Concurso Soldado PM CE
DAS CONDIÇÕES PARA INGRESSO:
- Possuir diploma de Ensino Médio, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC);
- Ter nacionalidade brasileira; ou portuguesa,
- Ter de 18 a 29 anos
- Possuir CNH, categoria “B”, válida,
DO PROCESSO SELETIVO
A seleção dos candidatos para o cargo será realizada por meio de cinco etapas:
- 1ª Etapa:
1ª Fase: Prova Objetiva, de conhecimentos básicos e específicos, de caráter classificatório e eliminatório.
2ª Fase: Avaliação Cotista –Heteroidentificação, de caráter eliminatório;
- 2ª Etapa: Exame de Saúde, de caráter eliminatório;
- 3ª Etapa: Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório;
- 4ª Etapa: Avaliação de Capacidade Física, de caráter eliminatório;
- 5ª Etapa: Investigação Social, de caráter eliminatório, sob responsabilidade da SSPDS.
DO PROCESSO SELETIVO
DA AVALIAÇÃO DE CAPACIDADE FÍSICA
A Avaliação de Capacidade Física é eliminatória e avalia a capacidade mínima do candidato para suportar, física e organicamente, exigências da prática de atividades físicas e demais exigências do cargo. Os testes de Capacidade Física serão:
1 – ABDOMINAL REMADOR
2 – CORRIDA DE 12 MINUTOS
3 – TESTE ESTÁTICO DE FLEXÃO NA BARRA FIXA
4 – CORRIDA DE 50 (CINQUENTA) METROS
DOS EXAMES ADMISSIONAIS
Exame de Saúde.
Avaliação Psicológica.
Investigação Social
Do Exame de Saúde
O Exame de Saúde é eliminatório e visa conferir se o candidato tem condições de suportar os exercícios a que será submetido para desempenhar as atribuições típicas do cargo. O Exame Toxicológico está entre os Exames de Saúde solicitados e será de responsabilidade do candidato.
Avaliação Psicológica
A Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório, verificará as características pessoais do candidato, para saber se ele irá se adaptar às atividades do cargo conforme perfil profissiográfico.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- LÍNGUA PORTUGUESA/ INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
1 – Leitura, compreensão e interpretação de textos. Estruturação do texto e dos parágrafos.
2 – Articulação do texto: pronomes e expressões referenciais, nexos, operadores sequenciais. Significação contextual de palavras e expressões. Equivalência e transformação de estruturas.
3 – Sintaxe: processos de coordenação e subordinação.
4 -Emprego de tempos e modos verbais.
5 – Estrutura e formação de palavras.
6 – Funções das classes de palavras.
7 – Flexão nominal e verbal.
8 – Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação.
9 – Concordância nominal e verbal.
10 – Regência nominal e verbal.
11 – Ortografia oficial.
12 – Acentuação gráfica.
Prepare-se com nossos Cursos para Polícia Militar CE
- RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO
1 – Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; dedução de novas informações das relações fornecidas e avaliação das condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações.
2 – Compreensão e análise da lógica de uma situação, utilizando as funções intelectuais: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos.
3 – Operações com conjuntos.
4 – Raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais.
- ATUALIDADES / HISTÓRIA DO CEARÁ
I – Atualidades:
- Meio ambiente e sociedade: problemas, políticas públicas, organizações não governamentais, aspectos locais e aspectos globais.
- Descobertas e inovações científicas na atualidade e seus impactos na sociedade contemporânea.
- Mundo Contemporâneo: elementos de política internacional e brasileira; cultura internacional e cultura brasileira (música, literatura, artes, arquitetura, rádio, cinema, teatro, jornais, revistas e televisão); elementos de economia internacional contemporânea; panorama da economia brasileira.
Receba nosso contato !
II. História do Ceará:
- O período colonial: a ocupação do território: disputas entre nativos e portugueses; acesso à terra: sesmarias e a economia pecuária.
- O período imperial: o Ceará na Confederação do Equador;importância da economia do algodão; a escravidão negra no Ceará.
- O Ceará e a “República Velha”: a política oligárquica: coronelismo e clientelismo; movimentos sociais religiosos e “banditismo”;
- O período 1930/1964: o Ceará durante o Estado-Novo; repercussões da redemocratização; “indústria da seca”: DNOCS e SUDENE.
- Os governos militares e o “novo” coronelismo; a “modernização conservadora”.
- A “nova” República: os “governos das mudanças”.
- NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA / ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO
- Características básicas das organizações formais modernas: tipos de estrutura organizacional, natureza, finalidades e critérios de departamentalização.
- Processo organizacional: planejamento, direção, comunicação, controle e avaliação.
- Organização administrativa: centralização, descentralização, concentração e desconcentração; organização administrativa da União; administração direta e indireta; agências executivas e reguladoras.
4. Gestão de processos.
- Gestão de contratos.
- Planejamento estratégico.
- Princípios da Administração Pública.
- Inovações introduzidas pela Constituição de 1988: agências executivas; serviços essencialmente públicos e serviços de utilidade pública; delegação de serviços públicos a terceiros; agências reguladoras; convênios e consórcios.
- Relações Humanas no Trabalho.
- Ética e cidadania.
- Lei de Improbidade Administrativa (lei 8.429/92) e suas alterações.
Veja também: