Foi anunciado pelo comandante geral da Polícia Militar da Bahia que um novo concurso sairá ainda este ano. Ainda não há informações sobre número de vagas.
Foi anunciado que ainda terá um novo concurso para a Polícia Militar da Bahia ainda este ano.
Segundo o coronel Paulo Coutinho, chefe da PM BA, a corporação vai convocar os aprovados no último concurso para cadastro reserva e propor ao governador Jerônimo Rodrigues um novo certame para este ano.
“Nós temos o chamamento do cadastro reserva e vamos propor ao governador mais um concurso”, reforçou ele.
Ainda não há informações sobre quando será o concurso e nem o número de vagas.
SOBRE O CONCURSO
Para se inscrever no concurso da PM BA é necessário ter entre 18 e 30 anos, Ensino Médio completo e altura mínima de 1,60m para homens e 1,55 para mulheres, além de CNH na categoria “B”.
ÚLTIMO CONCURSO
DO PROCESSO SELETIVO PARA SOLDADO DA PM
As Provas Objetivas de Conhecimentos Gerais e Específicos, tiveram questões objetivas de múltipla escolha, com 05 alternativas cada uma.
As Provas Objetivas eram compostas de 50 questões de Conhecimentos Gerais e 30 de Conhecimentos Específicos, com valor de 1,25 ponto por questão.
A Prova Discursiva-Redação foi aplicada para todos os cargos no mesmo dia e horário das Provas Objetivas de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos.
Foram habilitados os candidatos que, na 1ª Etapa de Provas Objetivas, obtiver nota igual ou superior a 60 pontos, resultantes da soma dos pontos obtidos nas provas de Conhecimentos Gerais e de Conhecimentos Específicos.
A 2ª Etapa: Prova Discursiva – Redação foi aplicada no mesmo dia e período das Provas Objetivas e somente corrigida a Prova Discursiva – Redação dos candidatos habilitados e mais bem classificados na 1ª Etapa.
A prova de Redação teve os seguintes itens avaliados:
- Conteúdo – até 40 (quarenta) pontos:
a)perspectiva adotada no tratamento do tema;
b)capacidade de análise e senso crítico em relação ao tema proposto;
c)consistência dos argumentos, clareza e coerência no seu encadeamento.
- Estrutura – até 30 (trinta) pontos:
a)respeito ao gênero solicitado;
b)progressão textual e encadeamento de ideias;
c)articulação de frases e parágrafos (coesão textual).
- Expressão – até 30 (trinta) pontos:
a)desempenho linguístico de acordo com o nível de conhecimento exigido para o Cargo;
b)adequação do nível de linguagem adotado à produção proposta e coerência no uso;
c)domínio da norma culta formal, com atenção aos seguintes itens: estrutura sintática de orações e períodos; elementos coesivos; concordância verbal e nominal; pontuação; regência verbal e nominal; emprego de pronomes; flexão verbal e nominal; uso de tempos e modos verbais; grafia e acentuação.
DO PROCESSO SELETIVO PARA OFICIAL
O concurso teve 2 (duas) etapas:
1ª Etapa – Prova de Conhecimentos, eliminatória e classificatória, com duas partes:
a) Provas Objetivas – constituída de 80 questões aplicada para todos os candidatos inscritos.
b) Prova Discursiva (Redação) – aplicada a todos os candidatos, sendo avaliada apenas as Redações dos candidatos com pontuação igual ou superior a 60 pontos obtidos no total de pontos da Prova Objetiva.
2ª Etapa – Constituída de: Avaliação Psicológica; Avaliação Física; Exame Médico/Odontológico, Investigação Social, Exame Documental; e ainda o Teste de Habilidade Física.
Avaliação Psicológica no Concurso da PM
Considerando que o exercício da profissão de policial militar é permeado de situações de forte pressão externa e emocional, porte e uso de arma de fogo, risco de morte, de invalidez e de lesão corporal, o perfil profissiográfico para o desempenho da atividade consiste em parâmetros e características compreendidos como:
1. Elevado nível de assertividade, honestidade, controle emocional, resistência a frustração, senso de responsabilidade, flexibilidade, iniciativa, sociabilidade, capacidade de liderança, fluência verbal, dinamismo e adaptabilidade;
2. Adequado nível de maturidade, controle e canalização da agressividade, domínio psicomotor, potencial de desenvolvimento cognitivo e autoconfiança;
3. Reduzido nível de ansiedade e impulsividade;
4. Ausência de sinais fóbicos.
Do Teste de Aptidão Física no Concurso para PM
O TAF para Oficial PM BA foi composto por 4 testes físicos e na seguinte sequência:
1 – Barra fixa dinâmica ou estática;
2 – corrida de velocidade (50 metros),
3 – corrida em 2.400 metros
4 – natação de 25 metros.
E se você pretende ingressar na PM da Bahia e deseja estar bem preparado, o Palestra Gratuita possui cursos que irão te ajudar a ter a tão sonhada aprovação. Confira em nosso site.
Mais: