PM do Ceará abre mais um concurso, dessa vez para oficial combatente, com 113 vagas e remuneração de 8 mil reais.
A Polícia Militar do Ceará divulgou um novo edital, para o cargo de 2° tenente, com inscrições que vão até 21 de Dezembro de 2022. Para saber como funciona o concurso público da PM CE 2° tenente, os interessados podem ir no site da banca organizadora IDECAN e também assistir vídeo com todos detalhes do concurso no nosso canal do youtube.
DAS CONDIÇÕES PARA INGRESSO:
- Ter nacionalidade brasileira; no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos. O mesmo se aplica a outros indivíduos naturalizados;
- Estar em pleno gozo dos direitos políticos;
- Estar quite com as obrigações eleitorais e, se do sexo masculino, também com as militares;
- Possuir CNH, categoria “B”, válida
DO PROCESSO SELETIVO
A seleção dos candidatos para o cargo será realizada por meio de cinco etapas, conforme descrito a seguir:
1ª Etapa:
1ª Fase: Prova Objetiva (Exame Intelectual), classificatório e eliminatório.
2ª Fase: Avaliação
Cotista – Heteroidentificação, de caráter eliminatório;
2ª Etapa: Exame de Saúde, de caráter eliminatório;
3ª Etapa: Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório;
4ª Etapa: Avaliação de Capacidade Física, de caráter eliminatório;
5ª Etapa: Investigação Social, de caráter eliminatório.
DA PROVA OBJETIVA DE MÚLTIPLA ESCOLHA:
As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, constarão de 100 questões, valendo 1 ponto cada questão, e terão pontuação total variando do mínimo de 0 ao máximo de 100 pontos.
Será considerado aprovado o candidato que obtiver, no mínimo, 50% de aproveitamento dos pontos das provas de cada Área de Conhecimentos Comuns e a Área de Conhecimentos Específicos.
Será considerado aprovado o candidato que, na Prova Objetiva (Exame Intelectual), cumulativamente:
- Obtiver no mínimo 30 acertos no Módulo II, Conhecimentos Específicos;
- Obtiver no mínimo 20 acertos no Módulo I, Conhecimentos Básicos.
DOS EXAMES ADMISSIONAIS
Avaliação Psicológica
A Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório, verificará as características pessoais do candidato, a fim de observar as condições de adaptabilidade do indivíduo no desempenho das atividades que compõem o perfil do cargo, conforme perfil profissiográfico.
A Avaliação Psicológica será realizada em até duas oportunidades, devendo transcorrer, entre cada oportunidade, no mínimo, 15 (quinze) dias.
O candidato que não comparecer à realização da Avaliação Psicológica na 1ª Oportunidade, ou que obtiver avaliação de perfil “NÃO RECOMENDADO”, será automaticamente convocado para submeter-se à 2ª Oportunidade. Persistindo a não recomendação, ou caso o candidato não compareça à 2ª Oportunidade, será eliminado do concurso.
Na Avaliação Psicológica não será atribuída nota, sendo o candidato considerado RECOMENDADO ou NÃO RECOMENDADO, para o exercício do cargo.
Do Exame de Aptidão Física
DESCRIÇÃO DOS TESTES DE CAPACIDADE FÍSICA:
- ABDOMINAL REMADOR PARA CANDIDATOS DE AMBOS OS SEXOS: o teste terá a duração de 1 minuto e será iniciado e terminado com um silvo de apito.
- CORRIDA DE 12 MINUTOS PARA AMBOS OS SEXOS: será realizado em local previamente demarcado, com identificação de metragem ao longo do trajeto.
- TESTE DE FLEXÃO NA BARRA FIXA CANDIDATOS DO SEXO MASCULINO
- TESTE DE FLEXÃO NA BARRA FIXA CANDIDATOS DO SEXO FEMININO
- CORRIDA DE 50 (CINQUENTA) METROS PARA CANDIDATOS DE AMBOS OS SEXOS
Da Investigação Social
A Investigação Social compreende o preenchimento do Formulário de Informações Confidenciais (FIC), diligências, entrevistas, pedidos de informação e solicitação de documentos.
A Investigação Social se destina a examinar o perfil social do candidato sobre a vida pregressa e atual, no âmbito social, funcional, civil e criminal e a eventual existência de incompatibilidade pessoal deste para o exercício das funções inerentes ao Posto de Oficial da Polícia Militar do Estado do Ceará, dada a natureza e o grau de responsabilidades pertinentes ao cargo.
O candidato deverá apresentar, no momento definido em edital de convocação específico, a Ficha de Informações Confidenciais – FIC e os originais das certidões de antecedentes criminais, todos indispensáveis ao prosseguimento no certame.
Somente serão aceitas certidões expedidas, no máximo, nos 90 (noventa) dias anteriores a data de entrega fixada em edital e dentro do prazo de validade específico constante na mesma.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
MÓDULO I – CONHECIMENTOS BÁSICOS
- LÍNGUA PORTUGUESA/ INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
- RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO
- ATUALIDADES / HISTÓRIA DO CEARÁ
- ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA / ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO
MÓDULO II- CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
- DIREITO CONSTITUCIONAL
- DIREITOS HUMANOS
- DIREITO PENAL MILITAR / PROCESSO PENAL MILITAR
- DIREITO PENAL/PROCESSUAL PENAL
- LEI DE ABUSO DE AUTORIDADE / LEI MARIA DA PENHA
- SEGURANÇA PÚBLICA