Prefeitura de São Sebastião, em SP, abre concurso para GCM. Serão 50 vagas para homens e mulheres. Inscrições estão abertas e vão até 28 de Setembro.
Os interessados em entrar para a Guarda Municipal de São Sebastião, em SP, terão sua chance. São 50 vagas vagas imediatas e as inscrições podem ser feitas no site do IBAM até dia 28 de Setembro, pagando uma taxa de R$ 85,00.
Os candidatos devem ter Ensino Médio completo, 18 a 35 anos e altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres.
A remuneração do cargo é de R$ 3.217,95. A prova está marcada para dia 15 de Outubro deste ano. Se quiser saber mais detalhes de como funciona o concurso para GCM de São Sebastião SP confira no edital aqui: – Edital de Abertura
DAS CONDIÇÕES PARA INGRESSO:
- CNH definitiva A e B,
- nacionalidade brasileira,
- não possuir antecedentes criminais,
- estar em gozo dos direitos políticos e eleitorais,
- ter idoneidade moral comprovada,
- estar quite com o serviço militar (no caso dos homens)
- não receber proventos de aposentadoria ou remuneração de cargo, emprego ou função pública, ressalvados os cargos/funções acumuláveis previstos na Constituição Federal;
- não haver sofrido, no exercício de atividade pública, penalidade por atos incompatíveis com o serviço público.
DO PROCESSO SELETIVO
A seleção dos candidatos será realizada da seguinte forma:
- Prova objetiva – classificatória e eliminatória,
- Teste de aptidão física (TAF) – eliminatório, E Exame Antropométrico – eliminatório
- Exame Toxicológico – eliminatório E Exame Médico – eliminatório;
- Avaliação Psicológica – eliminatória;
- Investigação Social e de Idoneidade Moral – eliminatória;
- Analise de documentos – eliminatória;
- Curso de Formação – eliminatório e classificatório
DA PROVA OBJETIVA
As provas objetivas serão de caráter classificatório e eliminatório e se constituirão de questões objetivas de múltipla escolha.
As provas objetivas terão a seguinte composição:
Cada questão apresentará 4 opções de respostas. Para cada acerto será computado o peso de cada questão.
Os candidatos que não obtiverem 50% de acertos do total de pontos na prova serão automaticamente eliminados do Concurso Público.
TESTE DE APTIDÃO FÍSICA – TAF E EXAME ANTROPOMÉTRICO
Será realizado o Exame Antropométrico para comprovação da estatura mínima de 1,60 m, se do sexo feminino, e 1,65 m, se do sexo masculino que será realizada na mesma data/horário da avaliação de aptidão física.
Os testes para avaliação física serão:
- FLEXÃO DE BRAÇO em 1 min
- ABDOMINAL em 1 min
- CORRIDA 50 METROS
- CORRIDA 12 MINUTOS
- NATAÇÃO
AVALIAÇÃO MÉDICA
No exame médico, a equipe médica poderá solicitar laudos médicos externos ou especializados, e exames laboratoriais que entender necessários para concluir pela eliminação ou não do candidato.
O exame toxicológico de amplo espectro, de caráter eliminatório, a ser realizado pelo candidato a guarda civil municipal, tem por finalidade detectar o consumo de substâncias psicoativas (lícitas e ilícitas) em um determinado período de tempo. O próprio candidato realizará e fornecerá exame para tal finalidade. Os exames ocorrerão às expensas do candidato.
Será exigido exame toxicológico de larga janela de detecção que é capaz de detectar o uso de substâncias psicoativas consumidas em um período de 90 dias antes do exame, por meio de análise de queratina presente no cabelo/pelos conforme protocolos existentes para tal finalidade. O exame toxicológico a ser realizado em clínica escolhida pelo candidato.
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
O exame de Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório, a ser aplicado pela Prefeitura Municipal de São Sebastião, destinar-se-á a verificar, mediante o uso de instrumentos psicológicos específicos, as características pessoais do candidato, a fim de analisar a sua adequabilidade ao perfil definido para a classe de Guarda Civil, com especial atenção ao registro e porte de arma em conformidade com o disposto na legislação vigente.
A aptidão psicológica para o emprego de Guarda Civil Municipal será atestada por Psicólogo indicado pela Comissão do certame, regularmente inscrito no Conselho Regional de Psicologia e credenciado pela Divisão de Produtos Controlados da Polícia Civil do Estado de São Paulo ou órgão equivalente da Polícia Federal.
O candidato considerado “Não Indicado” na avaliação psicológica não será submetido a novo teste.
O motivo da “Não Indicação” ao perfil profissiográfico somente será informado ao candidato ou ao seu representante legal, atendendo aos ditames da ética psicológica, e mediante requerimento dirigido à da Comissão de Concurso da Prefeitura de São Sebastião, protocolado nos meios e formas descritos no edital de divulgação dos resultados da avaliação psicológica.
A “não Indicação” nessa fase de avaliação não pressupõe a existência de qualquer tipo de transtorno mental. Indica, tão somente, que o avaliado não atende, naquele momento, aos parâmetros exigidos para o exercício do cargo de Guarda Civil Municipal, não tendo qualquer outra implicação para a vida pessoal e profissional do candidato. Nenhum candidato inapto será submetido a novo exame ou prova.
INVESTIGAÇÃO SOCIAL
A Investigação Social, de caráter eliminatório, a ser realizada pela PrefeituraBMunicipal de São Sebastião, trata da investigação da vida pública do candidato, a fim de que se comprove sua conduta ilibada e idoneidade moral e terá como resultado o conceito de Apto ou Inapto e será realizada pela Prefeitura de São Sebastião.
A Administração Municipal ao realizar procedimento de pesquisa da vida pregressa e investigação social poderá solicitar ao candidato, a qualquer tempo, que providencie às suas expensas outros documentos necessários para a comprovação de dados ou para esclarecimento de fatos e situações envolvendo o mesmo.
Demais informações a respeito da pesquisa de vida pregressa e investigação social constarão de edital específico de convocação para essa fase.
Os candidatos submetidos à Pesquisa Social serão convocados por meio de Edital de Convocação, publicado no Boletim Oficial do Município, para entrega de documentos e certidões.
CURSO DE FORMAÇÃO
O Curso de Formação será responsabilidade da Prefeitura de São Sebastião, atendendo todos os requisitos estabelecidos na legislação vigente, observando-se ainda a Matriz Curricular Nacional das Guardas Municipais, elaborada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).
Os candidatos aprovados e classificados em todas as fases serão incorporados na condição de Guarda Civil Municipal Aluno (GCM Aluno) e deverão apresentar-se para o Curso de Formação, de caráter obrigatório e eliminatório.
A convocação para o Curso de Formação Técnico-Profissional de Guarda Civil Municipal obedecerá à ordem de classificação no concurso e será efetuada gradativamente, na medida das necessidades da Administração Pública Municipal.
Será aprovado e fará jus à nomeação de Guarda Civil Municipal do quadro de carreira da Guarda Civil Municipal de São Sebastião, o CGM Aluno que obtiver média superior a 60% (sessenta por cento) no Curso de Formação Técnico-Profissional de Guarda Civil Municipal de São Sebastião.
No início será fornecido manual do aluno o qual normatiza e disciplina a formação profissional para a GCM.
Demais informações a respeito do curso de formação da GCM constarão de edital específico de convocação para essa fase.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Língua Portuguesa
- Matemática
- Legislação Geral
- Legislação Municipal
Mais:
Concurso GCM São Caetano do Sul SP
COMO FUNCIONA O CONCURSO PARA GCM DE CAPIVARI SP