Prefeitura Municipal de Bonfim, em Roraima, abre concurso com 17 vagas de Guarda Civil Municipal de ambos os sexos. Inscrições vão até 9 de Setembro.
Concurso para GCM no município de Bonfim RR, oferece 17 vagas , sendo 10 para o sexo masculino e 7 para o feminino, mais o mesmo número de cadastro reserva.
As inscrições já estão abertas e os interessados devem se inscrever no site da organizadora, NTCS, até o dia 6 de Setembro. A taxa de inscrição é de R$ 140,00.
Os interessados devem ter no mínimo 18 anos, Ensino Médio completo e altura mínima de 1,60m para homens 1,55m para mulheres. A prova será dia 24 de Setembro de 2023.
A remuneração do cargo é de R$ 1.400,00 + 10% adicional de risco de vida + 20% adicional noturno.
Para saber todos os detalhes de como funciona o concurso para GCM de Bonfim RR acesse o edital no link: Concurso GCM BONFIM RR – EDITAL
DAS CONDIÇÕES PARA INGRESSO:
- Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa
- Estar quite com as obrigações militares (em caso de candidato do sexo masculino).
- Estar quite com as obrigações eleitorais.
- Não possuir antecedentes criminais.
- Estar em gozo de seus direitos civis e políticos.
- CNH categoria AB.
- Não acumular cargos, empregos ou funções públicas, salvo nos casos constitucionalmente admitidos.
- Apresentar declaração de bens, incluindo os dos dependentes.
- Apresentar declaração negativa de antecedentes criminais Municipais e Estaduais do local onde reside e ainda Federal.
DO PROCESSO SELETIVO
O Concurso Público será realizado nas seguintes etapas:
- Prova objetiva de conhecimentos, eliminatória e classificatória,
- Teste de Aptidão Física, eliminatório;
- Avaliação psicológica, eliminatória;
- Exames Médicos (com exigência de toxicológico), eliminatório;
- Investigação Social, eliminatória
- Teórica e prática do Curso de Formação Profissional (Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago APICS), eliminatória e classificatória
DA PROVA OBJETIVA
A prova de Conhecimentos (de caráter eliminatório e classificatório) consistirá de prova escrita, com 50 questões objetivas de múltipla escolha, cada uma com 05 alternativas de resposta, sendo apenas uma correta.
A organização da prova, seu detalhamento, número de questões por disciplina e valor das questões encontram-se representados nas tabelas abaixo:
Será considerado eliminado do concurso público o candidato que obtiver um número de acertos inferior a 50% do número total de pontos da prova, ou obtiver pontuação 0 (zero) em qualquer uma das disciplinas.
TESTE DE APTIDÃO FÍSICA – TAF
Serão convocados para o Teste de Aptidão Física – TAF, apenas os candidatos habilitados e mais bem classificados na prova objetiva até o limite estabelecido no quadro a seguir:
A Prova de Aptidão Física será constituída das seguintes provas, para ambos os sexos:
- Teste em Barra Fixa
- Flexão de Cotovelo
- Flexão Abdominal (Supra)
- Corrida
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
A Avaliação Psicológica aplicada para seleção dos candidatos será composta da aplicação de Questionário Social e Entrevista individual, além de uma bateria de 05 testes, sendo: Atenção Dividida; Memória Visual; Inteligência não Verbal; e dois testes de Personalidade.
Para ser considerado apto o(a) candidato(a) terá que apresentar, em cada um dos testes (Atenção Dividida; Memória Visual e Inteligência não Verbal), resultado mínimo de 25% de percentil conforme tabela geral de escolaridade de cada manual. Nos dois testes de Personalidade serão levantados aspectos quantitativos e qualitativos, nos quais serão analisadas as seguintes características dos candidatos: desempenho, estabilidade emocional, agressividade, ansiedade, impulsividade, vitalidade, organização, capacidade para acatar ordens, adaptabilidade, autonomia, relacionamento interpessoal, energia vital e exibição.
Para o(a) candidato(a) que venha a ser considerado(a) INAPTO(A), o resultado da avaliação psicológica será fundamentado por escrito pelo profissional responsável por essa fase do Concurso, devendo conter exposição de motivos da incompatibilidade do(a) candidato(a) com o cargo público para o qual concorre.
O(A) candidato(a) que não comparecer à Avaliação Psicológica, chegar atrasado(a) ao horário estabelecido ou nela for considerado INAPTO, estará automaticamente eliminado(a) do concurso.
DO EXAME MÉDICO
O Exame Médico e Toxicológico objetiva aferir se o(a) candidato(a) goza de boa saúde física e psíquica, mediante exame físico e análise dos exames complementares solicitados, de doenças, de sinais e/ou de sintomas que inabilitem o candidato, para suportar os exercícios a que será submetido durante o Curso de Formação e para desempenhar as tarefas típicas das categorias funcionais.
Os candidatos convocados para o Exame Médico da Inspeção de Saúde deverão apresentar as requisições (exames, exames com laudo ou somente laudo), a ser providenciadas às custas do próprio candidato.
As requisições tratadas anteriormente deverão conter o número do documento de identidade do candidato e ter prazo de validade não superior a 60 dias entre a data de realização e sua apresentação à banca examinadora.
As requisições para o Exame Médico são as seguintes:
- Hemograma completo;
- Glicose;
- Ureia;
- Creatinina;
- Ácido úrico;
- Grupo sanguíneo;
- Fator Rh;
- Sorologia para Doença de Chagas por imunofluorescência;
- HBSAG;
- Anti-HBC-IGG;
- VDRL;
- Coagulograma completo (TAP, TTPA e tempo de sangria);
- Exame de Urina (Sumário);
- Ecocardiograma transtorácico (imagem e laudo);
- Eletrocardiograma (imagem e laudo);
- Eletroencefalograma (imagem e laudo);
- Ecografia de abdome total e vias urinárias (imagem e laudo);
- Laudo de Acuidade Auditiva medida por audiometria;
- Laudo oftalmológico completo (acuidade visual com e sem correção, pressão intra-ocular e fundo de olho, inclusive avaliação cromática);
- Laudo ortopédico relativo ao aparelho locomotor e ao aparelho osteoarticular;
- Laudo de Sanidade Mental emitido por médico psiquiatra;
- Raio-X do Tórax em PA e perfil (imagem e laudo);
- Raio-X da Coluna cervical em AP e perfil (imagem e laudo);
- Raio-X da Coluna lombossacra em AP e perfil (imagem e laudo).
DO EXAME TOXICOLÓGICO
Os candidatos deverão submeter-se a Exame Toxicológico (de caráter confidencial), que será realizado pelo candidato, observando as orientações a seguir descritas:
a) Deverá ser do tipo de “larga janela de detecção”, que acusa uso de substâncias entorpecentes ilícitas causadoras de dependência química ou psíquica de qualquer natureza e deverá apresentar resultados negativos para um período mínimo de 60 dias;
b) Deverá ser realizado em laboratório especializado, credenciado pelo NTCS, a partir de amostra de materiais biológicos (cabelos ou pelos) doados pelo candidato,
c) O resultado do exame para detecção do uso de drogas ilícitas ficará restrito à Banca Examinadora do NTCS
INVESTIGAÇÃO SOCIAL
A Investigação Social e Funcional que será efetuada após a realização da 5ª Fase do Concurso visa a apurar se o candidato apresenta procedimento irrepreensível e idoneidade moral inatacável, entretanto os formulários e documentações exigidas aos candidatos deverão ser solicitadas após à Etapa 03 do certame.
São fatos que afetam o procedimento irrepreensível e a idoneidade moral inatacável:
- Habitualidade no descumprimento dos deveres de assiduidade, pontualidade, discrição e urbanidade;
- Prática de ato de deslealdade às instituições constitucionais e administrativas;
- Manifestação de desapreço às autoridades e a atos da administração pública;
- Habitualidade em descumprir obrigações legítimas;
- Relacionamento ou exibição em público com pessoas de notórios e desabonadores antecedentes criminais ou morais;
- Prática de ato que possa importar em escândalo ou comprometer a função de segurança do Sistema Penal;
- Frequência a locais incompatíveis com o decoro das funções de Guarda Civil;
- Vício de embriaguez, uso ou dependência de substâncias entorpecentes e drogas ilícitas, prática de ato tipificado como infração penal ou qualquer prática atentatória à moral e aos bons costumes;
- Contumácia na prática de transgressões disciplinares; e
- Participação ou filiação como sócio, membro ou dirigente de entidade ou organização cujo funcionamento seja legalmente proibido ou contrário às instituições constitucionais ou ao regime vigente.
CURSO DE FORMAÇÃO
O Curso de Formação Profissional será realizado em parceria com instituições de segurança e o Governo do Estado de Roraima, terá caráter eliminatório e CLASSIFICATÓRIO e duração mínima de 640h horas, em obediência à matriz curricular nacional do SENASP, além de cumprir com o necessário para que o Candidato esteja, ao fim do curso de formação, apto para portar armas de fogo.
Será regido por edital e regulamento próprios, que estabelecerão a grade curricular, o sistema de avaliação, a frequência mínima e as demais condições relativas ao curso.
Serão convocados por edital específico para realizarem suas matrículas no Curso de Formação, os candidatos que após a realização da 5ª Fase da 1ª Etapa estiverem classificados:
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Língua Portuguesa
- Atualidades e Conhecimentos Gerais
- Conhecimentos Específicos
Mais:
Como Funciona o Concurso para GCM de Campos do Jordão SP