Prefeitura Municipal de Barueri SP abre concurso para Guarda Municipal com 45 vagas entre homens e mulheres.
As inscrições para o concurso de GCM de Barueri já estão abertas e podem ser feitas pelo site do IGECS. Até o dia 6 de Novembro os interessados podem se inscrever mediante pagamento da taxa de inscrição de R$ 55,50.
Os candidatos precisam ter Ensino Médio completo, de 18 a 30 anos, e altura mínima de 1,60m – mulheres e 1,65 – homens (suspensa a aplicação, em decorrência da liminar proferida nos autos da Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 2196194-36.2023.8.26.0000, que suspendeu a vigência dos incisos III e IV do artigo 11, da Lei Complementar nº 548/2023).
A remuneração do cargo é de R$ 3.444,34 + adicionais. A prova será dia 3 de Dezembro.
Para saber todos os detalhes de como funciona o concurso para GCM de Barueri SP confira o edital aqui: -edital-completo
DAS CONDIÇÕES PARA INGRESSO:
- Especificar no Formulário de Inscrição se tem Deficiência e/ou necessita de atendimento especial para realização da Prova. O atendimento das referidas condições somente será proporcionado dentro das possibilidades descritas no Formulário de Inscrição.
- Realizar a emissão e efetuar o pagamento do valor da inscrição através do boleto bancário.
- CNH A/B
DO PROCESSO SELETIVO
O concurso público apresentará as seguintes fases:
- Prova Objetiva, Eliminatória e Classificatória
- Redação, Eliminatória e Classificatória; (
- Teste de Aptidão Física – TAF, Eliminatório e Classificatório
- Avaliação de Conduta Social, Eliminatória
- Avaliação Psicológica, Eliminatória
- Avaliação Médica, Eliminatória
DA PROVA OBJETIVA
A Prova Objetiva será avaliada na escala de 0 a 100 pontos, distribuídos proporcionalmente em conformidade com o número de questões válidas da prova objetiva de cada Cargo.
O número de questões válidas será o total de questões da Prova Objetiva subtraída a quantidade de questões que porventura venham a ser canceladas para cada Cargo.
A Prova Objetiva será de caráter ELIMINATÓRIO e CLASSIFICATÓRIO, sendo que após a aplicação dos critérios de avaliação anteriormente descritos o candidato que não lograr no mínimo 50 pontos estará automaticamente desclassificado.
DA REDAÇÃO
Para o presente edital haverá Redação a ser realizada juntamente com a Prova Objetiva.
A Redação terá caráter ELIMINATÓRIO e CLASSIFICATÓRIO, avaliada na escala de 0 a 20pontos que serão somados a nota da Prova Objetiva, sendo que o candidato que não lograr no mínimo 10 (dez) pontos estará automaticamente desclassificado.
A Redação será sobre um TEMA RELACIONADO À ATUALIDADE. Para a Redação o candidato deverá elaborar um texto com extensão mínima de 10 linhas e máxima de 20 linhas, sob pena de aplicação de penalidade de 0,50 para cada linha a mais ou a menos na correção.
Na avaliação da Redação serão considerados: Organização do texto e desenvolvimento do tema e a Correção gramatical e propriedade da linguagem.
Serão atribuídos os seguintes pontos para avaliação da Redação:
a) Organização do texto e desenvolvimento do tema (até 10 pontos); e
b) Correção gramatical e propriedade da linguagem (até 10 pontos).
Será atribuída nota 0,0 à Redação quando esta:
- Fugir à proposta apresentada;
- Apresentar textos sob forma não articulada verbalmente (apenas com desenhos, números e palavras soltas em forma de verso, ou de outras formas);
- Apresentar assinatura ou qualquer sinal que, de alguma forma, possibilite a identificação do candidato;
- For escrita a lápis, em parte ou na sua totalidade;
- Estiver em branco;
- Apresentar letra ilegível.
TESTE DE APTIDÃO FÍSICA – TAF
O TAF – Teste de Aptidão Física será composto pelos exercícios abaixo, a serem aplicados para ambos os sexos, não necessariamente e/ou sequencialmente nesta ordem:
- Candidatos do sexo Feminino:
– Teste de Flexão Abdominal tipo remador;
– Teste de Isometria na barra fixa;
– Flexão de braços com extensão de cotovelos sobre o solo; e
– Teste de Corrida 12 (doze) minutos.
- Candidatos do sexo Masculino:
– Teste de Flexão Abdominal tipo remador;
– Teste de Flexão de braço na barra fixa;
– Flexão de braços com extensão de cotovelos sobre o solo; e
– Teste de Corrida 12 (doze) minutos.
AVALIAÇÃO DE CONDUTA SOCIAL
Os candidatos considerados aprovados, dentro do número de vagas, serão convocados para fase de Avaliação de Conduta Social, de caráter Eliminatório, sendo que o candidato convocado comparecerá à Corregedoria da Guarda Civil de Barueri, onde preencherá o Formulário para Avaliação de Conduta Social, apresentando os seus documentos originais e cópias simples a serem entregues com suas certidões.
A etapa é realizada por força de legislação, que estabelece a apuração da conduta e idoneidade do candidato, sendo a exigência de conduta irrepreensível, apurada em investigação sigilosa.
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
A avaliação psicológica visa identificar características de personalidade, aptidão, potencial e adequação do candidato para o exercício do cargo, considerando as necessidades, exigências, peculiaridades da área de atuação, incluindo condições necessárias para o desempenho da função e será realizada com base na Lei nº 4.119/62 que regulamenta a profissão de Psicólogo, no Decreto nº 53.464/64 que regulamenta a Lei nº 4.119/62, no artigo 4º estabelece quais são as atribuições do profissional de psicologia, na Lei Federal nº5.766/71 que cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Psicologia e dá outras providências, nas Resoluções CFP nº 02/16, CFP nº 02/03, alterada pela de nº 06/04.
A avaliação psicológica será composta dos seguintes exames:
- Análise de perfil; e
- Específico para porte e uso de arma de fogo.
A metodologia a ser utilizada poderá envolver: entrevistas, técnicas psicológicas e/ou testes a serem desenvolvidos individualmente ou em grupo.
AVALIAÇÃO MÉDICA
Os candidatos convocados serão submetidos a exame médico efetuado pelo Departamento Técnico de Medicina e Segurança do Trabalho – DTMST, da Secretaria Municipal de Administração, que avaliará sua capacidade física e mental no desempenho das tarefas pertinentes ao cargo concorrido.
O DTMST poderá solicitar quaisquer tipos de exames laboratoriais e complementares, laudos médicos, bem como comprovantes de vacinação, conforme a natureza de cada cargo.
Havendo necessidade de exame complementar ou laudo médico, o candidato deverá retornar ao exame médico com os documentos solicitados, dentro do novo prazo concedido, sob pena de desclassificação.
A nomeação e posse do candidato dependerá, além da Inspeção Médica Oficial regular, da apresentação de Exame Toxicológico, conforme art. 17, da Lei Complementar nº 548/202313.04.07.01. O Exame Toxicológico terá caráter Eliminatório e que deverá ser realizado por laboratório especializado neste tipo de exame, a ser contratado nos moldes legais para esse fim.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Língua Portuguesa
- Matemática e Raciocínio Lógico
- Informática
- Legislação Extravagante e Específica
- Direito Constitucional
- Direitos Humanos
- Noções de Primeiros Socorros
Mais:
COMO FUNCIONA O CONCURSO PARA GCM DE CUBATÃO SP
COMO FUNCIONA O CONCURSO PARA GCM DE CAPELA DO ALTO SP