A Polícia Militar do Estado de MG abriu novo concurso para Oficial para 180 vagas. A remuneração é de mais de 7 mil reais.
As inscrições para o concurso para Oficial da PM MG estão abertas. São 180 vagas com remuneração de R$ 7.175,30.
Os interessados podem se inscrever de 17 de Julho até 17 de Agosto no site da Polícia Militar de MG mediante taxa de inscrição de R$ 220,00.
Os candidatos precisam ter de 18 a 30 anos, altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres. A prova será dia 15 de Setembro.
Para saber todos os detalhes de como funciona o concurso para Oficial PM confira o edital no link: Edital Oficial PM MG
DAS CONDIÇÕES PARA INGRESSO:
• ser brasileiro(a) nato;
• possuir título de bacharel em Direito;
• estar quite com as obrigações eleitorais e militares;
• CNH categoria “B”;
• possuir idoneidade moral;
• não apresentar, quando em uso dos diversos uniformes, tatuagem visível que seja, por seu significado, incompatível com o exercício das atividades de policial militar.
DO PROCESSO SELETIVO
O concurso consiste em 03 (três) fases:
1. Prova de conhecimentos (prova objetiva e prova dissertativa);
2. Avaliações Psicológicas, Atividade Física Militar (AFM) e Exames de Saúde;
3. Prova Oral e Prova de Títulos.
DA PROVA OBJETIVA
A PROVA OBJETIVA é de caráter eliminatório e classificatório, terá valor total de 100 (cem) pontos e conterá 50 (cinquenta) questões de múltipla escolha, contendo cada questão 04 (quatro) alternativas de resposta, devendo ser marcada apenas 01 (uma) delas. Cada questão terá o valor de 02 (dois) pontos, podendo haver a interdisciplinaridade entre o programa de matérias, estando o conteúdo assim distribuído:
• Direito Constitucional 07 questões
• Direito Administrativo 07 questões
• Direito Penal 06 questões
• Direito Processual Penal 06 questões
• Direito Civil e Direito Processual Civil 05 questões
• Legislação Extravagante e Direitos Humanos 06 questões
• Língua Portuguesa 04 questões
• Raciocínio Lógico-Matemático 04 questões
• Noções de Língua Inglesa 05 questões
DA PROVA DISSERTATIVA
A PROVA DISSERTATIVA (redação) é de caráter eliminatório e classificatório e consiste na elaboração de redação com tema que será fornecido no momento da prova. A redação deverá conter, no máximo, 30 (trinta) linhas e, no mínimo, 120 (cento e vinte) palavras, tendo valor de 100 (cem) pontos, assim distribuídos:
a) ortografia: 20 (vinte) pontos;
b) morfossintaxe: 20 (vinte) pontos;
c) pontuação: 20 (vinte) pontos;
d) conteúdo: 40 (quarenta) pontos.
Os quesitos para avaliação do conteúdo da prova dissertativa, no valor de 08 (oito) pontos cada, consistem em:
a) pertinência ao tema proposto;
b) argumentação coerente das ideias e informatividade;
c) adequação do uso de articuladores;
d) organização adequada de parágrafos;
e) propriedade vocabular.
A prova dissertativa (redação) com mais de 30 (trinta) linhas e/ou menos de 120 (cento e vinte) palavras será́ penalizada com a perda de 05 (cinco) pontos por linha que passar e de 01 (um) ponto por palavra que faltar.
DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
As avaliações psicológicas, de caráter eliminatório, poderão ser realizadas em Belo Horizonte ou outras cidades da Região Metropolitana, por clínicas psicológicas credenciadas e supervisionadas pela PMMG, as quais serão divulgadas aos candidatos no ato da convocação para a realização das avaliações.
As avaliações psicológicas serão custeadas pelos candidatos. A data e orientações para pagamento serão divulgados, oportunamente, quando da convocação para esta etapa.
As avaliações psicológicas serão realizadas em conformidade com a regulamentação do Conselho Federal de Psicologia, especificamente, a Resolução nº 002, de 21 de janeiro de 2016 (Regulamenta a Avaliação Psicológica em Concurso Público e processos seletivos de natureza pública e privada e revoga a Resolução CFP nº 001/2002) e a Resolução nº 31 de 15 de dezembro de 2022 (Estabelece diretrizes para realização de avaliação psicológica no exercício profissional da psicóloga e do psicólogo, regulamenta o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos – SATEPSI e revoga a Resolução nº 09/2018), bem como suas atualizações.
As avaliações psicológicas compreenderão, no mínimo, conforme o § 4º do art. 5º da Lei nº 5.301/1969: I – teste de personalidade; II – teste de inteligência; e III – dinâmica de grupo, prova situacional ou anamnese psicológica. A bateria de testes poderá ser aplicada de forma coletiva e/ou individual, devendo o candidato participar, obrigatoriamente, de ambas, se houver.
Os construtos/dimensões psicológicas a serem avaliados estão especificados na Resolução Conjunta nº 5.329 – PMMG/CBMMG, de 05 de dezembro de 2023.
AVALIAÇÃO FÍSICA MILITAR (AFM)
A Avaliação Física Militar (AFM) é composta pelo Controle Fisiológico (CF), exigido dos candidatos que já sejam militares da PMMG (inclusão definitiva), ou Avaliação Médica (AM), exigida dos demais candidatos, e do Teste de Capacitação Física (TCF) e será realizada em conformidade com a Resolução nº 5.360, 09 de maio de 2024, que dispõe sobre a Avaliação Física Militar – AFM, a ser aplicada aos candidatos dos concursos e processos seletivos internos da Polícia Militar.
O Teste de Capacitação Física terá caráter eliminatório e classificatório, devendo o candidato alcançar o mínimo de 60% (sessenta por cento) de rendimento em cada modalidade.
A pontuação mínima para aprovação no TCF a ser alcançada pelos candidatos é de 12 (doze) pontos para as modalidades de:
1. Força e resistência abdominal (abdominal tipo remador),
2. Força e resistência de membros superiores na barra fixa e
3. Capacidade aeróbica (corrida de 2.400 metros).
4. Pista de aptidão física policial militar (PAFPM)
DO EXAME DE SAÚDE
Os exames de saúde compreendem: exames preliminares, exames complementares e exame toxicológico, conforme detalhado no edital.
Exames preliminares: exame clínico; exame clínico otorrinolaringológico com audiometria tonal e vocal; exame oftalmológico; exame odontológico e outros exames, a critério do examinador.
Avaliação de peso: Será realizada de acordo com o Índice de Massa Corpórea (IMC), visando identificar as alterações previstas na Resolução Conjunta nº 5.329 – PMMG/CBMMG, de 05 de dezembro de 2023.
Os limites de IMC aceitáveis para ambos os sexos, são: Limite mínimo: 18,5 e Limite máximo: 29,9. IMC = Peso dividido pelo quadrado da altura (IMC=P / A2), sendo P = peso em quilos (kg) e A = altura em metros (m).
Avaliação de Altura: Será considerado limite mínimo a medida de 160 cm para candidatos de ambos os sexos.
Avaliação da Pressão Arterial: Deve ser <140 / 90 mmHg. Em caso da primeira medição ≥ 140 / 90 mmHg, serão feitas mais duas aferições com intervalo de um minuto entre elas. A medida considerada deverá ser a média das duas últimas.
DA PROVA ORAL
Serão convocados para submissão à 3ª fase do concurso os candidatos melhor classificados e não eliminados na 1ª e 2ª fases, conforme critérios estabelecidos neste edital, observando-se rigorosamente a ordem decrescente de notas obtidas pela soma da prova de conhecimentos e do TCF, na proporção de 1,1 (um virgula um) candidatos por vaga, sendo incluídos todos os candidatos, porventura, empatados na nota de corte.
A prova oral, de caráter eliminatório, valerá 100 (cem pontos), será realizada em Belo Horizonte.
O conteúdo programático da prova oral contido no edital que serão agrupados da seguinte forma:
a) Grupo I: Direito Constitucional e Direito Administrativo;
b) Grupo II: Direito Penal e Direito Processual Penal;
c) Grupo III: Direito Civil e Direito Processual Civil;
d) Grupo IV: Legislação Extravagante e Direitos Humanos
DA PROVA DE TÍTULOS
A prova de títulos será de caráter classificatório e terá o valor de 10 (dez) pontos, assim divididos:
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Língua Portuguesa
2. Noções de Língua Inglesa
3. Raciocínio Lógico-Matemático
4. Direito Constitucional
5. Direito Penal
6. Direito Processual Penal
7. Direito Administrativo
8. Direito Civil e Direito Processual Civil
9. Legislação Extravagante e Direitos Humanos
Mais: