Marinha do Brasil lança editais para o Corpo de Saúde com vagas em vários setores do Quadro Complementar, Quadro de Apoio, Médicos e Dentistas. A remuneração é de 9 mil reais. Inscrições começam dia 22 de Abril.
Foi lançado os editais para o concurso do Corpo de Saúde da Marinha. São 60 vagas sendo 3 para áreas de Cirurgião Dentista; 3 para o Quadro de Apoio; 38 para Médicos e 16 para os Quadros Complementares. Os candidatos devem ter de 18 a 35 anos e altura mínima de 1,54 m e máxima de 2 m. A remuneração será de R$ 9.070,60.
As inscrições acontecem do dia 22 de Abril até 08 de Maio no site da Marinha do Brasil, mediante taxa de R$ 140,00. A prova será dia 21 de Julho de 2024.Para saber todos os detalhes de como funciona o concurso do corpo de saúde da Marinha do Brasil confira os editais nos links: edital-cp-csm-cd-2024 (Dentistas) / edital-cp-csm-s-2024 (Quadro de Apoio)/ edital-cp-csm-md-2024 (Médicos)/ edital-cp-qc (Quadro Complementar)
DAS CONDIÇÕES PARA INGRESSO:
- Ser brasileiro nato, de ambos os sexos, nos termos do art. 12, inciso I e seu § 3º, inciso VI, da Constituição Federal;
- possuir idoneidade moral, a ser apurada por intermédio de averiguação da vida pregressa do
candidato, por meio da Verificação de Dados Biográficos (VDB). Se militar da Marinha, do Exército ou da Força Aérea, membro da Polícia Militar ou do Corpo de Bombeiros Militar em atividade,apresentar, na data prevista para entrega de documentos para a realização da Verificação de Documentos (VD), conforme previsto no Calendário de Eventos, Atestado de idoneidade moral e bons antecedentes de conduta emitido pela autoridade a quem estiver subordinado;
- estar em dia com as obrigações do Serviço Militar (se do sexo masculino) e da Justiça Eleitoral;
- estar autorizado pela respectiva Força Armada ou Força Auxiliar, em se tratando de militar ou membro da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar em atividade. Se militar da Marinha do Brasil (MB), o candidato deverá cumprir os procedimentos de comunicação da inscrição em Concurso Público (CP);
- não estar na condição de réu em ação penal;
- não ter sido, nos últimos cinco anos, na forma da legislação vigente: responsabilizado por ato lesivo ao patrimônio público de qualquer esfera de governo, em processo disciplinar administrativo do qual não caiba mais recurso, contado o prazo a partir da data do cumprimento da sanção; ou condenado em processo criminal com sentença transitada em julgado, contado o prazo a partir da data do término do cumprimento da pena.
- se ex-integrante de qualquer uma das Forças Armadas ou de Força Auxiliar, não ter sido excluído ou licenciado ex officio por ter sido declarado indigno para o Oficialato ou com ele incompatível, excluído ou licenciado a bem da disciplina, salvo em caso de reabilitação;
- ter concluído ou estar em fase de conclusão do curso superior relativo à profissão a que concorre até a data da matrícula no curso;
- estar registrado no órgão fiscalizador da profissão a que concorre, até a data da matrícula no curso;
- não ter sido reprovado ou desligado a bem da disciplina, por insuficiência de nota ou conceito ou por falta disciplinar incompatível com o Oficialato, em Cursos de Formação de Oficiais ou Estágio de Aplicação de CP anteriores
DO PROCESSO SELETIVO
O CP é constituído das seguintes etapas:
- Prova Escrita Objetiva (PO) de Conhecimentos Profissionais – Eliminatória e Classificatória;
- Redação – Eliminatória e Classificatória;
- Procedimento de Heteroidentificação Complementar à Autodeclaração (PH) – Eliminatório;
- Eventos Complementares (EVC) constituídos de:
I) Verificação de Dados Biográficos (VDB) – Eliminatório;
II) Inspeção de Saúde (IS) – Eliminatória;
III) Teste de Aptidão Física de Ingresso (TAF-i) – Eliminatório;
IV) Prova de Títulos (PT) – Classificatória;
V) Avaliação Psicológica (AP) – Eliminatória; e
VI) Verificação de Documentos (VD) – Eliminatória
DA PROVA OBJETIVA E DA REDAÇÃO
A Prova Escrita Objetiva (PO) tem como propósito verificar a habilitação profissional do candidato e constará de 50 questões elaboradas de acordo com os programas descritos no edital. Para o Quadro de Apoio à Saúde a PO será específica para cada profissão.
A Redação terá como propósito verificar a capacidade de expressão escrita e uso das normas do registro formal culto do candidato na língua portuguesa.
A correção da PO será realizada por meio de leitura ótica e a Redação por Bancas Examinadoras específicas.
A Redação, que deverá ser dissertativa-argumentativa e em língua portuguesa, com ideias claras, coerentes e objetivas, tratará de assunto considerado de importância pela Administração Naval.
A proposta de Redação constará do caderno de provas e apresentará textos de apoio com reflexões sobre o tema proposto.
– Aspectos a serem considerados na correção da Redação, todos até 20 pontos, totalizando 100 pontos:
a) Temática e tipologia textual: enquadramento do texto;
b) Desenvolvimento argumentativo: processo de seleção e aprofundamento de ideias; organização de texto;
c) Repertório cultural: articulação da realidade do texto com a realidade cultural evidente;
d) Coesão e Coerência: construção/articulação entre as ideias; e
e) Modalidade Linguística: expressividade da ideia de acordo com a variedade formal da língua.
A Redação deverá ter no mínimo 15 linhas contínuas, considerando o recuo dos parágrafos, e no máximo 30 linhas. Não poderá conter qualquer marca identificadora ou assinatura, o que implicará atribuição de nota zero.
As Redações receberão 2 (duas) notas, atribuídas por 2 (dois) membros da Banca, valendo como nota da prova a média aritmética dessas 2 (duas) notas.
Caso as notas atribuídas a uma mesma Redação apresentem uma diferença de pontuação maior que 20 (vinte), essa será submetida à apreciação do Presidente da Banca ou Membro mais experiente presente, para validação, que, atribuirá uma terceira nota, considerando-a então como final.
Será atribuído grau zero à Redação que apresentar uma ou mais das seguintes características:
a) Fuga total ao tema proposto;
b) Modalidade textual diferente da pedida;
c) Texto ilegível;
d) Plágio;
e) Não utilização de caneta esferográfica de tinta azul ou preta;
f) Marcas ou rasuras que identifiquem o candidato;
g) Texto que não seja em prosa; e
h) Linguagem imprópria, inadequações, ironia, deboche, sarcasmo e etc.
Serão considerados eliminados nas provas escritas os candidatos que:
a) Obtiverem pontuação inferior a 50% (cinquenta por cento) das questões na Prova Escrita Objetiva (PO) de Conhecimentos Profissionais; ou
b) Não se classificarem entre as maiores pontuações na Prova Escrita Objetiva (PO) de Conhecimentos Profissionais, até o limite do número correspondente a 4 vezes ao das vagas estabelecidas, considerando-se os empates na última posição; ou
c) Obtiverem pontuação inferior a 50 (cinquenta) em uma escala de 0 (zero) a 100 (cem) na Redação.
PROCEDIMENTO DE HETEROIDENTIFICAÇÃO COMPLEMENTAR À AUTODECLARAÇÃO (PH)
O PH consiste na realização de identificação fenotípica, por terceiros, da condição autodeclarada do candidato em Concurso Público da MB, e contemplam os critérios estabelecidos na Portaria nº 4.512/GM-MD, de 4 de novembro de 2021.
A Comissão de Heteroidentificação utilizará exclusivamente o critério fenotípico para aferição da condição declarada pelo candidato.
Não serão considerados quaisquer registros ou documentos pretéritos inclusive imagem e certidões referentes à confirmação em PH realizados em processos seletivos e concursos públicos federais, estaduais, distritais e municipais.
VERIFICAÇÃO DE DADOS BIOGRÁFICOS (VDB)
A VDB terá como propósito verificar se o candidato preenche os requisitos de bons antecedentes de conduta para ingresso na MB, em conformidade com o previsto no art. 11 da Lei nº 6.880/1980 (Estatuto dos Militares), por meio de consulta às Secretarias de Segurança Pública Estaduais, às Superintendências Regionais do Departamento de Polícia Federal, dentre outros órgãos.
No caso de eliminação por ocasião da VDB, o candidato disporá de 3 dias úteis, contados a partir do dia em que será informado por carta registrada com aviso de recebimento (AR), para interpor recurso.
DA INSPEÇÃO DE SAÚDE (IS)
A IS, que terá caráter eliminatório, é a perícia médica da seleção inicial, a qual visa verificar se os candidatos preenchem os critérios e padrões médicos de aptidão para a Carreira Militar na MB.
As IS serão realizadas nas áreas das Organizações Responsáveis pala Supervisão Regional (ORSR), que correspondem aos Comandos dos Distritos Navais de acordo com exames e procedimentos médico-periciais específicos, observando-se as condições incapacitantes e os índices mínimos exigidos descritos no edital, no período previsto no Calendário de Eventos, conforme programação elaborada e divulgada pelas OREL (dia, horário e local).
Independentemente da data para a qual o candidato esteja agendado, ele deverá ficar a disposição da Junta de Saúde (JS), durante todo o período previsto para a realização da IS.
O candidato deverá comparecer ao local e horário previsto para IS, portando o comprovante de inscrição e documento oficial de identificação original, em meio físico e dentro da validade, com assinatura e fotografia na qual possa ser reconhecido, na forma definida no edital. Nessa oportunidade, o candidato deverá entregar integralmente, sem rasuras, a folha de anamnese dirigida, preenchida, datada e assinada, conforme modelo constante na pagina do SSPM na internet (https://www.marinha.mil.br/sspm/sites/www.marinha.mil.br.sspm/files/49-%20ANEXO%20W%20-%20DGPM-406%208REV.pdf).
Salienta-se que o candidato na ocasião do comparecimento para IS, NÃO necessita estar em jejum. Além disso, não será permitido ao candidato fazer uso de aparelho celular enquanto no local da IS.
DO TESTE DE APTIDÃO FÍSICA
O TAF-i, que terá caráter eliminatório, tem como propósito aferir se a aptidão física do candidato preenche os padrões físicos exigidos para a carreira da MB e será realizado de acordo com os subitens abaixo, no período previsto no Calendário de Eventos do edital, conforme programação elaborada e divulgada por meio da convocação dos candidatos para os EVC pelas respectivas OREL (dia, horário e local).
O TAF-i será constituído pelas seguintes provas:
- natação; e
- corrida.
O candidato será submetido às provas do TAF-i em 2 (dois) dias não consecutivos.
PROVA DE TÍTULOS (PT)
A avaliação de títulos será realizada por Comissão Examinadora composta de Oficiais do Corpo de Saúde da Marinha, para isso especificamente designada pelo Diretor de Ensino da Marinha e indicada pelo Diretor de Saúde da Marinha. A PT possuirá caráter classificatório.
Por ocasião da entrega dos títulos, o candidato terá que entregar uma cópia do diploma de graduação ou Declaração de Apresentação de Comprovante de Conclusão de Curso, com a finalidade de possibilitar a verificação da correlação entre a graduação e as titulações apresentadas. Caso o diploma de graduação ou Declaração de Apresentação de Comprovante de Conclusão de Curso não sejam entregues, o candidato não terá seus títulos pontuados.
A entrega dos documentos comprobatórios dos títulos para os candidatos inscritos na OREL SSPM (cidade do Rio de Janeiro – RJ) será realizada no Posto de Atendimento ao Candidato (PAC), no período estabelecido no Calendário de Eventos do edital e de acordo com a programação divulgada no site do SSPM (www.ingressonamarinha.mar.mil.br).
A entrega dos documentos comprobatórios dos títulos, para os candidatos inscritos nas demais OREL, será nas respectivas OREL, no período estabelecido no Calendário de Eventos do edital, no horário e local por elas estabelecidos. As OREL encaminharão os documentos para avaliação da respectiva Comissão Examinadora.
A entrega dos títulos não garante a obtenção de pontuação, pois os títulos ainda serão avaliados por Comissão Examinadora designada especialmente para esse fim, que deliberará sobre a pontuação a ser atribuída.
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
A AP baseia-se no modelo analítico de seleção psicológica e está fundamentada nas conclusões da psicologia diferencial, as quais estabelecem que os indivíduos têm habilidades, personalidades e níveis de motivação diferenciados (perfil individual) e que cada atividade ou ocupação pressupõe níveis diferentes desses atributos (perfil profissional).
A AP, por sua lógica e modelo, compreende a comparação do nível de compatibilidade do perfil psicológico do candidato – obtido mediante a utilização de testes, técnicas e instrumentos psicológicos cientificamente reconhecidos – com o perfil da atividade exigida para a carreira militar e/ou função pretendida previamente levantado.
A AP terá como fundamentos os seguintes requisitos:
a) análise do trabalho – compreende o minucioso exame da atividade profissional por meio da aplicação de questionários, entrevistas e observações dos locais de trabalho, para que sejam identificadas as variáveis físicas, psicológicas e ambientais inerentes àquela atividade, obtendo-se, ao final, o perfil psicológico da atividade;
b) seleção de preditores – escolha, com base no perfil psicológico determinado, dos testes e das técnicas psicológicas que possam ser utilizadas como preditoras de sucesso na atividade;
c) definição de critérios estatísticos – comparação dos resultados dos candidatos com dados acumulados de grupos anteriores que foram previamente estudados, estabelecendo-se então os níveis mínimos aceitáveis; e
d) acompanhamento – coleta sistemática dos dados que permitam verificar a validade do processo, buscando o seu aperfeiçoamento contínuo.
A AP avaliará os seguintes aspectos:
a) Intelectivo – destinado à verificação das aptidões gerais e/ou específicas dos candidatos em relação às exigências da atividade pretendida. Requisitos a serem avaliados: expressão escrita, inteligência, rapidez e atenção concentrada;
b) Personalógico – destinado à verificação das características de personalidade e das características motivacionais do candidato em relação às exigências da atividade pretendida.
Requisitos a serem avaliados: liderança, adaptabilidade, controle emocional, capacidade de tomar decisões, disciplina, capacidade de adaptabilidade responsabilidade, motivação, resistência à frustração e capacidade de planejamento; e
c) Aspectos considerados impeditivos – presença de indicadores, nos testes e técnicas de avaliação, que representem prejuízos nos requisitos de disciplina, controle emocional e adaptabilidade.
Para a avaliação do aspecto intelectivo, será utilizado um dos seguintes modelos:
a) Somatório de notas padronizadas – expresso pela transformação dos escores obtidos pelos candidatos nos diversos testes em graus comparáveis entre si; ou
b) Regressão Linear Múltipla (RLM) – expresso pela estimativa do critério de desempenho na atividade, a partir da ponderação dos escores obtidos nos testes; ou
c) Múltiplo Corte – expresso por meio de cortes que são atribuídos aos resultados dos candidatos nos testes, tendo como base o rendimento do candidato nos testes/técnicas e a importância destes para a atividade.
Para a avaliação do aspecto personalógico poderão ser aplicados testes, inventários, entrevistas e/ou outros instrumentos de avaliação.
VERIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS (VD)
No período estabelecido no Calendário de Eventos, os candidatos deverão entregar cópia autenticada ou simples dos documentos pessoalmente na respectiva OREL, estes acompanhados dos originais. As cópias deverão ser entregues encadernadas, com as páginas numeradas (Ex.: 01/20, 02/20, 03/20…) e rubricadas pelo candidato, além de uma relação de todos os documentos apresentados, sendo de inteira responsabilidade do candidato a entrega correta. Os documentos originais têm a finalidade de comprovar a validade da cópia simples apresentada, a qual deverá ser devidamente autenticada pelo militar/civil responsável pelo recebimento dos documentos.
Caso os documentos apresentados não sejam cópias autenticadas ou acompanhados dos respectivos documentos originais para o devido cotejo, estes não serão recebidos. Todo documento original será restituído imediatamente ao candidato. Serão exigidos para verificação os documentos e certidões do candidato.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- ENFERMAGEM
1. 1 ENFERMAGEM FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM
1.2. ENFERMAGEM MÉDICO-CIRÚRGICA
1.3 ENFERMAGEM DE SAÚDE PÚBLICA
1.4 ENFERMAGEM PSIQUIÁTRICA
1.5 ENFERMAGEM MATERNO-INFANTIL
1.6 ADMINISTRAÇÃO APLICADA À ENFERMAGEM
1.7 DEONTOLOGIA E ÉTICA DE ENFERMAGEM
2. FARMÁCIA
2.1 LEGISLAÇÕES FARMACÊUTICAS – Vide referência bibliográfica.
2.2 FARMÁCIA HOSPITALAR E
3. FARMACOLOGIA
4. QUÍMICA ANALÍTICA E CONTROLE DE QUALIDADE
5. QUÍMICA ORGÂNICA
6. FARMACOTÉCNICA E TECNOLOGIA FARMACÊUTICA
7. MICROBIOLOGIA
8. PARASITOLOGIA
9. IMUNOLOGIA
10. BIOQUÍMICA
11. URINÁLISE
12. HEMATOLOGIA
13. LEGISLAÇÃO
14. FISIOTERAPIA
14. 1 GERAL
14. 2 ESPECÍFICA
15. GENERALISTA (COMUM A TODAS AS ESPECIALIDADES)
15. 1 BIOSSEGURANÇA
15. 2 CIRURGIA E TRAUMATOLOGIA BUCOMAXILOFACIAL
15. 3 DENTÍSTICA E PRÓTESE DENTÁRIA
15. 4 EMERGÊNCIAS MÉDICAS EM ODONTOLOGIA
15. 5 ENDODONTIA
15.6 ESTOMATOLOGIA E PATOLOGIA BUCAL
15.7 SAÚDE COLETIVA E PERIODONTIA
15.8 RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA E IMAGINOLOGIA
16. ENDODONTIA
17. ODONTOPEDIATRIA
18. PRÓTESE DENTÁRIA
18.1 PRÓTESE FIXA
18.2 PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL
18.3 PRÓTESE TOTAL
18.4 SISTEMA CAD/CAM NA ODONTOLOGIA RESTAURADORA
19. MEDICINA
19.1 ORTOPEDIA/ TRAUMATOLOGIA –
19.2 PSIQUIATRIA
19.3 CIRURGIA GERAL
19.4 CLÍNICA MÉDICA
19.5 RADIOLOGIA
19.6 GINECOLOGIA/ OBSTETRÍCIA
19.7 PEDIATRIA
19.8 MEDICINA PREVENTIVA
20. EDUCAÇÃO FÍSICA
20.1 ANATOMIA HUMANA
20.2 DESENVOLVIMENTO MOTOR
20.3 DIRETRIZES DO ACSM
20.4 FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO
20.5 REGRAS DE ATLETISMO
20.6 TREINAMENTO DE FORÇA
20.7 TREINAMENTO FUNCIONAL
21. ELETRÔNICA
21.1 CIRCUITOS ELETRÔNICOS
21.2 TEORIA DE CIRCUITOS
21.3 TEORIA DOS CIRCUITOS
21.4 SISTEMAS LINEARES
21.5 AUTOMAÇÃO
21.6 TELECOMUNICAÇÕES
21.7 CÁLCULO
21.8 ÁLGEBRA LINEAR
21.9 FÍSICA
21.10 PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
22. MÁQUINAS
22.1 ENSAIOS DE MATERIAIS –
22.2 MATERIAIS
22.3 PROCESSOS DE FABRICAÇÃO
22.4 ELEMENTOS DE MÁQUINAS
22.5 RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS
22.6 EQUIPAMENTOS E SISTEMAS MECÂNICOS –
22.7 TERMODINÂMICA
22.8 ESTÁTICA
22.9 CINEMÁTICA E DINÂMICA
22.10 MATEMÁTICA
22.11 VIBRAÇÕES MECÂNICAS
22.12 MECÂNICA DOS FLUIDOS
22.13 BOMBAS INDUSTRIAIS
22.14 MOTORES
23. QUÍMICA
24. SISTEMAS DE ARMAS
24.1 QUÍMICA
24.2 FÍSICA (MECÂNICA, TERMOLOGIA, ONDAS E ÓTICA)
24.3 FÍSICA (ELETRICIDADE E ELETROMAGNETISMO)
24.4 INFORMÁTICA
24.5 MATEMÁTICA
25. ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
26. ADMINISTRAÇÃO GERAL
27. AUDITORIA, SISTEMA DE CONTROLE INTERNO DO PODER EXECUTIVO FEDERAL E CONTROLE EXTERNO
28. CONTABILIDADE DE CUSTO
29. CONTABILIDADE GERAL
30. CONTABILIDADE PÚBLICA E ORÇAMENTO PÚBLICOS –
31. CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA
32. DIREITO ADMINISTRATIVO
33. ECONOMIA BRASILEIRA
34. ECONOMIA DO SETOR PÚBLICO
35. ECONOMIA INTERNACIONAL
36. ESTATÍSTICA E ECONOMETRIA
37. GESTÃO E GOVERNANÇA PÚBLICAS
38. GESTÃO DE PROCESSOS
39. LOGÍSTICA
40. MACROECONOMIA
41. QUALIDADE
42. INGLÊS
Mais:
Como Funciona o Concurso para o Corpo de Saúde da Marinha
PRIMEIRAS MULHERES NO CURSO DE FUZILEIROS NAVAIS CHEGAM À MARINHA