COMO FUNCIONA O CONCURSO PARA GCM DE RIBEIRÃO DAS NEVES MG

Prepare-se para o concurso

Município de Ribeirão das Neves, em MG lança edital para concurso de GCM. Serão 50 vagas e as inscrições começam em Abril.

Concurso para Guarda Municipal de Ribeirão das Neves é lançado. São 50 vagas e a remuneração será de R$ 3.410,00 .

As inscrições acontecem de 3 de Abril até 2 de Maio no site do Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP) mediante pagamento da taxa de R$ 98. Os candidatos precisam ter de 21 a 35 anos, Ensino Médio completo e altura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens.

A prova será dia 9 de Junho de 2024. Para saber todos os detalhes de como funciona o concurso para GCM de Ribeirão das Neves MG confira o edital no link: 00 – EDITAL CONCURSO GUARDA MUNICIPAL RIBEIRÃO DAS NEVES

DAS CONDIÇÕES PARA INGRESSO:

  • Ser brasileiro nato ou naturalizado, ou no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos;
  • Estar em gozo dos direitos políticos;
  • Estar quite com as obrigações eleitorais;
  • Estar em dia com as obrigações militares, para os candidatos do sexo masculino;
  • Não ser aposentado por invalidez e nem estar com idade de aposentadoria compulsória, ou seja, 75(setenta e cinco) anos;
  • Não receber proventos de aposentadoria decorrentes do art. 40 ou dos arts. 42 e 142 da
  • Constituição Federal de 1988, com a remuneração de cargo, emprego ou função ressalvados os cargos acumuláveis na forma da respectiva Constituição, os cargos eletivos e os cargos em comissão declarados em lei de livre nomeação e exoneração;
  • Não acumular remuneração de cargos públicos, ressalvados os cargos acumuláveis na forma da Constituição Federal de 1988. Pública
  • CNH categoria A ou B

DO PROCESSO SELETIVO

O certame de que trata este Edital constará das seguintes etapas:

  1. Prova Objetiva – eliminatória e classificatória
  2. Prova de Capacidade Física – eliminatória
  3. Avaliação Psicológica – eliminatória
  4. Avaliação Médica – eliminatória
  5. Sindicância Social – eliminatória
  6. Curso de Formação – eliminatório

DA PROVA OBJETIVA

A Primeira Etapa deste certame será constituída de Prova Objetiva de Múltipla Escolha, de caráter eliminatório e classificatório, que será valorada de 0,0(zero) a 100,0(cem) pontos e conterá 35(trinta e cinco) questões, com 04(quatro) alternativas (A, B, C, D), sendo somente uma correta e será dividida em 06(seis) partes e composta pelos seguintes conteúdos:

DA REDAÇÃO

A 2ª Etapa será constituída de Redação, de caráter eliminatório e classificatório, que será aplicada juntamente com a Prova Objetiva.

A Redação valerá 20,0(vinte) pontos, sendo eliminados os candidatos aos quais for atribuída nota zero, de acordo com os critérios de avaliação do quadro descrito no subitem 9.3.5., ou que obedecerem às orientações apresentadas no Caderno de Prova.

Será considerado aprovado na Redação o candidato que obtiver 50% (cinquenta por cento) ou mais do total de pontos atribuídos a Redação.

Serão corrigidas as Redações dos candidatos aprovados na etapa anterior (Provas Objetivas), limitados 10(dez) vezes o número de redações multiplicados pelo número de vagas para o(a) cargo/função, sendo somado a esse número os candidatos empatados na última posição.

A Redação irá avaliar o conhecimento em relação ao domínio da modalidade escrita e à aplicação das normas da língua escrita padrão, em conformidade com o quadro a seguir:

A Redação deverá ser redigida em, no mínimo, 20(vinte) e, no máximo, 30(trinta) linhas.

DA PROVA DE CAPACIDADE FÍSICA

A Prova de Capacidade Física será realizada para candidatos da ampla concorrência e Pessoas com Deficiência (PcD) e consistirá nas seguintes modalidades:

  1. Força muscular dos membros superiores – Teste Dinâmico na barra fixa (masculino) e Isometria na barra fixa (feminino);
  2. Flexão Abdominal – masculino e feminino;
  3. Corrida de Resistência Aeróbica de 2.400 metros – masculino e feminino.

DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

A Avaliação Psicológica deverá compreender, no mínimo, as seguintes características cognitivas:

a) Inteligência Geral: capacidade de identificar e lidar com problemas simultaneamente, discriminando partes de um todo, englobando-as em uma percepção geral;

b) Aptidão Atenção Difusa/Concentrada: investigar, avaliar, classificar e padronizar as funções mentais relacionadas ao campo cognitivo, representadas basicamente pelos sistemas atentivos, memória e raciocínio lógico;

c) Personalidade Agressividade: força propulsora que leva o indivíduo a uma atitude de afirmação e domínio pessoal perante qualquer situação;

d) Emotividade: reação de emergência que se produz quando o organismo não tem pautas preestabelecidas para reagir normalmente ante uma situação;

e) Impulsividade: ação irrefletida que obedece ao impulso do momento;

f) Extroversão e Introversão: nível de energia psíquica dirigida para fora, em atitude de doação, de exteriorização associado a um estado de excitação ou para dentro, de interiorização associado a um estado de inibição com retenção do conteúdo psíquico;

g) Situações Novas: capacidade de reagir de modo apropriado às situações imprevistas que ocorrem no dia a dia de uma pessoa, não comprometendo a integridade física e nem de outrem;

h) Sociabilidade: capacidade para estabelecer relacionamentos interpessoais de forma cortês, criando-se um clima de confiança, cordialidade, deferência e respeito mútuo;

i) Tônus Vital: energia vital disponível e circulante em certo momento da vida, representandose uma medida do potencial biológico capaz de ser liberado ante qualquer situação ou emergência, bem como capacidade de organização e planejamento, ritmo e produtividade.

O resultado obtido na Avaliação Psicológica será decorrente da análise conjunta das técnicas e instrumentos psicológicos utilizados, visando-se estabelecer um diagnóstico e um prognóstico de adaptação ao cargo de Guarda Civil Municipal, tendo-se em vista os riscos que envolvem o desempenho da função.

DOS EXAMES MÉDICOS

A inspeção médica oficial será realizada para verificar:

a) As informações prestadas pelo candidato;

b) Se a deficiência informada pelo candidato se enquadra nos amparos normativos, citados no item 6. e subitens;

c) Se o candidato se encontra apto do ponto de vista físico e mental para o exercício do cargo;

d) Se há compatibilidade entre a deficiência do candidato e a natureza e complexidade das atribuições a serem exercidas no cargo, na forma prevista na legislação específica;

e) A possibilidade de uso, pelo candidato, de equipamentos ou outros meios que habitualmente utilize; e

f) O CID e outros padrões reconhecidos nacional e internacionalmente

DA INVESTIGAÇÃO SOCIAL

A Sindicância Social, será a 6ª Etapa deste Concurso Público, de caráter eliminatório, e será realizada a respeito do candidato, de forma reservada e será procedida por Comissão específica, entre os candidatos aprovados na etapa anterior, observados os critérios definidos no Edital.

Os candidatos convocados deverão preencher o Formulário Eletrônico disponível no endereço eletrônico novo.ibgpconcursos.com.br com os dados exigidos no edital, imprimir, assinar a declaração constante do final do formulário, junto aos documentos e certidões.

A comprovação da idoneidade moral por intermédio da emissão de certidões (negativas de antecedentes criminais fornecidas pela Justiça Federal, Estadual, Militar e Eleitoral e de não estar respondendo a inquérito policial ou a processo criminal) amparada pela Lei Federal nº 10.826/2003, Decreto Federal nº 9.847/2019 e Portaria DPF nº 65/2006.

DO CURSO DE FORMAÇÃO

O Curso de Formação terá caráter obrigatório e eliminatório, com duração total de 594h/aul (quinhentas e noventa e quatro horas/aula), sendo 436(quatrocentas e trinta e seis) horas na modalidade presencial e 158(cento e cinquenta e oito) horas na modalidade à distância, conforme Matriz Curricular constante do edital.

O candidato devidamente matriculado no Curso de Formação fará jus a uma bolsa mensal, a quantia correspondente a 50% (cinquenta por cento) do valor-base inicial de carreira do Guarda Civil Municipal, constante da Tabela de Vencimentos do Cargo de Guarda Municipal, de natureza indenizatória e sobre a qual não incidirá quaisquer descontos, à exceção dos dias de falta ao curso, que serão descontados na forma prevista em lei, durante a realização do Curso de Formação.

Serão convocados para compor a turma do Curso de Formação os 55(cinquenta e cinco) primeiros candidatos classificados na 6ª etapa e devidamente matriculados, considerando-se a classificação dos candidatos inscritos na reserva de vagas.

O Curso de Formação visa à preparação profissional do candidato ao exercício das atividades do cargo efetivo de Guarda Civil Municipal.

Durante o Curso de Formação, de caráter eliminatório, serão aplicadas ao candidato as regras de planejamentos, avaliação, prova final, horários, direitos, obrigações e princípios éticos da disciplina e hierarquia.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Língua Portuguesa
  • Raciocínio Lógico Matemático
  • Noções de Informática
  • Conhecimentos Gerais e Atualidades
  • Legislação
  • Conhecimentos Específicos

 

Mais:

Concurso GCM Passos MG

COMO FUNCIONA O CONCURSO PARA GCM DE PASSOS MG

Últimas do Blog

Categorias do Blog

Nossos Cursos

Vídeos Relacionados

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Fechar Menu

Assine nosso Telegram

Fique por dentro dos concursos da segurança pública

Receba nosso contato !

Eu aceitoAo preencher, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber comunicações do Curso Palestra Gratuita.

Receba nosso contato !

Eu aceitoAo preencher, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber comunicações do Curso Palestra Gratuita.