COMO FUNCIONA O CONCURSO PARA MÉDICO E ODONTO-LEGISTA DA POLÍCIA CIENTÍFICA DE GO

Prepare-se para o concurso

A Polícia Científica de Goiás lançou edital para concurso de Médico-Legista e Odonto-Legista. As inscrições começam em Maio.

A Polícia Científica de GO lançou edital para concurso de Médico-Legista e Odonto-Legista. Serão 88 vagas imediatas e 29 Cadastro Reserva (84 para Médico-Legista e 4 para Odonto-Legista). A remuneração será de R$ 12.247,85.

As inscrições acontecem do dia 17 de Maio até 17 de Junho no site do IADEScom taxa de R$ 180,00.  Os interessados devem ter no mínimo 21 anos e Ensino Superior na área escolhida.

As provas acontecerão no dia 28 de Julho para Odonto-Legista e dia 04 de Agosto para Médico-Legista. Para saber todos os detalhes de como funciona o concurso para a Polícia Científica de GO confira o edital no link: diariooficial-2024-edital-policia-cientifica-go

DAS CONDIÇÕES PARA INGRESSO:

• Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento de gozo de direitos políticos,

• Estar em dia com as obrigações eleitorais e em pleno gozo dos direitos políticos.

• Apresentar certificado de reservista ou de dispensa de incorporação, em caso de candidato do sexo masculino.

• Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições correspondentes ao cargo, mediante inspeção de Junta Médica Oficial do Estado de Goiás.

• Apresentar prova de quitação com a Fazenda Pública.

• Apresentar todos os exames que forem solicitados pela Gerência Central de Saúde e Segurança do Servidor (GECSS) da Secretaria de Estado da Administração (SEAD), no ato da posse.

• Possuir os requisitos exigidos para o exercício do cargo, (escolaridade prevista em Lei, Registro nos Conselhos Regionais de Medicina e de Odontologia).

• CNH categoria “B” no mínimo.

• Apresentar outros documentos que se fizerem necessários, à época da posse.

DO PROCESSO SELETIVO

A seleção para os cargos de que trata este edital compreenderá as seguintes fases:

1. prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório,

2. prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório,

3. avaliação da equipe multiprofissional (exclusiva para os candidatos com deficiência), de caráter eliminatório,

4. teste de aptidão física, de caráter eliminatório,

5. avaliação médica, de caráter eliminatório,

6. exame psicotécnico, de caráter eliminatório,

7. avaliação de títulos, de caráter classificatório,

8. avaliação de vida pregressa e investigação social, de caráter eliminatório

DA PROVA OBJETIVA

A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, será composta de 80 (oitenta) questões para todos os cargos, do tipo múltipla escolha, com 5 (cinco) alternativas, para escolha de 1 (uma) única resposta correta; e as questões abrangerão os objetos de avaliação e conteúdo programático edital.

Todos os candidatos terão suas provas objetivas corrigidas e, obedecida a ordem classificatória decorrente da nota da prova objetiva, serão convocados para a correção da prova discursiva, limitados a:

a) 3 (três) vezes o número de vagas para o cargo de Médico Legista-Generalista;

b) 6 (seis) vezes o número de vagas para o cargo de Médico Legista-Anatomia Patológica e Psiquiatria;

c) 6 (seis) vezes o número de vagas para o cargo de Odontolegista.

A prova objetiva terá o total de 80 (oitenta) questões, sendo 30 (trinta) de conhecimentos gerais e 50 (cinquenta) de conhecimentos específicos, para todos os cargos.

Cada questão da prova objetiva valerá 1,0 (um) ponto para a área de conhecimentos gerais e 2 (dois) pontos para a área de conhecimentos específicos.

Não será eliminado na prova objetiva e convocado para prova discursiva o candidato que, cumulativamente:

a) obtiver pontuação igual ou superior a 50% (cinquenta por cento) do total de pontos da prova; e

b) estiver classificado dentro do limite de 3 (três) vezes o número de vagas para o cargo Médico Legista-Generalista;

c) estiver classificado dentro do limite de 6 (seis) vezes o número de vagas para o cargo Médico Legista- Anatomia Patológica ou Psiquiatria; ou

d) estiver classificado dentro do limite de 6 (seis) vezes o número de vagas para o cargo Odontolegista.

A pontuação final de cada candidato na prova objetiva será obtida pela soma das notas nas áreas de conhecimentos Gerais e específicos.

A prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, será realizada no mesmo dia e dentro do prazo de duração previsto para a realização da prova objetiva.

Não serão eliminados na prova discursiva os candidatos que alcançarem rendimento igual ou superior a 50% (cinquenta por cento) do total de pontos possíveis.

DA PROVA DISCURSIVA

A prova discursiva será aplicada no mesmo dia, turno e dentro dos prazos de duração previstos para a realização da prova objetiva.

A prova discursiva terá o objetivo de avaliar, com base em proposta apresentada pela Banca Examinadora e relacionada aos conhecimentos específicos de acordo com a especialidade do cargo, constantes do conteúdo programático, a capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso das normas do registro formal culto da língua portuguesa.

A prova discursiva receberá pontuação máxima igual a 20,00 (vinte) pontos.

A prova discursiva consistirá na elaboração de texto dissertativo-argumentativo, com extensão mínima de 20 (vinte) linhas e máxima de 30 (trinta) linhas, com base no conhecimento específico de cada especialidade, primando pela clareza, precisão, consistência e concisão.

O candidato receberá nota zero na prova discursiva em casos de fuga ao tema, de haver texto com quantidade inferior a 20 (vinte) linhas, de não haver texto ou de identificação em local indevido.

O texto da prova discursiva será avaliado com base nos seguintes critérios:

• Parâmetros linguísticos

a) Texto (TX), com pontuação máxima de 2,00 (dois) pontos: serão verificados o atendimento ao tipo textual solicitado, a paragrafação, o respeito às margens e a legibilidade.

b) Tema (TM), com pontuação máxima de 2,00 (dois) pontos: será avaliada a abordagem do assunto proposto, considerando todos os tópicos solicitados.

c) Coerência (CR), com pontuação máxima de 2,00 (dois) pontos: serão analisadas a fluência na modalidade escrita da língua portuguesa, a clareza e a relação lógica na exposição de ideias.

d) Coesão (CS), com pontuação máxima de 2,00 (dois) pontos: será observado o emprego harmônico e diversificado de elementos coesivos, de modo a desenvolver o adequado encadeamento da estrutura textual.

e) Erros (ER), com pontuação máxima de 2,00 (dois) pontos: será avaliado o conhecimento na modalidade escrita da língua portuguesa no que se refere aos aspectos morfossintáticos e semânticos do idioma. A pontuação de número de erros será dada pela expressão ER = 2,00 – ((NE/TL) x 2), em que NE é o número de erros, e TL é o total de linhas efetivamente escritas pelo candidato. Será atribuída a pontuação 0,00 caso o ER < 0.

• Parâmetros técnicos

f) Argumentação (AR), com pontuação máxima de 10,00 (dez) pontos: serão analisados aspectos específicos relacionados ao tema, como conhecimento efetivo do assunto e abordagem de todos os tópicos solicitados, com estabelecimento de conexão entre eles, apresentação das informações com consistência de raciocínio e fechamento devidamente embasado da produção textual.

Dessa forma, NPD (Nota da Prova Discursiva) = TX + TM + CR + CS + ER + AR.

Será atribuída nota zero ao candidato que obtiver NPD < 0,00.

Será eliminado e não terá nenhuma classificação no processo seletivo o candidato que obtiver pontuação final na prova discursiva (NPD) inferior a 10,00 (dez) pontos, ou seja, NPD < 10,00.

DO TESTE DE APTIDÃO FÍSICA

O teste de aptidão física, para ambos os sexos, consistirá de:

• corrida com duração de 12 (doze) minutos e percurso de 2.000 (dois mil) metros para o sexo masculino e 1.600 (um mil e seiscentos) metros para o sexo feminino

DA AVALIAÇÃO MÉDICA

A avaliação médica, de caráter exclusivamente eliminatório, visa a aferir se o candidato goza de boa saúde física e psíquica para desempenhar as tarefas típicas da categoria funcional, bem como constatar, mediante exame físico e análise dos testes e dos exames laboratoriais solicitados, doenças, sinais ou sintomas que inabilitem o candidato para o desempenho das tarefas típicas do cargo, conforme os seguintes critérios:

a) gerais – defeitos físicos congênitos ou adquiridos, com debilidade ou perda de sentido ou função; cirurgias mutiladoras; neoplasias malignas; ou doenças crônicas ou agudas incapacitantes; e outros critérios que venham a ser diagnosticados pela junta médica;

b) específicos – sopros, arritmias cardíacas; hipotensão ou hipertensão arterial que esteja acompanhada de sintomas que possuam caráter permanente ou dependam de medicação para seu controle; vasculopatias evidentes ou limitantes; hérnias; uso de aparelhos ortopédicos ou marcha irregular; grandes desvios da coluna vertebral; artropatia crônica; redução dos movimentos articulares; doenças ósseas; distúrbios importantes da mímica e da fala; disritmia cerebral; distúrbios da sensibilidade táctil, térmica ou dolorosa; incoordenação motora; ou exame toxicológico positivo e outros critérios que venham a ser diagnosticados pela junta médica.

Os candidatos convocados para a avaliação médica deverão se apresentar munidos dos seguintes exames, que deverão ser providenciados por sua própria conta própria e a suas expensas:

1) Hemograma;

2) Perfil lipídico (lipidograma completo);

3) Glicemia de jejum;

4) Vhs;

5) Ureia;

6) Creatinina;

7) Ácido úrico;

8) Tgo;

9) Tgp;

10) Bilirrubinas;

11) Sorologia para chagas;

12) Vdrl;

13) Sorologia para hepatite b;

14) Sorologia para hepatite c;

15) Tipo sanguíneo (ABO-Rh);

16) Urina – EAS;

17) Eletroencefalograma (EEG) com laudo;

18) Eletrocardiograma (ECG) com laudo;

19) RX de tórax (AP e Perfil) com laudo;

20) RX de coluna lombar (AP e Perfil) com laudo;

21) Exame oftalmológico completo (campimetria, acuidade visual, fundo de olho e tonometria);

22) Audiometria (tonal e vocal) com laudo;

23) Laudo psiquiátrico de sanidade mental;

24) Exames toxicológicos de larga janela de detecção, capazes de detectar o uso de substâncias entorpecentes ilícitas ou lícitas que podem causar dependência química ou psíquica. Deverão testar, no mínimo, as seguintes substâncias: maconha e derivados, cocaína e derivados, incluindo crack e merla, opiáceos, incluindo codeína, morfina e heroína, ecstasy (MDMA e MDA), anfetamina, metanfetamina e PCP, e deverão apresentar resultados negativos para um período aproximado de 180 (cento e oitenta) dias. O material biológico a ser coletado, a qualquer tempo, a critério do coletor, poderá constituir-se de cabelos, pelos ou unhas.

A avaliação médica será realizada por uma Junta Médica e terá caráter eliminatório, sendo o candidato considerado apto ou inapto.

Caso julgue necessário, a Junta Médica poderá solicitar ao candidato novo exame ou a repetição de exame realizado, a suas expensas, para firmar um diagnóstico, com vistas a dirimir eventuais dúvidas. O candidato poderá, ainda, ser convocado para novo exame clínico.

DO EXAME PSICOTÉCNICO

Serão convocados para a 6ª Fase – Exame Psicotécnico todos os candidatos considerados não eliminados no teste de aptidão física e na avaliação médica.

O exame psicotécnico consistirá na aplicação e na avaliação de instrumentos e de técnicas psicológicas com vistas a verificar habilidades importantes para o bom desempenho das atividades do cargo de policial.

A avaliação psicológica limitar-se-á à identificação dos construtos psicológicos necessários e de características restritivas e (ou) impeditivas (a serem divulgados no edital de convocação para a fase) para o desempenho das atividades inerentes ao cargo ou emprego disputado no concurso, mediante critérios objetivos de reconhecido caráter científico, garantido o seu reexame, e é vedada a sua realização para aferição de perfil profissiográfico, avaliação vocacional ou de quociente de inteligência.

O candidato deverá demonstrar perfil e habilidades requeridos para o cargo de natureza policial, em especial para o porte de arma de fogo.

O candidato não pode ser portador de transtorno mental grave e (ou) portador de dependência química.

A avaliação e a interpretação dos escores nos testes estarão apoiadas nas informações contidas nos respectivos manuais e em informações adicionais para maior qualificação no aspecto técnico-operacional do uso do instrumento, na fundamentação teórica referente ao construto avaliado, nas pesquisas recentes realizadas com o teste, além de conhecimentos de psicometria e estatística.

Será considerado recomendado o candidato que apresentar características de personalidade, capacidade intelectual e habilidades específicas de acordo com os requisitos psicológicos necessários para o exercício do cargo.

Será considerado não recomendado e, consequentemente, eliminado do concurso público o candidato que não apresentar os requisitos psicológicos necessários ao exercício do cargo, ou seja, ter incorrido em um dos critérios de corte abaixo estabelecidos:

a) apresentar 4 (quatro) ou mais características prejudiciais;

b) apresentar 3 (três) características prejudiciais e 1 (uma) restritiva;

c) apresentar 2 (duas) características prejudiciais e 2 (duas) restritivas; ou

d) apresentar 1 (uma) característica prejudicial e 3 (três) restritivas.

Nas características de atenção e memória, o candidato deverá estar dentro ou acima da faixa mediana nos escores, devendo as demais características do perfil ser consideradas de acordo com as tabelas de percentis dos testes escolhidos pela comissão designada.

A aplicação dos testes psicológicos será realizada em conformidade com as normas em vigor para testagem psicológica, em qualquer dia da semana, inclusive nos não úteis, a critério da Administração.

O exame psicotécnico consistirá na aplicação de testes psicológicos confiáveis, válidos e fidedignos, aferidos e aprovados pelo Sistema de Avaliação dos Testes Psicológicos (Satepsi) do Conselho Federal de Psicologia (CFP), em conformidade com a Resolução CFP nº 31/2022.

DA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS

A avaliação de títulos, de caráter unicamente classificatório, valerá no máximo 10 (dez) pontos, ainda que a soma dos valores dos títulos e comprovantes seja superior a esse valor.

• QUADRO DE TÍTULOS DA AVALIAÇÃO PARA MÉDICO LEGISTA

  • QUADRO DE TÍTULOS DA AVALIAÇÃO PARA ODONTOLEGISTA

 

DA INVESTIGAÇÃO SOCIAL

A avaliação da vida pregressa e a investigação social serão realizadas com base em documentos oficiais e nas informações constantes em formulário próprio (modelo apresentado no Anexo VIII deste edital) contendo perguntas de caráter pessoal, o qual deverá ser preenchido pelo candidato, a ser disponibilizado oportunamente no endereço eletrônico www.iades.com.br.

O candidato será considerado recomendado ou não recomendado para exercer o cargo. A análise e a avaliação dos dados colhidos serão feitas com critérios exclusivamente objetivos.

Após iniciada a avaliação da vida pregressa e a investigação social, será eliminado do concurso, a qualquer momento, o candidato que for considerado não recomendado.

O candidato deverá providenciar, a suas expensas, a sua documentação e certidões, que deverá ser entregue, em data a ser determinada, juntamente com o formulário devidamente preenchido, que será disponibilizado oportunamente.

DA AVALIAÇÃO PSICOTÉCNICA

A Avaliação Psicotécnica para fins de seleção de candidatos é um processo sistemático, de levantamento e síntese de informações, com base em procedimentos científicos que permitem identificar aspectos psicológicos do candidato compatíveis com o desempenho das atividades e profissiografia do cargo de Guarda Municipal.

A Avaliação Psicotécnica consistirá na análise objetiva e padronizada de características cognitivas, emocionais, de personalidade e motivacionais dos candidatos, podendo ser aplicado coletivamente. Para tanto, poderão ser utilizados testes, questionários ou inventários aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia, conforme a plataforma SATEPSI (Resolução CFP nº 009/2018), e realizados por psicólogos registrados no Conselho Regional de Psicologia.

No dia da realização dos testes o candidato deverá atentar-se apenas às instruções que forem transmitidas pelos técnicos responsáveis pela aplicação.

Nas horas que antecedem a Avaliação Psicotécnica, o candidato deverá observar os seguintes cuidados:

• dormir bem na noite anterior, sendo desejável pelo menos oito horas de sono;

• alimentar-se adequadamente no dia do exame com uma refeição leve e saudável;

• evitar a ingestão de bebidas alcoólicas.

Não serão consideradas alterações socioeconômicas, físicas, psíquicas, nem alterações biológicas temporárias no dia da aplicação da Testagem Psicológica.

Os instrumentos utilizados para avaliar o perfil psicológico do candidato, a fim de verificar sua capacidade de adaptação e seu potencial de desempenho positivo, serão definidos segundo os critérios objetivos e os parâmetros estabelecidos pelo Perfil Profissiográfico através das características abaixo:

 

DO EXAME MÉDICO

O Exame Médico, de caráter eliminatório, visa aferir a saúde e a capacidade do candidato para suportar física e organicamente as exigências do Curso de Formação Profissional (CFP) e das atribuições do cargo.

O Exame Médico será realizado no Município de Vitória/ES. O local, a data e o horário do Exame Médico serão oportunamente divulgados em Edital de convocação para a realização do Exame Médico, podendo conter normas e informações complementares pertinentes.

Para a realização do Exame Médico, o candidato deverá comparecer ao local de prova com, no mínimo, 60 (sessenta) minutos de antecedência do horário marcado para o início do exame, portando o original do documento de identificação com foto, preferencialmente o utilizado quando da realização de sua inscrição, e os exames e atestados pertinentes à etapa.

Os candidatos deverão providenciar, às suas expensas, os seguintes exames e atestados datados de, no máximo, 90 dias para a realização da etapa do Exame Médico:

a) hemograma completo + VHS;

b) glicose, ureia e creatinina;

c) VDRL;

d) urina – EAS;

e) eletroencefalograma com laudo;

f) eletrocardiograma com laudo;

g) exame oftalmológico completo (acuidade visual, fundo de olho e tonometria);

h) esquema vacinal antitetânico atualizado;

i) raio X de tórax PA e perfil, com laudo;

j) atestado médico (original) de que o candidato está apto a exercer as atividades do cargo.

k) exame toxicológico / antidoping de larga detecção.

No resultado de cada um dos exames/atestado deverão constar, de forma legível, os dados e número de identidade do candidato e a identificação do profissional que o realizou.

À critério da Banca Examinadora, poderão ser solicitados novos exames ou a repetição de exames, se necessário, para a conclusão do diagnóstico, que ocorrerão também às expensas dos candidatos.

CURSO DE FORMAÇÃO

Os candidatos APROVADOS e CLASSIFICADOS na 1ª FASE do Concurso serão convocados conforme quantitativo previsto no edital, por meio de Edital de convocação específico, através do endereço eletrônico https://conhecimento.fgv.br/concursos/guardavitoria24, para matrícula no Curso de Formação Profissional (CFP), nos termos do art. 9º, da Lei nº 9.851/2022, destinado à preparação técnica necessária para regular o desempenho das atribuições do cargo, observado os critérios de convocação.

O Curso de Formação Profissional, de caráter eliminatório e classificatório, com apuração de frequência, aproveitamento e conceito, terá o prazo de duração previsto na Lei nº 9.851/2022.

Durante o curso de Formação o candidato a Guarda Municipal de Vitória receberá bolsa-auxílio no valor proporcional a 60% (sessenta por cento) do subsídio na classe e referência iniciais.

A bolsa-auxílio será devida somente ao aluno que obtiver frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento), ressalvado o limite máximo de 25% (vinte e cinco por cento) de faltas devidamente justificadas

As atividades do Curso de Formação poderão ser desenvolvidas todos os dias da semana, nos turnos diurno e noturno, inclusive sábados, domingos e feriados.

Conforme conveniência e oportunidade do Município, durante o prazo de validade do concurso público, os demais aprovados na primeira fase que excederem o número de vagas previsto neste Edital poderão ser convocados para a segunda fase, em quantitativos a serem definidos pelo Município de Vitória.

Mais informações sobre o Curso de Formação serão disponibilizadas em Edital de convocação específico, que será publicado no endereço eletrônico https://conhecimento.fgv.br/concursos/guardavitoria24.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Língua Portuguesa

2. Realidade Étnica, Social, Histórica, Geográfica, Cultural, Política e Econômica do Estado de Goiás e do Brasil

3. Noções de Direito Administrativo

4. Noções de Direito Penal

5. Noções de Direito Processual Penal

6. Legislação Especial

7. Conhecimentos Específicos

 

 

Mais:

COMO FUNCIONA O CONCURSO DE GCM DE RIO VERDE GO

Concurso Polícia Técnico-Científica GO: Perito Criminal e Auxiliar de Autópsia

Últimas do Blog

Categorias do Blog

Nossos Cursos

Vídeos Relacionados

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Fechar Menu

Assine nosso Telegram

Fique por dentro dos concursos da segurança pública

Receba nosso contato !

Eu aceitoAo preencher, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber comunicações do Curso Palestra Gratuita.

Receba nosso contato !

Eu aceitoAo preencher, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber comunicações do Curso Palestra Gratuita.