Polícia Militar de PE abre concurso para Soldado com mais 2 mil vagas entre homens e mulheres. Prova será em Janeiro.
A Polícia Militar de Pernambuco lançou edital para concurso público de Soldado com 2.400 vagas. A remuneração oferecida para o cargo é de R$ 3.419,88. Prova está marcada para 28 de Janeiro de 2024.
Os interessados devem se inscreve r no site do www.institutoaocp.org.br, do dia 13 de Novembro até 13 de Dezembro d 2023, pagando a taxa de inscrição de R$ 180,00.
Os candidatos precisam ter de 18 a 30 anos, Ensino Médio completo e altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres.
Para saber todos os detalhes de como funciona o concurso para Soldado PM PE confira o edital no link: edital-pm-pe
DAS CONDIÇÕES PARA INGRESSO:
• Ter a nacionalidade brasileira, e no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos;
• Estar em dia com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino;
• Estar quite com as obrigações eleitorais;
• Não possuir antecedentes criminais;
• Estar em gozo de seus direitos civis e políticos;
• Ter conduta civil compatível com o cargo de policial militar, devidamente verificado em investigação social a cargo da Secretaria de Defesa Social;
• CNH Categoria B
DO PROCESSO SELETIVO
O concurso constará as seguintes fases:
1. Prova Objetiva e Redação
2. Exames Médicos
3. Exames de Aptidão Física
4. Avaliação Psicológica
DA PROVA OBJETIVA
A Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, será distribuída e avaliada conforme tabela abaixo:
Cada questão da Prova Objetiva terá 5 alternativas, sendo que cada questão terá apenas uma alternativa correta. Será atribuída pontuação 0 às questões com mais de uma opção assinalada, questões sem opção assinalada, com rasuras ou preenchidas a lápis.
O candidato deverá optar por uma das línguas estrangeiras (inglês ou espanhol) no momento da realização da prova.
O candidato para ser aprovado na Prova Objetiva deverá, além de não ser eliminado por outros critérios estabelecidos neste Edital:
a) obter no mínimo 30% (trinta por cento) do total de pontos em cada bloco de questões;
b) não obter pontuação igual a 0 (zero) em quaisquer das áreas de conhecimento da Prova Objetiva;
c) obter no mínimo 30% (trinta por cento) do total de pontos da Prova Objetiva.
DA REDAÇÃO
A Prova de Redação será realizada juntamente à Prova Objetiva.
A Prova de Redação será elaborada a partir de um tema proposto, baseado em um ou mais textos ou fragmentos de textos. O
candidato adotará uma linha de abordagem utilizando a tipologia textual “Dissertação”. O seu texto deverá apresentar valores, opiniões, crenças, hipóteses, ideias, em suma, os aspectos axiológicos ou cognitivos para esse tipo de produção textual.
A Prova de Redação, de caráter eliminatório e classificatório, terá a pontuação:
a) A pontuação máxima de 40 pontos. O candidato deverá obter 12 pontos ou mais do total da pontuação prevista para a Prova de Redação, para não ser eliminado do concurso público.
A Redação será avaliada de acordo com a tabela, conforme segue:
EXAMES MÉDICOS
Os Exames Médicos de presença obrigatória e caráter eliminatório serão realizados para todos os cargos, na cidade do Recife/PE, avaliará as condições de saúde dos candidatos, sendo considerados Aptos ou Inaptos.
Para submeter-se aos Exames Médicos, o Candidato deverá providenciar, sob a sua responsabilidade, e apresentar, sob pena de eliminação do concurso, os Exames a seguir especificados:
a) Hemograma Completo (TGO/TGP, Colesterol total e frações, triglicerídeos);
b) Glicemia de jejum e hemoglobina glicada;
c) Uréia;
d) Creatinina;
e) Parcial de urina – EAS
f) Testes Luéticos (Sífi lis);
g) Sorologia para Doença de Chagas (IgG/IgM);
h) Hbs Ag e Anti HBs (Hepatite B);
i) Anti HCV (Hepatite C);
j) Laudo oftalmológico completo (acuidade visual com e sem correção, pressão intraocular e fundo de olho, inclusive avaliação cromática);
k) Ultrassonografi a pélvica e mamária bilateral para candidatas do sexo feminino;
l) Exame Radiográfi co (RX): com seus respectivos laudos para coluna vertebral cervical, torácica, lombar e sacra em ortostase, crânio AP e perfi l I;
m) RX panorâmica das arcadas dentárias com laudo
n) Radiografi a do tórax com laudo;
o) Eletroencefalograma com laudo;
p) Teste Audiométrico;
q) Teste Ergométrico (Teste da Esteira) com laudo; e
r) Exame toxicológico de larga janela de detecção: mínimo 90 (noventa) dias.
Todos os Exames exigidos deverão conter o nome completo do Candidato, o número do RG e ter prazo de validade não superior a 90 dias.
Além da apresentação dos exames acima especificados, e objetivando averiguar possíveis causas de incapacidade para se chegar a um diagnóstico preciso das reais condições de saúde física para o pleno exercício do Cargo, os candidatos serão submetidos aos seguintes Exames Clínicos:
a) Ortopédico;
b) Odontológico;
c) Otorrinolaringológico;
d) Dermatológico;
e) Ginecológico;
f) Genito-urinário;
g) Oftalmológico;
h) Cardiológico;
i) Neurológico.
DOS EXAMES DE APTIDÃO FÍSICA
Os Exames de Aptidão Física serão realizados em 2 (dois) dias consecutivos, sendo realizados, na seguinte ordem:
No primeiro dia:
1. Flexão de Braços na Barra Fixa,
2. Salto em distância e
3. natação.
No segundo dia:
4. abdominal remador e
5. corrida de 2.400 metros.
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
A avaliação psicológica é de caráter eliminatório e tem a finalidade de avaliar se o candidato apresenta características cognitivas e de personalidade favoráveis para o desempenho adequado das atribuições inerentes ao cargo público pretendido, descritas no preâmbulo do Edital, de acordo com os parâmetros do perfi l psicológico estabelecido, em vigor na Polícia Militar de Pernambuco.
A Avaliação Psicológica será realizada por psicólogos devidamente registrados no Conselho Regional de Psicologia.
Para fins da avaliação psicológica, serão aplicados 01 entrevista individual e 01 questionário social, além de 02 instrumentos psicológicos de Personalidade, 01 instrumento de Inteligência Geral, 01 instrumento de testagem de Atenção, todos em conformidade com a Resolução 31/2022 do CFP, ou resoluções que venham a substituí-las ou alterá-las.
Perfi l Psicológico para cargo de Soldado PM
1) Inteligência Geral;
2) Deferência;
3) Agressividade controlada;
4) Impulsividade controlada;
5) Resiliência;
6) Flexibilidade moderada;
7) Relacionamento interpessoal / Sociabilidade;
8) Iniciativa;
9) Atenção Difusa;
10) Controle Emocional;
11) Boa capacidade de análise e síntese;
12) Disposição para o trabalho.
Contraperfi l para Cargo de Soldado PM
Características Incompatíveis: Baixo fator de inteligência geral; Descontrole emocional; Agressividade muito diminuída PM agressividade aumentada insegurança ou vulnerabilidade; Rigidez intelectual e emocional; Baixa capacidade de resiliência com assertividade diminuída; Ausência de habilidades sociais; Distúrbio acentuado da energia vital de forma a comprometer a capacidade para ação com depressão ou elação acentuadas. Instabilidade de conduta (com indicadores de conflito intrapsíquico que possa refletir um comportamento inconstante e imprevisível); ansiedade aumentada; inescrupulosidade; impulsividade; dificuldade de manter a motivação e a iniciativa; baixa capacidade de regulação da atenção; Sinais fóbicos; Tremor persistente no(s) teste(s) gráfico(s).
Da análise conjunta dos resultados de cada instrumento, sendo observadas as orientações e parâmetros contidos nos manuais dos instrumentos técnicos utilizados na avaliação psicológica, resultará o parecer técnico, que poderá ser:
APTO: candidato apresentou, no momento da avaliação, compatibilidade com o perfi l do cargo pretendido, sem a presença de 03 ou mais características do contraperfi l.
INAPTO: candidato, no momento da avaliação, apresentou 3 ou mais características incompatíveis.
AUSENTE: para o candidato que não comparecer à Avaliação Psicológica ou deixar de efetuar qualquer das partes que compõem a avaliação psicológica.
O candidato INAPTO ou AUSENTE na avaliação psicológica será ELIMINADO do concurso.
A APTIDÃO na Avaliação Psicológica é requisito indispensável para matrícula no curso de formação e inclusão na Polícia Militar do estado de Pernambuco.
INVESTIGAÇÃO SOCIAL
O candidato deverá preencher eletronicamente a Ficha de Informações do Candidato (FIC), através de link https://www.fic.pm.pe.gov.br/login, liberado no ato da convocação para matrícula no Curso de Formação Profissional, entregando a FIC impressa em data, local e horário, conforme calendário divulgado em plataforma da organizadora do concurso, ocasião em que deverá apresentar declaração subscrita, asseverando expressamente que todas as informações por ele prestadas são verdadeiras, que não omitiu fato algum que impossibilite o seu ingresso no cargo pretendido, que não está cumprindo sanção por inidoneidade aplicada por qualquer órgão ouentidade de qualquer dos poderes de qualquer dos entes federados, que está ciente sobre a sujeição de declarações falsas à legislação vigente e que autoriza os órgãos que compõem o Sistema Estadual de Inteligência de Segurança Pública do estado de Pernambuco e das Corporações Militares coirmãs, a realizar levantamento social sobre sua vida, para obter ou confirmar as informações prestadas e verificar se possui idoneidade moral e conduta ilibada, imprescindível para o exercício das atribuições inerentes ao cargo pretendido. Enviando juntamente com seus documentos e certidões.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Língua Portuguesa
2. História de Pernambuco
3. Raciocínio Lógico
4. Informática
5. Direito Constitucional
6. Direitos Humanos e Legislação Extravagante
Mais:
Como Funciona o Concurso para GCM de Olinda PE