Município de Iperó, em São Paulo, abre 10 vagas para concurso de Guarda Municipal. Inscrições vão até 11 de Julho. Prova será em Agosto.
A Prefeitura Municipal de Iperó SP abriu concurso para GCM com 10 vagas. As inscrições estão abertas e acontecem até 11 de Julho. Os interessados devem se inscrever no site da Publiconsult, organizadora do concurso, mediante taxa de R$ 49,00.
A remuneração do cargo é de R$1.540,68. A prova será dia 6 de Agosto de 2023.
Para saber todos os detalhes de como funciona o concurso para GCM de Iperó confira o edital no link: Edital-GCM-Ipero-SP-2023
DAS CONDIÇÕES PARA INGRESSO:
- Não registrar antecedentes criminais de qualquer natureza,
- Não estar sendo processado nem ter sofrido penalidades por prática de atos incompatíveis com o exercício de atribuições como Guarda Civil Municipal;
- Possuir idoneidade moral e conduta pessoal ilibada, compatível com o cargo de Guarda Civil Municipal e que será comprovada por meio de investigação social;
- Possuir CNH categorias A e B ou superior,
- Não possuir sinais artificiais como tatuagem em partes do corpo que sejam visíveis, quando do uso dos diversos uniformes da Instituição, ou tatuagem que seja por seu significado incompatível com o exercício das atividades de Guarda Civil Municipal;
- Não ter sofrido, se funcionário público, quando do exercício de cargo público, emprego público ou função pública, a pena de exonerado a bem do serviço público, demissão por justa causa ou não ter cumprido o interstício de penalidades administrativas.
DO PROCESSO SELETIVO
O Concurso Público consistirá das seguintes fases de seleção:
- PROVA DE PROVA OBJETIVA, eliminatória e classificatória,
- TESTE DE CAPACITAÇÃO FÍSICA, eliminatório e classificatório,
- EXAME PSICOTÉCNICO E PSICOLÓGICO, eliminatório,
- PESQUISA SOCIAL, eliminatório,
- INSPEÇÃO de SAÚDE E AFERIÇÃO BIOMÉTRICA, eliminatório,
- CURSO DE FORMAÇÃO DE GUARDA CIVIL, eliminatório e classificatório.
DA PROVA OBJETIVA
A Prova de Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, visa avaliar o grau de conhecimento teórico do candidato, necessário ao exercício do cargo público. Essa prova será composta de 35 questões de múltipla escolha, elaboradas com base no Conteúdo Programático do Edital, distribuídas e pontuadas da seguinte forma:
TESTE DE APTIDÃO FÍSICA – TAF
O Teste de Aptidão Física, de caráter eliminatório e classificatório, visa avaliar a capacidade física mínima requerida para o exercício das atividades a serem desempenhadas pela Guarda Civil Municipal de IPERÓ, e será aplicado para os 120 candidatos mais bem classificados na Prova de Capacidade Intelectual.
O Teste de Aptidão Física será constituído por 4 provas, que serão aplicados por equipe comandada por profissional de Educação Física. Antes de cada prova, para que não haja dúvida dos candidatos, o Coordenador passará as instruções e efetuará a demonstração dos exercícios exigidos, os quais se apresentam a seguir descritos:
1 – Corrida de 50 metros (homens e mulheres)
2 – a) Flexão e extensão dos braços – Apoio de frente sobre o solo com apoio dos joelhos em decúbito ventral (para mulheres)
2 – b) Flexão e extensão dos braços – Apoio de frente sobre o solo em decúbito ventral (para homens)
3 – Resistência Abdominal – Remador (para homens e mulheres)
4 – Corrida de 12 minutos
DO EXAME PSICOTÉCNICO E PSICOLÓGICO
O Exame Psicotécnico e Psicológico, de caráter eliminatório, consistirá na aplicação de testes psicotécnicos e psicológicos objetivando a análise e avaliação de aspectos emocionais gerais, de personalidade e habilidades específicas necessários para o exercício das atividades previstas para o cargo, inclusive para porte de arma padrão da Guarda Civil Municipal, e será aplicado para os 40 candidatos mais bem classificados (inclusive candidatos empatados na classificação de corte e portadores de deficiência, se houver), considerando-se a Classificação Provisória obtida mediante a somatória da pontuação da Prova de Prova Objetiva e do Teste de Capacitação Física.
PERFIL PSICOLÓGICO:
→ CARACTERÍSTICAS/DIMENSÕES x RESULTADO MÍNIMO RECOMENDADO:
1) ADAPTAÇÃO – ADEQUADA
2) CONTROLE E CANALIZAÇÃO PRODUTIVA DA AGRESSIVIDADE – ADEQUADO
3) ATENÇÃO – BOA
4) AUTOCRÍTICA – ADEQUADA
5) CAPACIDADE DE MEDIAR CONFLITOS – BOA
6) CAPACIDADE DE MEMÓRIA – BOA
7) CAPACIDADE DE PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO – ADEQUADA
8) COMUNICAÇÃO – ADEQUADA
9) CONTROLE EMOCIONAL – BOM
10) DISPOSIÇÃO PARA O TRABALHO – ADEQUADA
11) EMPATIA – ADEQUADA
12) FLEXIBILIDADE – ADEQUADA
13) IMPULSIVIDADE – DIMINUIDA
14) INTELIGÊNCIA GERAL – ADEQUADA
15) RELACIONAMENTO INTERPESSOAL – BOM
16) CAPACIDADE PARA TOMAR DE DECISÕES – ADEQUADA
17) RESPONSABILIDADE E COMPROMETIMENTO – ADEQUADOS
18) SINAIS FÓBICO E DISRÍTMICO – DIMINUÍDOS
19) CAPACIDADE DE LIDERANÇA – ADEQUADA
→ PARÂMETROS:
BOM/BOA – Acima dos níveis medianos.
ADEQUADO – Dentro dos níveis medianos.
DIMINUIDO – Abaixo dos níveis medianos
→ DEFINIÇÕES:
1) ADAPTAÇÃO
Capacidade de adaptar-se às novas situações, buscando novos conhecimentos de maneira contínua para interagir de forma adequada às diferentes exigências das mudanças em curso, que possam trazer soluções e inovações para o ambiente de trabalho.
2) CONTROLE E CANALIZAÇÃO PRODUTIVA DA AGRESSIVIDADE
Capacidade de controlar adequadamente os impulsos agressivos, assim como das emoções, reagindo aos estímulos de forma produtiva e utilizando de seu potencial intelectual para adaptar-se rapidamente às situações inesperadas.
3) ATENÇÃO
Trata-se da capacidade e do esforço realizado para focalizar, selecionar, dividir e alternar, processando estímulos específicos do meio ambiente em detrimento de outros. Desta forma, o indivíduo torna se capaz de utilizar seus recursos cognitivos para emitir respostas rápidas e adequadas diante de estímulos que julgue importantes.
4) AUTOCRÍTICA
Aborda a capacidade interna do indivíduo de realizar uma crítica de si mesmo. Implica na análise de seus atos, da sua maneirade agir, dos erros cometidos e das possibilidades de realizar uma autocorreção. O autoconhecimento é fundamental, pois implica ter ciência de seus aspectos Positivos e negativos, valorizar as suas potencialidades e a partir daí corrigir os rumos de sua vida.
5) CAPACIDADE DE MEDIAR CONFLITOS
Capacidade para mediar eventuais conflitos no desenvolvimento das atividades prestadas, agir de forma justa e ponderada, respeitando os sentimentos e a vida do próximo, bem como a comunidade envolvida e a hierarquia, demonstrando eficiência e eficácia em sua atuação.
6) CAPACIDADE DE MEMÓRIA
Refere-se à capacidade de adquirir, armazenar e evocar informação de fatos e de dados levados ao nosso conhecimento através dos sentidos e de processos internos, como associação de dados, dedução e criação de ideias. Portanto, possibilita a formação da base de nosso sentimento de identidade, orienta nossos pensamentos e nossas decisões, influencia nossas reações emocionais e nos permite aprender.
7) CAPACIDADE DE PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO
Adotar atitudes que demonstram planejamento e organização e define prioridades, sendo capaz de inovar e concretizar de acordo com a sua importância no enquadramento profissional, considerando a visão sistêmica, ou seja, de maneira fragmentada e global.
8) COMUNICAÇÃO
Capacidade para manipular os termos linguísticos na expressão do pensamento com facilidade, por meio de verbalização clara, demonstrando habilidade de expressar ideias com lógica e objetividade, sendo eficiente e eficaz.
9) CONTROLE EMOCIONAL
Trata-se da capacidade de discriminar estados internos e de administrar a influência que estes têm sobre o pensamento, comportamento e atitudes, possibilitando uma resposta assertiva em relação às exigências do ambiente.
10) DISPOSIÇÃO PARA O TRABALHO
Capacidade de lidar de maneira produtiva, com tarefas sob sua responsabilidade, participando de maneira construtiva e suportando uma longa exposição a agentes estressores, sem permitir que causem danos importantes ao organismo, mantendo um bom nível de energia interna durante toda a jornada de trabalho com resistência e adoção de mecanismos de otimização do trabalho, buscando excelência nas tarefas que realiza.
11) EMPATIA
Refere-se à habilidade de colocar-se no lugar do outro, percebendo seus sentimentos e agindo de acordo com essa percepção. Trata-se de uma competência fundamental para o convívio social, pois denota o nível de maturidade das pessoas.
12) FLEXIBILIDADE
Relaciona-se a capacidade de mobilidade na conduta para compreender a realidade que o cerca, produzindo ações e soluções efiicientes.
13) IMPULSIVIDADE
Predomínio do controle das emoções, reagindo aos estímulos de forma equilibrada e utilizando de seu potencial intelectual para responder de maneira assertiva às situações inesperadas.
14) INTELIGÊNCIA GERAL
Grau de inteligência geral adequado, ou seja, receptividade para incorporar novos conhecimentos, reestruturar conceitos já estabelecidos e associados aos mesmos, a fim de conduzir adequadamente seu comportamento.
15) RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
Capacidade para estabelecer um bom nível de relacionamento interpessoal de forma a manter-se acessível ao diálogo para análise das situações, demonstrando segurança e confiança no atendimento das necessidades do ambiente profissional. Faz-se necessário, ainda, manter um relacionamento respeitoso, observando as formalidades e firmeza. Assim, espera-se que o candidato apresente um relacionamento interpessoal colaborativo com a equipe de trabalho frente às diferentes situações.
16) CAPACIDADE PARA TOMADA DE DECISÕES
Trata-se do processo de escolha de uma opção dentre várias outras. Refere-se a um processo cognitivo que envolve análises emocionais e racionais, considerando os riscos e suas implicações. Nesse sentido, espera-se que o candidato ao tomar uma decisão, análise distintos aspectos de cada escolha em relação aos possíveis resultados, assumindo compromisso na realização das escolhas no processo de desenvolvimento das atribuições, apoiando órgãos de entidades públicas, tais como órgão de defesa civil e entidades não governamentais com vistas à qualidade nos trabalhos.
17) RESPONSABILIDADE E COMPROMETIMENTO
É a capacidade de assumir compromissos diante do que lhe foi proposto e de suas atribuições, de maneira a responder pelos resultados. Se envolver e contribuir, com relação aos objetivos preconizados pela Guarda Civil Municipal de IPERÓ.
18) SINAIS FÓBICOS E DISRÍTMICOS
A presença de sinais fóbicos e disrítmicos representa um risco potencial à integridade pessoal e de outrem, uma vez que o medo irracional e evidências de sinais disrítmicos com dificuldades para manter o autocontrole, indica distanciamento do perfil emm tela, pois para o desenvolvimento das atividades do cargo exigem pleno equilíbrio tensional.
19) CAPACIDADE DE LIDERANÇA
As atividades relativas ao cargo envolvem o trato com a equipe de trabalho e com a comunidade na qual o profissional está inserido. É esperado que tenha condições de exercer a liderança de forma assertiva, de acordo com a situação e o ambiente.
INVESTIGAÇÃO SOCIAL
A Pesquisa social, de caráter eliminatório, tem por finalidade averiguar a vida pregressa e atual do candidato no âmbito social, funcional, civil e criminal, visando impedir que pessoa que não apresente boa conduta social, reputação e idoneidade ilibadas ingresse na Guarda Civil Municipal de IPERÓ.
A Pesquisa social será realizada no intuito de identificar condutas inadequadas e reprováveis do candidato, nos mais diversos aspectos da vida em sociedade, incompatíveis com o exercício da profissão de Guarda Civil Municipal de IPERÓ.
Por ocasião da convocação para a Pesquisa social, o candidato deverá preencher um questionário de informações confidenciais que lhe será entregue na ocasião, apresentando os seus documentos e certidões.
DA INSPEÇÃO DE SAÚDE E AFERIÇÃO BIOMÉTRICA
A Inspeção de Saúde consistirá na realização de exames médicos, laboratoriais e toxicológicos, que buscaram identificar doenças, sinais e/ou de sintomas que os inabilitem.
Os exames médicos, laboratoriais e toxicológicos serão realizados sob a responsabilidade da Secretaria de Saúde do Município de IPERÓ, realizados diretamente ou através de laboratórios especializados, sob a supervisão da Comissão de Concurso da Guarda Civil Municipal de IPERÓ.
CURSO DE FORMAÇÃO
O Curso de Formação de Guarda Civil, de caráter eliminatório e classificatório, será aplicado apenas para os candidatos classificados e habilitados em todas as fases anteriores do concurso público, convocados de acordo com a estrita ordem de classificação dentro do número de vagas estipuladas no respectivo edital do concurso público, e terá carga horária mínima de 600 horas, no qual o Guarda Civil Municipal Aluno será constantemente avaliado e necessitará de, no mínimo, nota 07 de aproveitamento para sua aprovação.
O estágio probatório corresponderá ao período de 03 anos de efetivo exercício, contados da data do início doexercício no cargo inicial da carreira, qual seja, Guarda Civil Municipal Aluno, no qual será avaliada a capacidade e a aptidão profissional do Guarda Civil Municipal.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Língua Portuguesa e Interpretação de textos
- Matemática e Raciocínio Lógico Quantitativo
- Conhecimentos Gerais e Atualidades
- Informática Básica
- Conhecimentos Específicos – Legislação
Mais:
Como funciona o concurso para GCM de Sorocaba SP