Prefeitura Municipal de Buri, em SP, abre concurso para GCM apenas para Cadastro Reserva. Inscrições já estão abertas.
Prefeitura Municipal de Buri, em SP, está com inscrições abertas para concurso de Guarda Municipal.
Os candidatos podem se inscrever até dia 26 de Julho no site da organizadora Publiconsult com taxa de inscrição de R$ 12,70.
Os requisitos para o cargo é idade mínima de 18 anos e altura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens. A remuneração do cargo é de R$ 1.497,12. A prova será dia 11 de Agosto.
Para saber todos os detalhes de como funciona o concurso para GCM de Buri confira o edital no link: PM BURI – CP 04-2024 – Edital de Abertura das Inscrições
DAS CONDIÇÕES PARA INGRESSO:
• Ser brasileiro nato ou naturalizado;
• Estar no exercício dos direitos civis e políticos, bem como quite com as obrigações militares e eleitorais;
• Gozar de boa saúde física, mental e psicológica;
• Não registrar antecedentes criminais de qualquer natureza, comprovado por meio da apresentação de Certidão Negativa de Antecedentes Criminais, expedida pelos órgãos competentes das esferas Estadual, Federal e Distrital;
• Possuir CNH, categorias A e B ou superior, em plena validade.
DO PROCESSO SELETIVO
Este Concurso Público constará das seguintes fases e provas, a saber:
1. Prova objetiva;
2. Teste de aptidão física (TAF);
3. Exame psicotécnico;
4. Pesquisa social e exame toxicológico;
5. Inspeção de saúde e aferição biométrica;
6. Curso de formação.
DA PROVA OBJETIVA
A Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, visa avaliar o grau de conhecimento teórico do candidato, necessário ao exercício do cargo público. Essa prova será composta de 35 questões de múltipla escolha, elaboradas com base no Conteúdo Programático, distribuídas e pontuadas da seguinte forma:
- Língua Portuguesa – 5 questões
- Matemática e Raciocínio Lógico Quantitativo – 5 questões
- Conhecimentos Gerais e Atualidades – 5 questões
- Noções de Informática – 5 questões
Conhecimentos Específicos – 15 questões
DO TESTE DE APTIDÃO FÍSICA
O Teste de Aptidão Física será constituído por 4 provas, que serão aplicados por equipe comandada por profissional de Educação Física. Antes de cada prova, para que não haja dúvida dos candidatos, o Coordenador passará as instruções e efetuará a demonstração dos exercícios exigidos, os quais se apresentam a seguir descritos:
1. Corrida de 50 metros (homens e mulheres)
2. Flexão e extensão dos braços – Apoio de frente sobre o solo com apoio dos joelhos em decúbito ventral (para mulheres)
Flexão e extensão dos braços – Apoio de frente sobre o solo em decúbito ventral (para homens)
3. Resistência Abdominal – Remador (para homens e mulheres)
4. Corrida de 12 minutos
EXAME PSICOTÉCNICO
O Exame Psicotécnico e Psicológico será norteado pelas regras do Conselho Federal de Psicologia, sendo aplicado por profissionais credenciados pela Polícia Federal, e consistirá na aplicação e avaliação de instrumentos e técnicas psicológicas validados e fidedignos cientificamente, que permitam identificar a compatibilidade de características psicológicas do candidato com as atribuições do cargo pleiteado, conforme o de acordo com o Perfil Psicológico,. A metodologia a ser utilizada poderá envolver: entrevistas, técnicas e testes psicológicos e psicotécnicos a serem desenvolvidos individualmente ou em grupo.
→ CARACTERÍSTICAS/DIMENSÕES x RESULTADO MÍNIMO RECOMENDADO:
1) ADAPTAÇÃO – ADEQUADA
2) CONTROLE E CANALIZAÇÃO PRODUTIVA DA AGRESSIVIDADE – ADEQUADO
3) ATENÇÃO – BOA
4) AUTOCRÍTICA – ADEQUADA
5) CAPACIDADE DE MEDIAR CONFLITOS – BOA
6) CAPACIDADE DE MEMÓRIA – BOA
7) CAPACIDADE DE PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO – ADEQUADA
8) COMUNICAÇÃO – ADEQUADA
9) CONTROLE EMOCIONAL – BOM
10) DISPOSIÇÃO PARA O TRABALHO – ADEQUADA
11) EMPATIA – ADEQUADA
12) FLEXIBILIDADE – ADEQUADA
13) IMPULSIVIDADE – DIMINUIDA
14) INTELIGÊNCIA GERAL – ADEQUADA
15) RELACIONAMENTO INTERPESSOAL – BOM
16) CAPACIDADE PARA TOMAR DE DECISÕES – ADEQUADA
17) RESPONSABILIDADE E COMPROMETIMENTO – ADEQUADOS
18) SINAIS FÓBICO E DISRÍTMICO – DIMINUÍDOS
19) CAPACIDADE DE LIDERANÇA – ADEQUADA
→ PARÂMETROS:
BOM/BOA – Acima dos níveis medianos.
ADEQUADO – Dentro dos níveis medianos.
DIMINUIDO – Abaixo dos níveis medianos
→ DEFINIÇÕES:
1) ADAPTAÇÃO
Capacidade de adaptar-se às novas situações, buscando novos conhecimentos de maneira contínua para interagir de forma adequada às diferentes exigências das mudanças em curso, que possam trazer soluções e inovações para o ambiente de trabalho.
2) CONTROLE E CANALIZAÇÃO PRODUTIVA DA AGRESSIVIDADE
Capacidade de controlar adequadamente os impulsos agressivos, assim como das emoções, reagindo aos estímulos de forma produtiva e utilizando de seu potencial intelectual para adaptar-se rapidamente às situações inesperadas.
3) ATENÇÃO
Trata-se da capacidade e do esforço realizado para focalizar, selecionar, dividir e alternar, processando estímulos específicos do meio ambiente em detrimento de outros. Desta forma, o indivíduo torna se capaz de utilizar seus recursos cognitivos para emitir respostas rápidas e adequadas diante de estímulos que julgue importantes.
4) AUTOCRÍTICA
Aborda a capacidade interna do indivíduo de realizar uma crítica de si mesmo. Implica na análise de seus atos, da sua maneirade agir, dos erros cometidos e das possibilidades de realizar uma autocorreção. O autoconhecimento é fundamental, pois implica ter ciência de seus aspectos Positivos e negativos, valorizar as suas potencialidades e a partir daí corrigir os rumos de sua vida.
5) CAPACIDADE DE MEDIAR CONFLITOS
Capacidade para mediar eventuais conflitos no desenvolvimento das atividades prestadas, agir de forma justa e ponderada, respeitando os sentimentos e a vida do próximo, bem como a comunidade envolvida e a hierarquia, demonstrando eficiência e eficácia em sua atuação.
6) CAPACIDADE DE MEMÓRIA
Refere-se à capacidade de adquirir, armazenar e evocar informação de fatos e de dados levados ao nosso conhecimento através dos sentidos e de processos internos, como associação de dados, dedução e criação de ideias. Portanto, possibilita a formação da base de nosso sentimento de identidade, orienta nossos pensamentos e nossas decisões, influencia nossas reações emocionais e nos permite aprender.
7) CAPACIDADE DE PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO
Adotar atitudes que demonstram planejamento e organização e define prioridades, sendo capaz de inovar e concretizar de acordo com a sua importância no enquadramento profissional, considerando a visão sistêmica, ou seja, de maneira fragmentada e global.
8) COMUNICAÇÃO
Capacidade para manipular os termos linguísticos na expressão do pensamento com facilidade, por meio de verbalização clara, demonstrando habilidade de expressar ideias com lógica e objetividade, sendo eficiente e eficaz.
9) CONTROLE EMOCIONAL
Trata-se da capacidade de discriminar estados internos e de administrar a influência que estes têm sobre o pensamento, comportamento e atitudes, possibilitando uma resposta assertiva em relação às exigências do ambiente.
10) DISPOSIÇÃO PARA O TRABALHO
Capacidade de lidar de maneira produtiva, com tarefas sob sua responsabilidade, participando de maneira construtiva e suportando uma longa exposição a agentes estressores, sem permitir que causem danos importantes ao organismo, mantendo um bom nível de energia interna durante toda a jornada de trabalho com resistência e adoção de mecanismos de otimização do trabalho, buscando excelência nas tarefas que realiza.
11) EMPATIA
Refere-se à habilidade de colocar-se no lugar do outro, percebendo seus sentimentos e agindo de acordo com essa percepção.
Trata-se de uma competência fundamental para o convívio social, pois denota o nível de maturidade das pessoas.
12) FLEXIBILIDADE
Relaciona-se a capacidade de mobilidade na conduta para compreender a realidade que o cerca, produzindo ações e soluções eficientes.
13) IMPULSIVIDADE
Predomínio do controle das emoções, reagindo aos estímulos de forma equilibrada e utilizando de seu potencial intelectual para responder de maneira assertiva às situações inesperadas.
14) INTELIGÊNCIA GERAL
Grau de inteligência geral adequado, ou seja, receptividade para incorporar novos conhecimentos, reestruturar conceitos já estabelecidos e associados aos mesmos, a fim de conduzir adequadamente seu comportamento.
15) RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
Capacidade para estabelecer um bom nível de relacionamento interpessoal de forma a manter-se acessível ao diálogo para análise das situações, demonstrando segurança e confiança no atendimento das necessidades do ambiente profissional. Fazse necessário, ainda, manter um relacionamento respeitoso, observando as formalidades e firmeza. Assim, espera-se que o candidato apresente um relacionamento interpessoal colaborativo com a equipe de trabalho frente às diferentes situações.
16) CAPACIDADE PARA TOMADA DE DECISÕES
Trata-se do processo de escolha de uma opção dentre várias outras. Refere-se a um processo cognitivo que envolve análises emocionais e racionais, considerando os riscos e suas implicações. Nesse sentido, espera-se que o candidato ao tomar uma decisão, análise distintos aspectos de cada escolha em relação aos possíveis resultados, assumindo compromisso na realização das escolhas no processo de desenvolvimento das atribuições, apoiando órgãos de entidades públicas, tais como órgão de defesa civil e entidades não governamentais com vistas à qualidade nos trabalhos.
17) RESPONSABILIDADE E COMPROMETIMENTO
É a capacidade de assumir compromissos diante do que lhe foi proposto e de suas atribuições, de maneira a responder pelos resultados. Se envolver e contribuir, com relação aos objetivos preconizados pela Guarda Civil Municipal de BURI.
18) SINAIS FÓBICOS E DISRÍTMICOS
A presença de sinais fóbicos e disrítmicos representa um risco potencial à integridade pessoal e de outrem, uma vez que o medo irracional e evidências de sinais disrítmicos com dificuldades para manter o autocontrole, indica distanciamento do perfil em tela, pois para o desenvolvimento das atividades do cargo exigem pleno equilíbrio tensional.
19) CAPACIDADE DE LIDERANÇA
As atividades relativas ao cargo envolvem o trato com a equipe de trabalho e com a comunidade na qual o profissional está inserido. É esperado que tenha condições de exercer a liderança de forma assertiva, de acordo com a situação e o ambiente.
DA PESQUISA SOCIAL E EXAME TOXICOLÓGICO
A Pesquisa social, de caráter eliminatório, tem por finalidade averiguar a vida pregressa e atual do candidato no âmbito social, funcional, civil e criminal, visando impedir que pessoa que não apresente boa conduta social, reputação e idoneidade ilibadas ingresse como Guarda Civil Municipal de BURI, e será aplicada apenas para os candidatos classificados Exame Psicotécnico e Psicológico, sendo realizada por Comissão composta por membros da Guarda Civil Municipal de BURI, em data, local e horário constantes do respectivo Edital de Convocação, que será divulgado nos sites www.publiconsult.com.br e www.buri.sp.gov.br e publicado de forma resumida no Diário Oficial do Município de Buri https://www.buri.sp.gov.br/diario-oficial-eletronico.
Por ocasião da convocação para a Pesquisa social, o candidato deverá preencher um questionário de informações confidenciais que lhe será entregue na ocasião, apresentando os seus documentos, certidões e informações solicitadas.
O Exame Toxicológico, de caráter eliminatório, tem por finalidade identificar a presença de substâncias psicoativas no organismo, visando impedir que pessoa que faça o uso ilícito de drogas, ingresse como Guarda Civil Municipal de BURI, e será aplicada apenas para os candidatos classificados Exame Psicotécnico e Psicológico.
O Exame Toxicológico, com laudo, do tipo de “larga janela de detecção” (mínimo de 180 dias), para a detecção de drogas de uso ilícito, a partir de amostras de materiais biológicos (cabelos, pelos ou raspas de unhas), doados pelos candidatos, abrangendo, pelo menos, os seguintes grupos de drogas:
a) cocaína e derivados;
b) maconha e derivados;
c) metanfetaminas;
d) anfetaminas;
e) ecstasy (MDMA e MDA);
f) opiáceos e derivados;
g) peniciclidina (PCP) e outras.
DA INSPEÇÃO de SAÚDE e AFERIÇÃO BIOMÉTRICA
A Inspeção de Saúde e Aferição Biométrica, de caráter eliminatório, objetiva verificar se o candidato;
a) possui a altura mínima exigida dos candidatos (1,60m para o sexo feminino e 1,65m para o sexo masculino); e
b) goza de boa saúde física e psíquica para suportar o exercício das atividades típicas da Guarda Civil Municipal de BURI
A Inspeção de Saúde e Aferição Biométrica será realizada em data, local e horário constantes do respectivo Edital de Convocação, que será divulgado nos sites www.publiconsult.com.br e www.buri.sp.gov.br e publicado de forma resumida no Diário Oficial do Município de Buri https://www.buri.sp.gov.br/diario-oficial-eletronico.
A Aferição Biométrica será efetuada com o candidato descalço, sem meias, com a cabeça descoberta (sem o uso de boné, toucas, chapéu e similares) e sem a utilização de coques, apliques de cabelo e similares, utilizando instrumento específico (estadiômetro, antropômetro ou similar), devidamente aferido por órgão competente. Será efetuada uma segunda medição, imediatamente à primeira, para o candidato que não tiver a altura mínima aferida na primeira aferição.
A Inspeção de Saúde consistirá na realização de exames médicos, que buscaram identificar doenças, sinais e/ou de sintomas que os inabilitem, em especial:
a) Gerais: deficiências físicas, congênitas e/ou adquiridas, que causem debilidade e/ou perda de sentido ou de função; cirurgias mutiladoras; neoplasias malignas; doenças crônicas e/ou agudas incapacitantes.
b) Específicos: sopros orgânicos, arritmias cardíacas; hipotensão ou hipertensão arterial que esteja acompanhada de sintomas, que possua caráter permanente e/ou que dependa de medicação para o seu controle; vasculopatias evidentes ou limitantes; hérnias; marcha irregular e/ou uso de aparelhos ortopédicos; grandes desvios de coluna vertebral; artropatia crônica; redução dos movimentos articulares; doenças ósseas; distúrbios importantes da mímica e da fala; disritmia cerebral; distúrbios da sensibilidade táctil, térmica e/ou dolorosa; incoordenação motora, bem como doenças incuráveis; transtornos mentais e de comportamento decorrente do uso de substâncias psicoativas; transtornos do humor, transtornos neuróticos, transtorno de personalidade e de comportamento, retardo mental, dependência de álcool e drogas.
Os exames médicos, serão realizados sob a responsabilidade da Prefeitura Municipal de Buri, realizados diretamente ou através de laboratórios especializados, sob a supervisão da Comissão Especial do Concurso, incluindo:
Exame Clínico: efetuado por profissional designado pela Prefeitura Municipal de BURI, constante de anamnese (entrevista conduzida pelo médico com o objetivo de identificar os sintomas do paciente) e exame físico.
CURSO DE FORMAÇÃO
A grade curricular do curso de formação para Guarda Civil Municipal deverá seguir as diretrizes da matriz curricular nacional para formação em segurança pública, elaborada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), Ministério da Justiça. A formação dos Guardas Civis Municipais de BURI poderá ser realizada por sua Escola de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento ou órgão oficial de formação de Guardas Municipais do Estado.
Caberá ao Comandante da Guarda Civil Municipal de BURI a coordenação, orientação, supervisão, administração, fiscalização e controle do curso.
Aos candidatos aprovados nas fases anteriores do concurso público que excederem a lista de chamadas para a matrícula no Curso de Formação de Guarda Civil, não caberá nenhum recurso. Não obstante, poderão ser convocados posteriormente para matrícula em eventual futuro curso de formação, observado o prazo de vigência do presente concurso público, desde que existam vagas abertas a serem providas conforme as necessidades de serviço e orçamento.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Língua Portuguesa e Interpretação de Textos
2. Matemática e Raciocínio Lógico-Quantitativo
3. Noções de Informática
4. Conhecimentos Específicos
Mais:
COMO FUNCIONA O CONCURSO DE GCM SÃO JOSÉ DO RIO PRETO SP
COMO FUNCIONA O CONCURSO DE GCM CATANDUVA SP