéricas e aspectos intelectuais; solução de problemas;

c)Teste de Aptidão – para investigar a capacidade do candidato em manter a atenção com qualidade e concentração e distinguir rapidamente semelhanças e diferenças de natureza não verbal, habilidade perceptual/ concentração e perseverança.

No dia de realização dos testes, o candidato deverá atentar-se apenas às instruções que forem transmitidas pelos técnicos responsáveis pela aplicação, não levando em consideração qualquer conselho ou informação que possam ter lhe passado a respeito, pois podem atrapalhar o seu desempenho individual.

Nas horas que antecedem o Exame Psicotécnico, o candidato deverá observar os seguintes cuidados:

a) dormir bem na noite anterior, sendo desejável pelo menos 8 (oito) horas de sono;

b) alimentar-se adequadamente no café da manhã e almoço, se for o caso, com uma refeição leve e saudável;

c) evitar a ingestão de bebidas alcoólicas.

Não serão consideradas as alterações psicológicas e fisiológicas temporárias que influenciem no desempenho da realização dos testes.

Os resultados finais serão obtidos por meio da análise técnica global de todo o material produzido pelo candidato no transcorrer desta etapa do Concurso Público, sendo observadas as orientações e parâmetros contidos nos manuais dos instrumentos técnicos utilizados nas avaliações.

No Exame Psicotécnico o candidato poderá obter um dos seguintes resultados:

a)RECOMENDADO – candidato apresentou, no momento atual de sua vida, perfil psicológico compatível com o perfil do cargo pretendido;

b)NÃO RECOMENDADO – candidato não apresentou, no momento atual de sua vida, perfil psicológico compatível com o perfil do cargo pretendido;

c)FALTOSO – candidato não compareceu à Avaliação Psicológica.

A NÃO RECOMENDAÇÃO no Exame Psicotécnico não significa a pressuposição da existência de transtornos mentais. Indica, apenas, que o avaliado não atende aos parâmetros exigidos para o exercício das funções inerentes ao cargo.

O candidato considerado NÃO RECOMENDADO ou FALTOSO será eliminado do Concurso Público.

Será facultado ao candidato NÃO RECOMENDADO e, somente a este, tomar conhecimento das razões de sua inaptidão por meio da Entrevista Devolutiva, a qual deverá ser solicitada após a publicação do resultado da Avaliação Psicológica. O candidato considerado NÃO RECOMENDADO no Exame Psicotécnico poderá, após a publicação do resultado e mediante requerimento dirigido à Banca Examinadora correspondente, obter vista dos cadernos de testes e respectivo laudo, podendo se fazer acompanhar de psicólogo, contratado a suas expensas.

DO EXAMES MÉDICO

O Exame Médico, de caráter unicamente eliminatório, será realizado pelo INSTITUTO SELECON e objetiva aferir se o candidato, com deficiência ou não, goza de boa saúde física e psíquica para suportar os exercícios a que será submetido durante o curso de formação profissional e para desempenhar as tarefas típicas da categoria funcional, sendo motivo de exclusão do certame o candidato que não conseguir executar plenamente as atividades exigidas na rotina do curso de formação.

A partir da avaliação clínica (anamnese e exame físico) e da análise dos exames médicos, o candidato será considerado “apto”, “temporariamente inapto” ou “inapto”.

As condições clínicas, sinais ou sintomas que incapacitam o candidato para o Concurso Público, nos termos do Edital, serão também considerados incapacitantes para a posse no cargo.

O Exame Médico estará sob a responsabilidade de junta médica designada pelo INSTITUTO SELECON.

O Exame Médico compreenderá a avaliação clínica (anamnese e exame físico) realizada por junta médica do INSTITUTO SELECON e a

apresentação de exames e de laudos médicos decorrentes de avaliações médicas especializadas.

O candidato submetido ao Exame Médico deverá apresentar à junta médica todos os exames médicos e avaliações clínicas especializadas previstos no Edital.

O candidato deverá providenciar, às suas expensas, os exames médicos constantes do edital, assim como os exames complementares e avaliação(ões) médica(s) especializada(s) que venham a ser solicitados pela junta médica.

Em todos os exames médicos solicitados e nos laudos de avaliações médicas especializadas, além do nome do candidato e número do documento de identificação, deverão constar, obrigatoriamente, a assinatura, a especialidade e o registro no órgão de classe específico do profissional responsável, sendo motivo de eliminação a inobservância ou a omissão dos quesitos citados.

Os exames laboratoriais e os exames complementares com seus laudos individuais, bem como os laudos da avaliação médica dos especialistas serão avaliados pela junta médica, em complementação à avaliação clínica por ela realizada.

DA INVESTIGAÇÃO SOCIAL

A Investigação Social poderá ter início concomitantemente com o Exame Psicotécnico e poderá estender-se até a homologação do Concurso Público.

A Banca de Investigação Social examinará os atos da vida civil do candidato, podendo este ser eliminado quando constatada conduta desabonadora em sua vida pública ou particular, ainda que não considerada como ilícita, desde que incompatível com a natureza da função.

A Investigação Social deverá considerar os assentamentos funcionais dos candidatos, se servidores públicos ou militares.

A Investigação Social será realizada com base em documentos oficiais e no Questionário de Informações Confidenciais (QIC), disponibilizado no endereço eletrônico https://selecon.org.br/, a partir da Convocação para o Exame Psicotécnico e que conterá perguntas de caráter pessoal.

A prática de atos desabonadores no exercício da função pública, na atividade privada ou nas relações sociais será apreciada pela Banca Examinadora, podendo importar em exclusão do candidato do Concurso.

Será eliminado do Concurso Público o candidato que, após iniciada a Investigação Social, for considerado CONTRAINDICADO pela respectiva Banca Examinadora.

O candidato será informado da data e do horário da devolução do Questionário de Informações Confidenciais (QIC), o qual será disponibilizado e deverá ser devolvido, devidamente preenchido e instruído com os documentos necessários, mencionados no próprio Questionário.

A Prefeitura Municipal de Niterói poderá exigir que o candidato providencie, a suas expensas, sob pena de ser CONTRAINDICADO e eliminado do Concurso Público, documentação complementar, a fim de dirimir eventuais dúvidas que surjam durante a condução do processo de Investigação Social.

Será eliminado do Concurso Público o candidato que deixar de fazer a entrega, no prazo que for fixado, de um ou mais documentos que sejam necessários à Investigação Social, bem como fizer afirmações inexatas, falsas ou imprecisas no Questionário de Informações Confidenciais, sem prejuízo da responsabilização criminal, conforme o caso.

A Banca Examinadora da Prova de Investigação Social deverá apresentar relação nominal de todos os candidatos considerados INDICADOS.

Enquanto não se der a homologação do resultado final do Concurso Público, a citada relação nominal poderá ser alterada, em face de fato superveniente, que autorize a exclusão ou indicação de algum candidato.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Conhecimentos Básicos de Direito Constitucional
  • Direito Administrativo
  • Direito Penal e Processual Penal
  • Direito da Criança e do Adolescente
  • Estatuto Geral das Guardas Municipais
  • Legislação de Trânsito Brasileira
  • LEI Nº 13.675 DE 11 DE JUNHO DE 2018 – SUSP (SISTEMA ÚNICO DE SEGURANÇA PÚBLICA) LEGISLAÇÃO MUNICIPAL
  • Língua Portuguesa
  • Conhecimentos do Município de Niterói

Mais:

COMO FUNCIONA O CONCURSO PARA O CORPO DE BOMBEIROS MILITAR RJ

COMO FUNCIONA O CONCURSO DE GCM DE PARATY RJ

Últimas do Blog

Categorias do Blog

Nossos Cursos

Vídeos Relacionados

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Fechar Menu

Assine nosso Telegram

Fique por dentro dos concursos da segurança pública

Receba nosso contato !

Eu aceitoAo preencher, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber comunicações do Curso Palestra Gratuita.

Receba nosso contato !

Eu aceitoAo preencher, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber comunicações do Curso Palestra Gratuita.