Marinha oferece uma vaga para Capelão Naval entre os novos editais publicados para ingresso em 2024.
Entre as novos editais publicados pela Marinha do Brasil, para ingresso no ano de 2024, os teólogos e pastores da Assembleia de Deus terão a chance de se tornar Capelão Naval. Foi oferecida uma única vaga para a o cargo para candidatos de 30 a 40 anos.
Os interessados precisam ter altura de 1,54 a 2m, curso superior em Teologia, e possuir pelo menos 3 anos de atividades pastorais.
As inscrições acontecerão de 29 de Maio a 11 de Junho no site da Marinha do Brasil , mediante pagamento da taxa de R$ 140,00. A prova será no dia 30 de Julho de 2023. A remuneração para o cargo é de R$ 9.070,60.
Para ler o edital completo acesse o link: Edital – CP-CapNav 2023
DAS CONDIÇÕES PARA INGRESSO:
• Ser brasileiro nato, de ambos os sexos
• possuir, pelo menos, 3 anos no exercício de atividades pastorais,
• ser pastor da Assembléia de Deus,
• possuir idoneidade moral, a ser apurada por intermédio de averiguação da vida pregressa do candidato, por meio da Verificação de Dados Biográficos (VDB),
• estar em dia com as obrigações do Serviço Militar (se do sexo masculino) e da Justiça Eleitoral;
• estar autorizado pela respectiva Força Armada ou Força Auxiliar, em se tratando de militar ou membro da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar em atividade,
• não estar na condição de réu em ação penal;
• não ter sido, nos últimos cinco anos, na forma da legislação vigente:
– responsabilizado por ato lesivo ao patrimônio público de qualquer esfera de governo,
– condenado em processo criminal com sentença transitada em julgado, contado o prazo a partir da data do término do cumprimento da pena.
• se ex-integrante de qualquer uma das Forças Armadas ou de Força Auxiliar, não ter sido excluído ou licenciado ex officio por ter sido declarado indigno para o Oficialato ou com ele incompatível,
• não ser ex-aluno do Colégio Naval e das demais Escolas Preparatórias aos Cursos de Formação de Oficiais, tendo sido desligado por razão disciplinar;
• ter concluído ou estar em fase de conclusão do Curso de formação teológica regular de nível universitário,
• ter declaração de consentimento expresso da autoridade eclesiástica a qual está
• subordinado, para inscrever-se no CP e para prestar assistência religiosa, espiritual e moral;
• é necessária, também, a autorização da Autoridade Eclesiástica Presidente da Igreja, o documento comprobatório de ordenação anterior ao CP e o documento comprobatório de ministério anterior ao CP;
• receber conceito favorável, atestado por dois Oficiais Superiores da ativa das Forças Armadas,
• não ter sido reprovado ou desligado a bem da disciplina, por insuficiência de nota de conceito ou por falta disciplinar incompatível com o Oficialato, em Curso de Formação de Oficiais ou Estágio de Aplicação de CP anteriores
DO PROCESSO SELETIVO
O CP é constituído das seguintes etapas:
1) Prova Escrita Objetiva (PO) de Conhecimentos Profissionais;
2) Redação;
3) Eventos Complementares (EVC) constituídos de:
a) Verificação de Dados Biográficos (VDB);
b) Inspeção de Saúde (IS);
c) Teste de Aptidão Física de Ingresso (TAF-i);
d) Avaliação Psicológica (AP);
e) Verificação de Documentos (VD); e
f) Prova de Títulos (PT).
4) Resultado Final da Seleção (RF).
DA PROVA OBJETIVA E REDAÇÃO (eliminatórias e classificatórias)
A Prova Escrita Objetiva tem como propósito verificar a habilitação profissional do candidato e constará de 50 questões. A Redação terá como propósito verificar a capacidade de expressão escrita e uso das normas do registro formal culto do candidato na língua portuguesa.
Aspectos e pontuações a serem considerados na correção da Redação:
a) Estrutura e conteúdo – até 80 pontos, sendo:
I) Coesão e coerência – até 40 pontos; e
II) Título e tipologia textual – até 40 pontos.
b) Expressão – até 20 pontos.
A Redação deverá ter no mínimo 20 linhas contínuas, considerando o recuo dos parágrafos, e no máximo 30 linhas.
VERIFICAÇÃO DE DADOS BIOGRÁFICOS (VDB) (eliminatória)
A VDB terá como propósito verificar se o candidato preenche os requisitos de bons antecedentes de conduta para ingresso na MB, em conformidade com o previsto no art. 11 da Lei nº 6880/1980 (Estatuto dos Militares), por meio de consulta às Secretarias de Segurança Pública Estaduais, às Superintendências Regionais do Departamento de Polícia Federal, dentre outros órgãos.
INSPEÇÃO DE SAÚDE (IS) (eliminatória)
A IS, que terá caráter eliminatório, é a perícia médica da seleção inicial, a qual visa verificar se os candidatos preenchem os critérios e padrões médicos de aptidão para a Carreira Militar na MB.
As IS serão realizadas nas áreas das Organizações Responsáveis pala Supervisão Regional (ORSR), que correspondem aos Comandos dos Distritos Navais, de acordo com os exames e procedimentos médico-periciais específicos, observando-se as condições incapacitantes e os índices mínimos exigidos. Independentemente da data para a qual o candidato esteja agendado, ele deverá ficar a disposição da Junta de Saúde (JS), durante todo o período previsto para a realização da IS.
TESTE DE APTIDÃO FÍSICA – TAF
O TAF-i, de caráter eliminatório, tem como propósito aferir se a aptidão física do
candidato preenche os padrões físicos exigidos para a carreira da MB.
O TAF-i será constituído das seguintes provas:
a) natação; e
b) corrida.
O candidato será submetido às provas do TAF-i em 2 (dois) dias não consecutivos.
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
A AP tem como propósito avaliar os candidatos mediante o emprego de procedimentos científicos destinados a aferir a compatibilidade das características psicológicas do candidato com a carreira militar.
Todos os testes utilizados na AP são aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia. A AP, conforme detalhada no anexo VII, avaliará os seguintes aspectos:
a) Intelectivo – destinado à verificação das aptidões gerais e/ou específicas dos candidatos em relação às exigências da atividade pretendida. Requisitos a serem avaliados: expressão escrita, inteligência, rapidez e atenção concentrada;
b) Personalógico – destinado à verificação das características de personalidade e das características motivacionais do candidato em relação às exigências da atividade pretendida. Requisitos a serem avaliados: liderança, adaptabilidade, controle emocional, capacidade de tomar decisões, disciplina, capacidade de trabalhar em equipe, responsabilidade, motivação, resistência à frustração e capacidade de planejamento; e
c) Aspectos considerados impeditivos – presença de indicadores, nos testes e técnicas de avaliação, que representem prejuízos nos requisitos de disciplina, controle emocional e adaptabilidade.
Para a avaliação do aspecto intelectivo, será utilizado um dos seguintes modelos:
a) Somatório de notas padronizadas – expresso pela transformação dos escores obtidos pelos candidatos nos diversos testes em graus comparáveis entre si;
b) Regressão Linear Múltipla (RLM) – expresso pela estimativa do critério de desempenho na atividade, a partir da ponderação dos escores obtidos nos testes; ou
c) Múltiplo Corte – expresso por meio de cortes que são atribuídos aos resultados dos candidatos nos testes, tendo como base o rendimento do candidato nos testes/técnicas e a importância destes para a atividade.
Para a avaliação do aspecto personalógico poderão ser aplicados testes, inventários, entrevistas e/ou outros instrumentos de avaliação.
VERIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS (eliminatória)
No período estabelecido no Calendário de Eventos do edital, os candidatos deverão entregar cópia autenticada ou simples dos documentos acompanhados dos originais. As cópias deverão ser entregues encadernadas, com as páginas numeradas e rubricadas pelo candidato, além de uma relação de todos os documentos apresentados, sendo de inteira responsabilidade do candidato a entrega correta. Serão exigidos para verificação os documentos de Registro Civil, Certidões, Histórico Escolar, e Diploma do Curso de Graduação teológica de nível universitário.
PROVA DE TÍTULOS (PT) (classificatória)
A avaliação de títulos será realizada por Comissões Examinadoras compostas de Oficiais e/ou Servidores Civis assemelhados indicados e designados pela Organização Militar Orientadora Técnicas (OMOT).
A entrega dos títulos não garante a obtenção de pontuação, pois os títulos ainda serão avaliados por Comissão Examinadora designada especialmente para esse fim, que deliberará sobre a pontuação a ser atribuída.
O candidato não matriculado no CFO poderá solicitar a devolução de seus documentos por meio de requerimento entregue na respectiva OREL no prazo de até 30 dias contados do fim da validade do CP. Após esse prazo e não havendo manifestação, esses documentos serão destruídos.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
TEOLOGIA EXEGÉTICA – Introdução e Análise do Antigo Testamento; Introdução e Análise do Novo Testamento; Geografia Bíblica; Arqueologia Bíblica; Exegese dos Livros: Pentateuco, Livros Históricos, Livros Poéticos, Livros Proféticos, Evangelhos, Atos, Cartas Paulinas, Cartas Gerais e Apocalipse; Hermenêutica; Teologia Bíblica do Antigo Testamento e Teologia Bíblica do Novo Testamento.
TEOLOGIA SISTEMÁTICA – Teontologia; Bibliologia; Cristologia; Pneumatologia; Angelologia; Antropologia; Soteriologia; Hamartiologia; Eclesiologia; Escatologia; Teologia Contemporânea e Apologética.
HISTÓRIA DA IGREJA – História da Igreja Primitiva; Patrística; História da Igreja Medieval (Escolástica); Reforma Protestante; Pós-Reforma; História da Igreja Moderna; História da Igreja Contemporânea; História da Igreja no Brasil e História das Assembleias de Deus no Brasil.
TEOLOGIA PRÁTICA – Capelania, Teologia Pastoral; Aconselhamento Pastoral; Homilética; Liturgia e Ética Cristã.
HUMANIDADES – Introdução à Filosofia e Psicologia da Religião
Último Concurso
EDITAL: CP-CapNav/2019
VAGAS TOTAL: 1
IDADE: 30 a 41 anos
GRAU DE ESCOLARIDADE: Ensino Superior
DATA DA PROVA: Julho/2019
Mais: