O Curso de Formação de Oficiais (CFO) é realizado na Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB) e tem como objetivo formar os oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo, que irão comandar e direcionar as ações da Instituição em tela.
Para ingressar no Curso de Formação de Oficiais da PM é preciso preencher os requisitos do edital, além de passar por todas as etapas do concurso, que são divididas entre: prova objetiva, prova dissertativa, teste de aptidão física, exame de saúde, exame psicológico, avaliação de conduta pessoal e análise de documentos. Todas as fases são eliminatórias e possuem um elevado grau de dificuldade, por isso é necessário estar bem preparado.
A relação candidato/vaga é muito alta, com uma concorrência acirrada há anos, sendo reconhecido como um dos vestibulares mais difíceis do País, comparando-se a outras boas universidades. O Curso Palestra Gratuita tem vasto conhecimento na área e um curso preparatório direcionado para o concurso do Barro Branco, que recomendamos fortemente ao candidato frequentar.
Após a aprovação do concurso inicia-se o curso na APMBB que tem duração de três anos, sendo os dois primeiros de internato. Ao ingressar na carreira o candidato é empossado na graduação de Aluno Oficial PM e ao final de sua formação torna-se Aspirante à Oficial.
Carreira
O Aspirante à Oficial será designado a servir em um Batalhão de Polícia. Estagiará por um período de 8 meses e, logo após, será promovido ao posto de 2º Tenente, passando a exercer plenamente as funções de comandamento de tropa policial pronta. Com o passar do tempo alcançará postos através de promoções, podendo chegar até o posto de Coronel.
A principal função do Oficial na Polícia Militar é comandar e liderar seu efetivo operacional na preservação da Segurança Pública. Sempre norteando as ações preventivas que serão desenvolvidas e executadas em sua área de atuação. No início de carreira, chefiará um pelotão. Posteriormente, uma Companhia. Em seguida, um Batalhão. Pode, inclusive, estar a frente de um grande Comando que atinge toda uma região do Estado.
Áreas
O que atrai e fascina muitos candidatos à Polícia Militar, é justamente sua imensidão, pois, uma vez dentro da Instituição, o Oficial terá à sua frente um leque de opções de atividades em que ele poderá direcionar sua carreira, conforme sua vocação e habilidades, frequentando cursos de especialização dentro da Corporação. Exemplos de áreas de atividades e unidades existentes na PMESP são:
– Policiamento Urbano: Rádio Patrulhamento, Força Tática, Rocam, BAEP e ROTA;
– Policiamento Aéreo: GRPAe;
– Policiamento Ambiental;
– Operações Especiais: COE;
– Resgate de Reféns e Antibombas: GATE;
– Salvamento e Combate à Incêndio: Corpo de Bombeiros;
– Policiamento de Trânsito;
– Policiamento Rodoviário;
– Telecomunicações;
– Finanças;
– Recursos Humanos;
– Logística;
– Comunicação Social;
– Tecnologias;
– Policiamento de choque;
– Cavalaria;
– Canil;
– Corpo Musical;
Receba nosso contato !
REQUISITOS
Para ingressa na Academia Da Policia Militar do Barro Branco, o candidato deve:
- Ser brasileiro;
- Ter idade mínima de 17 anos;
- Ter idade máxima de 30 anos de idade, exceto para o candidato pertencente aos quadros da Polícia Militar do Estado de São Paulo;
- Ter estatura mínima, descalço e descoberto, de: 155 cm, se mulher; 160 cm, se homem;
Além desses requisitos, você precisará ter as seguintes condições para assumir o cargo:
- Possuir aptidão física compatível com o exercício do cargo.
- Possuir higidez física e mental.
- Possuir perfil psicológico compatível com o exercício do cargo.
- Estar quite com as obrigações eleitorais.
- Estar quite com as obrigações militares, se do sexo masculino.
- Se militar, estar enquadrado pelo menos no comportamento disciplinar “bom” ou equivalente, e não ter cometido, nos 2 últimos anos, transgressão disciplinar classificada como “grave” ou equivalente.
- Ter concluído o ensino médio ou equivalente.
- Ter boa conduta social, reputação e idoneidade ilibadas.
- Se ex-integrante de qualquer uma das Forças Armadas ou de Força Auxiliar, não ter sido demitido “ex officio” por ter sido declarado indigno para o oficialato ou com ele incompatível, excluído ou licenciado a bem da disciplina, salvo em caso de reabilitação.
- Não ter sido, nos últimos 5 anos na forma da legislação vigente: responsabilizado por ato lesivo ao patrimônio público de qualquer esfera de governo em processo disciplinar administrativo, do qual não caiba mais recurso, contado o prazo a partir da data do cumprimento da sanção; condenado em processo criminal transitado em julgado, contado o prazo a partir da data do cumprimento da pena.
Caso queira saber mais, entre em contato com a nossa central no telefone (11) 4237-2000, no Whatsapp do nosso departamento (11) 95056-6691 ou envie um e-mail para supervisao@palestragratuita.com.br.