COMO FUNCIONA O CONCURSO PARA OFICIAL PM SE

Prepare-se para o concurso

Polícia Militar de Sergipe  lanç a edital com 35 vagas para Oficial Combatente e na área da saúde. Salários ultrapassam 14 mil.

A Secretaria de Estado da Administração (SEAP) de Sergipe lançou edital para concurso público da PM com 35 vagas para oficial, sendo 30 para oficial combatente e 5 para oficial de saúde.

Os interessados devem ter de 18 a 35 anos, Ensino Superior completo na área desejada e altura mínima de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres.

As inscrições acontecem do dia 22 de Novembro até 20 de Dezembro mediante taxa de R$ 160 no site do Instituto Selecon.

A prova está marcada para o dia 19 de Janeiro de 2025. A remuneração será de R$ 14.667,65.

Para saber todos os detalhes de como funciona o concurso para Soldado PM SE confira o edital no link: edital-pm-se-2024-combatente

 

DAS CONDIÇÕES PARA INGRESSO:

  • Ser brasileiro nato ou naturalizado e no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos;
  • CNH Categoria B;
  • estar quite com as obrigações eleitorais, para os candidatos de ambos os sexos;
  • estar quite com as obrigações militares, para os candidatos do sexo masculino;
  • encontrar-se em pleno gozo de seus direitos políticos e civis;
  • não ter sofrido, no exercício de função pública, penalidade incompatível com nova investidura em cargo público;
  • apresentar diploma ou certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso, conforme requisito do cargo pretendido, fornecido por instituição de ensino reconhecida, comprovado através da apresentação de original e cópia autenticada do respectivo documento;
  • estar apto, física e mentalmente, não apresentando deficiência que o incapacite para o exercício das funções do cargo, fato apurado por uma Junta Médica Oficial – Inspeção de Saúde a ser designada na convocação do candidato;
  • apresentar declaração negativa de antecedentes criminais da Justiça Federal, Estadual e Eleitoral;
  • para os ocupantes de cargo, emprego ou função pública, federal, estadual, ou municipal, apresentar no ato da pré-matrícula, a declaração de desvinculação destes, na conformidade dos incisos II e III do § 3º do art.142 c/c art.42,§ 1º, todos da Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988, original e cópia;
  • apresentar declaração de bens (Lei Complementar nº 33, de 26 de dezembro de 1996 – Art. 161 c/c Art. 171);
  • Não ser ex-aluno(a) ou ex-servidor(a) público(a) civil ou militar, desligado(a), demitido(a) ou exonerado(a) por incompatibilidade ou motivo disciplinar;
  • Não possuir tatuagens visíveis, quando em uso dos diversos uniformes, de suásticas, de obscenidades e de ideologias terroristas ou que façam apologia à violência, às drogas ilícitas ou a qualquer tipo de de discriminação de raça, credo, sexo ou origem.

 

DO PROCESSO SELETIVO

O Concurso Público de que trata este Edital será composto de 5 (cinco) Fases, sucessivas, conforme estabelecido a seguir:

  1. Prova Objetiva e Dissertativa – Eliminatório e Classificatório
  2. Teste de Aptidão Física (TAF) – Eliminatório
  3. Avaliação Psicológica – Eliminatório
  4. Pesquisa da Conduta Social, da Reputação e Idoneidade – Eliminatório
  5. Inspeção de Saúde – Eliminatório

 

DA PROVA OBJETIVA

A Prova Objetiva terá caráter eliminatório e classificatório e será constituída conforme a seguir:

  • Língua Portuguesa – 10 questões
  • Matemática – 10 questões
  • Informática Básica – 08 questões
  • Atualidades – 7 questões
  • Noções de Direito – 10 questões
  • Conhecimentos Gerais sobre o Estado de Sergipe – 08 questões
  • Legislação – 07 questões

A Prova Objetiva será composta por questões de Múltipla Escolha distribuídas pelas disciplinas, sendo que cada questão conterá 4 (quatro) alternativas e com uma única resposta correta.

A Prova Objetiva de todos os candidatos será corrigida por meio de leitura ótica.

Será considerado aprovado na Prova Objetiva o candidato que obtiver no mínimo 50% (cinquenta por cento) do total de pontos da prova objetiva, não podendo zerar em nenhuma das disciplinas.

 

DA PROVA DISSERTATIVA

A Prova Dissertativa, constituída por 1 (uma) Redação, será realizada na mesma data da prova objetiva. O tema será indicado no momento da prova. Serão observados os critérios de correção estabelecidos na tabela a seguir:

Para o desenvolvimento da Prova Dissertativa, o candidato deverá redigir seu texto com clareza, concisão, precisão, coerência e objetividade, sendo desconsiderado, para efeito de avaliação, qualquer fragmento de texto que for escrito fora do local apropriado, estiver rasurada, ilegível ou incompreensível ou escrito parcial ou totalmente em língua diferente da portuguesa.

Para o desenvolvimento da Prova Dissertativa, o candidato deverá redigir no mínimo 20 (vinte) e no máximo 30 (trinta) linhas. As redações com extensão inferior a 20 (linhas) serão zeradas. Será desconsiderado, para efeito de avaliação, qualquer fragmento de texto que for escrito fora do local apropriado e/ou que tiver extensão superior a 30 (trinta) linhas.

A Prova Dissertativa será avaliada na escala de 0 (zero) a 60 (sessenta) pontos, considerando-se habilitado o candidato que nela obtiver nota igual ou superior a 30 (trinta) pontos.

 

DO TESTE DE APTIDÃO FÍSICA

Os exercícios físicos para a realização do Teste de Aptidão Física serão os seguintes:

  1. FLEXÃO NA BARRA FIXA (masculino)/ SUSPENSÃO NA BARRA FIXA (feminino)
  2. ABDOMINAL CURL – UP
  3. FLEXÃO DE BRAÇOS
  4. CORRIDA DE FUNDO
  5. NATAÇÃO

 

DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

A Avaliação Psicológica de presença obrigatória e de caráter eliminatório, prevista no Estatuto dos Policiais Militares do Estado de Sergipe, consistirá na aplicação de um conjunto de procedimentos objetivos e científicos, que permite aferir a compatibilidade das características psicológicas do candidato com as atribuições do cargo.

Os instrumentos utilizados para avaliar o perfil psicológico do candidato, a fim de verificar sua capacidade de adaptação e seu potencial de desempenho positivo, serão definidos segundo os critérios objetivos e os parâmetros estabelecidos pelo perfil comportamental do cargo, conforme Portaria Normativa nº 047/2024, da PMSE, publicada no Diário Oficial nº 29.515 de 25/10/2024, conforme Edital de Convocação para a Etapa.

 

DA PESQUISA DA CONDUTA SOCIAL, DA REPUTAÇÃO E IDONEIDADE (PCSRI)

A Pesquisa de Conduta Social, Reputação e Idoneidade visa a verificar se o candidato possui idoneidade moral necessária para ingresso na corporação, cujas informações sejam conformes com as obrigações e deveres impostos aos militares estaduais da Corporação.

Na PCSRI, o candidato será analisado pela Agência Central de Inteligência (ACI) da PMSE, que emitirá parecer se o candidato é “INDICADO” ou “CONTRAINDICADO” para o cargo.

A análise será feita com base em documentos, dados e informações repassados pelos candidatos, bem como outros levantados pela ACI.

Será considerado “contraindicado” o candidato que deixar de encaminhar a documentação exigida no prazo previsto, apresentá-la de forma incompleta ou irregular, ou ainda com indícios de ilegalidade.

 

DO EXAME MÉDICO – INSPEÇÃO DE SAÚDE

O Exame Médico Admissional constitui-se em um requisito obrigatório para investidura no cargo (matrícula no CFSD) a ser realizado, impreterivelmente, nas datas, turnos e horários definidos no ato convocatório.

Constatada a inaptidão de algum candidato no Exame Médico Admissional – Inspeção de Saúde, outros candidatos poderão ser convocados, observando estritamente a ordem classificatória do certame.

O Exame Médico Admissional – Inspeção de Saúde tem por objetivo avaliar o estado geral de saúde, física e mental, do candidato e determinar as condições indispensáveis para o provimento do cargo e desempenho das atividades policiais militares, e constará de exames e testes clínicos, bem como de exames laboratoriais.

No ato da Inspeção de Saúde, o candidato preencherá formulário médico versando sobre seu estado de saúde atual e pregresso, responsabilizando-se sobre a veracidade das informações declaradas e submetendo-se aos ditames constantes na legislação criminal.

DO EXAME MÉDICO – ODONTOLÓGICO:

  1. Clínico;
  2. Aferição da pesagem;
  3. Aferição da proporção entre o peso e a altura (Exame Métrico);
  4. Acuidade visual – para uniformidade da linguagem e facilidade de julgamento da acuidade visual, serão adotadas a escala SNELLEN, na avaliação da acuidade visual para longe, e a escala de JAEGUER, na avaliação da acuidade visual para perto.
  5. Acuidade auditiva – à audiometria: perda tolerável até 30 decibéis ISO (International Standard Organization), nas frequências de 500, 1000, 2000, 3000, 4000, 6000 e 8000 hertz em cada ouvido, separadamente.

Odontológico – índices mínimos de aptidão:

a) 24 (vinte e quatro) dentes naturais ou artificiais, não sendo toleradas próteses totais, superiores ou inferiores;

b) 04 (quatro) molares, 02 (dois) em oclusão em cada lado, naturais ou artificiais, desde que satisfaçam à estética e funções;

c) Todos os dentes anteriores, incisivos e caninos (bateria labial), tolerando-se dentes artificiais, desde que satisfaçam à estética e funções;

d) Ausência de doenças periodontais e afecções periapicais evidenciáveis ao exame clínico;

e) Ausência de cáries situadas na bateria labial e de cáries não passíveis de restauração, tolerando-se sua presença, desde que a extração dos elementos atingidos não comprometa o mínimo de dentes exigidos

 

DO CURSO DE FORMAÇÃO

O Curso será ministrado no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) que funciona na Rua Argentina, nº 01, Bairro América, Aracaju/SE, em regime de dedicação integral e integral, exercendo as demais atividades internas e externas atreladas à sua formação, conforme o Regimento Interno do CEI, Manual do Aluno e Diretrizes de Ensino da Terceira Seção do EMG, e terá carga horária de no mínimo 1.000 horas/aula.

O Curso de Formação de Soldados será regido pelas Normas de Ensino vigentes no Centro de Ensino e Instrução -CEI da PMSE.

A reprovação do Aluno a Soldado PM no Curso de Formação de Soldados implicará o seu desligamento do curso e no licenciamento das fileiras da Polícia Militar, após o devido processo administrativo.

Será observado o prazo máximo de quinze dias do início do Curso de Formação de Soldados PM para o preenchimento de vagas abertas, decorrentes de desistência de candidatos e/ou verificação de incompatibilidade social do candidato para o exercício do Cargo de Soldado da Polícia Militar de Sergipe.

Ao terminar o Curso de Formação de Soldados, após publicada a Ata de Encerramento do curso, os concludentes serão efetivados no cargo de Soldado 3ª classe da Polícia Militar do Estado de Sergipe, com os direitos e obrigações inerentes ao cargo, conforme dispõe o Estatuto dos Policiais Militares do Estado de Sergipe.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Língua Portuguesa
  • Matemática
  • Noções de Informática
  • Atualidades
  • Noções de Direito
  • Conhecimentos Gerais do Estado de Sergipe
  • Direito Penal e Legislação Especial
  • Legislação Específica da PM SE

 

Mais:

COMO FUNCIONA O CONCURSO PARA SOLDADO PM SE

PASSOU NO TAF? COMO SE PREPARAR PARA A PRÓXIMA ETAPA

Últimas do Blog

Categorias do Blog

Nossos Cursos

Vídeos Relacionados

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Fechar Menu

Assine nosso Telegram

Fique por dentro dos concursos da segurança pública

Receba nosso contato !

Eu aceitoAo preencher, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber comunicações do Curso Palestra Gratuita.

Receba nosso contato !

Eu aceitoAo preencher, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber comunicações do Curso Palestra Gratuita.