Município de Curuçá, no Pará, abre concurso para Guarda Municipal. São 5 vagas imediatas mais o cadastro reserva. Prova será em Março.
Mais um concurso de GCM com inscrições abertas desta vez no Estado do Pará. A Prefeitura Municipal de Curuçá disponibilizou 5 vagas mais 5 de cadastro reserva. As inscrições serão do dia 15 de Janeiro até 14 de Fevereiro no site do Instituto Vicente Nelson. A taxa será de R$ 100,00.
Os candidatos precisam ter de 18 a 35 anos e Ensino Médio completo. A prova será dia 10 de Março de 2024. A remuneração do cargo será de R$ 1.461,92.
Para saber todos os detalhes de como funciona o concurso para GCM de Curuçá PA confira edital no link: Edital concurso GCM Curuçá
DAS CONDIÇÕES PARA INGRESSO:
• Ser brasileiro, nato ou naturalizado, ou cidadão português que tenha adquirido a igualdade de direitos e obrigações civis, bem como o gozo dos direitos políticos;
• Ter a situação regularizada com as obrigações perante o serviço militar, se do sexo masculino;
• Ter a situação regularizada perante a Justiça Eleitoral;
• Possuir, até a data da posse, todos os requisitos de habilitação exigidos para o cargo pretendido,
• Estar em pleno gozo dos seus direitos políticos e civis;
• Não ter sofrido, no exercício da função pública, penalidade incompatível com a investidura em cargo público;
• Não ser, nem ter sido condenado judicialmente por prática criminosa;
• Não possuir vínculo com qualquer órgão ou entidade da Administração Pública que impossibilite acumulação de cargos, empregos e funções;
• Não ser aposentado por invalidez ou ter aposentadoria especial para o mesmo cargo, e nem estar em idade de aposentadoria compulsória;
• Não ter sido demitido por ato de improbidade ou exonerado “a bem do serviço público”, mediante decisão transitada em julgado em qualquer esfera governamental;
• CNH categoria AB
DO PROCESSO SELETIVO
O Concurso será realizado nas seguintes etapas:
1. Prova Escrita Objetiva de múltipla escolha para todos os cargos, eliminatória e classificatória;
2. Teste de Aptidão Física – Eliminatório;
3. Curso de Formação – Eliminatório.
DA PROVA OBJETIVA
A prova objetiva para todos os cargos valerá 70 pontos no total, sendo que, será constituída por 40 questões de múltipla escolha para todos os cargos, cada uma contendo 5 opções de resposta, das quais apenas 1 (uma) será correta e será composta conforme discriminação abaixo:
A Prova Objetiva será avaliada na escala de 0 (zero) a 70 (setenta) pontos. As provas objetivas serão corrigidas por meio de processamento eletrônico. As Provas Escritas Objetivas terão caráter Classificatório e Eliminatório, considerando-se habilitado o candidato que, cumulativamente, atender as seguintes exigências:
a) Obtiver o mínimo de 60% (sessenta por cento) de acertos na prova objetiva, ou seja, alcançar, no mínimo, 24 (vinte e quatro) acertos e;
b) Não obtiver 0 (zero) em nenhum conteúdo (disciplina) da prova objetiva;
c) Tiver sido classificados até a posição correspondente, dentro do número de vagas Ampla Concorrência (ou PCD, quando for o caso) e Cadastro de Reserva constantes deste edital (conforme Quadro de Vagas do item 2 Capítulo II), considerado ELIMINADOS os demais.
Os candidatos não habilitados nas Provas Escritas Objetivas serão excluídos do Concurso.
TESTE DE APTIDÃO FÍSICA
O Teste de Aptidão Física (TAF), de caráter eliminatório, visa avaliar a capacidade do(a) candidato(a) para suportar fisicamente as exigências das atribuições do cargo.
O aquecimento e a preparação para o Teste de Aptidão Física são de responsabilidade do próprio candidato, não podendo interferir no andamento da avaliação.
No TAF, o candidato realizará os testes de:
1. Flexão de braços,
2. Abdominal remador
3. Corrida
CURSO DE FORMAÇÃO
O Curso de Formação, de caráter eliminatório, será realizado conforme as diretrizes e princípios da Matriz Curricular Nacional para a Formação das Guarda Municipal.
Será aprovado no Curso de Formação o candidato que tiver frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) e que tiver nota final superior ao estabelecido nas Orientações Gerais do Curso de Formação.
O candidato que não comparecer ao Curso de Formação desde o início, dele se afastar, ou não satisfizer os demais requisitos legais, será considerado reprovado e, consequentemente, eliminado do concurso.
Será obrigatória a frequência mínima no Curso de Formação, ficando excluídas desse percentual as faltas justificadas.
A assiduidade e pontualidade no Curso de Formação serão objeto de controle diário e constituirão critério de eliminação do candidato.
Será atribuída falta ao candidato que se atrasar por mais de 15 (quinze) minutos após o início das aulas, assinar frequência e se ausentar ou se retirar antes do término das atividades diárias programadas.
Somente serão justificadas as faltas ocorridas por motivo de força maior, devidamente caracterizadas pelo candidato, mediante requerimento instruído com respectivos comprovantes.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
• Língua Portuguesa
• Informática Básica
• Legislação Específica
• Noções de Direito Administrativo
• Noções de Direito Constitucional
• Noções de Direito Penal e Processual Penal
Mais: