Prefeitura de Aparecida de Goiânia, em GO, lançou edital para concurso de GCM para vagas imediatas e cadastro reserva. As inscrições começam em Agosto.
O edital para o concurso de Guarda Municipal de Aparecida de Goiânia GO foi lançado e as inscrições acontecem de 12 de Agosto a 12 de Setembro. São 9 vagas mais 24 para cadastro reserva.
Os interessados podem se inscrever no site do Instituto ACCESS mediante taxa de R$ 76,00.
Os candidatos precisam ter Ensino Médio e idade mínima de 18 anos. A remuneração é de R$ 1.437,15. A prova está marcada para dia 13 de Outubro.
Para saber todos os detalhes de como funciona o concurso para GCM de Aparecida de Goiânia GO confira o edital no link: Edital GCM Aparecida de Goiânia
DAS CONDIÇÕES PARA INGRESSO:
• ter nacionalidade brasileira e, no caso de cidadão português ou estrangeiro, estar em conformidade com as exigências contidas na legislação federal pertinente;
• estar em pleno gozo dos direitos políticos;
• estar quite com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino;
• estar quite com as obrigações eleitorais;
• possuir habilitação legal para o exercício do cargo;
• ter condições de sanidade física e mental compatíveis com o exercício do cargo, de acordo com a prévia inspeção médica oficial, nos termos da lei;
• ser aprovado em exame de aptidão psicológica para uso de arma de fogo;
• ter aptidão física;
• possuir idoneidade moral;
• CNH categoria AB;
• ser aprovado no curso de capacitação para manuseio e uso de arma de fogo, a ser realizado no curso de formação inicial;
• não estar incompatibilizado para o serviço público em razão de penalidade sofrida.
DO PROCESSO SELETIVO
.O concurso público para seleção de candidatos aos cargos deste certame compreenderá as seguintes etapas:
1. Prova objetiva – Eliminatório e classificatório
2. Prova de capacidade física – Eliminatório
3. Avaliação psicológica – Eliminatório
4. Exames médicos (inclusive toxicológico) – Eliminatório
5. Investigação de conduta social – Eliminatório
6. Curso e Formação Inicial (presencial e em tempo integral) – Eliminatório e classificatório
DA
PROVA OBJETIVA
A prova objetiva será composta de 50 (cinquenta) questões de múltipla escolha, com 4 (quatro) alternativas de resposta, sendo uma única correta.
A prova objetiva será avaliada na forma de 0 (zero) a 100 (cem) pontos. Para ser aprovado, o candidato deverá obter o mínimo de 50% (cinquenta por cento) da nota máxima da prova objetiva, não podendo zerar em qualquer das disciplinas aplicadas.
Os conteúdos programáticos das disciplinas que integram a prova objetiva são:
• Língua Portuguesa
• Raciocínio Lógico e Matemático
• Conhecimentos Gerais
• Conhecimentos Específicos
PROVA DE CAPACIDADE FÍSICA
A prova de capacidade física será composta pelos exercícios seguir:
1. Flexão de braço com o apoio de frente sobre o solo
2. Flexão Abdominal
3. Corrida de 2.400 metros
DO TESTE DE APTIDÃO FÍSICA – TAF
A Avaliação de Aptidão Física consistirá de 03 (três) testes, quais sejam:
1. Abdominal Remador;
2. Corrida;
3. Agilidade – Shutle run.
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
A avaliação psicológica será realizada por psicólogos regularmente inscritos no respectivo conselho profissional e consistirá na aplicação de entrevistas e (ou) baterias de testes psicológicos, de aptidão, sanidade mental, de personalidade, por meio de instrumental competente, embasado em normas e procedimentos reconhecidos pela comunidade científica, validados em nível nacional e em conformidade com as normas do Conselho Federal de Psicologia.
EXAMES MÉDICOS
O exame médico compreenderá avaliação clínica (consulta médica) realizada por junta médica e a apresentação de exames laboratoriais e complementares, laudos médicos decorrentes de avaliações médicas especializadas e resultado de exame toxicológico.
Serão objeto de análise os seguintes exames médicos complementares: hemograma completo, glicemia jejum, ureia, creatinina, ácido úrico, colesterol total, VDRL, urina: elementos normais e sedimentos (EAS), raio-X simples de Tórax PA, eletroencefalograma, audiometria, eletrocardiograma e acuidade visual.
Serão aceitos exames laboratoriais e complementares e de laudos médicos decorrentes de avaliações médicas especializadas realizados, no máximo, nos 90 (noventa) dias anteriores à data de entrega dos exames.
O exame toxicológico, a ser realizado pelo candidato, às suas expensas, tem por finalidade atestar o não uso de drogas ilícitas, a partir de amostras de materiais biológicos – queratina (cabelos, pelos ou raspas de unhas), doados pelos candidatos.
O exame toxicológico, com janela de detecção mínima de 90 (noventa) dias, deverá atestar o não uso de substâncias entorpecentes ilícitas ou lícitas que podem causar dependência química ou psíquica que deverão ser testadas no mínimo as seguintes substâncias: maconha e derivados, cocaína e derivados, incluindo crack e merla, opiáceos, incluindo codeína, morfina e heroína, ecstasy (MDMA e MDA), anfetamina, metanfetamina e PCP, devendo apresentar resultados negativos para tal período.
INVESTIGAÇÃO SOCIAL
A avaliação de comportamento e de idoneidade moral dos candidatos será feita mediante investigação de conduta social, que avaliará os antecedentes criminais e sociais do candidato, na forma da lei.
A investigação de conduta social será realizada usando as formas legais de obtenção de informações e certidões previstas no art. 8º, § 2º, incisos I, II e III da Lei Complementar nº 111/2015.
A investigação de conduta social terá início concomitantemente com a 4ª etapa – exames médicos e será realizada pelo Instituto ACCESS com o apoio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, tendo o resultado divulgado anteriormente à matrícula no Curso de Formação Inicial.
A investigação de conduta social se estenderá durante a realização do Curso de Formação Inicial, sendo executada exclusivamente pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, com o resultado divulgado em conjunto com as notas finais do referido curso.
A investigação de conduta social considerará os assentamentos funcionais dos candidatos, se servidores públicos ou militares.
A investigação de conduta social será realizada com base em documentos oficiais, no Questionário de Informações Confidenciais (QIC), devendo a Comissão Permanente de Concursos Públicos e Processos Seletivos Públicos ser consultada sobre quais meios serão utilizados.
CURSO DE FORMAÇÃO
Somente serão matriculados no Curso de Formação Inicial os candidatos que apresentarem o laudo psicológico para o manuseio de arma de fogo.
A nota obtida no curso de formação será somada à nota da prova objetiva, compondo assim a nota final do concurso público.
O Curso de Formação Inicial é de caráter eliminatório e classificatório, sendo eliminados do concurso os candidatos que não atingirem os critérios estabelecidos para serem considerados aprovados no curso.
O candidato reprovado no Curso de Formação Inicial será também reprovado no concurso público, não lhe assistindo direito de ingresso no cargo público efetivo de Guarda Municipal.
O Curso de Formação Inicial será de responsabilidade da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Língua Portuguesa
2. Raciocínio Lógico e Matemático
3. Conhecimentos Gerais – Domínio de tópicos relevantes de diversas áreas
4. Conhecimentos Específicos – Legislação
Mais:
COMO FUNCIONA O CONCURSO DA POLÍCIA PENAL DE GO
COMO FUNCIONA O CONCURSO PARA MÉDICO E ODONTO-LEGISTA DA POLÍCIA CIENTÍFICA DE GO