Concurso para Escola Naval da Marinha

Cargo: Aspirante

Salário: R$ 1.574,12

Vagas: 54

Orgão: Marinha do Brasil

Organizadora: Marinha do Brasil

Edital: CPAEN/2024

Idade: 18 a 22 anos

Altura: mínima 1,54 m - máxima 2 m

Escolaridade: Ensino Médio

CNH: Não mencionado no edital

Data de Inscrição: 24/04/2024

Taxa de Inscrição: R$ 100,00

Data de Encerramento: 08/05/2024

Data da Prova: 31/08/2024

Prepare-se para o concurso

As inscrições para o concurso da Escola Naval da Marinha estão abertas. São 54 vagas para candidatos de 18 a 22 anos.

Estão abertas as inscrições para o concurso da Escola Naval da Marinha. Os interessados podem se inscrever até o dia 8 de Maio no site da Marinha do Brasil mediante taxa de R$ 100,00.

Os candidatos precisam ter Ensino Médio completo e de 18 a 22 anos. A prova será no dia 31 de Agosto. A remuneração é de R$ 1.574,12.

Para saber todos os detalhes de como funciona o concurso para a Escola Naval da Marinha confira o edital no link: EditalCPAEN 2024

DAS CONDIÇÕES PARA INGRESSO:

• Ser brasileiro nato, de ambos os sexos;

• não ter filhos ou dependentes e não ser casado (a) ou haver constituído união estável, por incompatibilidade com o regime exigido para graduação, assim permanecendo durante todo o período em que estiver sujeito aos regulamentos da Escola Naval, nos termos do Art. 144-A, da Lei nº 6.880/1980;

• ter 18 (dezoito) anos completos e menos de 23 (vinte e três) anos de idade no dia 30 do mês de junho de 2025, nos termos da Lei nº 11.279, de 9 de fevereiro de 2006 alterada pela Lei nº 14.296, de 4 de janeiro de 2022;

• possuir idoneidade moral, a ser apurada por intermédio de averiguação da vida pregressa do candidato, por meio da Verificação de Dados Biográficos (VDB).

Se militar das Forças Armadas, membro da Polícia ou do Corpo de Bombeiros Militar em atividade, apresentar, na data prevista para entrega de documentos para a realização da Verificação de Documentos (VD), conforme previsto no Calendário de Eventos, Atestado de idoneidade moral e bons antecedentes de conduta emitido pela autoridade a quem estiver subordinado, conforme modelo constante no anexo IX;

• estar em dia com as obrigações do Serviço Militar (se do sexo masculino e maior de idade) e da Justiça Eleitoral;

• estar autorizado pela respectiva Força Armada ou Força Auxiliar, em se tratando de militar ou membro da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar em atividade. Se militar da Marinha do Brasil (MB), o candidato deverá cumprir os procedimentos de comunicação da inscrição em CP;

• Ter autorização do responsável legal para incorporação à Marinha (se menor de idade);

• não estar na condição de réu em ação penal;

• não ter sido, nos últimos cinco anos, na forma da legislação vigente:

1. responsabilizado por ato lesivo ao patrimônio público de qualquer esfera de governo, em processo disciplinar administrativo do qual não caiba mais recurso, contado o prazo a partir da data do cumprimento da sanção; ou

2. condenado em processo criminal com sentença transitada em julgado, contado o prazo a partir da data do término do cumprimento da pena.

• se ex-integrante de qualquer uma das Forças Armadas ou Força Auxiliar, não ter sido excluído ou licenciado ex officio por ser declarado indigno para o Oficialato ou com ele incompatível, excluído ou licenciado a bem da disciplina, salvo em caso de reabilitação;

• não ser ex-aluno do Colégio Naval e das demais Escolas Preparatórias aos Cursos de Formação de Oficiais, tendo sido desligado por razão disciplinar;

• não ser ex-aluno das Escolas de Formação de Praças, tendo sido desligado por razão disciplinar;

• não ter sido reprovado ou desligado a bem da disciplina, por insuficiência de nota de conceito ou ainda por falta disciplinar incompatível com o Oficialato, em Cursos de Formação de Oficiais (CFO) ou Estágios de Aplicação de CP anteriores;

• possuir registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);

• possuir documento oficial de identificação original, com assinatura e com fotografia na qual possa ser reconhecido.

DO PROCESSO SELETIVO

O CP é constituído das seguintes etapas:

1. Prova Escrita Objetiva (PO) de Matemática e Inglês – Eliminatória e Classificatória

2. Prova Escrita Objetiva (PO) de Física e Português – Eliminatória e Classificatória

3. Redação – Eliminatória e Classificatória

4. Procedimento de Heteroidentificação Complementar à Autodeclaração (PH) – Eliminatória

5. Eventos Complementares (EVC) constituídos de:

I) Verificação de Dados Biográficos (VDB) – Eliminatória

II) Inspeção de Saúde (IS) – Eliminatória

III) Teste de Aptidão Física de Ingresso (TAF-i) – Eliminatório

IV) Avaliação Psicológica (AP) – Eliminatória

V) Verificação de Documentos – Eliminatória

6. Resultado Final da Seleção (RF).

DA PROVAS ESCRITAS OBJETIVAS

As provas serão realizadas em dois dias subsequentes.

No primeiro dia será aplicada uma Prova Escrita Objetiva (PO), composta das disciplinas de Matemática e Inglês, que terá duração total de 5 (cinco) horas e será constituída de 40 (quarenta) questões, sendo: 22 (vinte e duas) de Matemática e 18 (dezoito) de Inglês, cada questão valerá 2,5 pontos, totalizando 100 pontos.

No segundo dia será aplicada uma Prova Escrita Objetiva (PO), composta das disciplinas de Física e Português e uma Redação, com duração total de 5 (cinco) horas. A Prova Escrita Objetiva (PO) será constituída de 40 (quarenta) questões, sendo: 22 (vinte e duas) de Física e 18 (dezoito) de Português, cada questão valerá 2,5 pontos, totalizando 100 pontos.

DA REDAÇÃO

A Redação terá como propósito verificar a capacidade de expressão escrita do candidato na língua portuguesa.

A Redação, que deverá ser dissertativo-argumentativa e em língua portuguesa, com ideias claras, coerentes e objetivas, tratará de assunto considerado de importância pela Administração Naval e será realizada no mesmo dia programado para a prova de Física e Português.

A proposta de Redação constará do caderno de provas e apresentará textos de apoio com reflexões sobre o tema proposto.

Aspectos a serem considerados na correção da Redação, todos até 20 pontos, totalizando 100 pontos:

a) Temática e tipologia textual: enquadramento do texto;

b) Desenvolvimento argumentativo: processo de seleção e aprofundamento de ideias; organização de texto;

c) Repertório cultural: articulação da realidade do texto com a realidade cultural evidente;

d) Coesão e Coerência: construção/articulação entre as ideias; e

e) Modalidade Linguística: expressividade da ideia de acordo com a variedade formal da língua.

A Redação deverá ter no mínimo 15 (quinze) linhas contínuas, considerando o recuo dos parágrafos, e no máximo 30 (trinta) linhas. Não poderá conter qualquer marca identificadora ou assinatura, o que implicará atribuição de nota zero.

Os trechos da Redação que contiverem cópia dos textos de apoio ao tema proposto ou dos textos do caderno de prova serão desconsiderados para a correção e para a contagem do número mínimo de linhas

O candidato deverá dar um título à Redação.

Será atribuído grau zero à Redação que apresentar uma ou mais das seguintes características:

a) Fuga total ao tema proposto;

b) Modalidade textual diferente da pedida;

c) Texto ilegível;

d) Plágio;

e) Não utilização de caneta esferográfica de tinta azul ou preta;

f) Marcas ou rasuras que identifiquem o candidato

g) Texto que não seja em prosa; e

h) Linguagem imprópria, inadequações, ironia, deboche, sarcasmo etc.

DA VERIFICAÇÃO DE DADOS BIOGRÁFICOS (VDB)

A VDB terá como propósito verificar se o candidato preenche os requisitos de bons antecedentes de conduta para ingresso na MB, em conformidade com o previsto no art. 11 da Lei nº 6880/1980 (Estatuto dos Militares), por meio de consulta às Secretarias de Segurança Pública Estaduais, às Superintendências Regionais do Departamento de Polícia Federal, dentre outros órgãos.

DA INSPEÇÃO DE SAÚDE (IS)

A IS, que terá caráter eliminatório, é a perícia médica da seleção inicial, a qual visa verificar se os candidatos preenchem os critérios e padrões médicos de aptidão para a Carreira Militar na MB.

As IS serão realizadas nas áreas das Organizações Responsáveis pela Supervisão Regional (ORSR), que correspondem aos Comandos dos Distritos Navais, de acordo com os exames e procedimentos médico-periciais específicos, observando-se as condições incapacitantes e os índices mínimos exigidos descritos no edital.

DO TESTE DE APTIDÃO FÍSICA

O TAF-i será constituído das seguintes provas:

1. natação;

2. corrida.

O candidato será submetido às provas do TAF-i em 2 (dois) dias não consecutivos.

DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

A AP tem como propósito avaliar os candidatos mediante o emprego de procedimentos científicos destinados a aferir a compatibilidade das características psicológicas do candidato com a carreira militar.

Todos os testes utilizados na AP são aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia.

Todos os eventos referentes a AP serão realizados na Escola Naval, durante o Período de Adaptação.

Será divulgado o resultado preliminar da AP contendo a relação dos candidatos considerados aptos (A) na página do Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha (SSPM), na Internet.

Caso o candidato não se encontre na relação do resultado preliminar por ter sido considerado inapto (I), poderá requerer junto à Escola Naval uma Entrevista de Apresentação de Resultados (EAR) e/ou Recurso Administrativo (RA), conforme o modelo disponível no link (https://www.marinha.mil.br/sspm/?q=concurso/modelos-documentos).

A EAR visará tão somente a prestar esclarecimentos técnicos, não afetando o resultado obtido nem servindo como fonte de informações complementares a qualquer outro órgão.

No caso de RA, será designada uma comissão composta por psicólogos do SSPM que não participaram da AP, que terá por atribuição reavaliar o material do candidato, não consistindo em uma outra aplicação das técnicas realizadas ou correspondentes.

O candidato “Inapto” na AP poderá optar por não realizar a EAR e, ainda assim, requerer o RA. Nesse caso, tal informação deverá constar no requerimento de solicitação do recurso.

DA VERIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS (VD)

No período estabelecido no Calendário de Eventos, os candidatos deverão entregar cópia autenticada ou simples dos documentos pessoalmente na respectiva OREL, estes acompanhados dos originais. As cópias deverão ser entregues encadernadas, com as páginas numeradas (ex.: 01/20, 02/20, 03/20…) e rubricadas pelo candidato, além de uma relação de todos os documentos apresentados, sendo de inteira responsabilidade do candidato a entrega correta. Os documentos originais têm a finalidade de comprovar a validade da cópia simples apresentada, a qual deverá ser devidamente autenticada pelo militar/civil responsável pelo recebimento dos documentos.

Caso os documentos apresentados não sejam cópias autenticadas ou acompanhados dos respectivos documentos originais para o devido cotejo, estes não serão recebidos. Todo documento original será restituído imediatamente ao candidato.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Matemática

2. Física

3. Inglês

4. Língua Portuguesa

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