Concurso PM CE: PM do Ceará abre mais um concurso, dessa vez para oficial combatente, com 113 vagas e remuneração de 8 mil reais.
A Polícia Militar do Ceará divulgou um novo edital, para o cargo de 2° tenente, com inscrições que abrem no dia 15 de Novembro e vão até 21 de Dezembro de 2022. Para saber como funciona o concurso público da PM CE 2° tenente, os interessados devem ir no site da banca organizadora IDECAN e fazer sua inscrição mediante taxa de R$ 180 reais.
Os candidatos precisam ter entre 18 e 29 anos, ter Ensino Superior Completo, possuir CNH na categoria “B” válida, ter nacionalidade brasileira e no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos. O mesmo se aplica a outros indivíduos naturalizados. Outros detalhes de como funciona o concurso público da PM CE para 2° tenente:
- Estar quite com as obrigações eleitorais e, se do sexo masculino, também com as militares;
- Firmar declaração de não estar cumprindo e nem ter sofrido, no exercício da função pública, penalidade por prática de improbidade administrativa,aplicada por qualquer órgão público ou entidade da esfera federal, estadual ou municipal;
- Apresentar declaração quanto ao exercício de outro(s) cargo(s), emprego(s) ou função(ões) pública(s) e sobre recebimento de proventos decorrentes de aposentadoria e pensão;
- Apresentar declaração de bens e valores que constituam patrimônio;
- Firmar declaração de não estar cumprindo sanção por inidoneidade, aplicada por qualquer órgão público ou entidade da esfera federal, estadual ou municipal;
- Firmar termo de compromisso de sigilo e confidencialidade das informações;
- Não ter sido condenado a pena privativa de liberdade transitada em julgado ou qualquer outra condenação incompatível com a função pública;
- Estar registrado e com a situação regularizada junto ao órgão correspondente à sua formação profissional, quando for o caso.
A seleção dos candidatos para o cargo será realizada por meio de cinco etapas, conforme descrito a seguir:
1ª Etapa:
1ª Fase: Prova Objetiva (Exame Intelectual), conhecimentos básicos e específicos, de caráter classificatório e eliminatório.
2ª Fase: AvaliaçãoC otista – Heteroidentificação, de caráter eliminatório;
2ª Etapa:
Exame de Saúde, de caráter eliminatório;
3ª Etapa:
Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório;
4ª Etapa:
Avaliação de Capacidade Física, de caráter eliminatório;
5ª Etapa:
Investigação Social, de caráter eliminatório, sob responsabilidade da SSPDS.
O procedimento de Investigação Social ocorrerá durante todo o período do Concurso e compreenderá uma investigação social, visando a avaliar a conduta e idoneidade moral do candidato, de caráter eliminatório. Será realizada pela Coordenadoria de Inteligência – COIN da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE) em cooperação com a Controladoria-Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário e demais órgãos de inteligência estadual e federal.
Todas as Etapas do Concurso serão realizadas na cidade de Fortaleza-CE, e havendo indisponibilidade de locais suficientes e/ou adequados na cidade de realização das provas, essas poderão ser realizadas em outras localidades.
As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, constarão de 100 questões, valendo 1 ponto cada questão, e terão pontuação total variando do mínimo de 0 ao máximo de 100 pontos.
Será considerado aprovado o candidato que obtiver, no mínimo, 50% de aproveitamento dos pontos das provas de cada Área de Conhecimentos Comuns e a Área de Conhecimentos Específicos, e que, na Prova Objetiva (Exame Intelectual), cumulativamente:
- Obtiver no mínimo 30 acertos no Módulo II, Conhecimentos Específicos;
- Obtiver no mínimo 20 acertos no Módulo I, Conhecimentos Básicos.
DOS EXAMES ADMISSIONAIS
Avaliação Psicológica
A Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório, verificará as características pessoais do candidato, a fim de observar as condições de adaptabilidade do indivíduo no desempenho das atividades que compõem o perfil do cargo, conforme perfil profissiográfico.
A avaliação psicológica poderá compreender a aplicação coletiva e(ou) individual de instrumentos capazes de aferir, de forma objetiva e padronizada, os requisitos psicológicos do candidato para o desempenho das atribuições inerentes ao cargo.
A não recomendação do candidato na Avaliação Psicológica não significará, necessariamente, incapacidade intelectual e/ou existência de transtornos de personalidade, indicando apenas que não atendeu, à época dos exames, aos requisitos e/ou perfil exigidos para o exercício do cargo pretendido.
A Avaliação Psicológica será realizada em até duas oportunidades, devendo transcorrer, entre cada oportunidade, no mínimo, 15 (quinze) dias.
O candidato que não comparecer à realização da Avaliação Psicológica na 1ª Oportunidade, ou que obtiver avaliação de perfil “NÃO RECOMENDADO”, será automaticamente convocado para submeter-se à 2ª Oportunidade.Persistindo a não recomendação, ou caso o candidato não compareça à 2ª Oportunidade, será eliminado do concurso. A 2ª Oportunidade para a realização da Avaliação Psicológica será destinada apenas aos candidatos considerados não recomendados na 1ª Oportunidade. Na Avaliação Psicológica não será atribuída nota, sendo o candidato considerado RECOMENDADO ou NÃO RECOMENDADO, para o exercício do cargo.
Todas as demais informações inerentes à Avaliação Psicológica, incluindo suas datas de realização e divulgação de resultados, estarão contidas em edital de convocação específico para tanto, a ser publicado em momento oportuno no site www.idecan.org.br.
Você sonha em se tornar um soldado da Polícia Militar, mas está preocupado em passar na provas escritas e todas as etapas do concurso ?
Não se preocupe mais !
Com os nossos cursos preparatórios, você estará preparado para enfrentar todas as etapas do processo seletivo e alcançar seu sonho de servir e proteger a sociedade.
Nossos cursos são ministrados por professores experientes e qualificados, que conhecem bem os editais e as exigências do concurso. Além disso, oferecemos material didático completo e atualizado, com exercícios práticos e simulados que vão ajudá-lo a se familiarizar com o concurso.
Não perca mais tempo e comece agora mesmo a se preparar para o seu futuro como soldado da Polícia Militar. Entre em contato agora mesmo ou conheça nossos cursos abaixo:
Do TAF – Teste de Aptidão Física
A descrição dos testes de aptidão física para concorrer ao cargo de 2° tenente da PM CE:
- ABDOMINAL REMADOR PARA CANDIDATOS DE AMBOS OS SEXOS: o teste terá a duração de 1 minuto e será iniciado e terminado com um silvo de apito.
- CORRIDA DE 12 MINUTOS PARA AMBOS OS SEXOS: será realizado em local previamente demarcado, com identificação de metragem ao longo do trajeto.
- TESTE DE FLEXÃO NA BARRA FIXA CANDIDATOS DO SEXO MASCULINO
- TESTE DE FLEXÃO NA BARRA FIXA CANDIDATOS DO SEXO FEMININO
- CORRIDA DE 50 (CINQUENTA) METROS PARA CANDIDATOS DE AMBOS OS SEXOS
Da Investigação Social
A Investigação Social compreende o preenchimento do Formulário de Informações Confidenciais (FIC), diligências, entrevistas, pedidos de informação e solicitação de documentos e se destina a examinar o perfil social do candidato sobre a vida pregressa e atual, no âmbito social, funcional, civil e criminal e a eventual existência de incompatibilidade pessoal deste para o exercício das funções inerentes ao Posto de Oficial da Polícia Militar do Estado do Ceará, dada a natureza e o grau de responsabilidades pertinentes ao cargo.
O candidato deverá apresentar, no momento definido em edital de convocação específico, a Ficha de Informações Confidenciais – FIC e os originais dos seguintes documentos, todos indispensáveis ao prosseguimento no certame:
I- certidão de antecedentes criminais, da cidade/município da Jurisdição onde reside/residiu nos últimos 5 anos:
- da Justiça Federal;
- da Justiça Estadual ou do Distrito Federal;
- da Justiça Militar Federal, inclusive para as candidatas do sexo feminino;
II – certidão de antecedentes criminais da Justiça Eleitoral;
II – certidões dos cartórios de protestos de títulos da cidade/município onde reside/residiu nos últimos 5 anos;
IV – certidões dos cartórios de execução cível da cidade/município onde reside/residiu nos últimos 5 anos;
Somente serão aceitas certidões expedidas, no máximo, nos 90 dias anteriores a data de entrega fixada em edital e dentro do prazo de validade específico constante na mesma.
São fatos que afetam o procedimento irrepreensível e a idoneidade moral inatacável do candidato:
- habitualidade em descumprir obrigações legitimas;
- relacionamento ou exibição em público com pessoas de notórios e desabonadores antecedentes criminais;
- vicio de embriaguez;
- uso de droga ilícita;
- pratica de ato atentatório a moral e aos bons costumes;
- figurar, na condição de autor, em inquérito policial ou inquérito policial militar ou termo circunstanciado de ocorrência ou procedimento disciplinar,ou figurar, na condição de réu, em ação penal;
- demissão de cargo público e destituição de cargo em comissão, no Exercício da função pública, em qualquer órgão da administração direta e indireta, nas esferas federal, estadual, distrital e municipal, mesmo que com base em legislação especial;
- demissão por justa causa nos termos da legislação trabalhista;
- existência de antecedentes criminais;
- declaração falsa ou omissão de registro relevante sobre sua vida pregressa em âmbito social, funcional, civil e criminal;
- manifestação de desapreço às autoridades e atos da administração pública;
- prática que possa importar em escândalo ou comprometer a função de Segurança Pública;
- frequência a locais incompatíveis com o decoro da função de segurança pública;
- n) na participação ou filiação como sócio, membro ou dirigente de entidade ou organização cujo funcionamento seja legalmente proibido ou contrário às instituições constitucionais ou ao regime vigente.
Dos Exames de Saúde
Os Exames requeridos constarão de:
- Hemograma completo com plaquetas;
- Coagulograma completo com tempo de protombina e tempo parcial de tromboplastina;
- Dosagens de glicose, uréia, creatinina, ácido úrico, AST e ALT;
- Sumário de urina;
- Raio-X de tórax em PA com laudo;
- Eletrocardiograma com laudo;
- Eletroencefalograma com laudo;
- Audiometria;
- Exame oftalmológico (acuidade visual, tonometria, senso cromático, fundo de olho, biomicroscopia)
- Exame Toxicológico, entregue no momento do Exame de Saúde, em envelope devidamente lacrado pelo laboratório.
Receba nosso contato !
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
MÓDULO I – CONHECIMENTOS BÁSICOS
- LÍNGUA PORTUGUESA/ INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
- RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO
- ATUALIDADES / HISTÓRIA DO CEARÁ
- ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA / ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO
MÓDULO II- CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
- DIREITO CONSTITUCIONAL
- DIREITOS HUMANOS
- DIREITO PENAL MILITAR / PROCESSO PENAL MILITAR
- DIREITO PENAL/PROCESSUAL PENAL
- LEI DE ABUSO DE AUTORIDADE / LEI MARIA DA PENHA
- SEGURANÇA PÚBLICA
Para saber como funciona o concurso público da PM CE para 2° tenente você pode ver o edital no site da IDECAN (www.concurso.idecan.org.br) e também conferir tudo sobre o Concurso aqui no Palestra Gratuita. E lembre que candidato preparado é candidato APROVADO!
MAIS: