Prefeitura de União, no Piauí, está com inscrições abertas para Guarda Municipal. São 18 vagas mais o cadastro reserva.
Estão abertas as inscrições para concurso de Guarda Municipal do município de União, no Piauí. São 18 vagas imediatas mais 36 de cadastro reserva.
Os interessados podem se inscrever até o dia 11 de Abril no site da GAMA – CONSULTORIA EM GESTÃO PÚBLICA LTDA mediante taxa de inscrição de R$ 90,00. A remuneração do cargo será de R$ 1.412,00.
Os candidatos devem ter no mínimo 18 anos e Ensino Fundamental. A prova será no dia 05 de Maio. Para saber todos os detalhes de como funciona o concurso para GCM de União PI confira o edital no link Edital Concurso GCM União PI
DAS CONDIÇÕES PARA INGRESSO:
• Ser brasileiro nato ou naturalizado, ou português amparado pelo Estatuto de Igualdade entre brasileiros e Portugueses.
• Estar em gozo de direitos políticos.
• Estar em dia com as obrigações eleitorais, documentado com os últimos comprovantes de votação ou certidão da Justiça Eleitoral.
• Apresentar Certificado de Reservista ou de dispensa de incorporação, e quitação com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino.
• Não registrar antecedentes criminais por sentença judicial transitada em julgado;
• Não receber proventos de aposentadoria ou remuneração de cargo, cargo ou função pública, ressalvados os casos de acúmulo previstos na Constituição Federal.
DO PROCESSO SELETIVO
Este concurso público será realizado em 03 (três) etapas, conforme especificadas a seguir:
1. Prova Escrita Objetiva, classificatória e eliminatória.
2. Avaliação Médica, eliminatória.
3. Teste de Aptidão Física (TAF), eliminatório.
DA PROVA OBJETIVA
As provas objetivas (escritas) desenvolver-se-ão em forma de testes, através de questões de múltipla escolha, com 04 (quatro) alternativas cada uma (A, B, C e D). Cada questão terá apenas 01 (uma) alternativa correta. Na prova escrita será atribuída pontuação 0,0 (zero) a questões com mais de uma opção assinalada, questões sem opção, com rasuras ou preenchidas a lápis.
Para o cargo de Guarda Municipal a avaliação constará de prova escrita objetiva de caráter Classificatório e Eliminatório, Avaliação Médica e Prova de Aptidão Física, ambas de caráter eliminatório. A prova escrita objetiva será composta por 40 (quarenta) questões, avaliada na escala de 0,0 (zero) a 100,0 (cem) pontos, conforme abaixo:
• Língua Portuguesa – 10 questões
• Matemática – 05 questões
• Conhecimentos Gerais – 05 questões
• Informática – 05 questões
• Conhecimentos Específicos – 15 questões
AVALIAÇÃO DE SAÚDE
A 2ª Etapa: Exame de Saúde, de caráter unicamente eliminatório, será realizado somente com os candidatos não eliminados na Primeira Fase: Prova Objetiva.
Serão convocados para Avaliação de Saúde os candidatos aprovados na prova objetiva que obtiver a nota mínima exigida para classificação até o ponto de corte do respectivo cargo. A convocação para o Exame de Saúde será divulgada no portal www.gamaconsult.com.br.
A documentação para análise do Exame de Saúde deverá ser enviada, impreterivelmente, no período definido no edital, Cronograma de Atividades na forma digitalizada, através do endereço eletrônico www.gamaconsult.com.br.
O Exame de Saúde objetiva aferir se o candidato goza de boa saúde física e psíquica para suportar os exercícios a que será submetido durante o Curso de Formação de Soldados e para desempenhar as atribuições típicas do cargo.
Para a realização do exame de saúde, obrigatoriamente os candidatos deverão apresentar os exames acompanhados dos respectivos laudos:
A) Hemograma completo em jejum;
B) Glicemia em jejum;
C) Reação Sorológica para Lues (V.D.R.L);
D) Gama GT (Gama Glutamil Transferase);
E) Perfil lipídico (Colesterol L.D.L, Colesterol H.D.L. e Colesterol Total, Triglicérides);
F) Eletrocardiograma (E.C.G) com avaliação do médico cardiologista, com registro de especialista constante no Conselho Federal de Medicina;
G) Raio-X do tórax P.A e perfil e os laudos correspondentes
OBS: dispensável para gestantes mediante apresentação do laudo de ultrassonografia (ecografia) recente a data da avaliação médica pericial;
H) Raios-X total da coluna vertebral com laudo radiológico (exceto para gestantes, que devem apresentar laudo de ultrassonografia gestacional recente);
I) Avaliação de médico ortopedista com registro de especialista constante no Conselho Federal de Medicina, quanto a saúde física de membros superiores, inferiores e coluna vertebral total (baseada no exame geral do candidato e nos Raios-X de coluna total), inclusive para gestantes;
J) Audiometria Tonal com avaliação do fonoaudiólogo com registro profissional ativo no Conselho Regional de Fonoaudiologia.
OBS: se houver perda, ou redução, auditiva apresentar avaliação do médico otorrinolaringologista, com registro de especialista constante no Conselho Federal de Medicina;
K) Atestado de acuidade visual, fundo de olho e tonometria, em ambos os olhos, emitido por médico oftalmologista, com registro de especialista constante no Conselho Federal de Medicina;
L) Exame de urina tipo I (E.A.S);
M) Atestado de saúde mental emitido por médico psiquiatra com registro de especialista constante no Conselho Federal de Medicina;
N) Tipo sanguíneo e Fator RH;
O) Toxicológico, do tipo “larga janela de detecção”, que acusam uso de substâncias entorpecentes ilícitas causadoras de dependência química ou psíquica de qualquer natureza e deverão apresentar resultados para um período mínimo de 180 (cento e oitenta) dias.
P) Atestado de que o candidato está apto a realizar os Testes de Aptidão Física previsto neste edital, emitido por profissional médico devidamente registrado no Conselho Federal de Medicina, conforme edital.
O resultado do Exame Toxicológico da inspeção de saúde será expresso por uma das seguintes menções:
a) Apto: para o candidato que tiver obtido resultado negativo para todas as substâncias entorpecentes ilícitas que foram objeto do Exame Toxicológico.
b) Inapto: para o candidato que tiver obtido resultado positivo para uma ou mais substâncias entorpecentes ilícitas que foram objeto do Exame Toxicológico.
DO TESTE DE APTIDÃO FÍSICA – TAF
O Teste de Aptidão Física (TAF), de caráter unicamente eliminatório, será realizada somente com os candidatos aptos na Segunda Fase: Exame de Saúde.
Para a realização da Prova de Aptidão Física, o candidato deverá providenciar, por sua conta Atestado Médico que deverá constar estar apto para a realização da prova.
Sem a apresentação do Atestado Médico o candidato não realizará a Prova de Aptidão Física e estará automaticamente eliminado do concurso.
A prova de aptidão física avalia o desempenho físico do candidato e constará de:
• Corrida de 12 (doze) minutos – masculino e feminino, aferido em metros
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Língua Portuguesa
2. Matemática
3. Informática
4. Conhecimentos Gerais
5. Conhecimentos Específicos:
– Noções de Direito Constitucional
– Noções de Direito Penal
– Noções de Direito Administrativo
– Noções de Direito Ambiental
– Noções de Direitos Humanos
– Legislação de Trânsito
– Legislação do Município de União
Mais: