Manter o autocontrole é essencial para ser aprovado em um concurso público. Saiba como estar preparado e equilibrado na aptidão psicológica.
Ter autocontrole e manter o equilíbrio é essencial para atingir um resultado positivo em um concurso público e ser um bom policial. Não é a toa que a fase de aptidão psicológica é uma das que mais reprova nos concursos. Mas por mais difícil que possa parecer em alguns casos, essa característica é algo que você pode sim aprender.
O teste de aptidão psicológica da PM deixa muitos candidatos de fora da competição, mas você pode sim aprender a lidar com seus pontos fracos e ter sucesso nessa fase.
Ter autocontrole é necessário para o exercício da profissão de polícia ou guarda municipal. Imagina se um profissional da área que está sempre com seu psicológico sendo posto à prova, se não tivesse autocontrole a catástrofe que não seria? E o objetivo do teste de aptidão psicológica é justamente medir esse autocontrole do candidato em situações de pressão e estresse. E é exatamente por isso que o candidato precisa ter controle emocional e para ser aprovado no psicológico o candidato precisa ter um nível elevado de autocontrole.
Em cada etapa de um concurso para a PM, o candidato tem seu autocontrole posto à prova, e ter foco e dedicação é necessário para conseguir aprovação, por isso muitas vezes o candidato terá que abrir mão de momentos de lazer, entre outras coisas que lhe dão prazer. Inclusive não ceder à preguiça ou cansaço em várias etapas da preparação, como o treino para um bom teste de aptidão física, uma alimentação equilibrada, um bom planejamento de estudos para as provas objetiva e dissertativa e claro, uma mente controlada e sadia para ser aprovado no teste de aptidão psicológica, até porque a atuação de um policial militar vem carregada de pressão interna e externa e todas as situações de estresse e conflito que envolvem sua carreira.
A avaliação psicológica que avalia se o candidato terá autocontrole para lidar com as situações do dia a dia de um policial. E essa habilidade pode sim ser aprendida, e para isso você pode seguir alguns passos.
DICAS PARA DESENVOLVER O AUTOCONTROLE
- Procure equilibrar tudo que você faz em excesso. Diminua gradativamente esses comportamentos no seu dia a dia. Por exemplo, se você tem o hábito de beber demais ou de comer muito doce, controle esse impulso e diminua o consumo, até conseguir controlar esse impulso.
- Tenha consciência dos seus pontos fracos para poder controlar suas emoções, já que dificilmente conseguirá dominar o que não conhece em si mesmo.
- Tenha paciência consigo mesmo(a). Ninguém muda de um dia para o outro e com você não seria diferente. Entenda que esse controle será adquirido com tempo e dedicação.
Com o tempo você conseguirá desenvolver essa habilidade e desta forma atingir sua aprovação no teste de aptidão psicológica da PM e claro no seu cotidiano como profissional e como pessoa.
PERFIL PSICOLÓGICO DO SOLDADO PM 2ª CLASSE
- Flexibilidade moderada – ausência de rigidez na conduta, no limite em que não comprometa sua conduta no bom desem-penho da função;
- Disposição para o trabalho – capacidade para suportar longa exposição a agentes estressores, sem permitir que estes causem danos físicos ou mentais, sendo capaz de manter um bom nível de energia interna da qual o indivíduo dispõe para interagir com o meio;
- Capacidade de liderança – potencial para agregar as forças da comunidade, valendo-se de criatividade e proatividade, sem abdicar da autocrítica que mantém o equilíbrio das ações;
- Relacionamento interpessoal adequado – adequado nível nas relações humanas, estejam em conflito ou não, que permita aperceber-se do comportamento dos outros do mesmo modo em que consegue comunicar-se apropriadamente;
- Inteligência – grau de inteligência geral (fator G) dentro de faixa mediana padronizada para a análise, aliado à receptividade para incorporar novos conhecimentos e reestruturar conceitos já estabelecidos, com potencial de memorização, a fim de dirigir adequadamente seu comportamento;
- Fluência verbal – facilidade para manipular os termos linguísticos na expressão do pensamento, através da verbalização clara e eficiente, expressando-se com desembaraço, sendo eficaz na comunicação;
- Resiliência – potencial para superar frustrações e reveses, valendo-se da aprendizagem das vivências para desenvolver melhor suas atividades, tornando-as mais produtivas.
CONTRAPERFIL PSICOLÓGICO DO SOLDADO PM 2ª CLASSE
- Descontrole emocional – utilização do potencial emocional sobrepondo-se ao racional, comprometendo o comportamento, seja por impulsividade, ansiedade ou agressividade descontrolada;
- Sinais Fóbicos – presença de sinais de medo patológico ou irracional, com dificuldade para manter o autocontrole;
- Falta de domínio psicomotor – ausência de habilidade cinestésica, por meio da qual o corpo se movimenta com eficiência, atendendo com presteza as solicitações psíquicas e ou emocionais
Respeite seus limites corporais e mentais, mas sabendo que para controlar suas emoções você não deve anulá-las. Pelo contrário, já que este é um erro bastante comum. O certo é aprender a lidar com suas emoções em situações de grande intensidade, sejam situações de risco e grande pressão, ou situações muito boas. Ter autocontrole é saber lidar com as próprias emoções, sejam elas positivas ou negativas.
Saber agir com a razão e não de forma impulsiva é o que faz alguém com autocontrole. Infelizmente existem muitos casos de pessoas agressivas, sem controle emocional, inclusive a própria preparação para um concurso traz muita pressão ao candidato, e é por isso que se deve saber direcionar as emoções.
Ter autocontrole não é sobre controlar o que mas sobre saber dominar as reações que você tem desencadeadas pelas suas emoções. Para ter sucesso na vida profissional é necessário ter controle emocional.
Para ser aprovado em um concurso não basta apenas estudar para aprimorar seus conhecimentos na área, mas também organizar seus pensamentos e emoções.
E lembre-se que com o Palestra Gratuita a sua aprovação estará no seu futuro. Porque candidato PREPARADO é candidato APROVADO!
Mais: